Semelhanças que encontrei: o Tico só reage ao nome, vem quando digo "anda cá", quando digo "Anda Tico, anda comer" vem a correr e entre mios abraça-se à minha perna, quando como iogurte batido de morango e pergunto "queres?" mia e a lamber-se abraça-se novamente à minha perna. E ainda, quando faz asneiras e reclamo com ele, aponto para o ninho e digo "Para o ninho Tico, já!" ele obedece! Se fui justa fica tristinho e deita-se à espera que o chame ou o vá buscar. Se não fui, espera que vire costas e então sai e vai brincar ou vem atrás de mim e morde-me sempre que tem oportunidade! Quando estou em casa, anda sempre atrás de mim (tal como fazia a minha cadelita) e quer ver (e cheirar) tudo o que estou a fazer.
Desde que está connosco, dorme na cozinha com a porta fechada: pego nele ao colo, dou-lhe uns mimitos, confirmo se tem um pouco de comida e água, meto-o no ninho, saio e fecho a porta. Nunca mia, não sai do ninho quando o deito e de manhã temos uma nova rotina: um pouco antes das 8h abro a porta, pego-lhe ao colo, dou-lhe mimo, comida e limpo-lhe a casa de banho. Se alguma coisa falhar, morde-me! Quando vamos sair e ele fica sozinho, fica com acesso à cozinha e a uma parte do corredor (no total cerca de 30 m2), com água, comida e todos os brinquedos que eu encontrar. Também não parece importar-se (apesar de não gostar de ficar sozinho) pois quando o chamo para poder fechar a porta do corredor, vem logo. Quando chegamos, está à nossa espera em cima do tapete, mia e roça-se nas nossas pernas (uma das poucas ocasiões em que o faz).
Não consigo que dê a patinha, que salte para o meu colo quando quero, ou que perca o habito de subir para a mesa, mas, depois da análise parece-me até educado demais para gato!
Ficaria preocupada mas parece-me um gato feliz: é muito meigo, traquina, brincalhão (até vai buscar brinquedos para ao pé de nós para brincarmos com ele e se não lhe ligarmos morde-nos), confia em nós, é muito inteligente (tanto nas brincadeiras como nas reacções: tem miados diferentes para cada situação, por exemplo pedir comida, pedir para ir buscar brinquedos debaixo dos móveis, limpar a areia ...e às vezes dá-me a sensação de que negoceia, ou seja, quando o proíbo de fazer alguma coisa que me tira mesmo do sério ele pára, olha para mim, faz uma expressão estranha e não volta a fazer mas vai fazer outra coisa que eu também não quero que ele faça; aí já não há nada que eu possa fazer, ele não pára e eu acabo por deixar!!)
[/img][/url]