Ajuda com gatinha

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
pntavares
Membro Júnior
Registado: quinta dez 13, 2007 3:19 pm

quinta dez 13, 2007 3:44 pm

Como a encontrei:

Ia eu a andar na rua por volta das 10 da noite, quando ela saiu disparada de um buraco da parede e continuou a correr pela estrada fora. Como vi que era pequenina e que podia ser atropelada corri atrás dela para a apanhar.

Uns bons metros à frente apanhei-a... já a segurava há uns segundos qd reparei que estava muito magra, tinha o rabo cortado e em ferida e uma das patas traseiras estava muito ferida, já meio infectada e com um dos dedos dessa pata meio pendurado (até hoje não sei como é que ela estava a correr tanto). A minha suposição é que tenha ficado presa em algum lugar pela pata e pelo rabo... e as feridas foram o custo que ela pagou pela liberdade.

Levei-a de emergência ao veterinário que trataram das ferias e na altura ela não se safou de lhe amputarem o dedo. O resto da pata ainda estava em perigo de ser amputada... pois as almofadas tb estavam um bocado separadas do resto da pata.

Adoptei-a, com direito a cama, tecto, roupa lavada, comida, caixa de areia e brinquedo.

E desde há duas semanas para cá que temos ido ao veterinário regularmente mudar-lhe o penso, dou-lhe antibiótico de 12h em 12h e cuido da ferida da cauda que não foi preciso colocar penso.
Ela está a recuperar de forma extraordinária, pois para além de ter passado o perigo de amputação a ferida da pata está a cicatrizar mto bem e rapidamente, bem como a cauda.

A questão:

Ela apesar de estar mais solta e à vontade, pois já brinca, bufa-me sempre, mas sempre e repetidamente. Ela não é má pois, apesar de passar o que passou, nunca, mas nunca me tentou atacar de forma alguma, nem quando o veterinário lhe está a mudar o penso, que deve ser mto doloroso.
E eu a maioria das vezes tenho mesmo de lhe tocar e pegar (ela não gosta mto que lhe pegue), pois tenho de lhe colocar betadine e pomada na cauda bem como dar-lhe o antibiótico (que desfaço e junto com comida) que tenho de garantir que ela toma.
Quando a tenho no meu colo ela derrete-se toda com as festas, mas qd pego nela para voltar a colocá-la na caixinha dela ela bufa-me logo. Aliás ela nem mia (só no veterinário e em último recurso praticamente). Ou seja ela está quase sempre a bufar e com postura desconfiada. Excepção feita qd tá entretida a brincar (só lhe apetece tarde e a más horas :) ).

A minha questão então é... o comportamento dela é normal? Como devo fazer para a conquistar e ganhar a confiança dela?

PS: Desculpem o testamento.

EDIT: Segundo a Veterinária a gata teria pouco mais de 1 mês quando a encontrei.
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

quinta dez 13, 2007 4:02 pm

Recolhi um igualzinho, igualzinho, na estrada atropelado.
A única diferença é que tiveram mesmo que lhe amputar uma das patas da frente. Não se preocupem, adaptou-se que foi uma maravilha... E ... era surdo!
Era mesmo uma fera o gatinho. Só eu lhe pegava e com uma toalha. Mas só lhe pegava para lhe dar o antibiótico. De resto deixava-o na "sua" e com o tempo até para a nossa cama vinha dormir e andava sempre atrás de nós. Foi preciso algum tempo para ele ganhar confiança, mas chegou lá! A dada altura já o apanhava e ele ficava ali sossegadinho, a receber as festas. Nunca forcei o contacto, apenas esperámos que ele confiasse em nós.
Quanto às idas ao veterinário... era uma guerra terrível... E ele tinha que lá ir montes de vezes...
O segredo era apanhá-lo, fazer-lhe umas festas e alguém vir por trás, sem ele ver com a transportadora e ... zááás, quando ele se apercebia já estava lá dentro!
Agora se ele se apercebia... esquece lá isso!!! Vamos amanhã :D :D
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

quinta dez 13, 2007 9:41 pm

pntavares parabéns pelo seu gesto. De ter ajudado esse gatinho de um possível atropelamento, de o ter levado ao vet e de o ter tratado devidamente, possívelmente teria criado uma infecção enorme e algo mesmo mais sério. E parabéns de o ter adoptado.

É normal ele ter esse comportamento pois veio da rua, normalmente são mais ariscos, talvez porque não tiveram nenhum contacto com os humanos e não sabemos o que realmente se passou com ele.... :?
Há quanto tempo está consigo?

É dar tempo ao tempo, ir conquistando-o dia a dia, mas não o force. Com calma, aos poucos ele vai entendendo que de si só vem coisas boas
pntavares
Membro Júnior

sexta dez 14, 2007 9:24 am

A gata está comigo há pouco mais de duas semanas... ainda se está a adaptar a mim, e o penso que tem na pata tb não ajuda muito.

E quem está de parabéns é ela que está a recuperar muito bem :)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta dez 14, 2007 10:51 am

pntavares Escreveu:A minha questão então é... o comportamento dela é normal? Como devo fazer para a conquistar e ganhar a confiança dela?
Posto tudo o que abaixo sublinhei das citações que fiz do seu texto, esta gatinha, para já, está há muito pouco tempo com a pntavares para estar já a colocar questões de avaliação, uma vez que até a pequenita demonstra afectividade e confiança em si; caso contrário, nunca conseguiria chegar até onde chegou com ela em pegá-la, tratar-lhe ferimentos, etc...
Pelo que deduzo a pntavares não sabe, nem queira saber, o que é um felino "bravo"/arisco e ou até perigoso, pelo medo. :wink:
Essa gatinha, ao que tudo indica irá ser uma melada. É uma questão de tempo e de boa saúde :wink:
pntavares Escreveu: Como a encontrei:

Ia eu a andar na rua por volta das 10 da noite, quando ela saiu disparada de um buraco da parede e continuou a correr pela estrada fora. Como vi que era pequenina e que podia ser atropelada corri atrás dela para a apanhar.

Uns bons metros à frente apanhei-a... já a segurava há uns segundos qd reparei que estava muito magra, tinha o rabo cortado e em ferida e uma das patas traseiras estava muito ferida, já meio infectada e com um dos dedos dessa pata meio pendurado (...)
pntavares Escreveu: E desde há duas semanas para cá que temos ido ao veterinário regularmente mudar-lhe o penso, dou-lhe antibiótico de 12h em 12h e cuido da ferida da cauda que não foi preciso colocar penso.
(...)
pntavares Escreveu:Ela apesar de estar mais solta e à vontade, pois já brinca, bufa-me sempre, mas sempre e repetidamente. Ela não é má pois, apesar de passar o que passou, nunca, mas nunca me tentou atacar de forma alguma, nem quando o veterinário lhe está a mudar o penso, que deve ser mto doloroso.
E eu a maioria das vezes tenho mesmo de lhe tocar e pegar (ela não gosta mto que lhe pegue), pois tenho de lhe colocar betadine e pomada na cauda bem como dar-lhe o antibiótico (que desfaço e junto com comida) que tenho de garantir que ela toma.
pntavares Escreveu:Quando a tenho no meu colo ela derrete-se toda com as festas
pntavares Escreveu:A minha questão então é... o comportamento dela é normal? Como devo fazer para a conquistar e ganhar a confiança dela?
Boa sorte e as melhoras da gatinha, além dum bem haja para si... :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

sexta dez 14, 2007 10:56 am

Deve de estar super assustada. Tem que lhe dar tempo. 1 mês de vida e já passou por tanto.

Parabéns pela sua acção 8) :!:

Dê noticias, e apresente-a.

:wink: :!:
<p>" Todo o Homem &eacute; culpado do bem que n&atilde;o fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
pntavares
Membro Júnior

sexta dez 14, 2007 2:15 pm

Obrigado a todos pelos comentários... e eu sou paciente :)

A gata veio do veterinário à pouco de mais uma muda do penso e a ferida está a cicatrizar de uma forma espantosa e talvez seja necessário apenas mais uma muda de penso.
A veterinária disse-me que a gata tem acne e agora também vou passar a desinfectar-lhe o queixo e o pelo por cima do nariz :)
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

sexta dez 14, 2007 2:20 pm

ainda bem q foi a correr atras dela :D :D
que sejam as duas mt felizes :lol:
ja agora como se ve se os gatos tem acne?pode ser provocado pelo q?
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
pntavares
Membro Júnior

sexta dez 14, 2007 2:31 pm

dianasousa Escreveu:ainda bem q foi a correr atras dela :D :D
que sejam as duas mt felizes :lol:
ja agora como se ve se os gatos tem acne?pode ser provocado pelo q?
Eu sou um ele :lol:

A minha gata tem umas falhas no nariz e uma espécie de "pontos negros" (não são pontos negros, mas não sei o que mais lhe chamar) no meio do pelo no queixo. E não faço a mínima ideia de o que o provoca... já vinha com ela.
pntavares
Membro Júnior

sexta dez 14, 2007 2:40 pm

Esta é a Lis Bufelli ( Lis de flor-de-lis :) )

Imagem
(Os seus primeiros dias lá em casa)
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

sexta dez 14, 2007 2:40 pm

É linda!!!!!!
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

sábado dez 15, 2007 1:56 am

Ela é linda.

As melhoras da Gatinha. Felicidades e bem haja pela grandeza do seu gesto.
Responder

Voltar para “Gatos”