gata com 2 meses

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Leela
Registado: segunda set 03, 2007 9:03 am

terça set 04, 2007 2:10 pm

Boas tardes.

Tenho uma gatinha a viver lá em casa há apenas 4 dias, a qual tem exactamente 66 dias e 800 graminhas. Ontem fui com ela à spad para ser vacinada e a veterinária e aproveitou para lhe dar, pela primeira vez, uma pasta para desparasitação interna.

Voltei com ela para casa a pé, com ela na caixinha (a ida foi de boleia). Em casa, já depois de aninhada, tentei convencê-la a jantar, coisa que não fez (como ainda não se habituou ao local e tenho de momento pouco tempo para monitorizá-la eu dou muitas vezes a comida na mão). Entretanto.. ela começou a "soluçar" e a barriga a fazer ruídos, eu pus-na no chão e ela vomitou três pocinhas com comida e líquido amarelado (a pasta desparasitante era verde penso).

Na altura pensei que fosse algo relacionado com a tal pasta e por isso limpei-a e pus-lhe água à frente, que ela acabou por beber bem. De manhã ela já andava a brincar (novidade porque antes escondia-se e não se chegava ao pé dos brinquedos) e a subir e a descer as "escadas" improvisadas para a minha cama. Mas a comida estava na mesma.

Como vou na Segunda-feira ao veterinário poderia esclarecer esta dúvida, mas sendo uma gata novinha e tendo em conta que ela vivia numa espécie de fazenda, ainda com o leite materno, queria pelo menos ter a opinião de alguém que já teve um gato de tal idade e me pudesse informar de como funciona a desparasitação (disseram-me que saía pelas fezes), se é vulgar os pequeninos vomitarem ou se devo mesmo levá-la ainda hoje ao veterinário. Isto se ela me parecer "normal" e se sempre tiver comido, claro. É que já vou para a semana na mesma e não tenho muitas condições de transporte/tempo. A gata também por não estar habituada ao local, não a queria andar a movimentar muitas vezes já que vou levá-la comigo de avião para Lisboa no fim do mês.

Desde já obrigada.
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça set 04, 2007 2:30 pm

olá, boa tarde...

a minha gata quando foi desparazitada pela primeira vez, com dois meses, tomou pastilha e não pasta...
de qualquer forma não me parece normal ela vomitar assim... porque se estiver realmente infectada, o desparazitante faz com que os parasitas saiam pelas fezes...

se vai com ela à vet segunda, para não estar a ir lá tantas vezes seguidas... experimente ligar para a vet, ela é a pessoa mais aconcelhada para lhe explicar o que está a acontecer!

as melhoras para a gatinha!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
FNVA
Membro
Registado: domingo nov 20, 2005 5:30 pm

terça set 04, 2007 3:23 pm

mOreirinha01 Escreveu:a minha gata quando foi desparazitada pela primeira vez, com dois meses, tomou pastilha e não pasta..
Adoptei o meu Tobias na SPAD, tinha ele também 2 mesinhos...
A 1a consulta veterinária também foi lá! E se não me falha a memória, a desparatização foi através de pastilha... :roll: não da pasta... :roll:
bem...isto, à quase 2 anos atrás... Adoptei-o faz 2 anos em Outobro. :P
Como regressas lá 2ª-feira, pergunta se é possível aplicar desta vez a pastilha, já que o outro desparatizante foi vomitado... :?
Informa-te também sobre a esterilização, porque é uma boa opção para a gatinha, sei que agora ela é muito pequenina, porque a idade mínima permitida para o efeito são 6mesinhos (idade que castrei o Tobias), mas quando regressares no Natal para férias(supondo que vens), marcas a operação para essa altura... :wink: Que te parece? :wink:
Tens é que marcar... com antecedência...
As vacinas da gatinha têm de estar em dia para o embarque, e tens que ter o livrete... Dão-to na SPAD, e também se for da tua vontade, na altura que decidires fazer a esterilização, podes colocar o chip... :wink:
Já agora... melhoras... :wink: e boa viagem para as duas... :D
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça set 04, 2007 5:39 pm

Leela Escreveu:Ontem fui com ela à spad para ser vacinada e a veterinária e aproveitou para lhe dar, pela primeira vez, uma pasta para desparasitação interna.
No boletim de vacinas vem escrito qualquer coisa como: Um animal só deve ser vacinado depois de desparazitado. Pergunto-me como é que a gatinha levou desparazitante pela primeira vez e já foi vacinada.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Leela

terça set 04, 2007 9:23 pm

Bom obrigada aos três pelo feedback. Ela hoje parece melhor, então como não fiquei com o nome da veterinária vou passar lá Segunda como tinha ficado combinado e explicar. Quanto a ser comprimido... a médica pôs-lhe uma bisnaguinha na boca e deu-lhe um pouco. A mim disse que era para desparasitar. Dado que a menina comeu a papinha hoje e bebeu a água toda além de tar muito brincalhona já tou mais sossegada.

Eu tenho o livrinho de vacinas... mas é de cão! :oops: Estavam esgotados os de gatos então ficou também combinado para Segunda-feira eu pedir um novo. Mas a próxima vacina já lá estamos e vou tentar me informar de bons sítios em Lisboa, pertinhos da minha zona, para levá-la e ficar lá com veterinário próprio.

Ah..FNVA, eu tenho mesmo intenção de esterilizá-la. Tive uma gata que vivia meio em casa meio fora. Na altura era menor de idade e não lhe pude dar os luxos de gato caseiro, depois habituou-se e ninguém a prendia o dia todo em casa. Ela acabou por falecer numa das saídas loucas com o cio dela...e voltou só para morrer muito debilitada. A minha mãe nem me disse nada até me encontrar a fazer cartazes de "PROCURA-SE" e espalhar pela vizinhança. Enfim... Por isso é que esta marota vai ter tudo de primeira classe. A minha outra gata foi uma companhia maravilhosa e senti-me muito culpada com a sua morte, pois nem estava vacinada... Com esta tudo vai correr melhor, espero!

Outro assunto que me passou depois de ter lido alguns posts no fórum: a gatita está comigo há pouco tempo mas foi monitorizada e alimentada por alguém que tem vindo a cuidar de vários gatos na sua vida, sem ser nenhuma expert claro. Essa pessoa já lhe dava Whiskas júnior em ração e para não contrariar essa alimentação eu mantive e comprei os saquitos da mesma. Aconselham-me a mudar para uma até aos 4meses e depois então voltar a dar-lhe desta?

Obrigada a todos mais uma vez, depois deixo mais notícias.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça set 04, 2007 10:39 pm

Não percebi o que vai fazer na 2ª feira ao veterinário.

A 2º dose da vacina não pode ser porque não passaram 3 semanas...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça set 04, 2007 10:57 pm

Leela Escreveu:(...)
Outro assunto que me passou depois de ter lido alguns posts no fórum: a gatita está comigo há pouco tempo mas foi monitorizada e alimentada por alguém que tem vindo a cuidar de vários gatos na sua vida, sem ser nenhuma expert claro. Essa pessoa já lhe dava Whiskas júnior em ração e para não contrariar essa alimentação eu mantive e comprei os saquitos da mesma. Aconselham-me a mudar para uma até aos 4meses e depois então voltar a dar-lhe desta?

Obrigada a todos mais uma vez, depois deixo mais notícias.
Se se esforçar a ler mais uns quantos posts no forum irá obter a resposta que necessita :wink: E, não! Se puder dar-lhe algo duma melhor gama, melhor para a gata!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

quarta set 05, 2007 7:27 am

olá...

eu dava whiskas junior à minha... ração seca e saquetas...
a última vez que fui à vet ela aconcelhou-me a mudar a ração e disse-me ainda que comida húmida é um mimo desnecessário...
então, eu mudei-lhe a ração seca e deixei de lhe dar comida húmida... ela nunca mostrou desagrado e eu gostei dos resultados... :D
FNVA
Membro

quarta set 05, 2007 8:45 am

Leela Escreveu:Aconselham-me a mudar para uma até aos 4meses e depois então voltar a dar-lhe desta?
O Tobias come só da Royal Canin, quando era mais novinho comia também dessas de super mercado, mas depois começou a fazer diarreia, e o pêlo não estava brilhante... :roll:
Falei com uma vet, que me aconselhhou a RC, e foi a melhor coisa que fiz... :wink:
Um saco de 2kg, dá para 1 mês... são à volta de 20Euros... Mas, podes ter a certeza que é a nutrição ideal...ela ficará satisfeita, e tu também... e garanto-te que notarás a diferença!!! :D
Não tens porque dar uma ração diferente até aos 4mesinhos e depois, voltar à antiga... :roll: Já que mudas... mudas de uma vez... :wink: (Não queiras andar de cavalo para burro... :lol: :lol: :lol: )
E esta é uma ração que tem uma gama vastíssima... tem desde o aleitamento, atá um gatinho sénior... :wink:
E tem também umas qualidades, que são para gatinhos que requerem cuidados especiais... :wink: E o preço não é assim tão caro... :roll:

Tirei um excerto do site da RC que acho que devias ler...

O crescimento é um período delicado que condiciona o equilíbrio e a saúde do futuro gato adulto. São inúmeros os factores que influenciam o crescimento, desempenhando a alimentação um papel fundamental. Os gatinhos em crescimento necessitam de uma alimentação bastante energética, rica em proteínas de elevada qualidade, contendo todos os minerais e vitaminas indispensáveis à construção do esqueleto.

É necessário escolher um alimento que contenha um teor de amido inferior a 30% (de matéria seca), uma vez que a capacidade de digerir o amido dos cereais se desenvolve progressivamente no gatinho. O excesso de amido pode desencadear episódios de diarreia, muito prejudiciais nesta idade devido aos atrasos de crescimento que podem implicar.

Conselhos úteis

É importante habituar os gatinhos a consumir croquetes logo a partir do desmame para que mais tarde os ingiram facilmente, pois o paladar dos felinos forma-se desde muito cedo. Se o alimento escolhido for, de facto, completo, equilibrado e adaptado ao crescimento do gatinho, é inútil variar frequentemente a alimentação. O que importa é que o alimento seja composto por uma diversidade de ingredientes que forneçam o conjunto de nutrientes de que o gatinho carece.

1ª fase de crescimento: de 1 a 4 meses

A partir da 4ª-5ª semana de vida, o gatinho pode iniciar a comer uma alimentação sólida. Inicialmente, esse alimento deverá ser apresentado sob a forma rehidratada com água tépida ou com leite de substituição para gatinhos. A rehidratação deve ser gradualmente reduzida até administrar ao animal apenas alimentos secos.

O alimento nesta fase deve ser caracterizado por uma apetência excepcional, pelo reforço do sistema imunitário e por uma enorme segurança digestiva. O equilíbrio nutricional deve também estar perfeitamente adaptado à fase de gestação ou de lactação, pelo que estes alimentos de crescimento (1ªfase) poderão igualmente ser administrados à gata gestante ou lactante.

Às 8 semanas, um gatinho consome 3 vezes mais energia por kg de peso do que um adulto, ou seja, 200 a 250kcal/kg. As necessidades continuam a ser muito elevadas até às 12 semanas de vida, seguido de um período de crescimento mais lento.

Para controlar a regularidade do crescimento, os gatinhos desmamados devem ser pesados pelo menos uma vez por semana. Para um peso adulto estimado de 3,5 a 4,5 kg, o aumento médio semanal deve ser de cerca de 100g. Se o ganho de peso diminuir muito ou estagnar, traduz um problema nutricional ou patológico.

2ª fase de crescimento: de 4 a 12 meses

Com o aparecimento dos dentes definitivos, as proporções dos diferentes nutrientes essenciais ao crescimento do gatinho mantêm-se idênticos até ao animal completar um ano de vida. Apenas as quantidades diárias do alimento de crescimento vão diferir e aumentar até à idade adulta. Actualmente, está provado que tem interesse que o alimento nesta fase considere a prevenção da higiene oral, através da incorporação de substâncias que captem o cálcio salivar - o principal interveniente na formação do tártaro.

Objectivos nutricionais da alimentação durante o crescimento
Reforçar as defesas imunitárias
No caso do gatinho recém-nascido, a ingestão do colostro, rico em imunoglobulinas (ou anticorpos), é essencial para uma garantir uma boa imunidade. As imunoglobinas são absorvidas pelo gatinho nas primeiras horas seguintes ao nascimento. No decurso das primeiras semanas, esta imunidade de origem materna decresce progressivamente.

A alimentação deve dar resposta a todas as necessidades essenciais do gatinho, uma vez que um défice nutricional iria agravar a fragilidade imunitária. É possível obter melhores resultados através da utilização de nutrientes com capacidade de estimular a eficácia das defesas imunitárias (70% das células imunitárias estão localizadas a nível digestivo).

Gatos que recebam uma suplementação de antioxidantes (vitamina E, vitamina C, taurina, luteína) apresentam uma melhor resposta imunitária após a vacinação: evidenciam uma produção de anticorpos maior e mais rápida.

Algumas fibras alimentares fermentescíveis exercem um efeito benéfico sobre a imunidade do tubo digestivo: é o caso dos fruto-oligossacarídeos (FOS) que estimulam de forma selectiva o crescimento e a actividade de determinadas bactérias da flora intestinal. Através da sua multiplicação, as bactérias acidificam o pH intestinal, de tal forma que o meio passa a ser desfavorável à proliferação de bactérias patogénicas (E.coli, salmonelas, clostridios,etc.).

Outras fibras, não fermentescíveis, limitam o desenvolvimento das bactérias patogénicas estimulando a produção local de anticorpos: são os mano-oligossacarídeos (MOS). A concentração de anticorpos no íleo é superior nos animais suplementados com MOS.

Favorecer o bom desenvolvimento neuro-sensorial
Todas as células nervosas contêm uma quantidade considerável de ácidos gordos ómega 3, em particular de ácidos gordos insaturados de cadeia longa da série ómega 3 (EPA e DHA), indispensáveis para o correcto desenvolvimento do sistema nervoso central. A sensibilidade da retina diminui em caso de carência em ácidos gordos ómega 3.

Naturalmente presente no leite materno, o DHA, também se denomina “ácido cervónico” porque o cérebro é o órgão que o contém em maior quantidade. É importante que tanto a alimentação da mãe como a dos gatinhos seja rica em ácidos gordos ómega 3.

Promover o crescimento ósseo
A carência em cálcio desapareceu praticamente a nível dos gatinhos graças à generalização de alimentos completos para a fase de crescimento. Em contrapartida, o excesso de cálcio pode originar distúrbios de crescimento: atrasos de crescimento, aumento patológico da densidade óssea, que se traduz por um abrandamento da estruturação normal do esqueleto. Assim, é essencial uma contribuição correcta de cálcio diariamente e que acompanhe as necessidades que variam ao longo do período de crescimento.
FNVA
Membro

quarta set 05, 2007 9:14 am

Leela Escreveu: Eu tenho o livrinho de vacinas... mas é de cão! :oops: Estavam esgotados os de gatos então ficou também combinado para Segunda-feira eu pedir um novo. ...
:lol: :lol: :lol:
Engraçado que o do Tobias, também é de cão... E a justificação também foi a mesma... :wink:
Contudo, a vet disse que fazia a "mesma vez" e que não havia qualquer problema... e desde então tem sido tudo registado lá... as vacinas, a castraçao, o número de chip, enfim... :wink:
Leela

quarta set 05, 2007 9:31 am

Hum..nunca pensei que whiskas fizessem tão pouco "bem". Eu já lhe dava apenas a ração seca e a água, a conselho de outras pessoas que cuidam de gatos.

Pelo que vi da Royal Canin, o ideal agora seria comprar uma de 400g (não sei se é pouco, eu quero comprar uma embalagem para acabar na altura em que partir de viagem - dia 19 - e não ter de carregar peso extra nem deixar aqui muita ração que não fosse utilizar) da Babycat 34 e aos 4 meses passar para a Ktten 34 e por aí adiante... certo?

lagutrop, quanto a 2ª, trata-se de outro problema que anda a gata a ser tratada devido a uma pelada. A vet receitou-me uma pomada e quer ver o efeito depois de uma semana.

Obrigada pelos vossos conselhos. :D Isto de se ir pelas marcas de televisão realmente é muito enganador... uma pessoa pensa que está a tratar bem o bichano... nunca me lembraria de perguntar à vet se devia dar-lhe outra ração sem ter visto isso por cá. :wink:
Leela

quarta set 05, 2007 9:46 am

Já agora uma dúvida... a minha antiga gata comia à base de latinhas e nunca ração. Na altura eu era mesmo uma completa ignorante nestas coisas e ela gostava demasiado das latas, nem ligava aos secos. :oops: Mas ela tinha um hálito terrível... isso tem a ver com a ração directamente ou é outro tratamento à parte? :|
FNVA
Membro

quarta set 05, 2007 9:59 am

Leela Escreveu:Hum..nunca pensei que whiskas fizessem tão pouco "bem". Eu já lhe dava apenas a ração seca e a água, a conselho de outras pessoas que cuidam de gatos
A ração da whiskas, tem muitos corantes... :(
E quem diz Whiskas, diz Friskies... :roll: De super mercado, a que ainda podemos considerar melhorzinha, é uma chamada "Purina One", contudo, nada tem a ver com a RC... :wink:
Repara na vasta colecção de cores dessas rações... :roll: são realmente muito atractivas para o gato... mas a nível de nutrição... :x
<p>Beijinhos meus e turrinhas do Tobias...</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

quarta set 05, 2007 10:03 am

Leela Escreveu:Já agora uma dúvida... a minha antiga gata comia à base de latinhas e nunca ração. Na altura eu era mesmo uma completa ignorante nestas coisas e ela gostava demasiado das latas, nem ligava aos secos. :oops: Mas ela tinha um hálito terrível... isso tem a ver com a ração directamente ou é outro tratamento à parte? :|
Sim, podia muito bem ser da ração húmida...
Quando dava as saquetas à minha, embora também a alimentasse a ração seca, o hálito dela não era nada agradável... Desde que mudei a ração e lhe tirei a ração húmida o hálito dela ficou "normal"...
Enfim...
Os gatos podem sofrer de tártaro (se não me engano é esse o nome), e o alimento húmido contribui para isso mesmo, porque enquanto que com o alimento seco eles tem de limpar os dentes para tirar os bocadinhos de biscoitos, com o alimento molhado não têm essa necessidade, o que vai ajudar na acomulação de comida e consequêntes maus cheiros e outros problemas...
Acho que a explicação é mais ou menos esta... :wink:
mOreirinha01
Membro Veterano

quarta set 05, 2007 10:06 am

FNVA Escreveu:
Leela Escreveu:Hum..nunca pensei que whiskas fizessem tão pouco "bem". Eu já lhe dava apenas a ração seca e a água, a conselho de outras pessoas que cuidam de gatos
A ração da whiskas, tem muitos corantes... :(
E quem diz Whiskas, diz Friskies... :roll: De super mercado, a que ainda podemos considerar melhorzinha, é uma chamada "Purina One", contudo, nada tem a ver com a RC... :wink:
Repara na vasta colecção de cores dessas rações... :roll: são realmente muito atractivas para o gato... mas a nível de nutrição... :x
A minha vet aconcelhou-me a dar-lhe purina one... e embora eu saiba que não é a melhor, é uma ração muito boa...
Desde que a comecei a dar à minha gata, ela ficou mais forte, com um pêlo mais bonito e deixou de pedinxar comida da nossa...
Ela fica mais satisfeita com esta comida... E, pelo menos por agora, estou a gostar dos resultados :!:
Responder

Voltar para “Gatos”