Preciso de ajuda! O meu gato não aceita nova companhia

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

isably
Registado: quinta mar 13, 2008 1:09 pm

quinta mar 13, 2008 2:11 pm

Olá a todos!!!
Registrei-me porque estou a ficar preocupada pois tenho o Baltazar, um gato preto de 12 anos, castrado +ou- aos 6 meses. Meigo, simpático e muito bem comportado, no entanto há 3 semanas trouxemos um persa preto o Charlie tb castrado com 4anos, muito meigo e calmo. Fizemos tudo o que possilvelmente seria a fase de apresentação. quando nos pareceu o tempo abrimos o acrilico que pusemos na porta do quarto onde o charlie estava, tudo correu bem enquanto houve um misto de curiosidade e medo do baltazar, sempre com fases de estarem juntos e separados conforme a nossa presença, o Baltazar de repente começou a avançar par o Charlie e sobre as costas morde lhe a nuca, não o deixado sair o pobre tenta se afastar sem um pingo de agressividade, isto acontece insistentemente!!. Tentamos tudo, borrifar, ralhar ao separá-los pois o Charlie começa a queixar-se e não quero nada uma evolução para guerra dentro de casa. No entanto ainda não vi marcas nenhumas no pescoço do charlie mas noto o baltazar mais agrssivo e mais distante connosco. Até quando estão separados mia para se abrir a porta mas quase diria que parece que está na fase do cio!?? O que se está a passar os dois são castrados!! o mais novo não se defende e esconde-se mais velho comporta-se como se nunca irá aceitar o Charlie.
Preciso de dicas pois já não sei o que pensar e ou fazer, pois desejo muito que sejam amigos e volte o clima de harmonia que sempre houve....
catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

quinta mar 13, 2008 2:41 pm

Não sei se vou ajudar... mas já tentou brincar com eles os dois ao mesmo tempo? Com a mesma bolinha, ou então com um fio com duas pontas soltas, pa que cada um brinque com a sua mas em conjunto! Os gatos são territorialistas, não aceitam muito bem intrusos, só que também são meigos e animais de hábitos...
Acho que a aproximação deve ser gradual e não forçada!
Não desespere eles vão se entender só ainda não descobriram como, boa sorte!
monicasimone
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2008 10:37 am

quinta mar 13, 2008 2:57 pm

A mim aconteceu-me a mesma coisa com os meus gatos.
Tenho uma gata que é uma fera, e arranjei um gatinho kd ela já tinha 3 anos. Foi um desastre... Ela bufava, atacava-o e a mim... Passei uns tempos complicados, mt complicados mesmo. Isso durou uns meses... ate k começou a abrandar e agora são inseparaveis.
Mais recentemente (em Maio do ano passado) adoptei mais uma gata que me apareceu lá por casa com gatinhos pekeninos... Depois de conseguir arranjar donos pr tds os gatinhos a mãe foi ficando... Só que ainda agora... 10 meses depois, continua a haver barulho entre os dois mais antigos na casa e a gata. Por vezes tenho mesmo de interferir pr não se magoarem.

Tens de ter paciencia e ver no que dá!!

Boa sorte.
<p>:) Quem n&atilde;o gosta de gatos... de certeza que foi rato numa outra encarna&ccedil;&atilde;o!!</p>
isably

quinta mar 13, 2008 4:05 pm

Sim, já tentei bricar com os dois ao mesmo tempo com brinquedos para cada. o baltazar brinca se o charlie não estiver ao pé mas se o charlie se aproxima, normalmente cheio de voltade de se juntar à bricadeira o Balt. pára, fixa o olhar no charl. e assim que pode lá vai outra vez a mesma situação. estou a sentir me perdida pois é me impssivel fazer algo com os dois à solta, pois tenho muito medo que o charl. seja ferido de verdade, mas tb sinto pena dele pois fica muito triste por estar fechado no quarto. Ou seja neste momento é um animal infeliz, se está fechado passa o dia a dormir, se está solto acaba por se esconder para que o outro não o incomode...Acabo por ter pena do mais novo e ao mesmo tempo desejava que este tivesse um pouco mais "autoestima" ao menos o balt. tinha mais respeito e não se aproximava com tanta confiança.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta mar 13, 2008 7:19 pm

Ambos são adultos...logo, o mais velho sente que o seu território foi invadido...!

Leva tempo a que se tolerem. Terá que os ter separados sempre que se ausentar de casa, por agora!

Dê as mantas de um e de outro a cheirar a cada um deles, trocando-as.

De vez em quando, deixe-os soltos mas sempre com o seu supervisionamento.

Mantenha as unhas de ambos aparadas para na eventualidade duma briga mais acesa, não se ferirem muito e não se esqueça que os felinos é que definem a sua hierarquia...logo, brigas e bufadelas são normais dentro de parâmetros normais..., obviamente!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MERCI
Membro
Registado: sexta jun 01, 2007 3:44 pm

sexta mar 14, 2008 10:26 am

bom dia! tambem sei o que isso é! tinha a minha estrelinha (rafeirinha) e quando trouxe para casa a mimi uma gatinha persa com 7 meses uiui! pelo menos durante o primeiro ano não se toleravam. ao inicio a estrelinha nem podia ver a outra e a mimi tambem não reagia. depois a mimi começou a andar sempre atras daa mais velhae sempre levava umas bufadelas e umas tentativas de arranhadelas. comecei a deixa-las juntas quando eu estava em casa e separadas quando sozinhas. começaram aos poucos a tolerar a presença uma da outra , e ao fim de um ano ja bricavam juntas em correrias e enconde esconde. a mimi so queria estar onde a estrelinha estava. ja podiam ficar juntas o dia todo. no entanto, era sempre a mimi a mandar . mas tudo se compos.
deixe lá vai correr bem. siga os conselhos da leonilde quanto as unhas e quanto a separação na sua ausencia e deixe as conhecerem-se
boa sorte
carla
MERCI
Membro
Registado: sexta jun 01, 2007 3:44 pm

sexta mar 14, 2008 10:28 am

desculpem enganei-me. a gata dominante la em casa foi sempre a estrelinha( rafeirinha e mais velha). os persas são um pouquinho mas mansos....
monicasimone
Membro Veterano

sexta mar 14, 2008 10:54 am

Em minha casa foi o mais novo que assumiu a liderança...
<p>:) Quem n&atilde;o gosta de gatos... de certeza que foi rato numa outra encarna&ccedil;&atilde;o!!</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta mar 14, 2008 11:15 am

monicasimone Escreveu:Em minha casa foi o mais novo que assumiu a liderança...
Chega a acontecer bastando para isso que o mais novo saiba impor-se ao outro "é a Lei do mais forte" :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
monicasimone
Membro Veterano

sexta mar 14, 2008 11:37 am

Sabes Leo... há kem diga k o tamanho não conta... Mas neste caso, contou e bastante. Kd o meu gato ultrapassou em tamanho a gata... passou a ser ele o líder. Com uma excepção... na hora de comer ele deixa-a começar primeiro.
eusinha
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 11:33 am
Júnior, o canário

sexta mar 14, 2008 12:08 pm

Monicasimone: O teu gato é um cavalheiro :D , primeiro as senhoras :lol:
monicasimone
Membro Veterano

sexta mar 14, 2008 3:22 pm

Acredito que deve ser mesmo isso. Respeito pela idade e por ser uma senhora!

:)
isably

sexta mar 14, 2008 3:53 pm

Oi! agradeço-vos muito as vossas dicas e experiencias, no entanto enquanto os vossos gatinhos não se entenderam, como foi a vossa postura? Pois não consigo deixar de me preocupar quando os dois estão soltos. Estou sempre a tentar travar o balt. pois é presistente em cada segundo!... Vejo perfeitamente que não está na brincadeira mas ainda não o vi com aquela agressividade extrema que se conhece dos gatos...Assim tento sempre que não se lembre sequer de chegar a esse estágio. Além de me preocupar muito com o mais novo pois se não tem nenhuma atitude de defesa, como posso deixa-los à solta sem estar a tentar adivinhar, sempre quando o balt. avança par. o outro não é para o magoar?... será demasido zelo? como foi convosco nos meses que durou esta fase? É que não há rosnadelas nem afianços, apenas ameaços com contacto fisico sem resposta de defesa....! chegou a haver feridas no gato submisso?
monicasimone
Membro Veterano

sexta mar 14, 2008 4:22 pm

Comigo foi pessimo. Tinha de os deixar presos em partes diferentes da casa. Mas cm na altura morava num apartamento... fechava o Preto na cozinha e a Venus ficava com a lavandaria e a varanda. A porta da lavandaria era em vidro e eles passavam o dia a ter de olharem um pr o outro mas sem k a gata o pudesse atacar... So os juntava kd estava em casa e sempre sem deixar que se pegassem... Demorou ainda uns 6 meses até poderem ficar juntos e sempre com a diferença de que a gata passou a dar-me mais atençao a mim e o gato ao meu marido.

Tens maneira de os consegir separar?
isably

sexta mar 14, 2008 4:44 pm

Sim. O charl. tem um quarto onde tem a sua comida e a caixa com areia, quando vamos dormir ele fica lá com um acrilico a fazer de porta para que não possa haver contacto fisico, o Balt fica com o resto da casa inclusivé dormir nos nossos pés como sempre fez. para deixar mais espaço já não dá porque tb estou num apartamento e o corredor é comum a todas as portas, assim para haver separação tem que um ficar fechado numa divisão. optamos por não fechar o balt. o espaço já era dele e atenuar o mais possivel a mudança de rotina talvez o faça menos agressivo...mas 6 meses é uma eternidade!!!!... andamos nisto apenas à 3 semanas e parece que nunca acaba. pois o que está fechado mia para sair. o balt mia porq. quer entrar. e depois já sabemos o que acontece....Não faço nenhuma tensão de desistir mas é um pouco stressante não saber quando e como. é algo que não se controla e nunca sei se devo ralhar, separar, deixar, castigar, ou contar até 10 e falar com calma mesmo que o balt volte a fazer no seg a seguir...!
Responder

Voltar para “Gatos”