Já coloquei a mesma pergunta em outro fórum portugês. Coloco-a aqui também.
Trata-se de gatos e gatas(6) que vivem em volta do nosso prédio e do vizinho. O objectivo é reduzir a população de filhotes. É muito difícil encontrar lar para todos e não é bem ocorrer uma colónia por causa da dificuldade de alimentá-los e porque fica elevada a eventualidade de adoecerem.
Os meus argumentos "por" esterilização parcial - não quero os bichanos viver um choque hormonal. Prefiro sentirem-se normais, andarem no cio e amarem-se, só que não haverá crias. Para mim, é uma intervenção menos brutal no ritmo da vida natural deles.
Tentem imaginar a situação concreta e dar opiniões sobre esta!
Obrigada!
Ovariohisterectomia ou esterilização parcial?
Moderador: mcerqueira
Argumentos para a esterilização total.
Para as gatas desaparece o desconforto do cio, acabam os riscos de piometra, infecçao muito grave e a maior parte das vezes mortal nas fêmeas e diminui drasticamente as possibilidades altissimas de cancro de mama e de utero.
Para os gatos, continuando com hormonas continuaram a lutar pelas gatas, portanto correm o risco de ferimentos graves, tirarem os olhos uns aos outros e ainda teem hipotese de ter cancro da prostata.
Para ambos.
Ao terem cio, atrairão inevitávelmente outros gatos não esterilizados para o local uma vez que uns e outros continuarão a "gritar" e a marcar território.
Para as gatas desaparece o desconforto do cio, acabam os riscos de piometra, infecçao muito grave e a maior parte das vezes mortal nas fêmeas e diminui drasticamente as possibilidades altissimas de cancro de mama e de utero.
Para os gatos, continuando com hormonas continuaram a lutar pelas gatas, portanto correm o risco de ferimentos graves, tirarem os olhos uns aos outros e ainda teem hipotese de ter cancro da prostata.
Para ambos.
Ao terem cio, atrairão inevitávelmente outros gatos não esterilizados para o local uma vez que uns e outros continuarão a "gritar" e a marcar território.
Olá! Obrigada pela resposta! Eu já conhecia estes aspectos... Tem razão, com certeza!
Pode-me dizer porque na Inglaterra a boa prática consiste em fazer esterilização parcial????
Será que depende da situação dos gatos no respectivo país - número, existência de colónias, doenças propagadas, atitude especial da respectiva nação para com os gatos, etc.
É-me perfeitamente claro que se evitam muitos problemas removendo todos os órgãos genitais, mas considerem pelos olhos dos gatos!
Não são seres humanos para se adaptar compensando com hormonas do cérebro... Repito - cá não há colónias, não há combates, não há doenças(toco no preto!)
E pergunto mais uma vez - alguém sabe porque na Inglaterra esterilizam os gatos parcialmente
Pode-me dizer porque na Inglaterra a boa prática consiste em fazer esterilização parcial????
Será que depende da situação dos gatos no respectivo país - número, existência de colónias, doenças propagadas, atitude especial da respectiva nação para com os gatos, etc.
É-me perfeitamente claro que se evitam muitos problemas removendo todos os órgãos genitais, mas considerem pelos olhos dos gatos!
Não são seres humanos para se adaptar compensando com hormonas do cérebro... Repito - cá não há colónias, não há combates, não há doenças(toco no preto!)
E pergunto mais uma vez - alguém sabe porque na Inglaterra esterilizam os gatos parcialmente
Lagutrop, obrigada pela resposta!
Ando a começar a molestar, sei. Mas esta questão intriga-me muito e queria saber mais e ouvir opiniões diferentes. Entraria num fórum inglês para colocar a pergunta, só que não escrevo bem em inglês. Falo francês e telvez seja boa ideia perguntar alguém por lá...
Queria fazer o melhor para os gatos...
Não sou maníaca, apesar de ter sonhado há duas semanas com um prédio de uma centena de gabinetes de psiquiatras para gatos
porque precisava de um para a minha Tchutchi
BTW, em Portugal existem vets psiquitras?
(Sou séria)
Ando a começar a molestar, sei. Mas esta questão intriga-me muito e queria saber mais e ouvir opiniões diferentes. Entraria num fórum inglês para colocar a pergunta, só que não escrevo bem em inglês. Falo francês e telvez seja boa ideia perguntar alguém por lá...
Queria fazer o melhor para os gatos...
Não sou maníaca, apesar de ter sonhado há duas semanas com um prédio de uma centena de gabinetes de psiquiatras para gatos
BTW, em Portugal existem vets psiquitras?
-
leonildecarvalho
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
O que me parece que possa estar na consideração dos Ingleses... é a forma do procedimento cirurgico, em si. Isto é:
Numa laqueação das trompas de falópio, na maioria das vezes, nem precisa de incisão abdominal e a have-la será uma muito menor! Logo, menos tempo cirurgico dispensado...menos trabalho e o uso dum anestésico de menor concentração...!
Ainda, a permanência de cios numa gata, pela opção duma "esterilização parcial" (não existe. Ou é esterilizada/castrada, ou não o é. O termo correcto é a castração total envolvendo a remoção de útero, trompas e ovários, ou parcial com a remoção de parte dos orgãos, como ovários, p.e.), compromete a saúde da gata a vários níveis...! Desde possíveis piometras a um maior risco de cancro da mama e, ou útero! Portanto, não vejo qual o beneficio, para animal e donos, duma "esterilização parcial" (castração parcial com só a remoção dos ovários)?!
Se a referência, por má comparação... é a do "amor", vulgo; relação sexual, não há comparação, ou por outra; não deve haver comparação desta matéria entre o que move o humano neste campo...e o animal irracional cujo relacionamento de coito é simplesmente "fruto hormonal" controlado pela Natureza deles ou pela "Natureza humana" que os animais racionais encontraram como forma, por variadíssimas razões, em salvaguarda deles e dos animais, alguns até da fauna selvagem, controlada!
Leo
Numa laqueação das trompas de falópio, na maioria das vezes, nem precisa de incisão abdominal e a have-la será uma muito menor! Logo, menos tempo cirurgico dispensado...menos trabalho e o uso dum anestésico de menor concentração...!
Ainda, a permanência de cios numa gata, pela opção duma "esterilização parcial" (não existe. Ou é esterilizada/castrada, ou não o é. O termo correcto é a castração total envolvendo a remoção de útero, trompas e ovários, ou parcial com a remoção de parte dos orgãos, como ovários, p.e.), compromete a saúde da gata a vários níveis...! Desde possíveis piometras a um maior risco de cancro da mama e, ou útero! Portanto, não vejo qual o beneficio, para animal e donos, duma "esterilização parcial" (castração parcial com só a remoção dos ovários)?!
Se a referência, por má comparação... é a do "amor", vulgo; relação sexual, não há comparação, ou por outra; não deve haver comparação desta matéria entre o que move o humano neste campo...e o animal irracional cujo relacionamento de coito é simplesmente "fruto hormonal" controlado pela Natureza deles ou pela "Natureza humana" que os animais racionais encontraram como forma, por variadíssimas razões, em salvaguarda deles e dos animais, alguns até da fauna selvagem, controlada!
Leo
Última edição por leonildecarvalho em terça ago 07, 2007 2:12 pm, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Não compreendo - você queria dizer que a ovariohisterectomia é uma intervenção cirúrgica mais fácil e rápida, com anestesia mais leve do que a ligadura das trompas? (não sei se se diz assim em portugês - "ligadura das trompas") Esta última é o análogo da vasektomia nos machos. Não acho que que tem razão quanto ao nível de dificuldade das duas operações. A ligadura das trompas é uma operação mais fácil e menos cara. O cio permanece, embora não tão frequente como antes da operação. Não falo de gatos com donos que vivem em casa e cujos donos insistem que vivam 20 anos. Falo de gatos que vivem fora embora sob o olho vigilante de pessoas que os amam. E o importante é os gatos não sentirem desconforto! Não falo dos riscos de doenças(porque os riscos sempre persistem).
Será que os ingleses acharam que provocariam menos desconforto aos gatos procedendo a ligadura de trompas e a vasectomia?
Será que os ingleses acharam que provocariam menos desconforto aos gatos procedendo a ligadura de trompas e a vasectomia?
-
leonildecarvalho
- Membro Veterano
Sim, referia-me à "laqueação das trompas de falópio" e não à ovariohisterectomia. "troquei-me"
Vou emendar.
Normalmente é o que fazem a colónias de rua, em Inglaterra e Estados Unidos
. A cirurgia é fácil, de melhor recuperação e de menor risco... mas...!
Leo
Normalmente é o que fazem a colónias de rua, em Inglaterra e Estados Unidos
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
EURICA! A primeira vez que alguém consente em dizer algo mais positivo quanto a este tipo de operação em relação a gatos vadios.
Portanto, acham que é o motivo financeiro que levou ingleses e norte-americanos a proceder assim???
Outro - tenho um conhecimento na Inglaterra que diz que é comum castrarem desta maneira os gatos de casa também. E que removem os órgãos só em caso de graves indicações medicais. Mas não me soube explicar porquê!!!
Algumas suposições

Portanto, acham que é o motivo financeiro que levou ingleses e norte-americanos a proceder assim???
Outro - tenho um conhecimento na Inglaterra que diz que é comum castrarem desta maneira os gatos de casa também. E que removem os órgãos só em caso de graves indicações medicais. Mas não me soube explicar porquê!!!
-
leonildecarvalho
- Membro Veterano
Sim, pela questão financeira. Repare que não são os Governos a pagar na íntegra as cirurgias...são organizações comunitárias de Voluntariado que as fazem. Logo... fica mais acessível e podem "tratar mais casos"...renichka Escreveu: EURICA! A primeira vez que alguém consente em dizer algo mais positivo quanto a este tipo de operação em relação a gatos vadios.
Outro - tenho um conhecimento na Inglaterra que diz que é comum castrarem desta maneira os gatos de casa também. E que removem os órgãos só em caso de graves indicações medicais. Mas não me soube explicar porquê!!!Algumas suposições
![]()
![]()
Ainda, não estou em crer que o mesmo procedimento cirurgico seja aplicado a gatos domésticos... pelo menos nos Estados Unidos não é, com toda a ceteza absoluta. Lá poderá haver um caso por outro mas esses são excepção
O seu amigo não lhe soube explicar porque...
Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Leonildecarvalho, é lógica a sua explicação - quanto aos gatos de rua, estou satisfeita
.
A menina com quem falei (a da Inglaterra) disse que foram os vets que lhe disseram que tinha de mandar fazer uma laqueação das trompas às suas duas gatas, porque estavam de boa saúde e a castração total se fazia só em caso de graves estados urgentes. Deram-lhe literatura, uns livros, para ler por que é recomendada normalmente este tipo de operação... E , agora, escrevendo, me lembro que posso perguntar-lhe o que estava escrito nesses livros. Só que fiquei com a imressão que ela não conseguia explicar-me muito bem. Foi por isso que decidi perguntar a outras pessoas
A menina com quem falei (a da Inglaterra) disse que foram os vets que lhe disseram que tinha de mandar fazer uma laqueação das trompas às suas duas gatas, porque estavam de boa saúde e a castração total se fazia só em caso de graves estados urgentes. Deram-lhe literatura, uns livros, para ler por que é recomendada normalmente este tipo de operação... E , agora, escrevendo, me lembro que posso perguntar-lhe o que estava escrito nesses livros. Só que fiquei com a imressão que ela não conseguia explicar-me muito bem. Foi por isso que decidi perguntar a outras pessoas