Coleiras com guizo, sim ou não?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

thebigO
Registado: sábado set 15, 2007 7:56 pm

segunda out 01, 2007 7:52 pm

Quando recebi o meu gatinho coloquei-lhe logo uma coleira com guizo por ter sido a primeira coisa a encontrar à venda nos locais mais habituais, por pensar que seria uma boa sinalização em caso dele se esconder e talvez até um pouco por aquela ideia feita do gato com o guizinho a que já estamos habituados.

Mas comecei a questionar-me. Estando eles sempre tao atentos e sendo animais com os sentidos tão despertos não será irritante e até nocivo a constância daquele ruído com os movimentos mais bruscos? Condicionará o seu comportamento? Fará mal ao ouvido própriamente dito?

Nunca li nenhum tópico nem nunca ouvi ninguem falar deste assunto. Deixo aqui a questão.
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda out 01, 2007 8:01 pm

Olá...

Por acaso já li algo sobre isso, só não me recordo onde... Mas diziam não ser muito boa ideia por guizinhos nas coleiras dos gatos :!:
Enfim...
Eu acho um bocadinho irritante o "tlim tlim" constante, que fará os gatos que os têm de usar... :o
Uma vez comprei uma coleira para a minha gata, aquilo trazia um sininho que definitivamente não ía colocar na gata, mas antes de o tirar da coleira decidi por-lho para ver a reacção dela... No inicio começou a andar muito devagarinho a tentar perceber de onde era o som, depois que percebeu que o som a "perseguia" começou a rebolar pelo chão desesperadamente e tentou tirar a coleira com as patas e só parou quando lho retiramos... :|
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

segunda out 01, 2007 8:20 pm

Eu defendo os guizos.

Se os gatos fugirem ou se esconderem é mais facil detecta-los. :lol:

E nao, para eles nao há qualquer problema. No inicio estranham, mas logo se habituam e nao sentem diferença. Com os meus 4 gatos é assim. nao se importam nadinha...
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

segunda out 01, 2007 8:49 pm

Boas,

não sei se realmente tem ou não, algum senão para os gatos.

O que sei é que era porreiro, quando estava a viver com os meus pais, estar na cozinha e ouvir o noki a chegar, ainda no quintal :P
Até ao dia em que nunca mais se ouviu..., nem se viu.... :cry:

Mas mesmo assim foram 13 anos de gato aventureiro, saudável, brincalhão. Sempre com sininho :wink: :!:
<p>" Todo o Homem &eacute; culpado do bem que n&atilde;o fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda out 01, 2007 9:02 pm

O guiso serve para avisar os donos do paradeiro do gato mas... na minha opinião e tal como já alguém afirmou e bem, os gatos têm o sentido de atenção e audição muito apurado e penso ser um pouco perturbador ao animal o barulho do mesmo... até mesmo quando estão a descansar e o "instrumento" toca com os movimentos que possam fazer durante o sono... :wink:
Ainda, gatos que passeiem no exterior, gostam de caçar e com o sino...lá se vai a caça :P :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
kim_haha
Membro Veterano
Registado: domingo ago 27, 2006 12:20 am

segunda out 01, 2007 9:52 pm

Posso estar errada, mas eu a todos os gatos que tive só lhes ponha coleiras quando os passeava na rua. Não sei mas acho que se sentem mais confortáveis assim soltos sem nada pendurado. Mas por exemplo quando vou com eles de férias para sitios que não conhecem ponho-lhes sempre uma coleira e de preferencia com guizo, caso eles se percam pela casa posso encontrá-los.
Não sei como aconteceu mas no inicio de Setembro fui de férias para uma exploração agricola no Alentejo onde podiamos levar os nossos bichinhos, e lá fomos todos, um dia estávamos nós no alpendre e a Nala (a minha gata) dentro de casa. Começamos por ouvir um estrondo quando chegámos lá dentro estava a Nala a correr de um lado para o outro parecia que tinha ganho o euro-milhões, quando olhámos bem para ela e reparámos que tinha uma "coisa" na boca - "Destruiu a carpete!" Mas depois de olharmos melhor estava ela com um passarinho na boca :o
Foi dificil mas conseguimos solta-lo e agarrá-lo com uma toalha, ele no final para nosso espanto ficou bem. Nem sabemos como entrou, as janelas estavam todas fechadas..
Nunca tinha visto a minha gata com tanta felicidade, durante resto da tarde ficou amuada conosco por lhe termos tirado o "prémio".
Tudo isto para dizer que se calhar se eu não me tivesse esquecido de lhe pôr o guizo o pardal não tinha sido tão facilmente apanhado.
<p><u></u></p>
Becasrub
Membro Veterano
Registado: quinta ago 23, 2007 4:09 pm

segunda out 01, 2007 10:10 pm

olá. quando levei a minha gata ao vet pela primeira vez, questionei sobre isso. a vet disse não ser aconselhavel, visto "atrofiar" os gatos por causa do barulho ser muito irritante, mas é facil. basta comprar um brinquedo com guizo. vera que brinca um pouco e de seguida rejeita. a minha gata é raro brincar com algo com guizo.
Viscosa
Membro Júnior
Registado: segunda jan 23, 2006 12:36 pm

segunda out 01, 2007 10:17 pm

Boa noite.

Não sou a pessoa mais entendida em gatos mas acho que se me fizessem usar um guizo eu dava em maluca a ouvir aquele som a cada movimento que fizesse. Acho também que como animais brincalhões que são, deve ser triste não conseguírem fazer uma emboscada às pernas do dono ou saltar de repente e pregar um susto.
Isto foi a minha opinião pessoal.
celsodiogo
Membro
Registado: terça set 18, 2007 2:24 am
dark - pit bull

terça out 02, 2007 1:27 am

oii boas pepol eu n sou la muito entendio no que toca a gatos mas, o poco que sei diz.me que a especie Felina é grandiosa devido ao seu modo de caça a dita "Emboscada", e os gatos nao sao esceção, mesmo que nao seja para caçar qualquer um repara que os gatos nas suas brincadeiras gostao de emboscar os brinquedos ou tentao sempre apanhalos da mesma maneira devagarinho e zaxx, logo eu acho a ideia do guizo um absurdo, a quem diga que os gatos abituao.se tambem que remedio tem eles :( , passam dias e dias com aquilo.um dos exemplos a dar é imaginem a sensibilidade que o ouvido de um gato tem comparada com a de um humano, e se nós conseguimos ovir o guizo a distancias multipliquem esse mesmo som ovido pelos gatos :evil: . e ja para nao falar de que todos nós temos direito a descaçar em "PAZ" quem é que gosta de ovir o despertador a tocar??imagino que ninguem.agora pensem num gato cada vez que muda de posiçao ter de ovir sempre o guizo :o .. acho isso um desrespeito pelo sossego do animal.

va abraços celso
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça out 02, 2007 8:02 am

Todos os gatos que passaram na minha vida usaram coleira e com guizo.

O que faço é usar daquelas coleiras anti-estrangulamento e com um alicate, estreitar a abertura do guizo.
Só se correrem ou saltarem se ouve algum som.
E é facil perceberem isso.
Tenho 5 gatos, se aquilo fizesse o barulho normal, ninguem dormia aqui em casa.

Podem achar que é incomodo para o gato mas acho que não é muito mais do que os berloques de qualquer pulseira que usamos.

Quando eu era pequena, foi graças ao guizo que encontrámos a minha gata quando fugiu de casa.
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

terça out 02, 2007 10:02 am

Os meus gatos estao muito bem. E como ele nao caçam... :lol:
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

terça out 02, 2007 10:49 am

Os meus são usam coleira com guizo quando vou de férias para a aldeia. Lá andam à solta e como têm a mania de se esconderem dá muito jeito ouvir uma "guizadela" ;)

Outra vantagem é a de salvar os pintainhos que a minha mãe tem das emboscadas do Lucas :s

Ao chegar à noite e quando já estavam fechados em casa retirava ou ninguém conseguiria dormir sossegado...

Agora ando há algum tempo é para comprar a coleira com o identificador. Não sei se de placa ou tubo, ainda estou para decidir essa parte.
Taito
Membro Veterano
Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
Contacto:

sexta out 05, 2007 7:00 pm

Os meus gatos têm todos coleira mas optei por trocar o guizo por plaquinhas identificadoras :wink:
Sei que por um lado o guizo permite-nos saber sempre onde estão, mas o que gosto nos gatos é mesmo o seu andar silencioso, às vezes estão aconchegados a dormir na sala num cantito qualquer e eu nem dei por eles deles a entrar... sinceramente gosto disso nos gatos. :) O guizo estraga isso...
<p>&nbsp;http://meetmydogs.no.sapo.pt</p>
<p>To sit with a dog on a hillside on a glorious afternoon is to be back in Eden, where doing nothing was not boring--&nbsp; <strong>it was peace</strong>." </p>
<p>Milan Kundera </p>
JCFM
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 2:42 pm

sexta out 05, 2007 7:55 pm

Olá !

Só agora é que vi este tópicomas senti logo a necessidade de deixar a minha opinião, opinião essa que não será muito bem vista por todos.

Caso o gato viva em casa e nunca saia à rua, ou se sair, somente em ocasiões controladas e durante pouco tempo, não há necessidade de estar a colocar um guizo no animal, no entanto se viver sempre no exterior acho que é necessário um guizo visto que os gatos dizimam milhões e milhões de aves e outros animais todos os anos. Os gatos domésticos não fazem parte do ecossistema e, por isso , constituem uma ameaça para as populações de animais auctóctenes.
Quanto ao guizo ser incomodativo, poderá sê-lo durante os primeiros tempos, mas depois eles acabam por ignorar o barulho provocado pelo guizo. É como se duas pessoas entrá-sem numa loja de animais cheia de periquitos; uma nunca tinha tido periquitos, a outra era um criador deles: a primeira iria sentir-se incomodada pelo barulho, enquanto que o criador nem ligaria, de tão habituado que estava.
Última edição por JCFM em sábado nov 24, 2007 10:19 pm, editado 1 vez no total.
Fidokas
Membro
Registado: quinta ago 23, 2007 2:05 pm

sexta out 05, 2007 7:56 pm

nao concordo em por os guisos na coleira :?
acho que é um bocado irritante, tamto para eles como para nós...
Mas ..... nao sou muito entendida em gatos...

cumprnts :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”