Vem aí um gato!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
marybary
Membro Veterano
Registado: quinta jun 14, 2007 5:00 pm

segunda set 24, 2007 9:27 pm

Olá :)

Vou-me estrear no fórum dos gatinhos :lol: porque vou ter um gato! :D
Ele não vai estar na minha casa porque a minha mãe não gosta de gatos :? vai ficar na casa da minha avó a viver, mas eu vou lá todos os dias, portanto é practicamente meu.
Amanhã vem ele. Ele vem de tarde e vou de manhãzinha comprar as coisas pra ele. Vou buscar a caixa de areia (é uma caixa aberta que já traz pazinha de tirar a areia), a areia para gatos, a ração, duas taçinhas para água e comida. Vou também levar para ele uma cestinha de verga grande que basta pôr uma mantinha e serve lindamente de cama. Penso que não me estou a esquecer de nada :lol: mas qualquer informação é bem vinda.
Então eu gostava de me informar mais sobre estes felinos... pois não sei practicamente nada sobre gatos, nunca convivi com eles em toda a minha vida.. :lol:
Como é que eu o ajudo a habituar-se ao novo ambiente? Ah, ia-me esquecendo, o gato que vou ter é um gato vadio, portanto vou adopta-lo da rua. Ele vem de uma ninhada de três gatos que vivem com a mãe. Eles iam ter à porta da minha tia e ela dava-lhes de comer. Mas qualquer dia eles podem fugir e ao menos que fique um deles em bons cuidados.
A minha tia dá-lhes leite e penso eu que nacos de carne. Como habitua-lo à ração? Penso que vai estranhar, nunca comeu disso, portanto... E que é melhor para os gatos: ração seca ou húmida? Eu vou trazer uma que é seca, que tem vários componentes que diminuem o tártaro dentário, que dão uma boa digestão, etc. Os gatos devem comer carne de aves, canr de vaca..? Nessa ração tem componentes que têm carne de coelho e também de aves. Ou será melhor trazer húmida?
E o que mais me preocupa é: como ensinar o gato a fazer na areia. Como o ensinar? Ajudem-me, por favor.
Eu sei que é muita pergunta mas eu vou agora estrear-me no mundo dos gatos que me é desconhecido :lol: :lol: Também gostava que, se possível, me dissesem como é o temperamento dos gatos, se custumam ser boa companhia, etc... informações gerais sobre o gato.
Muito obrigada. :D

Bjx*Mary*
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

segunda set 24, 2007 10:00 pm

Boas,

Vai-se estrear e está empolgada :D :!:

O vet dos meus pets nunca me aconselhou comida húmida (tem haver com a sua composição, segundo ele é melhor nem saber o que contem :roll: ), por isso as croquetes são lei nesta casa, até porque ajuda a manter os dentes mais limpos.

Se o gato for pequenino experimente humedecer as croquetes com um pouco de agua morna, mas que não fique em papas, apenas que fiquem "inchadas", se é que me faço entender. Assim ele não terá dificuldade em trinca-las. Gradualmente vá misturando secas com húmidas até ficarem só as secas.
A ração seca é muito completa, por isso não se preocupe com os sabores. Pode ir alternando de sabores, á medida que vai ter que ir comprando.

Leite, não. Só se for mesmo próprio para gatinhos, ou então juntar em partes iguais agua e leite meio-gordo.

A questão da areia, não se preocupe que ele irá quase directo a ela quando a vontade apertar. Basta que esteja acessível. Se quiser pode coloca-lo dentro para ele ficar a conhecer.

Se ficar dentro de casa coloque também á disposição 1 arranhador, senão lá se vão os sofás e as cortinas. Um bocado ou até um pequeno tapete velho serve lindamente, desde que esteja fixo.

Quanto a temperamento, cada gato é um gato, mas normalmente são bichos independentes, os mimos são quando eles querem e não quando nós queremos. Mas não é regra aplicável a todos os gatos.

Parabéns pela aquisição, e não se esqueça de o mostrar :wink: :!:
daysina
Membro
Registado: domingo ago 19, 2007 4:19 pm

segunda set 24, 2007 10:25 pm

Normalmente os gatos adaptam-se muito bem à casa nova.Uma coisa importante é levar o gatinho ao veterinario para controlar que esteja tudo bem com a saude do gatinho e eventualmente dar as vacinas e desparasitar.Quanto à raçao se o gatinho é pequeno é melhor junior para gatinhos até 1 ano, na loja podem aconselhar.Para ambientar o gatinho podes fazer assim, prepara as tacinhas com o comer e a agua e o caixote da areia,depois levas o gatinho ao sitio onde està o comer para ele aprender. A mesma coisa com a areia,quando chega a casa mete o gatinho em cima da areia para ele aprender onde é, deixa-o ver e cheirar tudo e quando tiver vontade de fazer as necessidades jà sabe onde é e vai sòzinho. Normalmente basta isto. Deves tomar muita atençao porque os gatos sao muito curiosos e se é pequeno ainda pior e às vezes metem-se em trabalhos por causa da curiosidade,tambem gostam muito de brincar e tudo lhes serve,precisa ter muita atençao.Arranja-lhe tambem uma coisa onde ele possa afiar as unhas,(hà nas lojas).Atençao com portas e janelas abertas porque pode cair ou fugir.Depois dà-lhe tantos miminhos e festas e vais a ver como serà uma alegria!!!! :D
goodangel
Membro Veterano
Registado: sexta ago 31, 2007 12:18 pm

segunda set 24, 2007 10:55 pm

bem penso que esta tudo (muito) bem dito, e explicado. :P
siga os conselhos aqui dados e tenho a certeza que ira correr tudo bem, e nao se esqueça todos os "buraquinhos" servem para brincar assim como fios, tenha cuidado exemplo: carregadores de telemovel, fios de antena ect..
e la esta cuidado com janelas e se tiver varanda ou terraço ha redes propias para protecçao nao sao dificeis de colocar e sao optimas,
boa sorte e felicidades com o seu menino
:P
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça set 25, 2007 10:53 am

<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
marybary
Membro Veterano

domingo set 30, 2007 8:52 am

Olá a todos!
Desculpem a minha muita demora a responder, mas não pude mesmo antes de hoje :lol:
O gatinho...já lá está! Na casa da minha avó! :D :D Ele é um amor, é muito lindo, preto e branco, e é pequenino, um bebezito, deve ter 1 mês ou dois. Mas quando veio já tinha acabado a fase de aleitamento.
Ele adaptou-se muito bem...O "quarto" dele, é na varanda, uma varanda larga e espaçosa, mas tem vidros e cortinas, e se o gatinho tentar saltar vai mas é dar com o focinho no vidro da janela. :lol: :lol:
Ele é muito arisco e malandro! Já andou a roer as cortinas e a deitar a terra para fora dos vasos. :lol: Ele têm também à disposição um tapete médio que tem um tipo de "pêlos" que se agarram bem à unha do gato, dá para ele arranhar.
Ele já faz na areia, e a ração já está a comê-la :) Também bebe leite de mimosa misturado com um pouco de água, já sei que voces recomendaram não dar leite, mas enquanto ele é pequenino é melhor... depois vai-se tirando.
Ele era vadio, certo... por isso tinha... pulgas. :? O meu avô já lhe deu um banho e pôs-lhe uma coleira desparasitante para gatinhos abaixo dos 6 meses. As bichas desapareceram e não voltam mais. :) Ele também se deve ter magoado nalgum lado e feito ferida, porque tem duas crostas na cabeça... eu ando a deitar-lhe mercúrio nelas dia sim dia não, a ver se aquilo seca. Ele tem também numa das patinhas uma unha que está "à vista", se é que me faço entender. Ou seja, não tem pêlo. Ou ele já nasceu assim, ou se magoou nalgum lado, ou ele é que anda a comer o pêlo...
Enfim ele é maravilhoso. Nunca tive gatos mas estou a gostar muito deste. Obrigada pelas respostas de todos. Leonilde, já li o seu tópico de como receber um gato em casa. É realmente muito útil. :wink: O gatinho ainda não foi ao vet, mas há-de ir.
Fotos dele ainda não há, mas quando houver voces vão ser os primeiros a ver. :lol:

Bjx*Mary*
goodangel
Membro Veterano

domingo set 30, 2007 9:58 am

nao se esqueça de uma coisa muito importante : o veterinario.
nao sei se o mercurio lhe fara bem, o mais indicado e o vet dar-lhe alguma coisa para desinfectar e tratar as tais feridas.
e as vacinas sao muito importantes tais como as analises, e o desparasitante.
e claro o chip, so tem vantagens.
comprimentos.
marybary
Membro Veterano

domingo set 30, 2007 10:08 am

Eu sabia, eu sabia que ia levar nas orelhas :?
O gatinho tem de ir ao veterinário, eu sei. Ele há-de ir, prometo.
Sei que é preciso desparazitar, externa e internamente, verificar se ele está bem, tratar das feridas. Enquanto que não se leva ao veterinario pusemos-lhe a coleira. Mas ele vai ao veterinario, há-de ir, nem que seja a última coisa que eu faça.

Bjx*Mary*
goodangel
Membro Veterano

domingo set 30, 2007 4:12 pm

nao se trata de levar nas orelhas :D
mas e muito importante que o faça.
e que nao seja a ultima coisa que faça mas sim a primeira nao e assim tao caro como isso, e lembre-se que depois sai muito caro se por acaso tiver uma doença visto que era de rua ( espero que nao).
:P
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

domingo set 30, 2007 4:16 pm

Nao lhe dê leite mimosa. Nao é melhor coisa nenhuma!! Os gatos nao devem beber leite humano, mesmo que misturado com agua. e gatinhos muito menos. Acredite que pode ter problemas!!

se lhe quer dar leite, compre leite whiskas. Mimosa, de humanos, NAO.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
marybary
Membro Veterano

terça out 02, 2007 7:57 pm

goodangel, eu adorava mesmo levá-lo ao vet, isso é indispensavel para um animal recém-chegado, ainda por cima um que vem da rua. mas o gato vive na minha avó e a minha avó é que toma conta dele, e ela diz: o gato só veio para aqui porque tu pediste muito! por mim não vinha gato nenhum! ele é teu! é só para tu te calares que queres um animal porque eu tou farta de te ouvir falar em animais! não tens outra coisa na cabeça!" :lol: isto é verdade :lol: ela dis também que "não é preciso levar a veterinário nenhum, sempre tive gatos e nunca os levei e eles viveram bem, esquece la essas modernices dos veterinários". :evil: :evil: isto irrita-me profundamente. essas "modernices", como ela diz, não sao modernices nenhumas, que ela também vai ao veterinário, desculpem, ao médico, e aí ja nao dis que são modernices. Enfim. Eu gosto de gatos e vê-lo todos os dias naquele estado lastimavel (feridas, uma das unhas sem pêlo, e provavelmente pulgas) e não poder fazer nada, é horrível. Por mim ele já tinha ido ao vet, estava de vacinas tomadas, desparazitações e analises feitas, e ali o calendário das vacinas e o "caderninho" de gato muito direitinho. Um animal sáudavel. Mas que posso fazer eu senão juntar dinheiro aos poucos e poucos para o levar ao vet (eu ja estou a fazer isto)? Não posso fazer mais nada.
Ok, sanxeri, vamos cortar com o leite humano. Até porque ele está a crescer e depois vai-se tirando o leite e come a ração apenas.

Bjx*Mary*
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça out 02, 2007 8:12 pm

Mary

Fico triste que a tua avó pense assim.
Então com vai fazer quando ele precisar de ser castrado?
E se ficar doente?

Não sei se o gatinho será feliz com pessoas que não o desejaram e não estão dispostos a gastar dinheiro com ele.

Nas feridas não ponha mercurio.
Compre uma bisnaguinha de Betadine pomada e ponha.

Mas a ida ao vet era mesmo uma coisa muito importante.
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

terça out 02, 2007 8:18 pm

marybary tente nao se afeiçoar muito... nessas condiçoes se calhar era melhor dar o bichano...
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça out 02, 2007 9:37 pm

sanxeri Escreveu:(...) ... nessas condiçoes se calhar era melhor dar o bichano...
Eu não o diria melhor.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
kim_haha
Membro Veterano
Registado: domingo ago 27, 2006 12:20 am

quarta out 03, 2007 6:32 pm

:roll:
<p><u></u></p>
Responder