Adoptar um gatinho

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

amczinha
Membro Júnior
Registado: terça mai 29, 2007 3:40 pm

domingo nov 11, 2007 6:26 pm

Boas tardes =)

Sendo uma eterna amante de animais descobri à pouco tempo que adoro gatos :lol: como tal tenho andado a informar-me sobre o facto de poder vir a adoptar um gatito.

Mas tenho as minhas duvidas e vá que para voces elas podem ser bastante estupidas :oops:

Bom com este post eu queria perguntar se um gatinho bebe habituado desde pequenino a ir a rua fazer as suas necessidades com o dono pode eventualmente habituar-se a essa rotina e não ser necessário a caixa de areia em casa?

Espero respostas,
Obrigada pela atençao ;)

Sandra Cunha
kim_haha
Membro Veterano
Registado: domingo ago 27, 2006 12:20 am

domingo nov 11, 2007 6:40 pm

Não sei, nunca experimentei... Mas porquê? Para mim quanto a trabalho a melhor parte em ter um gato é não ter de o levar á rua obrigatóriamente todos os dias.. Não há nada mais pratico do que uma caixinha de areia :wink:
amczinha
Membro Júnior

domingo nov 11, 2007 6:44 pm

Ora bem kim eu tenho uma cadelita e como moro num apartamento levo-a todos os dias a dar os seus passeios na rua para ela fazer as suas necessidades e acredito que não exista melhor coisa que um animal asseado que não faz necessidades em casa :D

Eu quero mesmo um gatito mas tambem estou a tentar pesar as contrapartidas que isso pode trazer e num apartamento (apesar de nao ser uma questao de espaço) uma caixa de areia pode trazer cheiro desagradavel certo?
kim_haha
Membro Veterano

domingo nov 11, 2007 6:55 pm

Sim, eu tambem tenho dois cães e levo-os á rua todos os dias várias vezes. Mas imagine lá que vai a passear com o seu cão com a trela, e derrepente aparece outro canito solto pronto para atacar o gato? Pode criar situações desagradáveis e bem perigosas para o felino. Giro até era, mas não estaria disposta a arriscar a vida da minha gata sempre que a levo á rua.
Eu tambem gosto de levar a minha gata á rua de vez em quando para apanhar uns ares.. mas nunca a levo com os meus cães, a não ser que venha mais alguem comigo...

Quanto aos maus cheiros, não são assim tantos. Se mantiver a higiene na caixa de areia, utilizar uns filtros, uma caixa daquelas fechadas e uma boa areia, e claro limpar frequentemente não vai haver problema.

Mas se ensiste, experimente levar um gato com um cão á rua, desiste logo da ideia. :wink:

E boa sorte com o novo gatinho :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo nov 11, 2007 6:56 pm

Olá.

Os gatos são animais extraordinários e uma das coisas em que levam vantagem aos cães é precisamente o wc felino. Na maior parte das vezes já vêm ensinados pelas mães a usar o wc e quando não estão rapidamente aprendem a usá-lo.
Um gatito habituado a viver em casa dificilmente se habituará a vir à rua como um cão passear, quanto mais para fazer as suas necessidades. A maior parte dos gatos caseiros tem pânico da rua. São raríssimos os gatos que se habituam a coleira e trela.
Quanto ao cheiro do wc, isso está nas suas mãos. Existem muitos tipos diferentes de areia para gatos e a frequência da limpeza do wc é tudo. Se se desleixar na sua limpeza, é evidente que cheirará mal e o gato pode até deixar de o utilizar por isso.

Cumprimentos.
amczinha
Membro Júnior

domingo nov 11, 2007 7:19 pm

Estou com medo , muito sinceramente acho que essa será a razão principal porque ainda nao avancei .

Vou-me informar direitinho , há que considerar que uma vez adoptado não o iria abandonar novamente por isso vamos lá ver se estou adaptada a receber um miau aqui em casa para fazer parte da familia e obrigada pelas informaçoes :D
kim_haha
Membro Veterano

domingo nov 11, 2007 7:24 pm

Com medo do quê?
Vou-me informar direitinho , há que considerar que uma vez adoptado não o iria abandonar novamente por isso vamos lá ver se estou adaptada a receber um miau aqui em casa para fazer parte da familia e obrigada pelas informaçoes
Nem mais :wink: Quando vêm, vêm para ficar :!:
princesanini
Membro Veterano
Registado: sábado ago 11, 2007 8:26 pm

domingo nov 11, 2007 8:03 pm

Boa noite
Se está a pensar ter um gatinho vai ficar maravilhada quando o tiver. Os gatinhos são uns queridos.... na minha opinião claro!!!! :D
Primeiro porque não sei se tem conhecimento para para quem quer ter cão e gato, primeiro terá de ter o cão, pois o inverso raramente o gato aceita..... e é este o seu caso.
Quanto ás necessidades não tenha medo, eu falo por experiência própria, tenho 4 gatinhas, todas se habituaram rápido ao WC delas.
Claro que são caixas com tampa, respiradores e filtros. Use um bom areão, há no mercado uma imensidão de géneros, eu como são 4, adoptei um areão que parece areia da praia, para elas tenho dois WC que diariamente de manhã e à noite retiro as fezes e o xi-xi. Quando só existia a Estrelinha, bastava limpar uma vez por dia!
Use um bom desodorizante e não tenha medo de maus cheiros.......... :)
Boa sorte e para o novo filhote!
amczinha
Membro Júnior

domingo nov 11, 2007 8:09 pm

Princesa nini e kim realmente penso que é esse o meu medo os cheiros :lol: e até que ponto a minha rotina condicionará ou não esses tantos cuidados...

Como já disse vou ponderar muito bem ponderado :P ...

Quem já ficou triste com esta minha indecisão foi ali o meu namorado que já andava a pesquisar e a ver pelos gatis aqui do Porto um gatinho fantástico para "adopta-dar-me" e tudo o que o gatinho iria precisar ..

Obrigada por tudo :)
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

domingo nov 11, 2007 8:14 pm

Pense tambem que um gato é um ser muito diferente do cão.

Enquanto o cão nos obedece quase cegamente, o gato faz mais ou menos o que quer.

Tambem tem que estar preparada para os estragos em casa.
Por poucos que sejam existem sempre alguns.
O gato tambem sobe para cima de tudo.
Desde cadeiras, banca da cozinha etc.

Quanto a ir á rua, alem do que já lhe disseram ainda, existe, nos gatos, a possibilidade de trazerem doenças para casa mesmo não se encontrando com nenhum gato, como é o caso do PIF.

Se apesar de tudo quer um gatinho, força que há muitos a precisar de dono.

Vai descobrir um ser maravilhoso, comcerteza.
Última edição por lagutrop em domingo nov 11, 2007 8:34 pm, editado 1 vez no total.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo nov 11, 2007 8:23 pm

princesanini Escreveu: (...)
Primeiro porque não sei se tem conhecimento para para quem quer ter cão e gato, primeiro terá de ter o cão, pois o inverso raramente o gato aceita..... e é este o seu caso.
(...)
De onde retirou essa ideia? :o

Quando o meu cão veio cá para casa e, anote-se que é uma raça caçadora além de muito activa e até algo teimosa, eu já tinha 4 gatos adultos :wink: e, pelo menos dois deles bastante territoriais :wink:

É tudo questão duma socialização feita "com cabeça, tronco e membros..." além de paciência e saber impor disciplina :wink:

Amczinha, um gato não é um canídeo. Logo, os processos são totalmente diferentes... e criar uma nova maneira de vida a um felino...beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem, desejo-lhe sorte.
Há imensa informação sobre felinos, tanto neste site como em muitos outros para poder fazer um pequeno “estudo”, por pesquisa, sobre o comportamento, costumes e hábitos e, logo verá...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mafaloureiro
Membro Veterano
Registado: quinta fev 22, 2007 5:45 pm
Localização: Ara Nobilis, Aratinga Weddellii, Psittacula Eupatria

domingo nov 11, 2007 9:24 pm

Eu também sou bastante esquisita em relação a cheiros (dentro do WC do meu estão 2 sticks ambientadores :D ) mas concordo com os restantes utilizadores, com uma higiene cuidada, uma caixa fechada e um bom litter (eu experimentei muitas, muitas marcas e fiquei-me pela de sílica, porque absorve os cheiros, dura mais, tem bactericida e só necessita de retirar as fezes, mas geralmente, em relação à areia, vai do gosto de cada um). Com este que tenho agora já é o meu 8º gato, nunca experimentei levá-los à rua, até porque, sinceramente, não penso que corresse bem e um gato assanhado (que é o que provávelmente aconteceria se aparecessem cães ou outras situações em que se assustasse) não é fácil de controlar, mesmo pelo dono, não é o mesmo que um cão, por muito que goste de si. Sou sincera, em relação a cheiros (e porque acho que os cães, por exemplo, têm sempre o famoso "cheiro a cão", por muitos cuidados que se tenha), prefiro muito mais um gato do que um cão.´Os estragos que possa fazer em bebé, não são nada por aí além, então se comparados com um cão que rói tudo, toleram-se bem, mas claro, sempre com cuidado e atenção ao pequenote. Quando crescem são bastante calmos (convém esterilizar o animal) e, salvo raras excepções, não são destruidores por aí além (há que ter o cuidado de lhe manter as unhas aparadas para não se "apaixonar" pelo sofá, por exemplo). Não são animais que retirem muito tempo em relação aos seus cuidados (embora necessitem de tempo e de atenção para mimos, claro), limpar as pedras demora menos do que levar o seu cão á rua, aposto e não tem o incómodo de ter de sair á chuva no Inverno para o passear :lol: . São animais fantásticos, capazes de dar muito amor e carinho à família que os adopte, e há muitos a precisarem de dono, por isso, espero que adopte um. Será menos um animal nas ruas e instituições e mais um gatinho feliz, principalmente agora que se aproxima o Inverno. Boa sorte!
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

domingo nov 11, 2007 9:50 pm

Olá...

Eu sempre gostei muito de animais e recentemente comecei a sentir uma paixão enorme por felinos e decidi que queria uma gata :!:
Foi assim uma decisão meia às escuras... Eu nunca tinha tido um gato, não fazia ideia do que era ter um gato :o
Enfim...
Enchi muito a cabeça dos meus pais, já que eles eram contra, e lá consegui convencê-los (passados uns largos meses)... E enquanto os ía convencendo ía estudando tudo o que me aparecia à frente sobre os gatos... Até que chegou o dia em que trouxe a minha gata cá para casa :D
Eu digo... Ter uma gata não é nada do que eu estava à espera, é muito melhor :!: :D Ela é bastante asseada e independente, bem, é lógico que precisa de mimos e de alguém que brinque com ela, mas pronto... :wink:

Ela está comigo à quase 7 meses... Eu moro num apartamento e são poucas as coisas que ela me estraga (no início estragava mais, mas como era bem pequenina havia desculpa) e quanto aos cheiros, se a caixa da areia não fôr limpa com frequência é lógico que se torna complicadito, mas se tiver o cuidado de limpar a areia, pelo menos, uma vez por semana e ir retirando as fezes diáriamente não há problemas com os cheiros :!:
O ir passear os gatos à rua... Eu também me aventurei nisso, comprei um peitoral e levei a minha gata a passear até à praia... Cheguei a casa toda arranhadinha e depois, quando a minha gata me via co peitoral na mão, além de ficar algo agressiva, fugia de mim... :? Enfim... Tornam-se gatos caseiros que não têm necessidade nenhuma de ir até à rua...
Falo pela minha, em casa é um terror (as visitas chegam a ter medo dela), na rua é um cordeirinho que não sabe onde se meter, trepa por mim a cima e lá fica :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

domingo nov 11, 2007 10:37 pm

Leva-lo a fazer as necessidades à rua? bem so se for com peitoral e mesmo assim eles as vezes conseguem fugir... :?

Eles detestam agua... como vai fazer no inverno?

O melhor mesmo é comprar uma caixa de areia fechada... nao vai sentir cheiro nenhum.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo nov 11, 2007 10:51 pm

sanxeri Escreveu:Leva-lo a fazer as necessidades à rua? bem so se for com peitoral e mesmo assim eles as vezes conseguem fugir... :?

Eles detestam agua... como vai fazer no inverno?
(...)
Já para não falar que teria que encontrar locais com areia para o gato fazer as necessidades já que se for terra, para não ter "os eventuais cheiros" duma caixa de areão (W.C. do gato) dentro de casa, bem que passava a ter que lavar o gato assim que entrasse a porta de casa...!

Sobre um peitoral...

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 511#628511
leonildecarvalho Escreveu:O que pode acontecer quando se coloca um peitoral ou até uma trela simples a um gato :roll:
Está na primeira cena do vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=CsPaVEgdRsg

Leo
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”