Olá amiguinhos do vivapets ... preciso da vossa ajuda.
Por duas vezes (segunda e quarta-feira) que o meu Kiko teve uma espécie de tosse. Eu passo a explicar: deitou-se no chão e emitiu aquele som que nós costumamos chamar nas pessoas "tosse de cão" durante 1 min aproximadamente. Da mesma maneira como veio, passou sem sinais de doença ou alteração de comportamento.
Reparei que em ambas as vezes foi ligeiramente pouco tempo depois de comer (10 a 15 min) mas não me parece que seja sistema digestivo pois come normalmente, não houve vómitos em consequência deste sintoma, ou diarreias.
Também pensei que poderia ser constipação ou assim pois ele de vez em quando dá um espirrinho, mas não têm corrimento nasal ou febre e por isso fico mais inclinada a associar o espirrinho ocasional á areia, pois ele escava muito e vai para a caixa brincar e liberta muito pó.
Por isso acho que deve ser uma bola de pêlo a tentar sair, e provavelmente associado á hora da refeição devido aos movimentos do sistema digestivo que a empurram para cima. A questão é, voçes que têem mais experiência: Será mesmo uma bola de pêlo?! Se sim, eles costumam emitir este tipo de sons?! E quanto tempo é que demora para a marota sair?! Ele não vai sufocar?!
Pessoal o meu gato só tem 4 meses e não pode comer aqueles snacks para as bolas de pêlo e acho que comida anti-hairball também não.
No outro dia tentei dar erva para gatos mas em vez de a comer, arrancou-a e brincou com ela e sujou-me a casa toda. Como é que eu o posso ajudar?! É que isto deixa-me aflita.
Respondam por favor.
Beijinhos da Rita e lambidelas do Kiko ***
Bolas de pêlo?!!!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm
Olá, Cleo...
Não sei se serão bolas de pêlo...
Uma vez falei com a vet e ela disse-me que as bolas de pêlo vêm mais tarde, ainda mais sendo gatos de pêlo curto...
Mas agora que me fala nisso...
A minha gata, quando tinha 2/3 meses, tinha dessas crises...
Deitava-se toda incolhida no chão, começava a tossir, e chegava a parecer que ía vomitar... Mas nunca lhe saiu nada... E entretanto isso acabou por passar...
Mas nada como um telefonema ao vet para ficar descansadinha!
Eu na altura não liguei porque ela deixou de fazer isso e entretanto passou-me...
Não sei se serão bolas de pêlo...
Uma vez falei com a vet e ela disse-me que as bolas de pêlo vêm mais tarde, ainda mais sendo gatos de pêlo curto...
Mas agora que me fala nisso...
A minha gata, quando tinha 2/3 meses, tinha dessas crises...
Deitava-se toda incolhida no chão, começava a tossir, e chegava a parecer que ía vomitar... Mas nunca lhe saiu nada... E entretanto isso acabou por passar...
Mas nada como um telefonema ao vet para ficar descansadinha!
Eu na altura não liguei porque ela deixou de fazer isso e entretanto passou-me...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
- Contacto:
Olhem o meu gato Sam tem pêlo medio. E dou-lhe uma bisnaga de remedio anti bolas de pêlo. Nunca mais tossiu a tentar deitar as bolas cá para fora... 

<strong>Amo animais.</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Existem pastas específicas para as bolas de pêlo que pode fazer uso delas...
Contudo, se não quer dar-lhe dessas pastas, pode dar-lhe um pouco da parafina líquida para ajudar a um trajecto de expulsão mais fácil para uma melhor eliminação... sem grandes dificuldades por parte do animal... O que pode acontecer é a parafina líquida também fazer, ao mesmo tempo, de laxante
Ainda, pode começar a colocar um pouco de parafina líquida ou até um pouco de óelo de milho (uma colher de café das pequeninas) num comedouro cheio de ração e espalhar bem por toda a ração. Também ajuda.
Leo
Contudo, se não quer dar-lhe dessas pastas, pode dar-lhe um pouco da parafina líquida para ajudar a um trajecto de expulsão mais fácil para uma melhor eliminação... sem grandes dificuldades por parte do animal... O que pode acontecer é a parafina líquida também fazer, ao mesmo tempo, de laxante

Ainda, pode começar a colocar um pouco de parafina líquida ou até um pouco de óelo de milho (uma colher de café das pequeninas) num comedouro cheio de ração e espalhar bem por toda a ração. Também ajuda.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: terça jun 26, 2007 2:45 pm
É mesmo isso q a minha mãe faz á ração da Luna e do Floyd! 
Até andam com o pelinho brilhante..hehehe

Até andam com o pelinho brilhante..hehehe
Oi pessoal! Obrigado pela ajuda.
A "guxa" mandou-me uma mp a dizer que também pode ser asma felina, aqui fica a msg:
" Olá, boa tarde.
A minha gatinha tem umas crises semelhantes esporadicamente.
Deita-se no chão com pescoco um pouco levantado( para respirar melhor) e parece ter dificuldade em respirar.
Não sei se é o seu caso... o veterinário diz ser asma felina mas como as crises são pouco frequentes e controlaveis (até a data) optou-se por não medicar ate ser necessario. Tem passado muito bem a minha Gap.
E tem estas crises desde bébé, já tem 5 anitos feitos este mes.
Mas eu noto que aquilo é mesmo dificuldade em respirar bem, parecendo tosse por causa do barulho que faz.
As melhoras
Beijocas"
A descrição dos sintomas é consistente e como diz a joana (moreirinha) secalhar ainda é muito cedo para ter bolas de pêlo, mais para mais em gatos de pêlo curto e o meu gato não tem quase pêlo nenhum, nalguns sítios é mais uma penugem que pêlo propriamente dito.
Vou ver se isto acontece mais alguma vez e então levá-lo a vet para ver o que realmente é.
A "guxa" mandou-me uma mp a dizer que também pode ser asma felina, aqui fica a msg:
" Olá, boa tarde.
Deita-se no chão com pescoco um pouco levantado( para respirar melhor) e parece ter dificuldade em respirar.
Não sei se é o seu caso... o veterinário diz ser asma felina mas como as crises são pouco frequentes e controlaveis (até a data) optou-se por não medicar ate ser necessario. Tem passado muito bem a minha Gap.
Mas eu noto que aquilo é mesmo dificuldade em respirar bem, parecendo tosse por causa do barulho que faz.
As melhoras
Beijocas"
A descrição dos sintomas é consistente e como diz a joana (moreirinha) secalhar ainda é muito cedo para ter bolas de pêlo, mais para mais em gatos de pêlo curto e o meu gato não tem quase pêlo nenhum, nalguns sítios é mais uma penugem que pêlo propriamente dito.
Vou ver se isto acontece mais alguma vez e então levá-lo a vet para ver o que realmente é.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
- Contacto:
As pastas das quais a leonilde falou sao boas. o meu sam toma uma. Abro-lhe a boca e "toma lá disto". ele fica a "mastigar" aquilo um bocado e já está. 

<strong>Amo animais.</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Nada como levar ao veterinário para lhe fazer o diagnóstico correcto sem suposições...e para que não sofra antecipadamente por pressupostos "diagnósticos"..."Cleo18 Escreveu:Oi pessoal! Obrigado pela ajuda.
" Olá, boa tarde.
As melhoras
Beijocas"
Cada caso é um caso

Contudo, o facto de ter só 4 meses de idade, não quer dizer que não tenha bolas de pêlo...

os gatos lambem-se para fazerem a sua higiene e todo o pêlo que esteja solto, eles ingerem-no ao lamberem-se. A uns, sai-lhes pelas vias normais, as da defecação. Outros, vomitam-nas.
Mas, se não sabe ao certo qual o caso do seu gatito, ir ao Veterinário é o mais correcto a fazer.
Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
o meu gato tem 4 meses é um europeu comum de pelo curto e faz bolas de pelo! cheguei a leva lo ao vet onde ate se fez raio-x para despistar alguma obstruçao no estomago ou intestino, porque ele andava a vomitar mas eu nao via muitos pelos.
Comecei a dar lhe uma pasta que tem parafina, de 3 em 3 dias e passou
Saiu tambem recentemente (em Julho) uns biscoitos terapeuticos á venda em veterinarias para as bolas de pelo e pode ser dado a gatinhos e eles adoram o sabor
Comecei a dar lhe uma pasta que tem parafina, de 3 em 3 dias e passou

Saiu tambem recentemente (em Julho) uns biscoitos terapeuticos á venda em veterinarias para as bolas de pelo e pode ser dado a gatinhos e eles adoram o sabor

-
- Membro Júnior
- Registado: segunda ago 20, 2007 7:48 pm
oi
o meu garfield ja vem a caminho e tenho estado a ver os cuidados e como e um persa uma raça de pelo longo este topico saltou logo a vista. Quais os cuidados que devo ter para que ele nao ganhe bols de pelo?

o meu garfield ja vem a caminho e tenho estado a ver os cuidados e como e um persa uma raça de pelo longo este topico saltou logo a vista. Quais os cuidados que devo ter para que ele nao ganhe bols de pelo?

<strong>O meu gatinho persa -></strong> http://img521.imageshack.us/img521/1019/dscf0318bq8.jpg
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda ago 20, 2007 7:48 pm
Obrigado! 

<strong>O meu gatinho persa -></strong> http://img521.imageshack.us/img521/1019/dscf0318bq8.jpg