Gato- comportamento estranho??

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
paulo1971
Registado: quarta jul 25, 2007 8:53 pm

quarta jul 25, 2007 8:58 pm

Olá a todos sou novo aqui e quero partilhar uma angustia, não percebo o que se passa. Tenho um gato com um ano e tres meses, manso, habituado a estar com pessoas desde pequeno, veio dre casa de uma senhora onde sempre foi bem tratado, saudavel, ja foi castrado. O gato tem comportamentos que eu nao compreendo e ja tive varios gatos.
Ele todos os dias tem alturas em que quando me ve ou a minha mulher, foge, parece que fica assustado, corre pela casa. Acontece sobretudo de manha e a noite.
Eu sei que os gatos sobretudo novos teem que correr, etc, mas ele parece que esta habituado a que lhe batam e parece que entra em panico durante minutos, depois volta ao normal.
Se alguem me puder esclarecer ou tentar explicar isto, agradecia. Obrigado.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta jul 25, 2007 10:22 pm

O gato está consigo á pouco tempo?
E estava habituado a outros gatos?

Isso acontece de manhã bem cedo e á noitinha pelas onze, meia noite?

Se respondeu sim a tudo é o comportamento de um gato que quer brincadeira.
Na falta de outros companheiros quer brincar consigo.
Que o perseguia e brinque com ele ás escondidas.

Se respondeu não, é melhor ver com o vet porque mudanças repentinas de comportamento podem ser sinais de doença.
RamsesII
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm

quarta jul 25, 2007 11:04 pm

o meu gato, que agora fica mais tempo em casa porque foi castrado, também tem desses "ataquinhos"! geralmente é mais pela noitinha, corre feito louco, atira-se pra cima dos sofás, rebola pra debaixo dos tapetes e carpetes, põe a sala em pantanas! e se lhe oferecemos qualquer coisita para brincar (um rato de peluche, um cordel, uma bolinha de papel), delira! fica a brincar como um gatinho bebé (tem 3 anos...) até se cansar!!! depois farta-se e vai dormir muito nas calmas!

eu diria que estes gatos, como não passam a vida num quintal fazendo o que os gatos fazem (dormir e caçar), chegam a determinadas horas "programadas" e entram em parafuso. os seus relógios biológicos dizem-lhes que é hora de sair para caçar, embora os donos estejam refastelados a ver a novela ou a preparar-se pra ir prá cama.
solução? sempre que reparar que vem aí um "ataque", dê-lhe qualquer coisa para brincar, obrigue-o a fazer exercício e dar saltos a correr. deve ajudar a acalmá-lo, eliminando ou pelo menos reduzindo a frequência e duração dos ataquinhos. :)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jul 25, 2007 11:24 pm

é isso mesmo Ramsés, a minha Mia de vez em quando ainda faz o "poço da morte"... :wink:
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta jul 25, 2007 11:26 pm

Adoptar mais um, se possivel, tambem costuma ser muito benefico tanto para gato como para dono :D
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quarta jul 25, 2007 11:31 pm

O meu Sam, de um ano, tambem tem esses ataques de vez em quando... ate vira as orelhas para tras... parece assustado!

Mas nao... está so a desgastar energia.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quinta jul 26, 2007 8:44 am

pois é..
a minha gata tmbm faz isso...
tamos a brincar as duas e de repente ela levanta-se e foge, eu vou a correr atrás dela, quando a "apanho" fujo para outro lado e vem ela atrás de mim... e fazemos isto até cairmos para o lado... :D

se isso já for "normal" dele, pode ser só por brincadeira...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
paulo1971
Registado: quarta jul 25, 2007 8:53 pm

quinta jul 26, 2007 9:41 am

Agradeço-vos as respostas que deram, se calha é normal, mas ele corre com uma violencia, parece que entra em panico, quem não soubesse julgaria que ele está habituado a que lhe batam.
Ele esta connosco desde os 4 meses, e estes ataques são 99% das vezes de manha e á hora do jantar. Sempre bem tratado, nunca fica sozinho muito tempo, tem comida agua, um ou outro brinquedo.
Eu ate tenho medo ás vezes de abrir uma porta ou de passar d uma divisao para outra da casa, ás vezes ele da um salto e foge a toda a velocidade como se estivesse habituado a apanhar. É que quando o vejo bem disposto a brincar, o ar dele é completamente diferente, faz ronron, tem um ar pacifico. Mas nestes ataques, se assim se pode chamar, abre muito os olhos fica com um ar de panico. será mesmo normal?
Muito obrigado a todos.
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 26, 2007 12:05 pm

O meu é assim!

Corre tao violentamente que se espeta contra as portas... sempre com as orelhas viradas para tras e os olhos esbugalhados. :lol:
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quinta jul 26, 2007 12:29 pm

a minha gata espera por mim escondida e quando passo por ela dá um salto à minha frente e foge taum depressa que se espalha no meio do chão, manda-se contra as portas e as paredes e depois esconde-se... às vezes bufa-me e outras vezes começa a correr de lado com os olhos muito arregalados e as orelhas todas para trás...

eu penso que isso seja ele a brincar...
eu até percebo a minha... tipo... passa os dias fechada cá em casa, é a única gata cá em casa... tem de gastar a energia de alguma forma...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jul 26, 2007 3:23 pm

paulo1971 Escreveu: (...) mas ele parece que esta habituado a que lhe batam e parece que entra em panico durante minutos, depois volta ao normal.
Se alguem me puder esclarecer ou tentar explicar isto, agradecia. Obrigado.
O que o leva a concluir a afirmação a que sublinhei a bold?

Não será que o gato tem essas correrias que, para a maioria das pessoas que conhecem o comportamento felino acham normal, pois é tida como uma prática que os felinos arranjam para exercitarem o seu poder de caçadas... e até para desgastar o stress com o exercício fisico?!
Se o gato não vos ataca, se não vos morde, porque razão receiam o animal quando ele tem essas correrias...?
De qualquer forma, aqui vão alguns sites com bastante leitura muito útil: :wink:
http://www.peteducation.com/category_de ... 308&csum=0

http://www.purrfectcatbehavior.com/

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MERCI
Membro
Registado: sexta jun 01, 2007 3:44 pm

sexta jul 27, 2007 10:51 am

OLÁ A TODOS! A MINHA SUGESTÃO PARA O SEU PROBLEMA SERIA QUE, DENTRO DAS SUAS POSSIBILIDADES ADOPTA-SE UM OUTRO GATINHO! EU FALO POR EXPERIÊNCIA PROPRIA! A MINHA MIMI TORNOU-SE MUITO MENOS APÁTICA E MAIS BRINCALHONA E JÁ NÃO TEM OS TAIS ATAQUES DE CORRERIA. CORRE SIM MAS COM A OUTRA GATINHA EM BELAS CAÇADAS E BRICADEIRAS.
PENSE BEM NO ASSUNTO, SERÁ ELA MUITO MAIS FELIZ E VOCÊ CONCERTEZA QUE TAMBEM! EM TERMOS DE CUSTOS A DIFERENÇA É POUCA E EM TERMOS DE BARAFUNDA, QUEM JÁ TEM UM JÁ ESTA HABITUADO.
ESPERO QUE ACEITE A MINHA SUGESTÃO.
FELICIDADES
CARLA
Hellmaster
Registado: domingo ago 12, 2007 7:10 am

domingo ago 12, 2007 10:00 am

boas... o meu Pantera também tinha desses ataques... e sempre associei a brincadeira... quando começava... eu agarrava numa bola saltitona e ia brincar com ele... ele adorava...
agora tem uma companhia e brincam os 2 juntos... correm feitos loucos atras um do outro... rebolam-se... e volta e meia vêm meter-se comigo...
pulam-me pra cima... usam-me como esconderijo... e eu brinco com eles... corro atras deles... depois fujo e vêm eles atras de mim... :lol:
eles gostam... e quando vao para o jardim na parte de tras da casa é a mesma coisa...
desde perseguir lagartixas, caçar borboletas e moscas... a correrem atras de mim e da bola :)
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

domingo ago 12, 2007 10:42 am

Os meus deu-lhes para fazer isso de madrugada. Os mais novos, com 4 meses e um ano, adoram-se. estão SEMPRE a brincar...

De manha, por volta das sete horas, acordam. E mais ninguem dorme. Correm pela casa a mil à hora.... saltam por cima das camas em perseguiçao... atiram-se às cortinas... levam umas boas sapatadas, mas mesmo assim nao param.

e mesmo que os fechemos na cozinha... miam tanto que uma pessoa tem de os soltar.

Depois, de dia... andam muito cansados. Dormem de dia, chateiam de noite.
Hellmaster
Registado: domingo ago 12, 2007 7:10 am

domingo ago 12, 2007 10:44 am

tambem me sucede por vezes... um tipo a dormir e eles pulam-nos para cima... felizmente quando isso acontece é hora de me levantar para ir trabalhar...
é o melhor despertador que ja tive ate hoje :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”