sintomas do cio

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Siissii
Membro Veterano
Registado: sexta jan 11, 2008 7:10 pm

sábado fev 16, 2008 6:09 pm

Cá vai mais um duvida de uma inexperiente em gatinhos :oops: A minha Sissi tem quase 4 meses na ultima consulta a veterinaria disse que o cio iria aparecer por volta dos 5 meses entao queria-vos perguntar quais os sintomas que me possam fazer notar que a minha menina esta com o cio? É para me ir preparando :lol:
Uma das foristas disse num outro topico que as gatinhas persas têm o cio mais tarde, por volta dos 12 meses, mas a veterinario disse que era aos 5 entao agora nao sei bem :roll: o que me dizem?
<strong>Ana</strong>
caeslove
Membro
Registado: sexta out 05, 2007 3:54 pm
Pluto (Rafeiro Alentejano);
Fido (Caniche anão);
Niko (Europeu Comu

sábado fev 16, 2008 6:17 pm

Siissii Escreveu:Cá vai mais um duvida de uma inexperiente em gatinhos :oops: A minha Sissi tem quase 4 meses na ultima consulta a veterinaria disse que o cio iria aparecer por volta dos 5 meses entao queria-vos perguntar quais os sintomas que me possam fazer notar que a minha menina esta com o cio? É para me ir preparando :lol:
Uma das foristas disse num outro topico que as gatinhas persas têm o cio mais tarde, por volta dos 12 meses, mas a veterinario disse que era aos 5 entao agora nao sei bem :roll: o que me dizem?
Se é aos 5 ou aos 12 meses nao sei bem, isso também depende do animal!
As minhas gatas (Sissi e Nuschi) tiveram por volta dos quase 6 meses!!!

Os sintomas sao os seguintes:
-A gata começará a miar alto (quase como um gemido)!!!
-Irá ver alguns pingos de sangue no chão!(nas cadelas por exemplo há um grande corrimento de sangue, mas nos gatos sao uns pinginhos!)
-Vai querer ir para a rua (para procurar um macho!)
-A minha por exemplo deixou de comer (comia mas pouco e à pressa)! Pois estava sempre preocupada para ir para a rua!
-O miar é durante a noite e o dia!!!!
-Espirros
-Engorda
-Corrimento nasal
-Mudança de humor, etc.

Entre muitos outros!!! Mas cuidado: Nem todas as gatas sao iguais!!!

Espero ter sido util!!!
Cumprimentos
Caeslove
Última edição por caeslove em sábado fev 16, 2008 6:27 pm, editado 1 vez no total.
<p>Adoro os meus animais!</p>
caeslove
Membro
Fido (Caniche anão);
Niko (Europeu Comu

sábado fev 16, 2008 6:27 pm

lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sábado fev 16, 2008 6:29 pm

Desculpe mas está aí muita coisa errada.

As gatas não sangram nunca.
Se isso acontece, deve ir-se rapidamente ao vet porque pode ser sinal de piometra ou alguma outra coisa grave.

Espirros e corrimento nasal são sinal de constipação ou de coriza.
Devem ser tratados porque se avançar muito podem até cegar.
Não tem nada a ver com cio.

Normalmente no periodo do cio as gatas emagrecem.
Se aperecerem mais gordas é porque cruzaram e estão gravidas.
caeslove
Membro
Fido (Caniche anão);
Niko (Europeu Comu

sábado fev 16, 2008 6:34 pm

lagutrop Escreveu:Desculpe mas está aí muita coisa errada.

As gatas não sangram nunca.
Se isso acontece, deve ir-se rapidamente ao vet porque pode ser sinal de piometra ou alguma outra coisa grave.

Espirros e corrimento nasal são sinal de constipação ou de coriza.
Devem ser tratados porque se avançar muito podem até cegar.
Não tem nada a ver com cio.

Normalmente no periodo do cio as gatas emagrecem.
Se aperecerem mais gordas é porque cruzaram e estão gravidas.
Peço desculpa mas foi a informaçao que me deram!!! :cry:
Quando falei em sangrar nao me refiro a um grande sangramento mas com as minhas aconteceu um pingo ou outro!!!
E os espirros e corrimento nasal podem acontecer em alguns casos!!!!
Como disse nem todos os gatos sao iguais!!!
Se clicar nos links ou mesmo pesquisar outras paginas essas coisas aparecem!
peço desculpa pelo engano mas foi o que duas vet's me disseram e tambem vi essa informaçao nos sites que pesquisei!!!!
:cry:

Mas como há medicos tambem ha vet's que se enganam ou que nao dizem coisa com coisa! :wink:
É porque tive azar com os vet's!

Obrigado pelo seu conselho!
Cumprimentos
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado fev 16, 2008 7:32 pm

Siissii Escreveu:Cá vai mais um duvida de uma inexperiente em gatinhos :oops: A minha Sissi tem quase 4 meses na ultima consulta a veterinaria disse que o cio iria aparecer por volta dos 5 meses entao queria-vos perguntar quais os sintomas que me possam fazer notar que a minha menina esta com o cio? É para me ir preparando :lol:
Não tem o contacto da criadora que lhe vendeu a gatinha?
Ela não mantém contacto consigo para saber como vai o animal que lhe vendeu?

Acho que deveria ser ela a dar-lhe todas as indicações que precisa e ninguém melhor que ela para lhas poder dar :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mathilde393
Membro Veterano
Registado: segunda jan 14, 2008 6:41 pm
Localização: Cães, gatos, coelhos, hamsters, canários... e se pudesse todos os outros também!

sábado fev 16, 2008 7:40 pm

Olá, a minha Mathilde fez 6 meses na quinta-feira e ontem começou a ter esses sintomas. enrosca-se e esfrega-se nas pernas, paredes e chão. Mia se não estiver ao pé de nós, senão só rosna baixinho. Só quer festinhas e colo (o que dantes ão acontecia). Nota-se bem esta alteração prque elas mudam o comportamento por completo. Hoje, para não correr risco do meu Tarzan a engravidar fui ao veterinário com os dois. O Tarzan foi esterilizado, e está bom graças a deus, a Mathilde continua com este comprtamento, mas o veterinário aconselhou a nem sequer lhe dar a pílula. O que me disse foi que se eu não aguentasse com ela assim o melhor seria esterilizá-la também.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado fev 16, 2008 7:40 pm

Bom, no primeiro link, se ler bem, a questão do “sangramento”... passa-se com uma cadela e não gata!

No segundo link, é bem explícito e diz que as gatas não têm “sangramento”!!!

Quanto ao seu post mais abaixo em que diz que nem todos os gatos são iguais, é, em parte, uma verdade mas não da questão do cio das gatas! Nenhuma gata tem “sangramento”...!!! Se o tiver, algo está de muito errado na saúde dessa fêmea!!!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

sábado fev 16, 2008 7:54 pm

Oh meu deus! as gatas agora sangram? e miam desalmadamente?
As minhas duas tiveram o cio e nao sangram cm ja se sabe e so uma delas é q miava mais alto e n era gemido, parecia mais q tava rouca. mas n era um miar constante, a outra nem se deu ao trabalho de miar queria era festas no rabo :lol:
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sábado fev 16, 2008 9:04 pm

Sangrar não sangram, as gatas não têm menstruação... Mas quando a minha teve o cio pela primeira vez, teve um género de corrimento, na altura até fui à vet pois não me pareceu normal, mas ela disse-me que aquilo era o organismo a mudar e a passar por um primeiro cio fraquinho... Isto foi quando a minha gata tinha 4 meses :!:

Depois, por volta dos 5 meses e meio ela teve um cio mesmo muito forte... Eu a principio fiquei bem assustada com o comportamento dela... Não andava, limitava-se a rastejar pelo chão, de olhos fechados e a fazer uns sons parecidos com os das rolas, não comia, não bebia, não fazia nada... Levantava o rabito, colocava a cauda de lado e assim ficava... Aquilo lá se tornava mais calmo durante uns 5 minutinhos e depois começava a rebolar pelo chão e voltava tudo ao mesmo... :| Foi uma experiência horrível, acho que nunca tinha visto nada igual, a minha gata parecia estar em grande sofrimento :|
Mas também foi a primeira e última vez que ela passou por aquilo, já que logo a seguir foi esterilizada :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
caeslove
Membro
Fido (Caniche anão);
Niko (Europeu Comu

sábado fev 16, 2008 10:01 pm

Era o que eu estava a dizer, só que ninguem percebeu pelos vistos voce foi a unica!!!
Eu nao disse que sangravam...mas sim que tem uma especie de corrimento!!!! E tambem disse que nao era miar muito mas sim uma especie de gemido, como diz mOreirinha01 um som quase como o de uma rola!
Pelos vistos ninguem(menos voce) percebeu o que eu disse!!!!

E quanto aos links esses fora dois exemplos pois nao pus ai todos os que encontrei!!

Compreenderam agora?
Cumprimentos
caeslove
Membro
Fido (Caniche anão);
Niko (Europeu Comu

sábado fev 16, 2008 10:03 pm

leonildecarvalho Escreveu:
Bom, no primeiro link, se ler bem, a questão do “sangramento”... passa-se com uma cadela e não gata!

No segundo link, é bem explícito e diz que as gatas não têm “sangramento”!!!

Quanto ao seu post mais abaixo em que diz que nem todos os gatos são iguais, é, em parte, uma verdade mas não da questão do cio das gatas! Nenhuma gata tem “sangramento”...!!! Se o tiver, algo está de muito errado na saúde dessa fêmea!!!

Leo

Leonildecarvalho esses foram dois exemplos que dei!!!!
E tambem nao disse que estas tinham sangramento mas sim uma especie de corrimento com uma cor vermelha aguada!!!!

Cumprimentos
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sábado fev 16, 2008 10:04 pm

caeslove Escreveu:Eu nao disse que sangravam...mas sim que tem uma especie de corrimento!!!!
Da forma como descreveu parece as suas gatas teriam deitado gotinhas de sangue (gotas vermelhas)... O corrimento a que me refiro era transparete esbranquiçado :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
caeslove
Membro
Fido (Caniche anão);
Niko (Europeu Comu

sábado fev 16, 2008 10:09 pm

mOreirinha01 Escreveu:
caeslove Escreveu:Eu nao disse que sangravam...mas sim que tem uma especie de corrimento!!!!
Da forma como descreveu parece as suas gatas teriam deitado gotinhas de sangue (gotas vermelhas)... O corrimento a que me refiro era transparete esbranquiçado :!:

Como disse a leonildecarvalho é uma especie de corrimento de cor vermelha muito aguada...ou seja o vermelho é muito pouco!!!

Peço desculpa por me ter exprimido mal!!!

Só é pena que nestes foruns qualquer coisa que se diga de mal parece que "saltam" todos em cima de nós...em fez de falarmos como gente civilizada!!! (nao me estou a referir a ninguem em especial muito menos a si! Mas sim de uma forma geral!)!!

Cumps.
susinha
Membro
Registado: quarta jan 03, 2007 5:58 pm

sábado fev 16, 2008 10:18 pm

A minha gata quando teve o cio o corrimento não era de forma alguma vermelho aguado, com muito pouco sangue... era apenas esbranquiçado!!

Os sintomas que eu notei na minha gata foi, "empinar" o rabo deitada no chão, fazia esse som tipo rola, roçava-se muito a nós, miava alto e comia menos.

O primeiro cio apareceu-lhe por volta dos 5meses, teve 2 antes de ser castrada, e foi castrada no final do segundo cio (mas ainda o tinha), já li que não se deve castrar durante o cio, mas também já li que não há problema.

Já agora, a minha vet disse-me na altura que para diminuir os sintomas do cio, que a podia "estimular" com um cotonete... :D nunca o fiz, porque tive medo que em vez de lhe diminuir os sintomas do cio os fosse acentuar ainda mais... :|
Responder

Voltar para “Gatos”