Devo Castrar o meu gato???

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Hofacher
Membro Júnior
Registado: terça jul 17, 2007 8:37 pm

terça out 23, 2007 5:20 pm

O meu gato tem quase 1 anito, sempre me disseram que é melhor castra-lo mas a verdade é que até agora não tenho tido problemas com ele tipo marcar território e assim. Tem portado bem :) mas mesmo assim o que me aconselham? Acham que devo deixar andar e continuar a ver se me vai dar problemas e se não der deixo andar assim? Também confeço que ia custar ver o meu Kikinho a ser castrado e andar com o funil :( beijinhos e obrigada pela vossa atenção ;)
Becasrub
Membro Veterano
Registado: quinta ago 23, 2007 4:09 pm

terça out 23, 2007 5:30 pm

olá. a mim também me custou fazer isso à becas mas foi o melhor para a saúde dela.
não foi por isso que deixou de ter cio.
ou seja, o seu gato, pode deixar de marcar território ou não depois de ser castrado, mas há muitos sites que informam sobre a castração e os seus beneficios
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

terça out 23, 2007 6:06 pm

Ainda não tem, mas vai ter em breve. Se ele estiver em casa, vai dentro em pouco tempo ver os xis-xis que ele vai fazer por aí, além que se tiver gatas, mesmo que estejam esterilizadas, ele não as vai deixar em paz.

Também me foi difícil tomar a decisão de castrar o meu gato, até chorei, para não falar no receio que eu tinha da anestesia , mas não havia outra alternativa.

O mais díficil é mesmo ao acordar da anestesia, ficam um pouco tontos, mas rapidamente se recompõem. Quanto ao uso do colar isabelino (funil), no caso do meu gato não precisou usar, isso depende de Vet. para Vet. e também do comportamento dos gatos, de se lamberem no sítio da cirurgia ou não. O meu não se lambia, teve uma cicatrização muito rápida.

O melhor será falar com o Veterinário, para ver a melhor altura para fazer a cirurgia e para se ir mentalizando.

No caso da gato andar na rua, há quem defenda que não se devem castrar, porque não se defendem tão bem.

A minha opinião é que mesmo se vão à rua, devem-se castrar, pois com isso impede-se que venham a ter muitas doenças, mutilações, etc., provocadas por lutas com outros. Além como já sabemos todos, as ninhadas indesejadas.

Boa sorte para o gatinho
MariaPaz
Membro
Registado: sexta jul 27, 2007 7:58 am

terça out 23, 2007 6:07 pm

O meu gato Moki (7 anos e meio) foi castrado com 9 meses, não usou funil ou abajour :D , nunca ficou obeso, tanto que quando vai à vacina anual, o vet olha para ele e diz sempre "estás bom pá, não engordaste!". Desde sempre que come a ração Fit da Royal Canin.
A minha gata Lili (7 meses) foi esterilizada há 1 mês, no 2º dia tive que lhe tirar o funil pois a rapariga não se ajeitava com aquilo. Como estava sempre a ser vigiada não tirou o penso, embora ela tentasse. Também já come a mesma ração que o "mano", pois era impossível estar a dar-lhe ração para gato bébé, pois ela ia comer a do "mano" e vice-versa. Já come ração de adulto há 1 mês e está-se a dar maravilhosamente.
Como os meus gatos não vão à rua recomendo vivamente a castração.
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça out 23, 2007 6:16 pm

olá...

sim, eu sou a favor da castração :!:
eu esterilizei a minha gata à quase um mês (tinha ela meio aninho), e apesar de na altura ter custado um bocadinho, agora não me arrependo em nada... até porque no dia seguinte à operação já não era nada com ela... :D
ah, e a minha gata não andou de "funil" :P
continua a mesma pestinha de sempre, mas agora já não tem aqueles cios horríveis :!: o único senão é que come mais, mas se eu tiver cuidado com a alimentação dela, isso não é um problema :wink:

enfim...
um gato é sempre um gato e vai acabar por ter aquele instinto de procurar uma gatinha, de marcar território, essas coisas... :?

vou contar a historia dos meus pais...
eles tiveram um gato, mesmo antes de eu nascer... eles dizem que ele era a coisa mais meiguinha que havia... até o dia em que "andou saído" pela primeira vez... andou desaparecido uns dias e quando voltou não era o mesmo... ele costumava ser um gato limpinho e apartir desse momento ficou bastante porquinho, começou também a atacar a minha mãe, enfim... mudou completamente... até um dia em que foi e nunca mais voltou :!:
se na altura devia eles o tivessem castrado, se calhar nesta altura ainda tinham o gato :|
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça out 23, 2007 6:30 pm

Info: os gatos não têm cio, acasalam sempre que podem.

É muito complicado ter dentro de casa um gato inteiro. Se ele ainda não começou a fazer marcações, não espere que comece, é melhor castrá-lo já. A intervenção é simples e o pós-operatório pacífico.

Cumprimentos e boa sorte com o bicho.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça out 23, 2007 8:55 pm

Becasrub Escreveu:olá. a mim também me custou fazer isso à becas mas foi o melhor para a saúde dela.
Boas.

Pode explicar, por favor, o que quer dizer ao mencionar
:?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Becasrub
Membro Veterano
Registado: quinta ago 23, 2007 4:09 pm

terça out 23, 2007 10:34 pm

leoneldecarvalho, penso não estar errada e, espero que não, mas informei-me junto de alguma pessoas dentro do assunto e, disseram-me que, quando os gatos ou gatas são castrados/esterilizados quando já tiveram cios antes, podem não deixar de os ter. e já reparei no outro dia que a becas andava doida de novo. apenas isso =) acho que não estou errada
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça out 23, 2007 10:46 pm

Becasrub Escreveu:leoneldecarvalho, penso não estar errada e, espero que não, mas informei-me junto de alguma pessoas dentro do assunto e, disseram-me que, quando os gatos ou gatas são castrados/esterilizados quando já tiveram cios antes, podem não deixar de os ter. e já reparei no outro dia que a becas andava doida de novo. apenas isso =) acho que não estou errada
Claro que está!
Essas pessoas estão tão dentro do assunto e não sabem que numa castração da fêmea são retirados os ovários? Logo, sem ovários não há ovulação :arrow: não há cio :arrow: não há "nenés" :wink:
Agora, passou a Becasrub a saber mais que essas pessoas que estão dentro do assunto :wink: e já lhes pode explicar a elas o quanto estão erradas... :wink:

Leo
PS- já agora, é leonildecarvalho :wink: :lol:
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
celsodiogo
Membro
Registado: terça set 18, 2007 2:24 am
dark - pit bull

quarta out 24, 2007 2:23 am

leonildecarvalho Escreveu: Essas pessoas estão tão dentro do assunto e não sabem que numa esterelização a fêmea são retirados os ovários? Logo, sem ovários não há ovulação :arrow: não há cio :arrow: não há "nenés" :wink: :wink: :lol:
nem mais leonildecarvalho :wink: ahhh e ja agora como o(a) dinodane disse os gatos(machos) nao tem cio :!:
celsodiogo
Membro
Registado: terça set 18, 2007 2:24 am
dark - pit bull

quarta out 24, 2007 2:29 am

leonildecarvalho Escreveu:numa castração da fêmea
castração?? :o

se muito nao me engano eu penso que a leonildecarvalho querera dizer esterelizaçao ou nao :roll:
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta out 24, 2007 8:38 am

celsodiogo Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu:numa castração da fêmea
castração?? :o

se muito nao me engano eu penso que a leonildecarvalho querera dizer esterelizaçao ou nao :roll:

Porquê o icone ( :roll: ) ?
:o
Quando não se sabe, pergunta-se. Não era preciso esse icone porque eu não disse nenhuma alarvidade!!!
Acho que não é vergonha nenhuma não saber certas coisas já que ninguém nasce ensinado e, nem é vergonha nenhuma gostar-se de aprender, perguntado de forma normal, simplesmente. :wink:

Vou então explicar-lhe para que não fiquem dúvidas.

Castração implica na remoção total dos orgãos internos, reprodutores, seja num macho ou numa fêmea.
O termo esterilização deriva da palavra "estéril" que quer dizer; sem capacidade de reprodução.
Para que um ser (seja ele canídeo, felino ou humano) se torne estéril existem formas que não só a da remoção/castração de todos os orgãos internos reprodutores. Uma vasectomia, por exemplo num gato (macho), torna-o estéril sem se ter castrado o animal em si e, em alguns casos (especialmente homens) a situação até pode ser reversível mais tarde se o homem assim o desejar.
Nas fêmeas, por exemplo até humanas, nunca ouviu falar na laqueação das trompas? Essa fêmea, fica estéril sem ter sido castrada na íntegra mas, foi esterilizada, já que não pode reproduzir porque lhe faltará a capacidade das trompas para se concretizar a reprodução...
Ainda, há também, outra forma de tornar uma fêmea estéril, pela remoção SÓ do útero, a chamada "histerectomia" que, penso ninguém (Veterinário) fazerem-na num animal!

No caso da minha resposta em que me questionou a revirar os olhos... :
Pela ideia com que fiquei de todos os posts pelo dono da Becas aquando da "esterilização"/castração da gata Becas foi sim uma castração já que houve a remoção total de todos os orgãos internos reprodutores e, foi nessa base a minha resposta ao dono da gata porque ele diz: "apesar que..." e também, baseando-me que, nenhum Veterinário iria fazer uma remoção parcial à gata de só alguns orgãos internos reprodutores... para que ficasse a continuar a ter cios, deixando, para isso, os ovários. Ou seja, sem ter efectuado uma OVH (ovariohisterectomia- remoção do ovários e útero) a que a maioria das pessoas dão o termo popular de “esterilização”.

Agora, para o dono da Becas:

Se está muito convicto de que a gata continua com o cio, leve-a à clínica onde lhe fizeram a castração, vulgo; "esterilização" (termo corrente popular mas inconclusivo... ), para a examinarem, por certo que por via de ecografia, já que se por acaso, inadvertidamente, acabou por ficar algum (nem que pouquinho) tecido ovárico... pode sim continuar a fazer cios o que em nada favorece a saúde da gatinha a longo prazo já que havendo a continuação de estímulos hormonais, a situação em si acaba por tornar a ideia e sua vontade inicial (a da "esterilização total", vulgo; "castração") ineficaz, podendo comprometer a saúde da gata mais tarde.
Mas, pense e veja bem, primeiro, se serão mesmo cios já que pode ser só a gata a começar a estar já mais "melada"/meiga...?!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ritagameiro
Membro Veterano
Registado: sábado jan 06, 2007 6:40 am

quarta out 24, 2007 12:16 pm

Vanessa, ja sabes a minha opiniao sobre o assunto!! Eu tambem queria evitar castrar os meus, mas hoje acho que foi o melhor que fiz!
Quando estiveres a dormir e levares com um xixi em cima e tiveres que mudar os lençois as 4h da manha, depois falamos outra vez!
E aquela treta que e contra-natura... poupem-me!
Contra-natura e os pobres bichinhos terem vontade de dar umas voltas, se bem me entendes, e nao poderem, porque nao tem com quem!
Assim, nao sentem falta disso e sofrem muito menos!! Mas se ha que goste de os ver miar feito doidinhos a noite toda... sim, porque has-de passar por la!!
Por isso que ja te aconselhei a faze-lo, mas tu e que sabes!!
AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

sexta out 26, 2007 10:41 am

:o
Última edição por AnaPonei em sexta out 26, 2007 10:46 am, editado 1 vez no total.
AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

sexta out 26, 2007 10:45 am

dinodane Escreveu:Info: os gatos não têm cio, acasalam sempre que podem.

É muito complicado ter dentro de casa um gato inteiro. Se ele ainda não começou a fazer marcações, não espere que comece, é melhor castrá-lo já. A intervenção é simples e o pós-operatório pacífico.

Cumprimentos e boa sorte com o bicho.
:o :o

Um gato castrado, é "meio gato"?
:lol: :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”