Alimentação dos nossos meninos/as

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

dianasousa
Membro Veterano
Mensagens: 983
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

quinta set 27, 2007 3:54 pm

Ola, ja reparei q em algumas descriçoes de animais os donos dizem q eles gostam de fruta, de gelado, etc
sera q alguem me pode dizer se existe uma "lista de alimentos" q os humanos comam q tb de p os gatos?
n estou a falar de gelados, chocolates, nada disso. falo de fruta e legumes... comida saudavel, n dada como se fosse ração mas sim cm um suplemento ou uma recompensa
obrigado
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
XANAKIKA
Membro Veterano
Mensagens: 292
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

quinta set 27, 2007 5:24 pm

Boas,

assim de repente não me lembro de nada, apenas de bolachas que o meu caco adora, mas não é particularmente saudável.

Em compensação as mais variadas marcas de comida para gatos têm guloseimas, próprias para situações de recompensa ou miminhos.
Sem querer fazer publicidade, os meus adoram os kitbits de queijo e fígado da whiskas, e os stix da friskies. Não podem sequer ouvir as embalagens, já para não falar que têm que estar sempre fechadas em gavetas. :wink: :!:
<p>" Todo o Homem &eacute; culpado do bem que n&atilde;o fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quinta set 27, 2007 7:07 pm

Deixe-se de experiências que em nada ajudam o gato. Muito pelo contrário. Pode é arranjar-lhe um desarranjo intestinal na melhor das hipóteses. A ração está concebida para eles. O resto... são paranoias dos donos! :roll:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Kyaraa
Membro Veterano
Mensagens: 848
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
Localização: 1 cadela Pincher: Bambi e 1 gata Persa: Klara

sexta set 28, 2007 11:08 am

leonildecarvalho Escreveu:A ração está concebida para eles. O resto... são paranoias dos donos! :roll:
Na realidade não creio serem paranóias dos donos :!: :!: :!:
Compreendo perfeitamente que se queira, de vez em quando dar um miminho àqueles que nos mimam constantemente...
Uma coisa é certa, é necessário ter cuidado os ditos mimos, pois há alimentas que, não são de forma alguma benéficos :?
Tudo o que contenha açucar é de evitar, mas uma vez por outra dar um bocadinho de fruta, ou um pedacinho de queijo, não creio que vá fazer mal.
Também é verdade que, se é para dar um snack, uma compensação, uma goluseima, nada melhor que as que são feitas especialmente para eles :wink:
A minha Klara fica doida com os Kitbits da Whiskas :!: Basta agitar a caixinha que ela vem a correr de onde quer que esteja :lol:
Eu pessoalmente não dou nada mais que isso, um snack da whiskas, mas não creio que o dito pedaço de fruta vá fazer mal :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

sexta set 28, 2007 11:17 am

O gato, quando até à primeira vez que leve um "miminho" não sabe que isso é nem nunca saberiam se nunca lhes fosse dado o dito...! Logo, continuo a dizer que são paranoias dos donos onde me incluo muito esporadicamente mas não com essa treta às corezinhas... cheias de corantes e conservantes. O miminho que lhes possa dar é pescada cozida só mesmo uma ínfima quantidade como miminho e muito esporadicamente e mesmo assim continuo a dizer que quando comecei a dar-lhes que até era em mais quantidade que agora, foi sim por paranóia ou capricho, como lhe queira chamar! Eu chamo paranóia e já que me incluo, é sem intenção de ofensa para ninguém! :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcmac
Membro Veterano
Mensagens: 942
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

sexta set 28, 2007 11:38 am

Concordo com a leonildecarvalho.
Por experiência própria e por aconselhamento veterinário, o melhor para os gatos é a ração seca. É a mais saudável e equilibrada e tem tudo o que eles precisam. Tudo o resto é absolutamente desnecessário e só lhes faz mal se for consumido com frequência e, claro, em excesso.
Às minhas 3 gatas dou uns miminhos muito de longe a longe. E estes compreendem peixe cozido, carne picada, atum de conserva ou uma latinha de comida húmida.
Claro que quando elas comem estes "petiscos" lambem-se todas e se dependesse delas comiam isto todos os dias.
Kyaraa
Membro Veterano
Mensagens: 848
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
Localização: 1 cadela Pincher: Bambi e 1 gata Persa: Klara

sexta set 28, 2007 11:51 am

leonildecarvalho Escreveu:O gato, quando até à primeira vez que leve um "miminho" não sabe que isso é nem nunca saberiam se nunca lhes fosse dado o dito...!
Quando as crianças são pequenas não conhecem o significado do doce e, "não sabem que isso é", não significa porém, que tenhamos o direito de lhes tirar os pequenos prazeres da vida...
Tudo tem sua conta e medida, não estamos a falar de alimentar um gato de snacks e guloseimas :!: :!: :!:
Mas, tal como nós, humanos, também os animais gostam e têm direito aos pequenos prazeres da vida :wink:
Mais de metade da população é fumadora (não é o meu caso) e isso é um vício terrível e que faz muito mal, no entanto as pessoas fumam... E, algures num tópico aqui do fórum, alguém questionava os perigos de fumar ao pé dos animais...
Parece-me a mim um pouco estranho haver tanta preocupação com a dádiva de um snack (feito para os animais) de vez em quando, quando os testemunhos de pessoas que fumam ao pé dos animais me pareceram extremamente passivos :!: Isso sim é muito grave e preocupante, pois tal como os não fumadores, também os animais se tornam fumadores passivos, logo, com potencial para as mesmas doenças repiratórias... :roll:
Quanto a
leonildecarvalho Escreveu:essa treta às corezinhas
não deve estar a falar do mesmo que eu e que a xanakika :!: é que os kitbits não têm corzinhas :!: Nem são doces :!:
Seja como for, as opiniões divergem e, eu não sou adepta dos snacks e alimentação fora da ração seca, ATENÇÃO, no entanto não creio que faça mal, esporadicamente dar um mimo aos nossos animais :wink:
Victor
Membro Veterano
Mensagens: 221
Registado: sábado dez 15, 2001 3:29 pm
Localização: Gata, peixes e cadela.

sexta set 28, 2007 11:54 am

O único mimo que dou (quer dizer.. minha esposa dá) a minha gata é um pouco de leite pela manhã.
Se resto apenas ração.
Kyaraa
Membro Veterano
Mensagens: 848
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
Localização: 1 cadela Pincher: Bambi e 1 gata Persa: Klara

sexta set 28, 2007 12:02 pm

Victor Escreveu:O único mimo que dou (quer dizer.. minha esposa dá) a minha gata é um pouco de leite pela manhã.
Talvez seja o pior mimo que lhe pode dar... Retirei esta informação de um alerta de alimentação felina...

A ideia tradicional de que o gato de alimenta de peixe e leite, não é mais que um "erro" que convém desmistificar. Todos os felinos são carnívoros e o gato doméstico não é excepção: Como tal, adora carne, tendo requisitos especiais em termos de proteína, vitaminas e gordura. No entanto, essas necessidades vão variando ao longo da vida do animal: um jovem não requer necessariamente os mesmos nutrientes de um adulto, pois nos primeiros meses de vida o seu crescimento é de tal forma acelerado que exige uma maior proporção de vitaminas, minerais e proteínas.
Durante a primeira etapa da vida (até aos 8 - 10 meses), a completa formação de dentes e esqueleto exige valores de cálcio da ordem dos 1.3% do total da composição do alimento. Em adulto, este mineral é também imprescindível, mas em menor quantidade - cerca de 10%. Só durante os primeiros 3 meses de vida o gatinho deve beber leite: de início o materno e posteriormente (sexta semana), apenas leite próprio para gatos.

Mais ainda...

O recurso a alimentos confeccionados em casa, que tanto prazer dão ao animal, não é a melhor opção. Apesar de adquirirem peixe de qualidade, adicionarem legumes e arroz ou massa, os proprietários não conseguem elaborar uma refeição de acordo com as necessidades do seu gato. Uma dieta dita equilibrada, exige o fornecimento de cerca de 35% de proteína (ovos, frango, cordeiro ou peixe), gordura (por exemplo a de frango que aporta excelentes quantidades de ácidos gordos essenciais à boa qualidade do pêlo. Deve compor aproximadamente 25% numa ração de crescimento mas apenas 7% numa destinada a dieta para emagrecimento), assim como hidratos de carbono, sob a forma de trigo, milho ou arroz.

Os alimentos enlatados, regra geral mais palatáveis, têm um elevado conteúdo em água - chega a atingir 80% - sendo portanto mais degradáveis; Para além desse contra, a adição de corantes e conservantes faz com que animais cujas refeições são quase na totalidade compostas por esse tipo de alimentos, apresentem por vezes distúrbios digestivos, como o timpanismo (acumulação de gases) ou diarreia.
dianasousa
Membro Veterano
Mensagens: 983
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

sexta set 28, 2007 12:11 pm

agradeço as vossas resposta e algumas esclareceram-me, em relaçao ao biscoitos das whikas elas tb adoram, comem dois a 4 biscoitos por semana.
em relaçao a paranoia dos donos tb n concordo, acho q nós humanos n gostariamos de comer toda a vida batatas cozidas por exemplo.

dizem q a ração é o essencial mas vejo tanta discussao neste forum sobre a alimentação seca (q umas sao boas q outras nao valem nada, por ex as minha comem friskes e purina one ja lhe dei whiskas e provocou diarreia as duas e elas mandaram-me mas foi eu come-la e as da eukanuba elas ficam a cheirar mal da boca e coco mole) q ja n sei mt bem se o q leio as x vale a pena.

de qq maneira mt obrigado!
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
Kyaraa
Membro Veterano
Mensagens: 848
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
Localização: 1 cadela Pincher: Bambi e 1 gata Persa: Klara

sexta set 28, 2007 12:26 pm

dianasousa Escreveu:agradeço as vossas resposta e algumas esclareceram-me, em relaçao ao biscoitos das whikas elas tb adoram, comem dois a 4 biscoitos por semana.
em relaçao a paranoia dos donos tb n concordo, acho q nós humanos n gostariamos de comer toda a vida batatas cozidas por exemplo.
Não posso concordar mais :wink:
Não se trata de fazer um hábito, mas oferecer um mimo esporadicamente...

Quanto à alimentação, dentro das marcas de supermercado, a de melhor qualidade é da Purina One (no entanto fica um pouco limitada quanto aos sabores), mas se tiver possibilidade de adquirir Royal Canin, aconselho vivamente...
A minha Klara nunca correu (no sentido literal da palavra) para a comida como o faz com a Royal :!:
Existem para todo o tipo de gatos, idades e até raças :wink:
É um pouco cara, mas é excelente :D
[Editado pela moderação (tlopes)]
Desde que descobri a Royal Canin Persas Júnior que fiquei doida e já não mudo :wink:
É, sem dúvida das rações mais caras no mercado, mas acredite que compensa... Os gatos, a sua aparência, pêlo e vivacidade agradecem :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

sexta set 28, 2007 12:42 pm

dianasousa Escreveu: em relaçao a paranoia dos donos tb n concordo, acho q nós humanos n gostariamos de comer toda a vida batatas cozidas por exemplo.
O problema é existir quem não saiba distinguir o trigo do joio englobando tudo no mesmo saco, animais e humanos, como se da mesma espécie se tratassem.., é uma chatice. Dá nisto... :wink: :lol:
Mas, tudo bem! Cada um tem a sua forma específica de tratar os seus animais. Seja bem, ou "menos bem"! :wink:
Os vets, agradecem :wink: :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Kyaraa
Membro Veterano
Mensagens: 848
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
Localização: 1 cadela Pincher: Bambi e 1 gata Persa: Klara

sexta set 28, 2007 1:05 pm

[Editado pela moderação (tlopes)]
Tal como tudo na vida, os exageros são sempre incorrectos.

Não acho o ideal dar-se snacks, mas, como dito anteriormente, é apenas um mimo esporádico, NÃO sendo um complemento à alimentação, NEM regra desta.
Felizmente também, que há pessoas que gostam e se lembram de dar miminhos aos seus animais diferentes do que somente uma festa no pêlo...
Quanto à alimentação boa ou "menos boa" cabe a cada um decidir, já que há tantas opiniões, também as há no que é bom e "menos bom"
jcmac
Membro Veterano
Mensagens: 942
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

sexta set 28, 2007 1:07 pm

Victor Escreveu:O único mimo que dou (quer dizer.. minha esposa dá) a minha gata é um pouco de leite pela manhã.
Se resto apenas ração.
Pois, mas isso já não é um mimo. Isso já é um hábito que está a criar.
O Victor também não come doces todos os dias, pois não?
Como a Kyaraa disse e muito bem é um grave erro. Os gatos não precisam de consumir leite e muito menos com tamanha frequência.
A minha gata mais velha adora leite e é um prazer vê-la lamber os beicinhos quando lhe dou um bocadinho. Mas como tenho consciência do mal que lhe pode provocar, isso só acontece muito esporádicamente.
Victor
Membro Veterano
Mensagens: 221
Registado: sábado dez 15, 2001 3:29 pm
Localização: Gata, peixes e cadela.

sexta set 28, 2007 1:29 pm

Vou perguntar ao veterinário da próxima vez que for lá.

Mas pelo que entendi (pelos mesmos motivos) nós também não precisamos consumir leite e muito menos com freqüência, sendo esse restrito ao leite materno.
Responder

Voltar para “Gatos”