Raças....

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Marysilva
Membro Júnior
Registado: quarta ago 15, 2007 11:51 am

segunda out 01, 2007 1:48 pm

Ola pessoal...
Eu gostava de saber que raça apareçe nos boletins dos vossos gatinhos..e já agora qual é a diferença de Europeu comum e Europeu?
:D Obrigado
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

segunda out 01, 2007 2:04 pm

Olá Marysilva :)

As minhas 3 gatinhas são Europeu Comum.
Não sei como é que a vet delas distingue esta raça dos gatos rafeiros.
Se quiseres saber mais pormonerizadamente as diferenças entre as raças podes consultar a secção dos gatos aqui na Arca. Lá encontras toda a informação.

Beijinhos
Joana
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda out 01, 2007 4:04 pm

Olá...

A minha gata é rafeirinha, mas no boletim dela a vet escreveu europeu... Penso que europeu e europeu comum vai dar ao mesmo, não sei :?
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
jcmac
Membro Veterano

segunda out 01, 2007 4:46 pm

mOreirinha01 Escreveu:Olá...

A minha gata é rafeirinha, mas no boletim dela a vet escreveu europeu... Penso que europeu e europeu comum vai dar ao mesmo, não sei :?
Existem os gatos rafeiros e depois os de raça, entre os quais o Europeu Comum.
Não existe uma raça que se chame só Europeu.
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

segunda out 01, 2007 4:56 pm

jcmac Escreveu:Não existe uma raça que se chame só Europeu.
Sim, eu sei... Mas no boletim da minha gata diz que ela é uma Europeu... Eu digo que europeu comum e europeu vai dar ao mesmo porque penso que eles escrevem assim para abreviar, mais nada :!: Ao ler europeu, uma pessoa parte do pressuposto que é um europeu comum...

Agora, a minha vet diz que a minha gata é europeu, eu sei que ela é rafeira, penso que os vets não têm muito rigor ao escrever uma raça e que escrevem europeu simplesmente para não escrever rafeiro, embora eu ache que o mais correcto seria escrever, no local da raça, sem raça definida, até porque europeu comum é uma raça e difere do gato rafeiro, embora eu também não os saiba distinguir :wink:
jcmac
Membro Veterano

segunda out 01, 2007 6:19 pm

Pois eu também não faço a miníma ideia como é que se distingue um gato rafeiro de um Europeu Comum.
Eu já estive a ler a descrição de ambos na secção dos gatos, mas fiquei na mesma.
No boletim de saúde das minhas gatas também está escrito que elas são Europeu comum. Mas para mim até podem ser na realidade gatas rafeiras, não sei!
Mas é uma boa pergunta para colocar à vet delas quando lá voltar.
De qualquer das formas isso não é relevante para mim, adoro-as de qualquer maneira :)!
mOreirinha01
Membro Veterano

segunda out 01, 2007 6:39 pm

jcmac Escreveu:De qualquer das formas isso não é relevante para mim, adoro-as de qualquer maneira :)!
Lá está... Agora é que disse tudo :D
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

segunda out 01, 2007 7:04 pm

Acima de tudo são Gatos. :D
Tenho a ideia, não sei se errada, de que rafeiro e europeu comum são a mesma coisa, ... :| :?: não :?:
Acho que o termo rafeiro se aplica a um animal sem raça,( se calhar é disparate, mas corrijam-me se estiver errada) :wink: :!:
<p>" Todo o Homem &eacute; culpado do bem que n&atilde;o fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
jcmac
Membro Veterano

segunda out 01, 2007 7:10 pm

XANAKIKA Escreveu:Acima de tudo são Gatos. :D
Tenho a ideia, não sei se errada, de que rafeiro e europeu comum são a mesma coisa, ... :| :?: não :?:
Acho que o termo rafeiro se aplica a um animal sem raça,( se calhar é disparate, mas corrijam-me se estiver errada) :wink: :!:
Não, o gato rafeiro é um animal sem raça definida tal como acontece nos cães. O Europeu Comum é um gato de raça.
Eu acho que esta ideia persiste porque ambos são muito semelhantes.
Como já disse não os consigo distinguir e penso que mesmo para alguém avalizado isso também é difícil. Pelo menos esta é a ideia que eu tenho...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda out 01, 2007 7:20 pm

Marysilva Escreveu:Ola pessoal...
Eu gostava de saber que raça apareçe nos boletins dos vossos gatinhos..e já agora qual é a diferença de Europeu comum e Europeu?
:D Obrigado
Europeu comum é o homologo de duas raças estrangeiras que depois de ter sido apurado, com muito trabalho entre cruzamentos nos comuns gatos domésticos (os que eu chamo de rafeirinhos e que quase toda a gente chama de Europeu comum, erradamente) os nossos (rafeirosos :lol:) gato comum doméstico, acabou por se chegar a um padrão estipulado e "standerizado" que deu lugar ao Europeu Comum que é uma raça até já registada no CPF (Clube Português de Felinicultura)!

Espero que tenha percebido a diferença... :wink:
De qualquer forma, se for ao Site do CPF, penso que deve encontrar lá a descrição da raça :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcmac
Membro Veterano

segunda out 01, 2007 7:46 pm

leonildecarvalho Escreveu:
Espero que tenha percebido a diferença... :wink:
De qualquer forma, se for ao Site do CPF, penso que deve encontrar lá a descrição da raça :wink:

Leo
Boa noite Leo :)!

Fui ao site do CPF (que já agora não conhecia e por isso obrigada pela dica :wink:), e infelizmente não tem a descrição do Europeu Comum.
Já agora queria perguntar-lhe se por acaso a Leo sabe se o Bosques da Noruega e o Norueguês da Floresta não serão a mesma raça. Confunde-me um bocadinho e no site da CPF só consideram o Bosques da Noruega...

Beijinhos e obrigada
Joana
mOreirinha01
Membro Veterano

segunda out 01, 2007 8:07 pm

cpfelinicultura Escreveu:EUROPEU

Um plebeu com pedigree!
País de Origem : Europa Continental.
Outras Designações: Europeu de Pelo Curto, European Shorthair.

Na Europa continental, o Europeu de pelo curto é o homologo do British Shorthair de Gra-Bretanha e do American Shorthair dos Estados Unidos. Esta raça deriva do gato domestico comum ( gato domestico ou cruzado ) através de uma selecção baseada em critérios estéticos.

Foi em 1925 que os chamados gatos "Europeus " obtiveram um primeiro standard. Esta raça anteriormente classificada juntamente com os Britsh Shorthair, foi homologada pela F.I.Fe em 1982. Não está reconhecida pelo G.C.C.F da Gra-Bretanha.

ASPECTO GERAL Gato de tipo mediolíneo ( o British Shorthair é o mais brevilíneo ).
De tamanho médio a grande.
Os machos podem atingir os 8 kgs.
Pelo curto.

CABEÇA Bastante larga, de contornos arredondados, comprimento ligeiramente superior à largura. Crânio e fronte ligeiramente arredondados. Bochechas bastante desenvolvidas sobretudo nos machos. Nariz direito, de comprimento médio , com uma base bem definida. Queixo arredondado e firme.

ORELHAS De tamanho médio, com as extremidades ligeiramente arredondadas, apresentando por vezes penachos. Espaçadas e erguidas.

OLHOS Grandes, redondos, muito espaçados e ligeiramente oblíquos. A cor deve ser nítida, pura e em harmonia com a pelagem.

PESCOÇO De comprimento médio, musculado.

CORPO Bastante alongado e não atarracado. Robusto, forte, bastante musculado. Peito largo, bem desenvolvido.

PATAS De comprimento médio, fortes, sólidas, adelgaçando progressivamente até aos pés que são redondos e firmes.

CAUDA De comprimento médio, bastante grossa na base, afilando gradualmente até uma extremidade arredondada.

PELAGEM Pelagem curta, densa, acamada, lustrosa, sem sub-pelo. Todas as cores são admitidas excepto o chocolate, lilás e colourpoint

OBSERVAÇÕES Cruzamentos autorizados com outrs raças : nenhum.

DEFEITOS Corpo excessivamente grande, demasiado entroncado.
Grande semelhança com o British Shorthair e American Shorthair.
Faceiras pendentes.
" Stop " nítido.
Pelagem comprida, lanosa.

CARACTERÍSTICAS / PARTICULARIDADES
Gato rústico, activo, dinâmico, brincalhão. Com um carácter mais fácil do que o gato vadio, mostra-se mais calmo e mais meigo.
Afectuoso, de fácil convivência, dotado de uma grande capacidade de adaptação.
Bom caçador, aprecia a vida ao ar livre.
A sua manutenção é fácil.
Excepto durante a fase de muda, requer apenas uma escovagem semanal.

http://www.cpfelinicultura.web.pt/europeu.htm
No site eles referem-se ao Europeu Comum como Pelo Curto Europeu... Pelo menos a descrição é a mesma do Europeu Comum... :wink:
mOreirinha01
Membro Veterano

segunda out 01, 2007 8:10 pm

Eu por acaso também não conhecia o site... Mas parece-me bem interessante, Leonilde :D
Mas ainda o estou a ver melhor :!:
jcmac
Membro Veterano

segunda out 01, 2007 8:16 pm

mOreirinha01 Escreveu:
No site eles referem-se ao Europeu Comum como Pelo Curto Europeu... Pelo menos a descrição é a mesma do Europeu Comum... :wink:
Pois mOreirinha01, eu também vi a descrição desta raça. Mas para ser sincera na altura pareceu-me um nome demasiado pomposo para os bichanos. Sem querer desprestigiar a raça... ai se as minhas meninas lêem isto :oops:!
Será que é mesmo o Europeu comum!?
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

segunda out 01, 2007 8:18 pm

No boletim do meu Sam diz europeu comum. Ele é um rafeiro. Pressuponho que os europeus comuns sejam... os rafeiros. :lol:
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
Responder

Voltar para “Gatos”