Sam - Infecção urinária

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

segunda dez 17, 2007 9:18 pm

Infelizmente já começa a ser comum o meu gato Sam ficar doente. Pelos vistos voltou a ficar... E logo nesta altura em que a carteira já começa a ficar muiiito vazia. :cry:

Desde ontem que eu e o meu namorado estavamos a reparar que o Sam, o nosso gato de ano e meio (castrado), ia muito regularmente à caixa da areia. De manhã fez duas vezes cocó e depois passou o dia a ir à caixota escavar. Posicionava-se para fazer xixi mas nada. Não fazia nada. Ontem vi-o na caixota, sem exagero, umas dez vezes.

Hoje saí para a faculdade de manha e às seis, quando voltei, o meu namorado disse que ele não tinha feito xixi o dia todo. Que ia à caixota, escavava, mas não fazia nada. Ligamos ao veterinario e o doutor disse que se os gatos nao fizessem xixi durante 6 horas podia ser sinal de que algo estava mal.

Pegamos nele e lá fomos ao veterinario. O doutor puxou-o da caixa e apalpou-o. Disse que a bexiga estava vazia (nós nao vimos, mas pelos vistos ele urinou). E que se ele continuava a ir à caixota apesar de ter a bexiga vazia, podia ser sinal de que tinha comichao. E a comichao pode ser sinal de infecçao, fungo, bacteria... ou mesmo alguma pedra. :?

Bem o menino lá ficou no veterinario. Vai ficar la um ou dois dias para se fazer exames, retirar urina e analisar... Mais um arrombo, está-se mesmo a ver.

Ando preocupada. Os meus 3 gatos nunca me deram trabalho... este, num mês, é a segunda vez que fica em observaçao. :cry: Mas ao menos sei que esta em boas maos. E é isso que importa.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda dez 17, 2007 9:25 pm

Mas, para lhes fazerem os tipos de exames necessários não precisava ficar internado :o
Exames de sangue, urina e eco faz-se em regime ambulatório. Quanto muito levá-lo pela manhã e ir buscar umas horas depois.
É estranho o facto de ter que ficar internado para exames :?

Que ração é que ele tem comido?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

segunda dez 17, 2007 9:57 pm

Expressei-me mal. Nao ficou internado. O vet queria-o lá para o observar. Amanhã, passado 24 horas, devo ir busca-lo.

Royal Canin Indoor. 8) Tudo normal. Ele continua o mesmo. Nao mudou de atitude. Só nao faz xixi... e isso estranhei muito.
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

terça dez 18, 2007 2:02 am

As melhoras do Sam.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça dez 18, 2007 10:24 am

sanxeri Escreveu:Expressei-me mal. Nao ficou internado. O vet queria-o lá para o observar. Amanhã, passado 24 horas, devo ir busca-lo.

Royal Canin Indoor. 8) Tudo normal. Ele continua o mesmo. Nao mudou de atitude. Só nao faz xixi... e isso estranhei muito.
Cheira-me a que a partir de agora terá que mudar na gama da ração... :wink: E o não poder urinar..., cheira-me, também, a entupimento da uretra que pode ser por um coágulo de sangue ou por uma "pedra" e quando assim é, é uma chatice já que, normalmente, têm que ser submetidos a uma algaliação para desobstruir a uretra e para ajudar a drenar a bexiga. Mas, já agora, depois dê-nos novidades do gatinho, por favor, e oxalá que tudo corra pelo melhor e que nem seja nada do que suponho, mas... :|

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 18, 2007 11:59 am

Vou busca-lo hoje ao final do dia... :? Espero bem que nao seja pedra nenhuma. :cry:

Aquele gato tem de tudo... boa raçao e o melhor tratamento. Nao entendo porque raio esta sempre doente. :cry:
JuSi
Membro
Registado: sexta set 14, 2007 9:31 am

terça dez 18, 2007 12:22 pm

sanxeri Escreveu: Aquele gato tem de tudo... boa raçao e o melhor tratamento. Nao entendo porque raio esta sempre doente. :cry:
Sabe sanxeri, às vezes não tem nada a ver com o que ele tem ou com o que lhe falta... eu tive um cão que era tratado super bem e morreu aos 4 anos porque tinha uma insuficiência renal que nunca lhe tinha sido diagnosticada... E sempre teve uma boa comida e muitos mimos e atenção... a vet disse que ele podia já ter nascido com problemas e que mesmo assim durou mto tempo devido ao bom tratamento que teve...

Mas não se preocupe por antecipação... espere e veja o que o vet tem para lhe dizer... e, não se esqueça, esses problemas têm quase sempre solução desde que descobertos a tempo... ainda bem que foi logo ao vet :D
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 18, 2007 1:26 pm

A ver vamos... mas nao queria que ele fosse operado. Faz-me impressao. :?
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça dez 18, 2007 6:01 pm

A minha Isis tambem só tem 2 anos e descobrimos agora que tem estruvites.

Vai comer ração especial para o resto da vida.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça dez 18, 2007 6:27 pm

há gatos assim. com tendência a infecções urinárias. o pinóquio já teve duas. a última foi em janeiro. esteve muiiito atrapalhado. teve de ficar internado para fazer exames. a urina tinha muito sangue e pus. precisava de ficar mais limpa. felizmente, ficou por ali. sem rações especiais nem cristais :lol:
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 18, 2007 8:06 pm

lagutrop Escreveu:A minha Isis tambem só tem 2 anos e descobrimos agora que tem estruvites.

É ISSO que o meu Sam tem.

Acabámos de chegar do veterinário. O dourot disse que ele tinha essa tal coisa, estruvite.

O meu menino tem pedras. O doutor aconselhou nova raçao e agora esta a comer Royal Canin Urinary S/O. Mas nao ficou por aí...

O doutor explicou que as causas destas pedras podem ser diversas. Que 15% sao causadas por stress. :?

Sendo assim vai começar a comer esta nova raçao e durante uns dias vai tomar antibiotico. Dia sim dia nao vai ir ao veterinario ser medicado.

O veterinario lá nos explicou que a raçao ajuda a dissolver estas pedras mas que nao garante que elas desapareçam. E que, na pior das hipoteses, te de fazer cirurgia. Mas que é uma cirurgia muito normal (tinha feito duas só hoje).

Pelos vistos este problema pode ter consequencias graves... o doutor começou a falar de amputaçao de pénis. Que tinha lá um gato a quem amputara parte do pénis pois a obstruçao fora muito grande. Nao percebi muito bem... mas ele depois disse que, para a proxima, deviamos escolher uma menina. :wink:

Enfim... o meu principe tem pedras. Vai comer raçao especial e durante uns dias vai tomar antibiotico. Agora temos de ter MUITA atençao ao xixi dele... se nao fizer durante mais de 6 horas as consequencias podem ser graves.

O doutor tambem nos disse para metermos papel debaixo da areia... para ver se há sangue na urina. :? Mas em principio tudo se vai resolver com a raçao.

O meu menino agora é ainda mais especial... (é bom que seja, estou poooooobre) :lol:
o21963071
Membro Veterano
Registado: quarta set 12, 2007 1:10 pm
+ todos aqueles q trato como se fossem meus

terça dez 18, 2007 9:06 pm

não sei porque o Vet disse para a próxima escolherem uma gata, as gatas tb têm isso, a minha já teve aos 4 anos e tb teve um dia sem fazer xixi e teve que ficar lá no Vet internada 5 dias a soro para limpar e sei q lhe puseram uma algália e depois teve 5 anos a comer comida royal canin urinary e entretanto deixei de lhe dar essa comida porque aos 9 anos teve q ser operada a um tumor mamário maligno e fizeram-lhe análises aos rins e tava td ok. Todos têm problemas infelizmente.
Hás-de perguntar ao Vet porque não trataram logo dele, com soro e isso?
Boa sorte!
o21963071
Membro Veterano
Registado: quarta set 12, 2007 1:10 pm
+ todos aqueles q trato como se fossem meus

terça dez 18, 2007 9:11 pm

Ah e outra coisa, experimentem dar passeios com ele no campo, num sitio sossegado.Comprem uma trelinha.São baratas!!!
Agora tenho um gato( a minha gata ficou na casa da minha mae, já tem 12 anos), e acho q os gatos são mais stressados e precisam mais de brincadeira. :D
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 18, 2007 10:14 pm

Primeiro, o vet estava a brincar quando disse para arranjarmos uma gatinha.

E soro? para que? Ele tem pedras na bexiga... mas nao precisa de soro. :?

Quanto ao xixi... pelos vistos ja consegue fazer. Quando chegamos a casa e o tiramos da transportadora estava todos molhada... todo ensopado em xixi. Com os nervos de andar de carro fez tudo ali. :D
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

terça dez 18, 2007 11:22 pm

Sanxeri desejo as melhoras ao seu Sam, espero que essas pedras desapareçam rapidamente.
Cumprientos
Responder

Voltar para “Gatos”