Ainda não consigo perceber a minha gata a 100%

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça out 09, 2007 1:09 pm

Olá, boa tarde!

Vai fazer 6 meses que tenho a minha gata cá em casa, como ela veio com apenas 1 mesinhos (sim, foi um bocadinho cedo, mas teve de ser), tem neste momento 7 meses... :)
Ela é a primeira gata que tenho e eu ainda estou a aprender com ela... Mas como a idade as atitudes dela vão mudando e há ainda coisas que me passam ao lado... :|

Ela foi esterilizada no dia 28 do passado mês... No inicio não lhe notei diferenças, mas agora já lhe percebo algumas :!:
Está muito mais mimalha, mas também está mais agressiva, quando está ao pé dos meus pais deita-se no chão a fazer rum rum e deixa-os fazer tudo, embora eles tenham de ter sempre muita atenção já que ela não é muito certa, já comigo, começa-se a rebolar pelo chão e se lhe meto a mão ela agarra-ma com as patas e começa-me a morder com imensa força... Bem, a minha gata nunca foi calma, sempre gostou de dar as suas mordidas, mas nunca as deu com tanta força, e apesar de às vezes morder aos meus pais (noutro dia deixou a minha mãe sem acção na mão :? ), é a mim que ela mais morde, eu ando quase tão arranhada como quando ela veio cá para casa, parece que tenho um novo gatinho pequenino por aqui :?
Mas a Luz tem também os seus momentos de ternura, pede colinho e dá-me muitos beijinhos... :P Por isso parto do principio que seja pura brincadeira, por vezes penso que ela me vê como um ser da espécie dela, uma gatinha com quem brincar... :?

Outra coisa que não percebo é o facto dela andar a passear com o meu pijama pela casa... :?
Eu saio cedo de casa, para ir para a escola, e como ando sempre muito apressada deixo tudo espalhado em cima da cama, desde camisolas ao meu pijama... :wink:
Ontem cheguei a casa e deparei-me com a camisola do meu pijama à entrada e com as calças a meio do corredor, hoje quando cheguei da escola encontrei o pijama novamente no corredor... :?
Ela já por uma vez o tinha feito, mas eu pensei que fosse por brincadeira, mas dois dias seguidos torna-se esquisito, ainda mais sendo dois dias após o fim-de-semana...
Sentir-se-á sozinha :?: Porque escolhe sempre o pijama :?:

Desde já, obrigada :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça out 09, 2007 1:18 pm

É mesmo um acto demonstrativo de saudade e ou pedido de atenção... :wink: . Ela vai buscar algo que tenha o seu cheiro. Neste caso o seu pijama :wink:
O ser "bruta" com as garras e com a boca e não agressiva, penso eu, tem a ver com o facto de ter saido da mãe antes dela lhe poder dar a educação disciplinar felina :wink: :P que ela precisava na altura.
Os gatos retirados muito cedo às mães, acabam por ficar com a prendizagem inconcluida :wink: . Depois têm que ser os donos a fazerem de "educadoras felinas" :P :lol:
Vá-lhe dando umas sapatadas cada vez que ela seja bruta para que ela associe... e aprenda :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

terça out 09, 2007 2:54 pm

A minha gatinha mais velha, que está quase a fazer 11 aninhos, também teve esse comportamento cá em casa. E tal como a Luz, a Cd também foi retirada da mãe muito cedo, com semanas apenas.
Ela não teve tempo de apreender todos os comportamentos que só uma mãe sabe transmitir aos seus filhotes. É engraçado porque no início nem lavar-se sabia :wink:!
Quando veio ela costumava mamar no meu pijama. Eu punha-a no meu colo e ela começava a lamber a gola do meu pijama. Manteve este hábito até muito tarde e sempre associei ao facto de ter sido desmamada muito cedo.
Mas tarde, quando perdeu este hábito, começou a pegar nas minhas peças de roupa e fazia um ritual estranho com elas. Pegava com a boca numa ponta e depois começava a miar e a rodar sobre si própria, enrolando a peça de roupa e amassando-a com as patinhas. Mantém este ritual até hoje e tem no cestinho de verga onde dorme uns collants meus já velhos.
Sempre pensei que fosse uma forma de aproximação a mim. Até porque as peças de roupa têm o nosso cheiro e como sabe os felinos são muito sensíveis a isso. Meia volta também tenho as minhas peças de roupa espalhadas pela casa :lol:!
O comportamento da Luz é normal e a mOreirinha01 vai com o tempo descobrindo coisas novas e vai ver como vai ficar fascinada com elas :wink:.
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

terça out 09, 2007 4:37 pm

obrigada pelas vossas respstas...

eu sei que ao serem retirados muito cedo da mão eles não têm toda a educação que deveriam ter... mas teve mesmo de ser, ou a trazia logo após o desmame, ou corria o risco de nunca mais lhe pôr a vista em cima :|

a questão é que antes ela mordia, mas já controlava, já mordia por morder e não para magoar... mas agora voltou a morder com demasiada força, como se voltasse a ser pequenina e não se soubesse controlar... :|
mas por a Leonilde falar em garras... recordei que a vet lhe cortou as unhas, e agora, como ela não me pode prender as mãos com as unhas, talvez o tente fazer com os dentes e acaba por magoar :?
poderá ser isso :?:

agora, em relacção ao pijama...
eu tive de sair de casa, cheguei mesmo ao bocadinho, quando cheguei ela estava à porta, e andava atrás de mim, a saltar, eu peguei nela, ela deu-me muitos beijinhos, e esfregou o fofinho nas minhas mãos e na minha cara... :)
quando cheguei ao quarto reparei que ela andou metida por baixo dos cobertores da minha cama :?
neste momento está aqui a dormir ao pé de mim, mas eu já reparei que para onde quer que vá, ela vai atrás... como se não quisesse estar sozinha :? mas ela nunca foi assim, ela sempre foi bastante "independente", por vezes preferia ir para uma zona da casa onde não houvesse ninguém... :? agora anda simplesmente colada a nós :?
não é que eu me importe que ela ande atrás de mim :P mas é estranho nela :|
parece que anda triste, ou carente :|
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça out 09, 2007 5:45 pm

Pode ser isso, sim :wink: tipo "ai não dá com as unhas? Então vai dar com os dentes" :P :lol:

Ela está com demonstração de como se tivesse sido "abandonada" :P por causa de ter ido ao vet e terem-lhe feito "maldades" :P :lol: :wink: E agora conte que por muito mais tempo ela vai ser a sua sombra... :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

terça out 09, 2007 7:23 pm

Então pode ser mesmo de lhe terem cortado as unhas... fico mais descansada :D
Eu pessoalmente não gosto que cortem as unhas aos gatos, mas a veterinária cortou-lhas no dia da esterilização porque ela não deixava que ninguém se aproximasse e até atacou a ajudante da veterinária, eu fiquei bastante chateada quando ela me disse que lhas tinha cortado, só que já não podia fazer nada :( Mas ninguém lhas volta a cortar, isso não :!:

"Abandonada" :?:
Eu nunca pensei que ela se pudesse sentir assim... :(
Mas agora já percebo melhor estas actitudes dela...

Obrigada :!:
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

terça out 09, 2007 9:08 pm

Mas não tem mal nenhum cortar as unhas aos gatos, muito pelo contrário. Já pensou o que uma garra de gato em todo o seu esplendor poderá fazer à sua pele e já agora à sua mobília? Penso que a maioria dos donos com gatos que não saiem à rua mantêm as unhas dos seus miaus cortadinhas. Eu, pelo menos, faço questão. Logo que cortar apenas a pontinha transparente da unha e não a parte cor de rosa, é completamente indolor para o gato e evita uma série de problemas.

Quanto às mordidelas, tal como disse a leonildecarvalho, a gata tem de aprender convosco a distinguir comportamentos adequados de comportamentos indesejados. Não deixe a gata morder-lhe sem que mostre o seu desagrado (já li algures que um grito na altura da mordida imita o grito dum mano quando a brincadeira se torna muito bruta). Para além disso, nunca brinque com a gata com as suas próprias mãos, sempre com brinquedos. Isto inclui permitir que ela agarre na sua mão com as patas - está a convidá-la para uma brincadeira que para si já deixou de ter piada. Ofereça-lhe antes um brinquedo nestas alturas. :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça out 09, 2007 11:43 pm

mOreirinha01 Escreveu:Então pode ser mesmo de lhe terem cortado as unhas... fico mais descansada :D
Eu pessoalmente não gosto que cortem as unhas aos gatos, mas a veterinária cortou-lhas no dia da esterilização porque ela não deixava que ninguém se aproximasse e até atacou a ajudante da veterinária, eu fiquei bastante chateada quando ela me disse que lhas tinha cortado, só que já não podia fazer nada :( Mas ninguém lhas volta a cortar, isso não :!:

"Abandonada" :?:
Eu nunca pensei que ela se pudesse sentir assim... :(
Mas agora já percebo melhor estas actitudes dela...

Obrigada :!:
Chegam a ter a mesma atitude após os donos se ausentarem, p.e., para férias..e, quando regressam, alguns até amuados se mostram por algum tempo (pouco) :wink: : Depois querem é fazer demonstrações de afecto, dando turrinhas, dentadinhas de amor, roubar pijamas :lol:, etc... :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

quarta out 10, 2007 10:32 am

mOreirinha01, vou deixar-lhe um link para um site que com certeza achará muito interessante :wink:!

http://www.catish.com.pt/gato/inicio.htm
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quarta out 10, 2007 11:36 am

mOreirinha01 Escreveu:
neste momento está aqui a dormir ao pé de mim, mas eu já reparei que para onde quer que vá, ela vai atrás... como se não quisesse estar sozinha :? mas ela nunca foi assim, ela sempre foi bastante "independente", por vezes preferia ir para uma zona da casa onde não houvesse ninguém... :? agora anda simplesmente colada a nós :?
não é que eu me importe que ela ande atrás de mim :P mas é estranho nela :|
parece que anda triste, ou carente :|

O meu Sam ficou igual. Ha dez dias voltei para o Porto para estudar e trouxe-o. Infelizmente o meu outro gato teve um ataque de panico dentro do carro e nao o trouxemos. O Sam ficou muito mais meigo. nao parece nada triste. Esta normal. mas segue-me para todo o lado, ronrona, quer mimos... Enfim, um gato meigo (coisa que ele nunca foi).
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta out 10, 2007 12:14 pm

Pois segue... porque está carente de companhia :wink: daquela a que estava acostumado...logo: "pelo menos esta companhia (a da dona ) não a quero perder" :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

quarta out 10, 2007 3:43 pm

ssequeira Escreveu:Mas não tem mal nenhum cortar as unhas aos gatos, muito pelo contrário. Já pensou o que uma garra de gato em todo o seu esplendor poderá fazer à sua pele e já agora à sua mobília? Penso que a maioria dos donos com gatos que não saiem à rua mantêm as unhas dos seus miaus cortadinhas. Eu, pelo menos, faço questão. Logo que cortar apenas a pontinha transparente da unha e não a parte cor de rosa, é completamente indolor para o gato e evita uma série de problemas.

Quanto às mordidelas, tal como disse a leonildecarvalho, a gata tem de aprender convosco a distinguir comportamentos adequados de comportamentos indesejados. Não deixe a gata morder-lhe sem que mostre o seu desagrado (já li algures que um grito na altura da mordida imita o grito dum mano quando a brincadeira se torna muito bruta). Para além disso, nunca brinque com a gata com as suas próprias mãos, sempre com brinquedos. Isto inclui permitir que ela agarre na sua mão com as patas - está a convidá-la para uma brincadeira que para si já deixou de ter piada. Ofereça-lhe antes um brinquedo nestas alturas. :wink:
Quanto às unhas...
Eu sei que não há problema em cortá-las...
Mas eu não gosto, acho que as unhas são bastante importante para os gatos, mesmo para os que vivem dentro de casa :!:
Quando aos arranhões... Apesar de espetar as garras, quando me queria agarrar o braço, já não o fazia com tanta força, já tinha aprendido a controlar... As mobilias, por acaso ela nunca foi muito de arranhar os moveis, preferiu sempre os tapetes, e a parte de trás dos sofás :wink: Mas depois que lhe cortaram as unhas ela ainda começou a arranhar mais do que o habitual, para as conseguir afiar... :?

As mordidelas...
Ela já as tinha aprendido a controlar...
Já não mordia com muita força, eram só aquelas mordidelas de brincadeira... :D
Mas agora começou a morder com mais força, e eu penso que é por ela "não ter" unhas, já que não me pode agarrar com as unhas, agarra com os dentes... :|
leonildecarvalho Escreveu:Chegam a ter a mesma atitude após os donos se ausentarem, p.e., para férias..e, quando regressam, alguns até amuados se mostram por algum tempo (pouco) :wink: : Depois querem é fazer demonstrações de afecto, dando turrinhas, dentadinhas de amor, roubar pijamas :lol:, etc... :wink:

Leo
Sim...
Em caso de férias e de periodos de ausência, eu sei que os gatos mostram o seu desagrado e até saudades :!:
Mas nunca pensei que ela se sentisse assim devido a ter ficado na vet... :| Mas a verdade é que ela antes da operação portava-se terrivelmente, quando lá ía, agora chega lá, mete o rabinho entre as pernas e encolhe-se toda dentro da transportadora, ainda ontem lá fomos e pude verificar isso :!: :|
jcmac Escreveu:mOreirinha01, vou deixar-lhe um link para um site que com certeza achará muito interessante :wink:!

http://www.catish.com.pt/gato/inicio.htm
Sim, bastante interessante... alguns dos comportamentos que eles descrevem eu já tinha verificado na minha gata :!:
sanxeri Escreveu:O meu Sam ficou igual. Ha dez dias voltei para o Porto para estudar e trouxe-o. Infelizmente o meu outro gato teve um ataque de panico dentro do carro e nao o trouxemos. O Sam ficou muito mais meigo. nao parece nada triste. Esta normal. mas segue-me para todo o lado, ronrona, quer mimos... Enfim, um gato meigo (coisa que ele nunca foi).
leonildecarvalho Escreveu:Pois segue... porque está carente de companhia :wink: daquela a que estava acostumado...logo: "pelo menos esta companhia (a da dona ) não a quero perder" :wink:

Leo
Lá está...
Houve uma mudança grande na vida dele, e ele não ficou indiferente... :|
Agora... Eu nunca pensei que a história da esterilização a pudesse afectar assim :( Mas enfim, isto deve passar :D
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta out 10, 2007 4:11 pm

Claro que passa :wink:

Teve foi sorte dela entrar no vet e deixar fazer tudo, depois do que pelo passou. :lol: A minha Leo é um castigo até para agora a meter na transportadora porque associa...

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

quarta out 10, 2007 5:23 pm

leonildecarvalho Escreveu:Claro que passa :wink:

Teve foi sorte dela entrar no vet e deixar fazer tudo, depois do que pelo passou. :lol: A minha Leo é um castigo até para agora a meter na transportadora porque associa...

Leo
Por acaso ela mal vê a transportadora salta lá para dentro... :wink: Depois quando vê a vet é que mostra medo :|
Mas a veterinária tem mais medo que ela, desde o dia da operação, segundo me foi dito a Luz não teve uma reacção muito bonita, a vet evita pôr-lhe a mão e até a trata por fera... :| Mas a Luz até se porta bem, agora :!:

Mas enfim..
Apesar de estar mais calma, mimada e de interagir mais comigo, eu sinto falta da minha pestinha :wink:
Liama
Membro Júnior
Registado: quinta jul 10, 2003 5:55 pm

quarta out 10, 2007 8:52 pm

A minha pretinha também teve (e às vezes ainda tem) comportementos desse tipo. Foi viver comigo ainda muito pequenina após abandono e sempre acreditei que fosse essa a razão da sua agressividade. Também é muito meiga mas quando se zanga é um caso sério. Ainda há alguns meses deu uma dentada na minha mãe que a deixou a sangrar imenso. Por muit que nos custe, nestas alturas temos que substituir as mães e dar-lhe uma sapatadita para ela perceber. Julgo que as coisas se vão resolvendo com a idade e com a alteração de voz. Ela percebe bem quando estão a ralhar. Por outro lado parece-me que também há ali muitos ciúmes das outras. Agora, com a Buzina e a Kika a receberem mais miminhos por serem tão pequeninas ela voltou a mostar alguma agressividade. Com muita paciência e alguns ralhetes, lá vamos controlando a situação. Mas acredito que elas precisam mesmo é de muito carinho. Sei que vou ter problemas idênticos com a buzina que ainda bebe biberão e foi lá para casa com 15 dias. Confio que a Kika, mais crescida e que esteve com a mãe até muito tarde, não tenha destes problemas e até me ajude a educar a Buzina, agora que fizeram amizade. Isto tudo para dizer que até eu que tenho 6 gatas, e há muitos anos, por vezes ainda me surprenndo com o seu comportamento. Até porque o temperamento dos gatos, mais independentes do que os cães, torna-os muito mais imprevisíveis. Mas são uns amigões e vale a pena todo o esforço.
Responder

Voltar para “Gatos”