Persa ou Exótico

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
rst
Membro
Registado: sábado fev 15, 2003 12:35 am
Localização: 2 Gatos - Exótico e Bosques da Noruega (Duarte e Bianca)

quinta fev 20, 2003 12:49 pm

Olá,

Estou a pensar em comprar brevemente um gato persa ou exótico, mas tenho ainda muito pouco conhecimento acerca destas raças e até dos gatos em geral.

Gostava de saber a vossa opinião acerca do relacionamento destes gatos e as crianças (tenho um menino de 2 anos), bem como se é muito comum ocorrerem doenças que levem à morte do gato nos tempos iniciais de vida, já que é muito doloroso afeiçoarmo-nos a um bichinho e ele "ir-se embora" (tm queria poupar o meu filho disso). Por fim, entre persa e exótico qual a melhor raça?

Obrigado
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta fev 20, 2003 1:32 pm

Olá!
A decisão de ter um gato deve ser bem ponderada pois implica algumas alterações nos hábitos familiares e despesas. Não sou a pessoa mais indicada para aconselhar acerca dessas raças mas posso falar acerca dos gatos em geral:
- Deve contar com as despesas de veterinário (que variam segundo as clínicas), uma boa ração e possivelmente de um hotel de animais nas férias (se não o puder levar consigo);
- o seu filho não deverá tratar o gato ( ou qualquer animal) como um peluche, se um gato se sentir ameaçado reage arranhando e mordendo podendo mesmo quando se sentir encurralado saltar e arranhar a cara (embora raramente ataquem crianças). Nos primeiros tempos deverá vigiar a relação entre o seu filho e o gato e ensiná-lo a respeitar o animal e a dar-lhe o seu próprio espaço (há gatos que detestam que se lhes pegue ao colo e daca um tem sua personalidade e manias).
- os gatos de pelo comprido, pelo menos os persas (corrijam-me se estiver errada), mudam de pelo em determinadas alturas do ano e exigem muitos cuidados com a pelagem, por exemplo uma escovagem diária. Se o seu filho vier a ter alergias (espero que não) um gato com pelo comprido virá a trazer-lhe mais problemas.
Na arca e noé, na secção sobre gatos existe informação sobre diversas raças. Sugiro que escolha o animal não só pela sua aparência mas também pelo seu carácter de forma a melhor se adaptar ao seu lar. Se não se importar tanto com o estalão ou raça e só com determinadas características (por exemplo pêlo comprido) poderá ponderar a hipótese de adoptar um gatinho com essa característica mas sem ser de raça. Se consultar o meu album pode vêr que a minha gata Mercy tem o pêlo comprido e até parece vagamente da raça bosque da Noruega, no entanto, é filha de 2 gatos de rua.
Espero ter ajudado e não ter sido demasiado pessimista. Os gatos são fantásticos e acho que vale mesmo a pena ter um, só que também acho que só se deve ter um com consciência das despesas e trabalhos que acarreta.
Boa escolha!
marguita
Membro Júnior
Registado: terça jan 28, 2003 8:32 pm
Localização: 2 gatos: a Mia e o Baunilha. 1 porquinho da Índia, Baltasar. 1 coelho anão, Óscar

quinta fev 20, 2003 6:43 pm

Olá!!
Desde muito pequena sempre tive gatos, subscrevo totalmente o que foi escrito pela hecep.
Quando se decide ter um animal devemos pensar sempre nas coisas menos agradáveis e tomar a decisão em plena consciência.

Acho óptimo o contacto das crianças com animais em particular os gatos, que são animais dotados de uma personalidade bastante forte e necessitam do seu próprio espaço contribuindo assim para o crescimento e educação da criança a respeitar o espaço e vontade dos outros.

Pela minha experiência pessoal, os gatos tratam-nos como iguais e parece-me que quando somos crianças nos conseguimos entender ainda melhor(nós e os gatos).

Não sei se está correcto, mas parece-me que os gatos sem raça são físicamente mais resistentes (têm que ter sempre as vacinas em ordem e de preferência esterilizados), para além de não necessitarem de grandes cuidados de higiene (se não tiverem pelo comprido não precisam de escovagens, etc) os próprios tratam disso. São também animais muito inteligentes e "desenrrascados".

Uma vez que tem um bébé convém adoptar tb um gatinho bébé, para se acostumar à familia desde pequenino. Vai ver que todos vão adorar.

até à próxima
Marguita
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

sexta fev 21, 2003 8:00 am

Como dona de uma gata com o pelo longo (cruzada de persa ou de bosques) aconselho a que pondere a hipótese de ter pelo espalhado pela casa.... :?
Com uma criança tão pequena o melhor seria optar por im gato de pêlo curto!

Nada substitui o convivio com animais, e segundo alguns psicólogos e pedopsiquiatras, as crianças que crescem no convívio de animais são, regra geral, mais responsáveis e equilibradas que as que nunca tiveram animais.

No entanto tenha em atenção o que foi dito anteriormente.... um gato não é um peluche....

Felicidades com o novo membro da família! ;)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta fev 21, 2003 11:26 pm

:lol:

Eu tenho uma gata persa desde Dezembro, o que posso dizer é que ela é uma ternura, muito meiga, muito docinha. Ela gosta que eu a escove e confesso que não é algo que me custe muito, foi habituada desde que veio cá para casa e adora.
Eu tenho asmas e alergias ao pó e não tenho qualquer tipo de reacção ao pêlo dela.
Daquilo que sei os gatos de raça são mais frágeis de saúde do que os outros, mas se estiver num apartamento parece-me que o risco de contrair doenças é muito menor.
Tenho uma amiga que tem um filho pequeno e tem uma gata persa e ela adora o filho e ele adora-a a ela. Acho que para o desenvolvimento de uma criança é importante o contacto com animais, transmite alguma responsabilidade.
Segundo aquilo que me aconselharam as gatas são mais meigas do que os gatos, por isso parece-me que deve ser mais aconselhável para quem tem uma criança...

espero ter ajudado
Kathleen
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado fev 22, 2003 10:36 am

hecep Escreveu:
Espero ter ajudado e não ter sido demasiado pessimista. Os gatos são fantásticos e acho que vale mesmo a pena ter um, só que também acho que só se deve ter um com consciência das despesas e trabalhos que acarreta.
Boa escolha!
Acho que foi brilhante
rst
Membro

domingo fev 23, 2003 1:40 am

Obrigado a todos pelas respostas.

Queria dizer-vos que já tenho o meu gato e que já estou conquistada. É uma ternura... Chama-se Duarte e em breve apresento-vos por fotos.

No entanto, como sou novata em questões de gatos vou precisar da vossa ajuda dado que a maioria tem já bastante prática e me parece ter opiniões muito interessantes e úteis.

Tenho lido imenso acerca de gatos (de modo a prepara-me para a chegada do Duarte) e até agora este Forum pareceu-me o melhor.

Quanto à questão da relação entre crianças e animais, tenho a dizer que o meu filho é muito calmo, e como tal, vai ser fácil fazê-lo enteder que deve respeitar o nosso novo membro familiar.
siamesa
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo fev 23, 2003 3:13 pm

Benvinda ao clube. Fico à espera de ver as fotos. Parabéns. Sempre que tiver alguma dúvida de como tratar o seu bichano também estou cá para ajudar de acordo com a minha experiência.
Cumprimentos.
Siamesa.
terry
Membro Veterano

domingo fev 23, 2003 6:12 pm

Parabéns e felicidades! ;)
Sempre que puder ajudar.... estou à disposição! :lol:
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo fev 23, 2003 10:58 pm

:lol:

Eu apesar da minha pouca experiência cá estou disponível para trocar informações.
E afinal que gato comprou?

beijos
Kathleen
rst
Membro

quarta fev 26, 2003 12:08 am

Tenho agora um exótico, é cá um pachorrento!!
Está a pouco e pouco a conquistar a família, muito embora ainda esteja um bocadinho triste com a separação dos antigos amigos.
terry
Membro Veterano

quarta fev 26, 2003 7:59 am

Então e umas fotozitas? ;)
Responder

Voltar para “Gatos”