Como já alguns sabem, tenho a minha gata que vai fazer agora 9 meses... Ela está a crescer e como a Luz é a minha primeira gata há ainda muita coisa que eu desconheço

Ela anda estranha... Desde à uns tempos para cá que tem momentos em que não me parece ser a mesma gata...

Antes, se via a porta aberta corria para o corredor do prédio, agora esconde-se...
Antes, se tocavam à campaínha ía a correr ver quem era, agora foge...
Antes, se haviam visitas cá em casa ela vinha ver toda a gente, às vezes chegava a tentar brincar com as pessoas, agora desaparece para que ninguém a veja e bufa se lhe tentam tocar à força, principalmente se forem pessoas do sexo masculino

Ela não tinha medo de nada, agora, à mínima coisinha já não sabe onde se meter... Até dos hamsters tem medo

As brincadeiras dela agora são morder, há momentos em que tenho de me afastar para que ela não me magoe... Mas quase que ao mesmo tempo fica a coisa mais melosa e mimálha deste mundo...

Ela foi esterilizada, Outubro passado, e eu nunca lhe notei diferenças comportamentais...
Mas começo a pensar que este comportamento seja uma consequencia da esterilização...
A minha mãe chegou-me a perguntar se ela não andaria com o cio, mas além de a esterilização acabar com os cios, quando ela tinha o cio não ficava assim...

Por outro lado...
Nos últimos meses tem havido algumas mudanças aqui por casa...
Para começar uma vizinha aqui do prédio adoptou uma cadelinha e trazia-a cá a casa... Como vi que a Luz não gostava da presença da cadela pedi-lhe que não a trouxesse mais... Mas eu às vezes venho com o cheiro da cadela e não noto diferenças nenhumas na Luz

Começamos a habituá-la a dormir nos quartos... Anteriormente, à noite, ficava na cozinha, mas agora decidimos deixá-la vir dormir para ao pé de nós (passa parte da noite comigo e a restante parte com os meus pais, por opção dela)...
Adoptamos dois hamsters dos quais ela tem medo e ciúmes... Mas nunca lhes tentou fazer fosse o que fosse...
E a mudança mais recente foi a árvore de Natal... Agora foi-lhe limitada a entrada na sala a quando estamos por perto pois temos medo que a árvore lhe caia em cima ou que ela apanhe choque nas luzes...
Enfim...
Será isto uma fase

Eu gostava de saber se alguém já se viu na mesma situação com alguma gata...

Desde já, obrigada