Educar um gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
snasc
Membro Júnior
Registado: quinta out 28, 2004 2:03 pm

terça dez 18, 2007 4:38 pm

O Tico é o meu 1º gato. Sempre fui mais habituada a cães e cheguei à conclusão que, talvez esteja a educar o Tico à semelhança de um cão :? .
Semelhanças que encontrei: o Tico só reage ao nome, vem quando digo "anda cá", quando digo "Anda Tico, anda comer" vem a correr e entre mios abraça-se à minha perna, quando como iogurte batido de morango e pergunto "queres?" mia e a lamber-se abraça-se novamente à minha perna. E ainda, quando faz asneiras e reclamo com ele, aponto para o ninho e digo "Para o ninho Tico, já!" ele obedece! Se fui justa fica tristinho e deita-se à espera que o chame ou o vá buscar. Se não fui, espera que vire costas e então sai e vai brincar ou vem atrás de mim e morde-me sempre que tem oportunidade! Quando estou em casa, anda sempre atrás de mim (tal como fazia a minha cadelita) e quer ver (e cheirar) tudo o que estou a fazer.
Desde que está connosco, dorme na cozinha com a porta fechada: pego nele ao colo, dou-lhe uns mimitos, confirmo se tem um pouco de comida e água, meto-o no ninho, saio e fecho a porta. Nunca mia, não sai do ninho quando o deito e de manhã temos uma nova rotina: um pouco antes das 8h abro a porta, pego-lhe ao colo, dou-lhe mimo, comida e limpo-lhe a casa de banho. Se alguma coisa falhar, morde-me! Quando vamos sair e ele fica sozinho, fica com acesso à cozinha e a uma parte do corredor (no total cerca de 30 m2), com água, comida e todos os brinquedos que eu encontrar. Também não parece importar-se (apesar de não gostar de ficar sozinho) pois quando o chamo para poder fechar a porta do corredor, vem logo. Quando chegamos, está à nossa espera em cima do tapete, mia e roça-se nas nossas pernas (uma das poucas ocasiões em que o faz).
Não consigo que dê a patinha, que salte para o meu colo quando quero, ou que perca o habito de subir para a mesa, mas, depois da análise parece-me até educado demais para gato!
Ficaria preocupada mas parece-me um gato feliz: é muito meigo, traquina, brincalhão (até vai buscar brinquedos para ao pé de nós para brincarmos com ele e se não lhe ligarmos morde-nos), confia em nós, é muito inteligente (tanto nas brincadeiras como nas reacções: tem miados diferentes para cada situação, por exemplo pedir comida, pedir para ir buscar brinquedos debaixo dos móveis, limpar a areia ...e às vezes dá-me a sensação de que negoceia, ou seja, quando o proíbo de fazer alguma coisa que me tira mesmo do sério ele pára, olha para mim, faz uma expressão estranha e não volta a fazer mas vai fazer outra coisa que eu também não quero que ele faça; aí já não há nada que eu possa fazer, ele não pára e eu acabo por deixar!!)

[/img][/url]
mikyta
Membro Júnior
Registado: sexta out 05, 2007 1:18 pm

terça dez 18, 2007 5:01 pm

Parece que o seu gato é "verdadeiramente fiel".
É parecido com a minha gata numas das coisas que faz!
Não há problema nenhum em educar um gato como se fosse um cão!
Até é bem bom :D
E é normal que agora ao principio se sinta insegura.

Irá se habituar a isso tudo e não se preocupe.

bjs.
mikyta :D 8)

http://www.flickr.com/groups/gatosgatinhas

Http://www.kittyeamigos.blogspot.com
RamsesII
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm

quarta dez 19, 2007 3:40 pm

não se preocupe, tem um gato ESPECTACULAR! :D

eu sempre tive gatos, mas não me preocupava muito com a educação e eles transformavam-se, bem... em gatos! bichos independentes, traiçoeiros, vadios, manhosos, ladrões, chantagistas e muito pouco amigos de festas.

mas desde que vi num programa qualquer uns gatos de apartamento super amorosos, que falam com os donos, que obedecem, e coisa assim, resolvi fazer igual. e hoje o meu gato é muito parecido com o seu! na minha opinião, não há animal melhor que um gato destes!

os gatos são extremamente (ás vezes até, assustadoramente) inteligentes e se lhe mostramos logo de início que somos a "mamã", que faz miminhos e dá de comer, mas também impõe regras e horários, ele entra imediatamente no esquema e torna-se um gato perfeito.

continue o excelente trabalho que está a fazer, tem um gato que se dedicará a si de corpo e alma, aconteça o que acontecer! :wink:
snasc
Membro Júnior

quarta dez 19, 2007 5:17 pm

Obrigada :D , estava a ficar um pouco preocupada porque não conhecia ninguém com um gato assim e começava a pensar que se calhar tinha sido demasiado disciplinadora. É que ele até gosta da transportadora! E pelo que vou lendo, os gatos ou começam a miar sem parar ou não querem entrar. Para saber se ele quer ir connosco a algum lado, pousamos a transportadora aberta, se ele entrar e se deitar, vai connosco, se for até à porta mas voltar para trás e for directo ao ninho ou subir para uma cadeira e se deitar, respeitamos e deixamo-lo ficar!
Tenho de reconhecer que até é muito fácil lidar com ele, apesar de também ter a sua personalidade (bem forte em certas alturas).
E como afinal não somos os únicos, pode-se dizer que os gatos também são educáveis e uma óptima companhia :) !
RamsesII
Membro

quinta dez 20, 2007 11:02 am

quanto á transportadora, o meu não acha piada nenhuma, porque detesta ir ao vet. mas também não faz escândalo, deixa-se estar caladinho, como se desejasse desaparecer! :roll:

ora, para gatos que vivem em apartamento, acho essencial uma educação assim firme! senão mandam em nós, e com uma casa pequena, não cabemos os dois! o meu só lhe fiz isso pela graça que achei aos da televisão, apesar de ser do campo. e a verdade é que se tornou caseiro! se ninguém se opuser, dorme todo o dia na cadeira da cozinha e só acorda para as refeições!
continuam a ter a sua personalidade, mas em tudo o que realmente importa obedecem á "mãe". podem não gostar, podem reclamar, podem fazer chantagem, mas acabam sempre por ceder à vontade da mãe, porque ela é que sabe.

quanto ás habilidades que lhe tentou ensinar (ir para onde lhe manda e dar a patinha)...
ao meu ensinei (à custa de lambidelas de suissinho) a sentar e a deitar à ordem, sem sequer fazer gestos. a patinha não consigo, eles detestam que lhes toquem nas patas.
o ir para um dado sítio, bem, aconteceu por acaso! a minha irmã estava com ele a maior parte do tempo e diz que um dia estalou os dedos em cima do colo, sem pensar, e o gatinho subiu de imediato para o colo. hoje em dia, se estalamos os dedos em qualquer lugar, ele vai para lá! seja no parapeito de uma janela, na televisão, no aquário dos peixes, etc!
pode experimentar, recompensando com goluseimas sempre que vier para perto do lugar que lhe indica, mas depois é difícil "desmamar" da recompensa... não é como os cães, que obedecem pelo hábito.

goze bem o facto de ter um gato obediente! são os que nos dão mais alegrias e não nos envergonham diante dos convidados (na PIOR das hipóteses desaparecem e só voltam quando os convidados saírem)! :wink:
snasc
Membro Júnior

quinta dez 20, 2007 3:28 pm

Vou experimentar essa dica de estalar os dedos 8) ! O seu gato também parece espectacular :) .
Mas quanto a não passar vergonha à frente dos convidados, não tenho tanta sorte! O Tico é educado mas quando valores mais altos se alevantam... Não há muito tempo veio cá um comercial da TVCabo, o gato como sempre escondeu-se, mas depois, não sei bem como, perdeu a vergonha e foi deitar-se em cima dos sapatos do senhor para lhe poder roer melhor os atacadores! O meu marido já não podia com tanta vergonha quando o Tico resolveu por a pasta dele ao chão e começar a roer as pontas (como costuma fazer com tudo o que tem cantos e sempre que tem tempo de se acomodar)! O meu marido não aguentou, chamou-me, pediu-me para levar o gato, o senhor sorria e dizia que os gatos são mesmo assim, chamei-o e tudo acabou! E o pior acontece com desconhecidos :oops:, apesar deste episódio ter sido o mais forte! Com amigos, bem, por exemplo ontem, estava toda contente a pensar que ia poder mostrar o meu gatinho a uns amigos quando ele (também nunca o tinha feito, pelo menos não tanto) resolveu fugir pela casa fora, completamente desnorteado, nem deixou que eu o apanhasse, só fugia... e só pude mostrá-lo em alta velocidade, a derrapar nas curvas e a miar alto e grosso como eu nunca tinha ouvido :?: . Perante isto, o seu gatinho fica de certeza a ganhar em bom comportamento :) , tenho de reconhecer!
RamsesII
Membro

domingo dez 23, 2007 1:36 pm

de facto, o meu gato é muito fixe, mas o seu também pode melhorar, com a idade! ficam mais calmos, deixam de stressar com qualquer coisinha...

o meu, em companhia estranha, desaparece. não entra em pânico, simplesmente encolhe-se e desaparece por umas horas. odeia estranhos e mais que 4 pessoas em casa (ninguém o vê numa festa de anos).

mas com crianças, já é compreensivo! quando a minha prima de 3 anos o consegue agarrar, mesmo pegando-o pela barriga (com os seus 6 kilos deve ser doloroso), ele deixa-se! não estrebucha, não arranha, simplesmente deixa-se levar. quando ela finalmente o larga, ele foge de mansinho, para ela não dar conta!

o meu tem agora uns 3 anos, mas está a regredir à infância e anda cada vez mais maluco! persegue o rabo, atira-se aos tapetes, caça os atacadores, maltrata os cabos eléctricos... mas nunca em presença de estranhos! :D

ele era mais atrevido em criança, agora tá muito mais tímido.
resta-lhe esperar que o seu ganhe juízo com a idade! :D até lá, bem, pode sempre fechá-lo num quarto quando tiver visitas ilustres! :D
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

domingo dez 23, 2007 3:27 pm

Os meus nao fazem nada disso. Sao desobedientes. Ah... desculpem... errei num pormenor... eles tambem me mordem. :lol:
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
mikyta
Membro Júnior

domingo dez 30, 2007 2:21 am

Transportadora??
A minha gatinha não gosta da transportadora por isso vai ao colo no carro!!
E ela porta-se muito bem...:D
Exprimente, porque se seu gato é educado como um cão talvez goste :lol:

:arrow: UMA DICA -- Saia com o seu gato ás vezes á rua de carro (se voce vai ao vet. de carro) para oseu gato não pensar "é melhor não sair de casa, porque quando saío é só para ir ao vet." :(

:arrow: DICAS PARA PRINCIPIANTES EM GATOS SOBRE ALIMENTAÇÃO

--- Dê comida seca ao seu gato porque torna o pêlo mais macio e é mais saudavél.
--- Não dê vários sabores diferentes ao seu gato porque depois eles querem sempre coisas diferentes.

:roll: OK!!
Tal vez já soubesse estas dicas TODAS mas como isso aconteceu com um gatinho meu não quero que mais ninguém!!
(esse gatinho é o Taréco)

8) bjs
mikyta
maria
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

domingo dez 30, 2007 11:23 am

mikyta Escreveu:Transportadora??
A minha gatinha não gosta da transportadora por isso vai ao colo no carro!!
E ela porta-se muito bem...:D
Hum, isto pode nem sempre resultar... :wink:
A minha Klara é a coisa mais meiga que há, não sopra, não se assanha, é muito sossegada, exceptuando claro as normais brincadeiras que fazem dela uma "maluca" :lol: mas quando andamos com ela de carro (veterinário ou não) fica numa aflição :( mia muito (e ela nem é de miar) e as unhas dela saem logo para fora...
Imagine então se ela estivesse à solta?! Um perigo... :roll:
A forista até pode tentar, mas inicialmente a título de experimentação, pois os resultados podem não ser os mais agradáveis, até para um gato muito bem educado :wink:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo dez 30, 2007 11:32 am

mikyta Escreveu:Transportadora??
A minha gatinha não gosta da transportadora por isso vai ao colo no carro!!E ela porta-se muito bem...:D

(...)
1º - Cada gato é um gato e uma "caixinha de surpresas"...Logo..a surpresa pode não ser a melhor ou até mesmo catastrófica :roll:

2º É EXPRESSAMENTE PROIBIDO o transporte de animais SOLTOS em veículos motorizados, neste caso, carro!!!

Já se apercebeu, por acaso, do perigo, deste seu conselho...???????!!!!!!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

domingo dez 30, 2007 5:17 pm

Nao leve o gato solto no carro!

Há cerca de 3 meses tentei meter o meu Figo no carro solto. Ele teve um ataque de pânico e a correr dentro do carro. Uma loucura. nao feriu ninguem porque nós abrimos a porta e ele se pisgou. Mas parecia um diabo!
mikyta
Membro Júnior

domingo dez 30, 2007 7:32 pm

1- A minha gata fica no meu colo e nem se mexe.

2- Isso de ser proibido não sei...
Mas quantos animais nós todos já vimos de carro soltos??
Se não andarem ao saltos dentro do carro...

3- A ideia de não usar transportadora apenas surgiu de o gatos se comportar quase como um cão e os cães gostam e andam de carro sem transportadora :D . CERTO?? :?:

4- A minha Kitty também quando a meto dentro da transportadora quase que a vira ao contrário.

5-só para acabar EU NESTA RESPOSTA (E NA OUTRA) NÃO DISSE NENHUMA MENTIRA :wink:

na verdade
só disse verdades
beijos
NÃO TENTEM ANDAR DE CARRO COM OS VOSSOS GATOS SOLTOS PORQUE PODE RESULTAR MAL!!
COMIGO RESULTOU MUITO BEM... MAS EU SOU MALUCA :lol: :lol: :lol:

bjs
mikyta
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

domingo dez 30, 2007 9:12 pm

mikyta quanto a mim parece-me que está a fazer troça de uma observação que lhe foi correctamente feita! :?

Felizmente para si que uma viagem de carro é pacífica e, já esquecendo a parte legal (que até é muito importante), o mais comum é o comportamento de um gato mudar quando anda de carro e pode tornar-se mesmo muito perigoso!

Pode apenas ter dito a verdade, mas também ninguém disse o contrário, de qualquer forma apenas deu mostras da SUA verdade, porque a verdade GERAL é bastante diferente... :roll:

O conselho que deu não deve de todo ser seguido...
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

domingo dez 30, 2007 10:42 pm

Eu tenho um gato que nao se importa de andar no carro. Em pequeno (até aos 3 meses) ia alugar filmes comigo... ia ao café... e nunca o meti na transportadora. mas agora que é grande é um perigo.

o Figo... esse é mortífero. nem pensar em tê-lo no carro solto.

Resumindo, nao arrisquem. um gato muito calmo pode assustar-se com uma luz... com um ruído... e pode ser MUITO perigoso.
Responder

Voltar para “Gatos”