Sam doente

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

segunda nov 19, 2007 12:02 am

Não, não venho pedir a vossa ajuda. venho só desabafar pois estou montes de preocupada.

Eu fui passar o fim de semana a Viana, de onde sou. Deixei o meu gato Sam no Porto, na companhia do meu namorado.

Hoje de manhã o meu namorado ligou a dizer que o Sam estava estranho. Que estava sentado na mesa da cozinha muito quieto e a respirar mal. Ora claro que pegou no gato e o levou ao veterinario dele. O veterinário dele é um amor de pessoa. Confio plenamente nele. Muito meigo e sempre a elogiar o meu Sam. mas vamos ao que interessa...

O veterinario examinou-o e decidiu que era melhor fazer um raio-x. temos noçao de que vai ser caro como o caraças, mas la fizemos o raio-x. O bebé em primeiro.

Parece que o nosso Sam tem uma infecção nos pulmoes. e a boca estava um bocadinho infeccionada tambem. nao consigo entender porque. Na sexta ele estava optimo.

Ele bebe do lavatorio... tem esse vicio. pensei logo que tivesse lambido algum resto de sabao. o veterinario disse que pode ser realmente esse o caso... mas tambem pode ser asma felina. ou ele pode ser alergico a um perfume nosso... ou pode ter comido alguma planta que lhe fez mal...

O sam esta a oxigenio. O vet diz que ele esta calmo (o que nao é nada normal). Que ate agora esta tudo bem com ele. Amanha de manhã vamos busca-lo e ja ficamos a saber se foi uma infecçao ou asma.

A outra veterinaria disse que o caso nao era para preocupaçoes... mas tambem disse que se fosse asma ele podia eventualmente ter mais dias como este... e a soluçao era ir ao vet e medica-lo. pelo menos foi o que entendi pelo telefone. Amanha ja fico a saber tudinho.

Alguem tem um gato com asma? estou preocupada... ele adora correr. :S
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda nov 19, 2007 12:12 am

O "meu" Pavarotti é asmático mas a última crise foi na antiga casa da minha filha. depois que ela mudou de casa o gato não teve mais crises, felizmente.
A asma dele é asma alérgica e ficava um pouquito alterado, mesmo na nova casa, caso a minha filha acendesse alguma vela de cheiro ou usasse perfumes fortes. Fora isso passou a estar melhor.

Disse que o rai X é caro "como o caraças"? :o Um raio- X pode custar desde 12 a 15 Euros ou por volta disto. :wink:

Ele estar calminho, é normal pelo estado em que se encontra e especialmente no oxigénio. Não esteja a fazer "filmes nessa cabecinha" :wink: . O gatinho vai ficar bom e é assim positivamente que tem que pensar! :wink: Até porque é melhor para ele não sentir a sua ansiedade... :wink:

As melhoras e vá dando novidades.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

segunda nov 19, 2007 1:27 am

As dificuldades respiratórias, nem sempre são causadas por situações graves. Se já fez o RX e a Vet. disse que não é caso de preocupação, é porque o que ela viu no exame, é mesmo só algo que se trata com facilidade.

Se for asma, poderá vir a saber a que é que ele é alérgico, podendo diminuir significativamente as crises ou até deixar de as ter.

Quando eles são postos na câmara de oxigénio, é normal ficarem sossegados, mesmo cá fora respirando mal, a maneira de eles se protegerem é fazendo menos esforços.

Não pense no pior, ele vai ficar bem, e rápido verá.

As melhoras do menino.
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

segunda nov 19, 2007 11:07 am

:D Bom dia,

O meu Sam é mesmo asmatico e teve a sua primeira crise. A doutora qjue la estava hoje disse que nao vou ter problemas de maior. mas que quando ele tiver uma crise é correr para o veterinario.

bem eu paguei 115 euros... :oops: Com raio-x, antibioticos, oxigenio e dormida la acabou por fica nesse preço... e ainda lhe comprei umas pastinha anti-bolas de pêlo. :wink:

Ele está bem. Claro que ja veio a berrar como um desalmado no táxi. :D E mal chegou foi comer. :wink:

Agora dia sim dia nao vai receber antibioticos. Coisa quem tambem ja ficou paga (talvez por isso tenha pago tanto). A veterinaria disse que é normal, quando se dao estes ataques, os animais poderem sofrer de pneumonia. Ela la explicou porque, iesto é a versao resumida. Por isso esta semana vai ir la tres vezes para receber uma pica. :lol:

mas de resto o meu menino esta optimo. Normal, entenda-se.

Ainda houve tempo para a doutora me dizer quao lindo e bem tratado o meu gato está. Dona babada!! E que varias pessoas costumam ir la ao vet so para ver os animais... e que o meu foi muito elogiado. :D Apesar disso ele tem 4.600 kg. Ele tem menos de um ano e meio pelo que está bem pesadão. Ela quer que ele tenha menos um quilo. :? E ele nao esta nada gordinho... acho eu. :lol:
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

segunda nov 19, 2007 4:09 pm

Olá Sanxeri. :D

Então o Sam é asmático? Bem, pelo menos foi visto a tempo e detectou-se logo o problema, ele agora está a ser acompanhado e sempre que ele tiver uma crise já sabe.

Tenha cuidado para ele não apanhar frio, nas deslocações ao vet. Tem estado um frio nestes últimos dias.

Desejo as melhoras para o Sam.
Cumprimentos
AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

segunda nov 19, 2007 4:21 pm

4,600kg e tem que emagrecer??????? :o
O meu Tico pesa 5,600kg e o Teco 5,800kg! E ambos os vets que os viram disseram que se emagrecessem um kilito não lhes fazia mal, mas que também não estão gordos! Também são compridos pra caraças... :lol:
Pelo que me disseram, o peso ideal de um gato é 4kg! Mas como os meus são bastante maior que a média, têm o valor do peso mediano acima da média :lol:
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

segunda nov 19, 2007 4:32 pm

A minha Branca de Neve tinha asma alergica.
Com o tempo consegui definir tudo a que era alergica e nos ultimos 5 anos de vida não teve um unico ataque.
MiausRafa
Membro Veterano

segunda nov 19, 2007 4:52 pm

Fico feliz de saber que o Sam está melhorzinho. :D :D :D

Há situações em que as crises de asma são muito esporádicas ou até nem se voltam a repetir, claro que há que estar sempre atenta.

Pois o tempo está mau, e não convém que ele apanhe frio. Eu quando tenho que levar os meus, ponho na transportadora um cobertor de bébé, daqueles bem fofinhos, e tapo-os, eles sentem-se bem assim aconchegadinhos. :) :) :)
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda nov 19, 2007 5:39 pm

pois é...
eu já tinha lido que os gatos têm tendência a ter problemas respiratórios... e a mim parece-me ser realmente verdade :!:
a minha, se sentir um cheiro mais forte, ou se estiver perto de nós quando limpámos o pó não se livra de dar uns quantos espirros :?

mas asma... :|
enfim...
eu espero que esse menino não tenha mais crises dessas :wink: e fico feliz em saber que ele está melhor :D

quanto ao peso...
a minha gata tem 8 meses e pesa cerca de 4Kg... e não acho que ela pese muito... ainda está a crescer acredito que ainda venha a pesar mais 2 ou 3kg :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
MiausRafa
Membro Veterano

segunda nov 19, 2007 7:09 pm

mOreirinha01 Escreveu:quanto ao peso...
a minha gata tem 8 meses e pesa cerca de 4Kg... e não acho que ela pese muito... ainda está a crescer acredito que ainda venha a pesar mais 2 ou 3kg :!:
4 Kg num gato de 8 meses se for uma rafeirinha, já não é nada pouco, mas atenção mais 3 Kg em adulta é muito.
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda nov 19, 2007 9:31 pm

MiausRafa Escreveu:
mOreirinha01 Escreveu:quanto ao peso...
4 Kg num gato de 8 meses se for uma rafeirinha, já não é nada pouco, mas atenção mais 3 Kg em adulta é muito.
sim, é uma rafeirinha... mas apesar da idade já quase que passava por uma gata adulta :!:
a própria vet disse que a Luz ía ser uma gata grande... além disso, ainda a semana passada lá fomos e a vet disse que estava com um peso normal para ela :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
MiausRafa
Membro Veterano

segunda nov 19, 2007 10:21 pm

mOreirinha01 Escreveu:sim, é uma rafeirinha... mas apesar da idade já quase que passava por uma gata adulta :!:
a própria vet disse que a Luz ía ser uma gata grande... além disso, ainda a semana passada lá fomos e a vet disse que estava com um peso normal para ela :!:
Tem razão. Também tem a ver com o tamanho dos gatos. E se a Vet. disse que está com peso normal, ninguém melhor para fazer essa avaliação.

A minha Diana também rafeirinha, é uma gata grandinha, pesa 5,5 Kg mas está gordinha, embora o Vet. tenha dito que não é preocupante o peso dela. Já a minha Pitinha nunca pesou mais de 4 Kg, era mais pequenina, mas muito elegante.
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

terça nov 20, 2007 8:24 am

Olá bom dia! :D

primeiro que tudo, o meu Sam é um gato grande. Ele ainda so tem um ano e quatro meses e é bem maior e mais forte que o meu gato de dois anos e tal. A diferença entre eles é de um ano e o meu Sam é maior que ele. É um gato grande. E peludo. :lol:

A doutora disse que ele estava pesadote. Como ele foi castrado ela tem medo que ele engorde muito. Quer dizer... eu tambem lhe meto muita raçao e deixo sempre disponivel. Por isso é natural que ele coma muito. :oops: Mas eu nao o acho nada gordo. É grande. :D

Ele tem asma mas a veterinária diz que nao é nada de grave. Pode até desaparecer com o tempo... a ver vamos. :D Ao menos o meu namorado reparou. Eu nunca tinha visto nada que me indicasse asma.

Ela tambem me disse para nao o deixar sair (eu tenho um terraço). Ele costuma sentar-se na varanda a ver os passaros (comigo ao lado, of course). mas nao pode ser... ele esta fragil e pode ter pneumonia.

Amanhã vai levar outra injecçao. Sinceramente ja nao me lembro para que... eram antibioticos. 8) E depois vai sexta e novamente domingo. :D

Por agora ele está optimo. igual a si mesmo. A veterinaria tambem me disse para o por a apanhar vapores, para as vias respiratorias. Ou seja, de cada vez que eu vou tomar banho levo-o comigo e fecho-o no quarto de banho para apanhar vapores. Experimentei agora de manhã... e ele entreteve-se a atacar-me no banho. :D Verdadeiros momentos de família. eheheh
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça nov 20, 2007 1:25 pm

cuidado com as mudanças de temperatura. não o deixe ir para o calorífero
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

terça nov 20, 2007 7:53 pm

Olá Sanxeri.

Ainda bem que está tudo a correr bem com o Sam. Até pode ser que não volte a ter nenhuma crise.
Em relação aos vapores, sabe que eu também tive uma gatinha a Twiguy, mas que tinha um cancro nos pulmões :cry: . E também tinha as suas crises :cry: .
Na altura a vet também aconselhou os tais vapores, perguntou até se eu tinha um daqueles aparelhos que há agora para os bébés. Uma máquina que tem um bocal, onde se coloca uns aromas.
Pronto, eu não tenho. Mas ela deu-me uma ideia para o mesmo efeito: Colocar folhas de eucalipto numa panela com água e fever ao lume.
Assim que a água ferver, coloque a panela na divisão onde se encontra o Sam e destape a panela.
Deixa um aroma bom na casa e parece que ar fica mais leve e purificado.
:D
Responder

Voltar para “Gatos”