Esterilização de Gata

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

quinta mar 20, 2003 1:14 pm

Presumo que este assunto já deve ter sido debatido várias vezes. Tenho visto alguns tópicos sobre isto, mas mais sobre gatos. peço as minhas desculpas se estou a ser repetitiva...
Tenho 2 gatas e tinha optado por não esterilizar. A Luna que tem 2 anos é um pouco fugidia e quando está com o cio é um amor. A mim agrada-me a meiguice dela.
Falei com o Vet, sobre a esterilização, dado que ela não tem contacto com machos, a questão não é uma eventual gravidez, mas sim o bem estar dela.
Segundo o Vet é necessário estar atento aos sinais, pois algumas gatas sofrem com o cio e se assim for é melhor trata-las reduzindo deste modo a possilidade de cancros na mama.
A Luna sempre fez cios relativamente calmos, mas estão a tornar-se muito sucessivos e o último deixa-me dúvidas se ela não estará a sofrer.
Gostaria que vocês partilhassem comigo as vossas experiências, pois eu quero o melhor para a minha gata.
A generalidade das pessoas com quem falo dizem que é o melhor para ela a esterilização. Mas não haverá alterações no comportamento? Ela já é tão pouco dada...
Também me preocupa a operação em si, que é mais complicada que num gato.

Agradecia muito partilhassem as vossas experiências.

Jinhos
Beta, Luna e Blue
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

quinta mar 20, 2003 2:12 pm

Olá beta

A esterilização (ovariohisterectomia) é uma operação que, neste momento, apresenta riscos reduzidos. As vantagens da esterilização são vários: diminuição dos riscos de tumores mamários, embora a redução seja tanto maior quanto mais prematura fôr a intervenção cirúrgica; previne problemas relativos a alterações hormonais (uma das minhas gatas, a Olívia teve uma hiperplasia mamária, devido à grande alteração hormonal dos cios. Neste caso, a hiperplasia ocorreu logo após o 1º cio); evita afecções no útero, muitas vezes este até é removido, de modo a não correrem piómetras (infecções uterinas bastante graves), embora estas sejam mais comuns em gatas que procriam. A nível comportamental tenho ouvido que as gatas normalmente ficam mais sossegadas e meigas, e, refiro o "tenho ouvido", pois tenho 3 gatas, todas elas esterilizadas e não lhes notei alteração comportamental nenhuma. As minhas sossegadas (Marieta e Rita) mantêm-se sossegadas, a minha terrorista e hiperactiva, a Olívia, continua igual. Também poderá existir uma maior tendência para as gatas engordarem, mas também aí levanto algumas reservas. Das minhas 3, só a Rita saíu mais da linha, mas a Rita é uma comilona compulsiva e já o era antes. As outras duas mantêm-se com um peso muito aceitável para as suas dimensões, cerca de 5 kg. Existem vários métodos de esterilização de fémeas, sei que, por exemplo no Hospital Veterinário de Cascais, esta intervenção é feita com um corte mínimo na virilha da gata e, é por aí que fazem a ovariohisterectomia. Como a gata vem já com dose de antibiótico e os pontos utilizados não são necessários retirar, a recuperação é muito rápida. As minhas 1ªs três gatas foram esterilizadas na UZ e tudo correu muito bem. Nos primeiros dias andaram um pouco cabisbaixas e com muito cuidado a andarem, tiveram foi de tomar antibiótico durante 1 semana e ir ao fim desse tempo, foram retirar os pontos. A Olívia, como foi acompanhada noutra clínica veterinária por termos entretanto mudado de casa, foi esterilizada numa clínica mais próxima de nós, e levou uns pontos absorvidos pela pele, que evitaram que ela voltasse à clínica. Também tomou antibiótico e anti-inflamatório, mas parecia que nada tinha acontecido. Até brincávamos cá em casa, que o penso que lhe tinham posto na barriga nos tinha saído muito caro. Penso que o facto de também termos ido buscar a Olívia só ao fim do dia, não termos visto o seu acordar da anestesia também ajudou, mas cada animal também tem a sua capacidade de reagir.
Beijinhos
Elsa Pereira
carlapinheiro
Membro Veterano
Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am

quinta mar 20, 2003 3:55 pm

Olá Beta1969,

A Becas também foi esterilizada. Ouvi muitos conselhos, inclusivé aqui no fórum e achei melhor optar pela operação.
Tal como disse a ElsaPereira há vários tipos de esterilização, mas a mais segura é aquela em que são retirados todos os orgãos do aparelho reprodutor.
Segundo a vet da UZ a operação da Becas deveria ser feita em Fevereiro deste ano, no entanto, a menina foi precoce e acabou por ser operada em Janeiro, já depois do primeiro cio (um cio muito tranquilo por sinal)!
Foi operada no Centro Veterinário do Cacém e correu tudo bem. Os primeiros dias são os mais complicados...a Becas tinha pontos, dos tais absorvíveis pela pele, mas o vet achou melhor retirá-los, até pq a cicatriz fica mais bonita.

Quanto ao comportamento, não notei alterações, mas o peso, esse sim aumentou, embora ela ainda esteja em fase de crescimento. No entanto, nada que não se resolva com a comida adequada.

Resumindo, não foi uma expª nada agradável, mas desde que a Becas continue cheia de saúde como está neste momento e que esteja comigo o maior tempo possivel, para mim é o que conta.
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta mar 20, 2003 3:56 pm

Olá!
A Lindi já foi esterilizada, era suposto ser antes do primeiro cio mas afinal foi durante porque ela estava com o cio e ninguém se apercebeu lá muito bem. Mas correu tudo muito bem, usou um colete de rede por 4 dias, depois ficou só com o penso e passados 6 dias foi tirar os pontos. O pior mesmo foi o acordar da anestesia e a manhã seguinte à operação, de resto passou tudo bem depressa. A Mercy também vai ser operada assim que fizer 6 meses. As minhas gatas vão para o quintal ocasionalmente logo, se não as esterilizasse, tinha de lhes dar a pilula, o que não quero devido aos efeitos secundários. Acho que não há necessidade de terem gatinhos, se nunca passarem pela experiência e deixarem de ter as hormonas responsáveis por esses comportamentos não lhe hão de sentir falta. E se eu quiser mais gatinhos sei que há muitos na rua a precisar de mais um lar. O que posso dizer é que a Lindi está óptima, muito feliz e tão brincalhona como sempre, não me arrependo de a ter esterilizado. Parece-me um bocadinho mais meiga do que era, passou a vir mais para o colo e já não foge tanto das pessoas, mas não sei se isto está relacionado com a operação se com a idade.
scooby
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 3:02 pm

quinta mar 20, 2003 4:07 pm

Hecep,

Explica lá isso do colete de rede, por favor...é que a minha gata tem a esterelização marcada para abril, e uma das coisas que me chateia é que vai ter que andar com um funil na cabeça :cry: o que me faz muita pena, coitada....a operação será no Hospital Veterinário de Cascais, que é fabuloso, mas no qual me disseram que usaria um funil...

Isso do colete de rede como é ? foi fornecido pelo hospital? será que posso pedir um? é que parece-me mesmo muito melhor...

Responde se puderes, por favor.

Obrigada
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta mar 20, 2003 6:09 pm

Olá!
Já houve um tópico aqui nos gatos onde se falou muito desta questão dos coletes e dos funis... se andares um bocado para trás poderás encontrá-lo e vêr o que se disse. A vet das minhas gatas é adepta do colete e eu sinceramente também me parece o melhor mas muitas das pessoas que cuidam de muitos gatos acham que não...
A teoria que apoia os funis é que se a cicatriz ficar ao ar livre cicatriza muito mais depressa. O funil serve para impedir que as gatas vão lamber os pontos e os tirem, há ainda uns vets que dão uns ponto especiais que as gatas não conseguem tirar e com esses nem sequer o funil usam... O importante mesmo é que os pontos não sejam tirados nos primeiros 4 dias.
O colete que a lindi usou é tipo uma manga de rede no qual a vet fez furos para passar as patas e para ela poder fazer as necessidades. Por cima da cicatriz está um penso e o corpo fica envolto no tal colete de rede. A Lindi, no 4 dias que usou o colete fartou-se de lutar contra ele estava sempre a mordê-lo e a lambê-lo mas o que acho é que não a desorientou como aconteceria com um funil. E efectivamente protegeu a cicatriz e o penso, depois de ela tirar o colete no 4º dia, começou logo a lamber o penso até que o conseguiu tirar só que nessa altura já não era tão grave e a cicatrização ficou boa. Além disso eu já fui operada e acho que é importante ter qualquer coisa lá a segurar a cicatriz, sinceramente o penso dá-me alguma segurança de que os pontos não rebentam com algum esforço, é que as gatas são meia doidas e às vezes dá-lhes para se pôr aos saltos pouco tempo depois da operação.
Mas também,tantas gatas usam funil e não põem penso que eu não questiono que isso seja uma boa técnica também, o que interessa é que seja num vet de confiança e verdadeiramente interessado no bem estar do animal.
Vais vêr que corre tudo bem!
scooby
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 3:02 pm

quinta mar 20, 2003 6:13 pm

Obrigada hecep! vou procurar o tal tópico... :) :) :)
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

quinta mar 20, 2003 8:07 pm

Também tive muitas dúvidas sobre se devia, ou não, esterilizar a Inca, até porque os seus cios eram muito calmos.... :?
Depois de ler sobre a maios possibilidade de aparecerem quistos mamários (e outros) em gatas que não haviam sido esterilizadas e de saber, pela vet, que a pílula não era uma opção, pois era muita perigosa a sua administração continuada, optei pela esterilização.
Não vou dizer que foi uma decisão fácil e que não chorei bastante quando a tomei, mas hoje, não me arrependo minimamante de a ter tomado! :)
A Inca foi operada e durante a operação foram-lhe detectados quistos mamários que foram retirados, a tempo, não constituindo qualquer risco futuro para a sua saúde!
Se ela não tivesse sido operada talvez não se tivesse detectado nada até ser tarde demais!
Embora ela ainda seja novinha (1 ano e meio) já apresentava quistos! :(
A recuperação não foi muito agradável, mas foi relativamente rápida!
Ela não teve funil, nem colete, nem penso.... foi-lhe feita uma costura dupla, e no intervalo entre as duas costuras foi colocada uma gaze que eu deveria embeber em Betadine.... escusado será dizer que quando a menina se começou a mexer melhor começou a puxar por uma pontinha da gaze até a retirar....
No entanto a cicratização foi perfeita e a costura ficou muito bonita!
O comportamento focou igual e o peso também não se alterou por aí além!

Não pretendo influenciar ninguém! Só partilhei convosco a minha experiência!

Boa sorte!
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

sexta mar 21, 2003 8:48 am

Boa dia
Obrigada pela partilha das vossas experiências.
Continuo um pouco assustada e vejo que em alguns casos não foi muito fácil.
Sabem do que é que eu tenho medo? Que lhe aconteça alguma coisa. Afinal eu vou sujeita-la a uma cirurgia, embora seja para o bem dela...
Enfim, em confio no meu Vet, já trata dos animais da familia há 10 anos e não conheço ninguem a quem tenha acontecido nenhuma desgraça.
No entanto, continuo insegura, os meus animais são membros da minha familia e o receio persiste...
Mais uma obrigada
Voces são todos uns queridos :)

Jinhos
Beta, Luna e Blue
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

sexta mar 21, 2003 9:08 am

O risco faz parte da vida! :?
Tudo há-de correr bem! ;)
O importante é ter um vet de confiança, que saiba o que está a fazer!

Boa sorte!
corresponde
Membro Veterano
Registado: sexta mai 31, 2002 4:11 pm
Contacto:

sexta mar 21, 2003 3:47 pm

A mais nova foi operada antes do primeiro cio, e continua na mesma. Nos primeiros dias fez lhe muita confusao o funil e andava muito calminha. Agora voltou ao normal. Felizmente não tem partido mais nada.
A mais velha embora com quase 9 anos foi também esterilizada. Não estranhou o funil mas esteve muito carente. Agora já voltou ao habitual.
Responder

Voltar para “Gatos”