Comportamento Muito Estranho

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quinta dez 06, 2007 4:41 pm

Olá, boa tarde!!

Como já alguns sabem, tenho a minha gata que vai fazer agora 9 meses... Ela está a crescer e como a Luz é a minha primeira gata há ainda muita coisa que eu desconheço :!:

Ela anda estranha... Desde à uns tempos para cá que tem momentos em que não me parece ser a mesma gata... :|
Antes, se via a porta aberta corria para o corredor do prédio, agora esconde-se...
Antes, se tocavam à campaínha ía a correr ver quem era, agora foge...
Antes, se haviam visitas cá em casa ela vinha ver toda a gente, às vezes chegava a tentar brincar com as pessoas, agora desaparece para que ninguém a veja e bufa se lhe tentam tocar à força, principalmente se forem pessoas do sexo masculino :?
Ela não tinha medo de nada, agora, à mínima coisinha já não sabe onde se meter... Até dos hamsters tem medo :?
As brincadeiras dela agora são morder, há momentos em que tenho de me afastar para que ela não me magoe... Mas quase que ao mesmo tempo fica a coisa mais melosa e mimálha deste mundo... :o

Ela foi esterilizada, Outubro passado, e eu nunca lhe notei diferenças comportamentais...
Mas começo a pensar que este comportamento seja uma consequencia da esterilização...
A minha mãe chegou-me a perguntar se ela não andaria com o cio, mas além de a esterilização acabar com os cios, quando ela tinha o cio não ficava assim... :?

Por outro lado...
Nos últimos meses tem havido algumas mudanças aqui por casa...
Para começar uma vizinha aqui do prédio adoptou uma cadelinha e trazia-a cá a casa... Como vi que a Luz não gostava da presença da cadela pedi-lhe que não a trouxesse mais... Mas eu às vezes venho com o cheiro da cadela e não noto diferenças nenhumas na Luz :!:
Começamos a habituá-la a dormir nos quartos... Anteriormente, à noite, ficava na cozinha, mas agora decidimos deixá-la vir dormir para ao pé de nós (passa parte da noite comigo e a restante parte com os meus pais, por opção dela)...
Adoptamos dois hamsters dos quais ela tem medo e ciúmes... Mas nunca lhes tentou fazer fosse o que fosse...
E a mudança mais recente foi a árvore de Natal... Agora foi-lhe limitada a entrada na sala a quando estamos por perto pois temos medo que a árvore lhe caia em cima ou que ela apanhe choque nas luzes...
Enfim...

Será isto uma fase :?: Será isto realmente uma consequência da esterilização :?: Estará ela estranha com alguma destas mudanças :?: Estará ela a mudar com o crescimento :?:

Eu gostava de saber se alguém já se viu na mesma situação com alguma gata... :|

Desde já, obrigada :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta dez 06, 2007 11:11 pm

Olá mOreirinha01.

Há gatas que após uma castração, apresentam alguma alteração comportamental e, é lógico. Umas mais que outras mas todos começam a sentir a alteração hormonal... :wink: que lhes pode provocar alteração comportamental mas tal como referiu e bem, ela também está a "crescer" além de que deve ter em conta, também, o facto de algumas alterações no seu "habitat"... além do cheiro que levou para casa... :wink:
Essa gatinha, está a revelar-se "territorial", na minha opinião e não propriamente agressiva. Ela, agora, está a pôr os pontos nos "is à moda felina" :wink: :P :lol: :D
Há gatas que ficam mais submissas e há as que se evidenciam... :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

sexta dez 07, 2007 12:43 am

Pois além da alteração comportamental que a esterilização pode provocar, outro factor é ela estar a crescer e a definir o "carácter" da Luz"muherzinha"
Também houve muita alteração em casa. A cadelita, o cheiro, os hamsters e até a porta fechada, para nós não é quase nada, mas para a gatita é muita mudança na vidinha dela. Também acho qu ela não está a ser agressiva, mas sim a pôr-se em posição de domínio de território. Ela deve pensar "se eu não me me imponho o que é que eles vão inventar a seguir.
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

sexta dez 07, 2007 10:26 am

Moreirinha, a gata sai à rua?
mOreirinha01
Membro Veterano

sexta dez 07, 2007 2:00 pm

Butterfly_21 Escreveu:Moreirinha, a gata sai à rua?
Não... A Luz é gatinha de apartamento, não vai à rua :!:

Leonildecarvalho, miausrafa... antes de mais, obrigada pelas vossas respostas :!:
Penso que têm razão quando dizem que ela se está a tornar muito territorial e também chego a pensar que isto possam ser ciumes... :|
Ela tem umas atitudes estranhas quando, por exemplo, eu ou a minha mãe pegamos nos hamsters, ela começa a rebolar e a "esfregar-se nas nossas pernas, ou então desaparece e não deixa que lhe toquemos, também parece que "amua" comigo quando, à noite, dou comida aos hamsters antes de lhe dar a ela, começa a atacar-me a a miar de uma forma esquisita... :?
Uma outra coisa que achei estranho foi o facto dela não deixar que eu pega-se nela e me começar a morder quando cheguei um dia, depois da escola... Mas a verdade é que nesse dia tinha estado em casa de uma amiga que tem dois gatos e provávelmente fiquei com o cheiro deles e ela não gostou :!:

Agora... O que eu não consigo arranjar explicação é para o facto dela, assim de repente, virar de corajosa a medrosa... Ela assusta-se muito fácilmente, se fizermos um gesto mais brusco ela fica sem saber onde se meter :o Bem, de ontem para hoje já notei melhorias no comportamento dela, embora ainda ande assustada já não anda tão assustada como andava nos últimos dias, mas volta e meia e volta tudo ao mesmo (já não é a primeira vez que ela fica assim) e eu fico sem perceber o porquê :|

Mais uma vez, obrigada :!:
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

sexta dez 07, 2007 11:49 pm

Dê-lhe de comer a ela primeiro, fale com ela , mime-a um bocadinho e depois trate então dos hamsters, para ela se aperceber que nada mudou, que continua a ter os miminhos dela. Parece estar muito enciumada e isso estar-lhe a causar stress e em consequência mais assustadiça.

Dê-lhe tempo, e atenção a ela primeiro, porque penso eu, com os hamsters, não terá esse problema. A minha Diana, quando eu saio e me demoro, mais do que o normal, ou se vou de férias e ela fica em casa, quando eu chego, encontro-a muito zangada, vem ter comigo mas conforme falo com ela e lhe faço festas ela não me liga mas se o dono estiver ali, vai ter com ele, roça-se nas pernas dele e começa a dar-lhe cabeçadinhas. Passadas umas horas ou no dia seguinte, já vem ter comigo normalmente.
mOreirinha01
Membro Veterano

sábado dez 08, 2007 11:40 am

MiausRafa Escreveu:Dê-lhe de comer a ela primeiro, fale com ela , mime-a um bocadinho e depois trate então dos hamsters, para ela se aperceber que nada mudou, que continua a ter os miminhos dela. Parece estar muito enciumada e isso estar-lhe a causar stress e em consequência mais assustadiça.

Dê-lhe tempo, e atenção a ela primeiro, porque penso eu, com os hamsters, não terá esse problema.
É o que eu estou a tentar fazer...
Agora ponho-lhe sempre primeiro a ela, e enquanto ela come dou-lhes comida a eles... A minha intenção era dar-lhes a eles primeiro e depois dar uns biscoitinhos à Luz com a mão e então só depois pôr-lhe a comida no comedouro, assim sempre estava com ela mais um bocadinho... Mas mais vale começar sempre por ela :!:
MiausRafa Escreveu:até a porta fechada, para nós não é quase nada, mas para a gatita é muita mudança na vidinha dela.
Foi bem verdade...
Começamos a deixar a porta aberta e a verdade é que ela não anda tão alterada, e o nosso medo dela com o pinheiro não tem grande fundamento já que além duns "murrinhos" nas bolas, ela não dá grande importância ao pinheiro :wink:

Mais uma vez, obrigada a todas pelas dicas, têm-me sido muito uteis :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda dez 10, 2007 7:33 pm

E que tal? Está a portar-se melhor? :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

segunda dez 10, 2007 8:15 pm

leonildecarvalho Escreveu:E que tal? Está a portar-se melhor? :wink:

Leo
Sim... :D
Sem dúvida... Parece que o problema dela era mesmo a porta da sala... :?
Agora temos deixado a porta aberta, sempre que há alguém cá em casa, e além dela practicamente ignorar o pinheiro (às vezes lá vai roubar os enfeites mas é coisa rara), anda bem mais calminha e menos medrosa :!:

Eu nunca pensei que uma porta fechada pudesse provocar tantas alterações no comportamento de um gato... Mas a partir de agora é algo a ter em atenção, até porque ela não está habituada a ser limitada a certas divisões da casa e, de certa forma, é normal que tenha se tenha sentido "perdida" e tenha tentado mostrar o seu desagrado... :wink:

Mais uma vez, obrigada :!:
Responder

Voltar para “Gatos”