Quais os cuidados a ter depois da castração?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
rst
Membro
Registado: sábado fev 15, 2003 12:35 am
Localização: 2 Gatos - Exótico e Bosques da Noruega (Duarte e Bianca)

quinta mar 06, 2003 5:20 pm

Olá a todos,

Pois é, o meu Duarte amanhã vai ser castrado.
Coitadinho, apesar de tudo dá sempre uma certa pena, não é? :(

Além de carinho duplicado, gostaria de saber quais os cuidados e atenções que devo de ter com ele após a operação.

Como é óbvio a vet irá falar nisso, mas tenho a certeza que pela vossa experiência me vão acrescentar mais alguma coisa que nem ela se lembraria, não?
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

quinta mar 06, 2003 5:48 pm

Olá rst

Nos machos não há grandes cuidados a ter. Como o Chico foi esterilizado no mesmo dia da Marieta, quase não me apercebi nada de especial nele, comparativamente a ela. Aconselho-te é a não o deixa sair da transportadora antes de estar totalmente desperto. É que eles ainda estão sob o efeito da anestesia e andam aos encontrões a tudo. Ainda por cima querem saltar para todo o lado, sempre com as pernas muito bambas. Se ele for operado à noite, deixa-o dormir na transportadora e tira-o de lá só na manhã seguinte. Nessa altura podes dar-lhe comida. Neles a operação é muito simples, pois não têm de tomar antibiótico, nem tirar pontos. São uns felizardos.
Penso que sabes perfeitamente, mas só para relembrar, tens de tirar a comida cerca de 10 horas antes de ele ser operado, por causa da anestesia. Deves só deixar a água.
Beijinhos
Elsa Pereira
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quinta mar 06, 2003 6:13 pm

Olá,

Como a Elsa já disse não há grandes problemas de recuperação na catração dos machos. Só tem que se ter muito cuidado enquanto a anestesia não passa. Eu não acho que se deva deixá-lo muito tempo na transportadora, porque ele vai-se sentir irrequieto e pode entrar em paranoia lá fechado. Deve mante-lo quente e com o minimo de barulho possível e colocá-lo no chão, fazer lá uma caminha e estar atento.

No outro dia já passou tudo e apenas terá que desinfectar com betadine.

Eu tambem vou castrar o meu novo gato no fim do mês e tambem me dá pena. Ele é tão machão...
:( :( :( Mas é o melhor para ele!

Miau
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

quinta mar 06, 2003 10:32 pm

Olá!

Tal como já disseram, não é necessário ter grandes cuidados após a castração de um gato, apenas convém colocar areia limpa para minimizar os riscos de contaminação nos golpes.
Em princípio nem sequer é necessário desinfectar a zona, pois o betadine dá comichão à maioria dos gatos e mexer lá no sítio só vai fazer com que ele se lembre e começar a lamber.
Quanto ao acordar da anestesia, normalmente é-lhes dado um "antídoto" do sedativo de modo que o acordar é relativamente rápido. O meu Billy assim que chegou a casa foi direitinho à comida vingar-se do jejum que lhe tinha sido imposto nas horas antes da cirurgia!

Boa sorte e dá notícias do Duarte!
xana0
Membro
Registado: quinta dez 13, 2001 3:14 pm
Contacto:

sexta mar 07, 2003 9:54 am

O principal já foi dito.Os meus meninos passads 2 horas depois de levarem a anastesia já estavam acordados e irrequietos.Fui-os buscar e ainda vinham um pouco zonzos por isso deitei-os numa caminha baixa com pouca luz e pelo sim pelo não ,não os perdi de vista.Deite-lhes antibiótico durante uns dias,só comeram só no dia seguinte(talvez por não terem fome) e notei que tinham dificuldade em se sentarem(o que é normal).De resto penso que não haja cuidados especiais a ter,é uma operação simples.
Felicidades,que tudo corra pelo melhor!
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

sexta mar 07, 2003 8:51 pm

O meu vet recomendou que o deixasse acordar calmamente, num sitio plano sem grande perigo de ele trepar e caír....
Disse-me para desinfectar com betadine, mas para não abusar, pois o betadine em excesso não é muito benéfico para os gatos!
Ele acordou, cambaleou (sempre connosco a vigiar), lambeu-se, voltou a dormir, voltou a cambalear..... só comeu passado algum tempo, dormiu na nossa cama e no dia seguinte estava fresco e fino!

Boa sorte.... espero que tudo corra espectacularmente bem!
mafi_pt
Membro
Registado: sexta dez 20, 2002 11:17 am

sábado mar 08, 2003 1:32 am

Eu não posso dizer nada pois nunca castrei nenhum gato. Mas acho que os conselhos que tens recebido te ajudaram. Felicidades!
mafi_pt
Membro
Registado: sexta dez 20, 2002 11:17 am

sábado mar 08, 2003 1:34 am

Eu não posso dizer nada pois nunca castrei nenhum gato. Mas acho que os conselhos que tens recebido te ajudaram. Felicidades!
rst
Membro
Registado: sábado fev 15, 2003 12:35 am
Localização: 2 Gatos - Exótico e Bosques da Noruega (Duarte e Bianca)

sábado mar 08, 2003 3:10 pm

Pois é, já está. O Duarte já foi castrado.
Ontem andava um pouco tonto mas agora está melhor.
Anda a tomar antibiótico e já come bem.
Obrigado a todos.
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

sábado mar 08, 2003 9:24 pm

Ainda bem que tudo correu bem! ;)
Rápida recuperação Duarte! :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”