TOBIAS- GATO VADIO ADOPTADO-Alguns problemas de saude!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

segunda dez 31, 2007 7:47 pm

Boa noite a todos,

Venho pedir a quem tem grande experiência com gatos que me dê a sua opinião e conselhos de modo a me ajudar a tomar uma decisão.

É o seguinte:

Moro na Povoa de Sta. Iria e há cerca de 2 semanas apareceu na minha rua um gato de cor parda extremamente magro e debilitado, com muita dificuldade até em andar de tão fraco e esquelético que estava.

Comecei a alimentá-lo várias vezes ao dia com ração, latinhas wiskas , carne cozida, sardinhas de lata variando “os pratos” ao longo do dia a ver se ele não se enjoava e começava a comer e a ganhar peso.
Realmente deu resultado e ele parece estar mais gordito e já corre para nós quando nos vê.

É engraçado que quando nos vê (a mim e á minha mãe) corre para nós quase que nos faz tropeçar nele enquanto andamos até ao local onde lhe colocamos a comida e quando acaba de comer vai ter connosco e roça a cauda nas n/pernas (como que a agradecer) dando ao mesmo tempo uns miados muito baixinhos mas não deixa que lhe façamos festas. Quando estendemos a mão para lhe fazer uma festinha encolhe-se todo (embora não se assanhe) e afasta-se . No entanto vai depois atrás de nós até á porta do prédio e ali fica junto á porta sentado a ver-nos subir as escadas, a miar baixinho com um ar triste.

Dá a sensação de ser um bichinho que já passou por um mau bocado e tem medo das pessoas , mas ao mesmo tempo quer estar ao pé delas. Não consigo explicar....

Ao longo destes dias afeiçoei-me a ele e ao ver o frio que está na rua a minha vontade é traze-lo (embora não saiba como) para o conforto da minha casa.
Vejo a minha gata na cama debaixo do edredão e penso naquele pobre coitado todo arrepiado ao frio e á chuva e sujeito aos maus tratos das pessoas .

O meu coração pede-me para fazer isso , no entanto a “razão” lembra-me que embora tenha uma casa bem grande , já tenho dois cães e uma gata e que possivelmente não iria dar bom resultado levar um gato adulto e ainda por cima assustadiço para casa.

Penso que já seria complicado para ele habituar-se a uma família grande com 6 pessoas (meu marido , dois filhos, minha mãe e meu pai) no entanto juntar mais 3 peludinhos ciumentos…..

A minha gata mimosa é muito ciumenta , a minha Rita (cadela) possivelmente não iria trazer grande problemas, no entanto o Snoopy ,……. um canzarrão que não gosta nada dos gatos que vê na rua pois tenta sempre correr atrás deles, possivelmente iria detestá-lo…embora adore de paixão a minha mimosa.

Será que com a chegada do novo membro, a minha casa não pareceria a 3ª Guerra mundial?

Embora tenha a mimosa comigo já quase há 7 anos não posso dizer que tenho experiência com felinos, pois só tenho convivido com ela.

Sei que neste fórum existem membros com grande experiência com gatos.
O que acham desta situação? É possível com o passar do tempo este gato esquecer os traumas passados e se adaptar a uma grande família, se essa adaptação for feita de uma forma gradual e com muita paciência?

Falei hoje com o Vet dos meus bichanos para me aconselhar e ele sugeriu fazer o teste fiv e felv para ver se ele estar contaminado…até aí tudo bem, no entanto quando lhe coloquei a questão de ser castrado ele disse que se for fiv/felv não deverá sê-lo…

Será que é mesmo assim? É que sem ser castrado eu não posso levá-lo para casa .

Uma outra questão, e peço desculpa por fazer tantas perguntas, caso ele seja fiv/felv a minha gata corre o risco de ser contaminada, mesmo que eu limite a convivência entre eles e tenham caixote WC, e os comedoros e camas separadas?

O que acham?
Desculpem este testamento mas por favor me deem a v/ opinião.
Preciso da v/ experiência para tomar a decisão certa para que o gatinho não sofra com tudo isso.
Muito Obrigado
Cristina
Última edição por jujubele em quarta jan 23, 2008 8:00 am, editado 1 vez no total.
jujubele
Membro Veterano

segunda dez 31, 2007 8:17 pm

Aproveito para vos desejar a todos UM BOM ANO 2008 com tudo de bom para vocês e com muitos finais felizes na vida de todos os peludinhos abandonados.
Um bom Ano para todos !
Fsetter
Membro Veterano
Registado: sábado mai 15, 2004 11:42 am

segunda dez 31, 2007 8:38 pm

Vou tentar responder-lhe com base na minha experiência. Outras pessoas certamente partilharão as suas experiências.
jujubele Escreveu: O meu coração pede-me para fazer isso , no entanto a “razão” lembra-me que embora tenha uma casa bem grande , já tenho dois cães e uma gata e que possivelmente não iria dar bom resultado levar um gato adulto e ainda por cima assustadiço para casa.
Ter uma casa grande e espaçosa é uma grande vantagem, pois assim cada animal pode ter o seu espaço sem se sentir "encurralado" pelos outros. Ou seja, o novo gatinho terá espaço para se refugiar durante os primeiros tempos e observar sem ser importunado. Isso permite-lhe ir-se habituando aos poucos, sem stresses.
jujubele Escreveu: Penso que já seria complicado para ele habituar-se a uma família grande com 6 pessoas (meu marido , dois filhos, minha mãe e meu pai) no entanto juntar mais 3 peludinhos ciumentos…..

A minha gata mimosa é muito ciumenta , a minha Rita (cadela) possivelmente não iria trazer grande problemas, no entanto o Snoopy ,……. um canzarrão que não gosta nada dos gatos que vê na rua pois tenta sempre correr atrás deles, possivelmente iria detestá-lo…embora adore de paixão a minha mimosa.
Havendo carinho, persistência e paciência por parte dos habitantes de 2 patas (que deverão lidar com o gato de forma calma e sem movimentos repentinos), no seu caso específico, creio que também será possível uma convivência harmoniosa entre os habitantes de 4 patas.

É mais fácil um gato habituar-se à presença de um cão, do que um cão habituar-se a presença de um gato. Ou seja, se os seus cães já estão habituados à gata da casa, não terão grandes problemas em aceitar outro gato. Claro que haverá uma curiosidade inicial (que deverá ser vigiada de perto), mas em princípio os cães não irão tentar perseguir ou importunar o gato, e isso permitirá que o gatinho se vá habituando aos cães com o passar do tempo, à distância e ao seu ritmo (o que é muito importante).
jujubele Escreveu: O que acham desta situação? É possível com o passar do tempo este gato esquecer os traumas passados e se adaptar a uma grande família, se essa adaptação for feita de uma forma gradual e com muita paciência?
Havendo carinho, persistência e paciência, sem dúvida que é possível.
jujubele Escreveu: Falei hoje com o Vet dos meus bichanos para me aconselhar e ele sugeriu fazer o teste fiv e felv para ver se ele estar contaminado…até aí tudo bem, no entanto quando lhe coloquei a questão de ser castrado ele disse que se for fiv/felv não deverá sê-lo…
Sim, os testes FIV/FeLV devem ser feitos e, independentemente do resultado, o gato deveria ser castrado. Alias, se algum dos resultados for positivo, ainda mais importante seria fazê-lo. Porque é que o veterinário acho que não deve ser? :?
jujubele Escreveu: Uma outra questão, e peço desculpa por fazer tantas perguntas, caso ele seja fiv/felv a minha gata corre o risco de ser contaminada, mesmo que eu limite a convivência entre eles e tenham caixote WC, e os comedoros e camas separadas?
Pelo que tenho lido e ouvido, se realmente limitar a convivência e eles tiverem comedouros e WC separados, o risco de transmissão é muito reduzido. Em qualquer dos casos, é importante reter que o FIV é mais dificilmente transmissível do que o FeLV.

Bom ano! :wink:
jujubele
Membro Veterano

terça jan 01, 2008 3:09 pm

Obrigado pelos conselhos.
Um bom ano para si também.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça jan 01, 2008 6:10 pm

um gato ou cão adulto habituam-se muito bem a uma nova casa. trouxe o flávio já com uns 8 ou 9 anos. está nas suas 7 quintas, junto a 9 gatos e 4 cães. até bem demais. farto-me de ralhar com ele porque sua exª arranha a porta para vir para o quarto e para a sala. fazer disparates.
é bom que faça esses testes ao gato. e deixe-o de quarentena. penso que poderá ser castrado desde que não esteja debilitado e doente. afinal o bicho está mortinho que o levem :lol:
jujubele
Membro Veterano

quinta jan 03, 2008 7:24 am

Bom dia a todos,

O "Tobias" já está no Vet.

Ontem quando cheguei a casa depois do trabalho vi que o Vet estava aberto (devo ter feito confusão porque pensava que só abria hoje) então fui buscar a caixa transportadora da minha gata e uma lata de Wiskas e lá fui eu chamar pelo tobias...

Veio ter comigo e milagre : deixou-me fazer-lhe festinhas

Ficou muito intrigado a olhar para a caixa. Saltou para cima dela e veio dar-me mais festinhas foi espreitar para dentro da caixa e mais festinhas.... Coloquei lá dentro a latinha e ele entrou lá para dentro e pronto, gato fechado. Pensei que seria mais dificil.

Levei o Tobias ao Vet qua abriu a caixa em cima da marquesa e foi uma confusao para o apanhar saltou por tudo o que era sitio, muito assustado mas sem se assanhar.

O Dr. lá o encurralou num canto do consultório e começou a fazer-lhe festinhas a falar com ele. O pobre gato estava tão assustado que até fez um cócó e um xixi... Pelo menos ajudou na consulta e deu para ver que as fezes são duras e normais :D
Depois aproveitou para ascultá-lo (parece que tem ascultaçao normal) embora esteja um pouco constipado. E engraçado que apesar de apavorado o tobias nunca arranhou. O vet acha que ele não deve ter ainda 1 ano.

Vai colocar pipeta para pulgas ser desparazitado e tratado para a constipação e só depois vai fazer o teste Fiv/felv. depois banhoca, castração e casa nova.

Esperemos que corra tudo bem.

Já agora aproveito para perguntar a quem tem gatos machos, castrados se mesmo com a castraçao eles fazem xixi nas paredes.... é que estava uma senhora no vet que disse que tem muitos gatos em casa e nunca os castrou , poe as femeas numa casa e os machos na outra :o e que mesmo com a castraçao os gatos continuam a fazer xixi por todo o lado e que adoram especialmente os cortinados para o fazer... :roll:
É VERDADE??

Bom pessoal eu depois vou dando noticias acerca do Tobias.

Beijinhos
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

quinta jan 03, 2008 10:07 am

jujubele, parabéns pela sua decisão. Estou certa que o Tobias vai recompensá-la como só os gatos o sabem fazer.
Há muitas tecnicas de aproximação de gatos mas o fundamental é muita calma e muita paciência. E dar tempo suficiente para que eles se habituem um ao outro.
Continue sobretudo a mimar a sua menina, dê-lhe sempre a primazia para que ela não reaja com ciumes.
Boa sorte
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jan 03, 2008 10:16 am

jujubele Escreveu: (...) :o e que mesmo com a castraçao os gatos continuam a fazer xixi por todo o lado e que adoram especialmente os cortinados para o fazer... :roll:
É VERDADE??

Bom pessoal eu depois vou dando noticias acerca do Tobias.

Beijinhos
Bom dia.

Essa senhora deve ter gatos feitos por encomenda, nas Caldas! :roll: Ela teve foi a reacção (uma mentira) certa para desculpar a opção da "não castração" nos seus gatos!
O que acontece na verdade é que há gatos (nem todos) que mesmo depois da castração, continuam a urinar como que a demarcar por se ter tornado um hábito de quando eram "inteiros" mas daí de um por outro a dizer TODOS, vai uma grande distância...!
Contudo, mesmo na minoria dos que ficam a demarcar, o sistema hormonal vai diminuindo pelo facto da castração e, deixam de o fazer; apesar que uns levam mais tempo que outros a deixar o "vício"...!
Ainda, o cheiro da urina antes da castração é insuportável e depois da castração tem um cheiro mesmo SÓ de urina que não se pode comparar com o cheiro do "antes"... :wink:

Castre o gatito, sim e em vez de acreditar em gente que mente com os dentes todos, coloque todas as questões ao seu Veterinário que estou certa que a esclarecerá de acordo com rigor da profissão!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jujubele
Membro Veterano

quinta jan 03, 2008 12:33 pm

Obrigado pelo v/ apoio.
É bom saber que a velhota não tem razão quanto ao comportamento dos gatos castrados.

Liguei para o Vet para saber como é que o Tobias está e ele disse que está muito assustado, coitadinho como não fez xixi durante toda a noite, quando o Vet pegou nele á meia hora atras para o pesar (tem 4 kg.) urinou-se todo.

Está mesmo aterrorizado.
Esperemos que acalme.

Depois vou dando noticias.
Beijos a todos e mais uma vez obrigado.
MariaPaz
Membro
Registado: sexta jul 27, 2007 7:58 am

quinta jan 03, 2008 12:49 pm

Jujubele, tenho um gato com quase 8 anos que foi castrado aos 9 meses e SEMPRE fez os seus xixis dentro do caixote. Apesar de este meu gato sempre ter sido um bocado "selvagem", apesar de ter vindo para casa com uns 2 ou 3 meses, depressa se adaptou à gatinha abandonada que adoptei há 6 meses e que entretanto também foi esterilizada.
O seu Tobias vai recuperar mais depressa do que vc julga da operação. Muitas felicidades e bem haja por tê-lo recolhido!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jan 03, 2008 2:07 pm

jujubele Escreveu:
Está mesmo aterrorizado.
Esperemos que acalme.
É normal...afinal o "desgraçado", sempre nota uns gramas a menos no peso corporal... :P :wink: :lol: :D
Agora a sério:

O gato estar assustado é normal porque nunca se viu naquelas "andanças"... e voltará sim ao normal. É uma questão de chegar a casa e sentir o bom trato. O que não lhe posso garantir é que numa próxima vez que tenha que o meter numa transportadora a coisa corra tão bem como a primeira vez... :wink: :P mas, com habilidade e astúcia, não há nada que não se consiga! :wink:
Tenha é em atenção que a partir de agora deverá dar-lhe ração para gatos castrados para evitar problemas renais e de obesidade, mais tarde.

Boa recuperação para o tareco,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jujubele
Membro Veterano

sexta jan 04, 2008 1:41 pm

Boas Noticias acerca do Tobias: FIV E FELV NEGATIVO :lol:
Estou muito contente com essas noticias , embora ele esteja a ser medicado para a constipação e tenha uma gengivite.
O probrezinho tem os dentes muito branquinhos mas com o rebordo da gengiva um pouco vermelho.

Queria habituá-lo á ração seca mas vou esperar um pouco devido á gengivite . Estou a dar-lhe neste momento peru e pescada cozida com arroz e cenoura. E ele adora !

Embora esteja muito assustadito, já deixa andarem com ele ao colo, mas fica todo encolhido, e come na nossa mão.

É triste ver que quando levantamos a mão encolhe-se todo com medo de apanhar, deve ter sido muito mal tratado. :(

Vamos ver se melhora da constipação, para tomar uma banhoca e ser castrado.

Depois eu conto como correu.

Beijinhos
Cristina
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta jan 04, 2008 8:31 pm

e fotos do mafarrico? mais um felizardo :lol:
jujubele
Membro Veterano

segunda jan 07, 2008 7:54 am

Bom dia,

O Tobias vai ser hoje castrado. A constipaçao já foi embora , está bastante melhor da Gengivite e como eu quero levá-lo amanhã para casa, o Vet vai castrá-lo hoje bem cedo.

Já comecei por tirar as plantas da salinha onde ele inicialmente vai ficar, já tem uma caminha fofinha e hoje vou comprar a caixa da areia e um arranhador tipo "arvore" para ver se ele não se encanta com os meus sofás para afiar as unhas.

Continua um pouco assustadito mas já deixa fazer festinhas sem se encolher e parece um motor de um carro a ronronar.

Durante estes dias fui fazendo visitas ao Vet da parte da tarde a minha mãe da parte da manhã e ele já está bastante mais confiante.

Já se põe de barriga para cima para receber festinhas.

É mesmo um doce este gato.

Durante todo este tempo nunca arranhou, nem bufou e nem a cauda abanou em sinal de protesto.

Espero sinceramente que se adapte á casa e ao restante pessoal.....

A minha gata quando eu chego a casa e lhe dou a minha mão a cheirar depois de mexer no tobias, cheira , bufa e sai a correr toda alvoraçada... A coisa promete...

Depois eu tiro fotos do rapazote e coloco aqui.

Beijinhos para todos.
Cristina
Barufas123
Membro
Registado: segunda dez 10, 2007 5:59 pm

segunda jan 07, 2008 12:09 pm

Parabens pela decisao que tomou..... Se todos tivessem o mesmo gesto o mundo seria certamente melhor.
Responder

Voltar para “Gatos”