Carcinoma Mamário

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

pekixa
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 9:18 pm

sexta jan 04, 2008 11:51 pm

boa noite

Gostaria se possível que me tirassem uma dúvida.

Tenho uma gata, que há 4 anos foi operada a um carcinoma mámario, tendo sido retirada a cadeia mámaria do lado esquerdo.

Neste momento, está com carcinoma mamário no lado direito.

Não coloco a pergunta ao veternário que a operou, pq entretanto mudei de residencia e há dois anos que não vou lá.

No momento da operação, porque não foram retiradas as duas cadeias?

É normal este tipo de situação?

Obrigada
Maria
<p><strong>MaRiA</strong></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado jan 05, 2008 11:00 am

Boas.

Depende do que o Veterinário possa ter entendido por "normal" fazer mas, normalmente quando há um carcinoma da mama num animal, retiram TODA a cadeia mamaria e não só meia!!!

De qualquer forma, sendo que tem uma gatinha com propensão a carcinoma da mama, choca-me saber que está há 2 Anos sem ser examinada por um Veterinário!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pekixa
Membro Veterano

sábado jan 05, 2008 12:40 pm

bom dia Leonilde

De facto há 2 anos que não vou ao Veternário que a operou. Fui a um outro em 2006, estava tudo bem, e voltei agora ja no fnal de 2007 por causa de uma constipação. Foi aqui que a veternária lhe apalpou um pequeno caroço.

Maria
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado jan 05, 2008 11:00 pm

pekixa Escreveu:bom dia Leonilde

De facto há 2 anos que não vou ao Veternário que a operou. Fui a um outro em 2006, estava tudo bem, e voltei agora ja no fnal de 2007 por causa de uma constipação. Foi aqui que a veternária lhe apalpou um pequeno caroço.

Maria
Deduzi que não tinha ido a nenhum neste espaço dos 2 Anos porque veio fazer a pergunta no forum e não num dos Veterinários que visitou. Especialmente na última a que diz ter ido e que lhe encontrou um "caroço" :wink:

Boa sorte com a gatinha e veja isso o mais rapidamente possível.

As melhoras da gatinha,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pekixa
Membro Veterano

domingo jan 06, 2008 9:27 pm

Leonilde

Esta ultima veternária, chamou-me a atenção de que a gata estava com um caroço. Contei-lhe o sucedido e claro que emitiu a opinião dela em relação à prática do colega, que anteriormente tinha operado a gata.

O que eu perguntei aqui no forum era se esta situação seria normal. Se a grande maioria dos vet optava por tirar toda a cadeia ou só parte dela, como aconteceu com a minha gata.

Não consigo encontrar justificação para se operar meia cadeia, quando o animal poderá no futuro vir a ter mais tumores.
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo jan 06, 2008 9:58 pm

Não devia mesmo mas... poderiam haver outros motivos em que a Vet visse que, na altura, não convinha uma cirurgia tão longa... :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

segunda jan 07, 2008 9:11 pm

Ou então tirou o curso no mesmo sítio do EX-vet dos meus gatos.... :lol:
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça jan 08, 2008 10:13 pm

AnaPonei Escreveu:Ou então tirou o curso no mesmo sítio do EX-vet dos meus gatos.... :lol:
Quiçá? :? :twisted: :P

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CrisChaves
Membro
Registado: segunda out 22, 2007 8:56 pm

sexta mar 28, 2008 11:08 pm

Estou preocupada com minha gatinha, ela hoje foi operada, tumor mamario e esterilizada.
Tou mto preocupada, custa me tanto ela estar tão em baixo, não para de vomitar e esta muito agitada, não lhe taparam barriguinha. :cry: . Faz me um pouco confunsao o funil..
A vet indicou me que utero estava um pouco escuro e que ia mandar para laboratorio... Acham que pode ser alguma coisa grave?? Não quero perde-la,ela é minha vida e é muito especial e porque foi dada por uma pessoa muito querida que infelizmente faleceu. Obg
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sábado mar 29, 2008 12:05 pm

Vá vendo como evolui.
Ainda vomita hoje?
se sim, deve voltar ao vet.

Não caia na tentação de lhe tirar o funil por mais confusão que isso lhe possa fazer.
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

sábado mar 29, 2008 5:09 pm

Sim, não lhe tire o funil por razão nenhuma, vai ver que é uma questão de uns dias até ela ficar bem. kt ao utero estar escuro, não sofra antecipadamente, espere pelos resultatos das analises. Até lá e se ela continuara a vomitar leve-a novamente à vet. Pode ser dos antibioticos que ela toma nao se dêm bem cm o seu organismo e k seja preciso trocar. Isto digo eu, atenção k não tenho kualker formação veterinaria, e por isso mm é melhor voltar a vet :?
As melhoras e vá dando noticias
pekixa
Membro Veterano

sábado mar 29, 2008 10:50 pm

deixo-lhe aqui a história da minha gata, que só vale como experiência, e pela negativa.

A lulu foi operada. Entrou num dia e fui buscá-la no dia seguinte. Vinha sem qualquer tipo de penso, e trazia o funil. Trouxe comigo um antibiotico em comprimido para lhe dar durante 10 dias, se possível na comida.

No dia em que a fui buscar, ja vinha medicada. Nada comeu nesse dia à conta do funil. No dia seguinte, bebia agua com a nossa ajuda, e nada de comer. resolvi com um pouco de agua dissolver o antibiotico e com uma seringa tentar que ela o engolisse. Arranhada fiquei, claro que cuspiu o remedio todo. 3º dia, continuava sem comer e eu sem conseguir dar-lhe o antibiotico. 4º dia, aborreci-me a sério e tirei-lhe o funil. Devorou os flocos, correu pela casa, brincou, e quando cegou a hora de lhe colocar a latita preferida, desfiz o comprimido, na tentativa de ela o engolir... não tocou na comida!
No dia seguinte era sabado e la fui à vet.
Claro está que ja tinha conseguido tirar dois pontos e o terceiro ja a caminho. Desinfectada, veio para casa com um penso à "prova de bala". dizia-me a vet, que era um penso que costumava por as gatas de rua, e que durava uma semana. Pois... nesta gata durou ate chegar a casa.
De danada que estava, voltei a colocar-lhe o funil.
Passado umas horas, tive que lho tirar. A gata fica tão deprimida, sem comer, sem beber, sem se sequer quase mexer-se, que dava dó.
Sabia os riscos que corria, mas decidi arriscar. Bolas, estava farta de todo este cenário.
No domingo, ja tinha arrancado o resto dos pontos. a costura, bem grande por sinal estava praticamente fechada, mas num certo sitio abriu e infectou. Como tinha trazido o antibiotico injectavel, para eu propria lho dar (tive que aprender, pq não tive alternativa) fui desinfectando diariamente, e a muito custo lá foi sarando.

Não é exemplo para ninguém fazer isto, mas contei este episodio so para perceber que os bixanos não gostam mesmo do funil. No caso da minha nem sequer comia.

As melhoras da sua bixana

Maria
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

sábado mar 29, 2008 11:11 pm

Olá Maria,

Também eu já passei por algms peripecias. o meu ultimo gatinho, o Leo, foi operado a uma matinha aos 5/6 meses de idade. mm com o funil, ele conseguiu esfarrapar parte do penso, mm no pezinho, pois cm um pouco de ginastica ele consegui la chegar. Ele detestava o funil e bufava, assanhava-se..., era um drama tal k a minha irma mais nova passaou todo o tempo de rucuperação dele enfiada no quarto :(

Dps surgiu-lhe um quisto junto à orelha, la foi operado outra vez!!Foi cozido, tirou 1 ponto, voltou a ser cozido, a cicatriz nao fechou cm linha, teve de levar agrafos, tb eu tinha pena de o ver smp de funil, arrancou 3 agrafos, foi "agrafado" outra vez, e já nao lhe tirei mais o funil!!!!

Nao se eskeça k mm com supervisionamento nosso eles arranjam smp um segundinho :wink:

Kt aos medicamentos, deitea de lado nochao e peça a algm k lhe agarre nas patas, dps agarre voce cm uma mao no focinho dela, agarrando tb os bigodes (cuidado cm estes) cm a outra mao de-lhe cm uma seringa o medicamento aos poucos mm dentro da bokinha dela. Cuidado de devagar para k ela nao se engasgue!!

Va dando noticias!!!
bmia4
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 5:53 pm

sábado mar 29, 2008 11:18 pm

olá tive uma gata operada tb a um tumor mamário à cerca de um mês na primeira semana com penso e funil comeu sempre e bebeu agua que nem uma desalmada, cocos chichis, brincadeira, etc sempre com o funil, passado uns 10 dias tirou os pontos e sem se perceber porque começou a desanimar, inclusive depois do funil, faleceu no da 10 de março para grande espanto da vet, meu, ficou 4 dias a soro internada, mas começou literalmente a apagar, como vê começou bem e depois.... portanto a minha experiencia recente e mto triste não vai ser certamente exemplo para a sua gatinha, cada animal é um caso e a sua embora mal de inicio certamente irá reagir mto bem as melhoras sinceras :wink:
o21963071
Membro Veterano
Registado: quarta set 12, 2007 1:10 pm
+ todos aqueles q trato como se fossem meus

sábado mar 29, 2008 11:43 pm

Para a autora do tópico:
Olá.
Á minha gata tb não lhe tiraram as maminhas todas.Só tiraram a maminha que tinha o tumor e passado 2 meses telefonaram-me a perguntar se eu não a queria voltar a operar para então lhe tirarem as parelhas mamárias.
Pelo que entendi,eles não gostam mt de fazer isso só numa operação.Não deve ser conveniente.
Mas cada médico tem a sua maneira de trabalhar.
Eu na altura achei melhor não a operar outra vez, até porque ela já tá velhota (12 anos) e sofre muito.Nunca mais teve problema nenhum, já lá vão 3 anos, vamos lá ver...
No entanto, boa sorte para a sua.
Responder

Voltar para “Gatos”