O que faço???

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Designer
Registado: sexta mar 21, 2008 4:49 pm

terça mar 25, 2008 9:30 am

Nunca tive um gato e em breve vou ter um persa. Já estive a ver todos os cuidados necessários mas há muitas coisas que não me são nada familiares.
O que é isso a que vocês chamam de Fiv; Felv; Pif...
Que vacinas ele deve tomar???
Ele vem para minha casa com 2 meses, devo ter algum cuidado especial agora no verão???

Desde já fico muito grata por uma eventual resposta e felicito todos aqueles que lutam para que os animais sejam reconhecidos pelas suas qualidades.
Um Abraço, fiquem bem!
nikitaverita
Membro Veterano
Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm

terça mar 25, 2008 10:08 am

ainda bem que vc se compremeteu a cuidar de uma animal, e logo os persas que dao tanto trabalhinho!
mas acredite, se vc o educar ele é uma ternurinha- quase como eu digo a minha nika serve de almofada!
eh eh eh
acerca disso do pif etc.. tambem nao entendo para ser sincera! :?
acerca do verao vc tem lhe dar mais banhos com frequencia, porque os gatos tmb têm calor!

e acerca das vacinas, vc tem de lhe arranjar lg a vet. para começar a vidinha dele- podamos dizer!
tomar responsabilidades de saber que vai ter de levalo as vacinas etc..
uams das 1ºas vacinas que a minah nika tomou foi contra um problemazito dos olhos , que como deve saber os gatos persas e ragdoll e pelo comprido prontos, costumam ganhar remela nos olhos- e por vezes problemas ( essa vacina é importante)

agora so uma pergunta:

o gatinho vai ficar semmmmprre, sempre dentro de casa?
Designer

terça mar 25, 2008 10:41 am

Claro que não! Só se não puder sair. Existe algum tipo de perigo para ele?
Quanto dinheiro se gasta no veterinário, vacinas, banhos, etc??? :?:
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça mar 25, 2008 10:51 am

Olá :D

Essas doenças referem-se à sida e a leucemia felinas, doenças fatais e contagiosas entre gatos :| Eu não sei muito sobre o tema, mas de certo, alguém mais informado acabará de aparecer por aqui :wink:

Assim que tiver o gatinho deve levá-lo ao vet... Tem de ser desparazitado internamente, e talvez externamente, e vacinado, mas assim que o levar o veterinário explica todos os passos... Mas normais, digamos assim, é uma vacina que se aplica no gato aos dois meses, se não estou em erro, depois dá-se o reforço no mês seguinte e depois o gato tem de ser vacinado de ano a ano... Depois também há a vacina da leucemia felina, os vets só a costumam dar se os gatos tiverem contacto com outros gatos, pois, como disse anteriormente, é uma doença contagiosa entre gatos :!: Desconheço a vacina a que se refere a nikitaverita, como a minha gata não é persa, nunca me informei sobre esse tema :?
Um pequeno promenor, a vet da minha gata na altura não avisou e nós cá em casa nunca nos lembramos de tal coisa mas, quando desparazitar o gato é aconselhável que se os membros aí de casa não tiverem o remédio das bichas em dia o comecem a tomar senão o gatinho voltar a ficar com parasitas :|
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

terça mar 25, 2008 10:55 am

Designer Escreveu:Claro que não! Só se não puder sair. Existe algum tipo de perigo para ele?
Não vai ficar sempre em casa, mas devia :? Os gatos são cuscos por natureza e o exterior tem inúmeros perigos para eles :!:

Alguns dos perigos por andar no exterior são:
:arrow: Lutas com outros gatos (se for macho)
:arrow: Prenhez (se for fêmea)
:arrow: Atropelamento
:arrow: Envenenamento
:arrow: Doenças como a sida e a leucemia felinas
:arrow: Desaparecimento
:arrow: Roubo
:arrow: Morte
Designer

terça mar 25, 2008 10:57 am

Muito Obrigada pela resposta. Espero não errar em nada.
Pode passear-se os gatos como os cães? De trelinha?
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

terça mar 25, 2008 10:58 am

sim existem umas proprias mas penso q sao peitorais
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

terça mar 25, 2008 11:03 am

Designer Escreveu:Pode passear-se os gatos como os cães? De trelinha?
Bem... Se eles forem habituados desde pequeninos, podem fácilmente habituar-se a andar de trela (que no caso deles não é uma trela, pois fácilmente podem fugir, é um peitoral), eu cheguei a ir passear a minha à praia, quando ela era pequena e ela até gostou... Mas depois deixei-me disso, ela assustava-se fácilmente e tornava-se muito dificil de controlar :|

Aqui fica um tópico sobre o tema dos passeios aos gatos
:arrow: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... l&start=30

Edit: Peço desculpa, o tópico começa neste link :arrow: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... al&start=0
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

terça mar 25, 2008 11:17 am

Olá, antes de mais, parabéns pela aquisição de um gatinho :wink:

Agora o mais importante, o seu tratamento...

O gatos persas requerem cuidados especiais, especialmente no que concerne ao pêlo.
Este deverá ser escovado TODOS os dias sem excepção. Quando ele começar a crescer, se esta regra não for cumprida, vai entender o porquê... Um emaranhado de bolas de pêlo, sem remédio! :roll:

Em relação aos olhos, quanto mais tipado (nariz mais achatado e com narinas muito pequenas) for o gato maior será a sua tendência para gerar remelas nos olhos, pelo que estes deverão ser limpos com frequência com um produto específico, ou em alternativa, soro fisiológico.

Se o gato for de pêlo claro, o soro fisiológico não será suficiente, pois as remelas queimam o pêlo e este ficará com com um aspecto muito feio que só tratando (com produtos específicos) conseguirá bons resultados.

Enviarei por PM um site onde vendem esses produtos específicos que são excelentes... :wink:

Quanto a banhos, devido ao pêlo comprido, os gatos persas deverão tomar banho, no entanto é uma opção e não uma obrigação. Eles fazem a sua higiene, como qualquer gato, mas o pêlo é tanto... Enfim, eu falo por mim, quando a minha Klara faz as suas limpezas, fica pronta para ser escovada novamente! Ela faz o seu "trabalho" como deve ser, mas ao lamber-se, o pêlo emaranha-se logo! Os cuidados com o pêlo deverão ser criteriosos. Mas só irá chegar a esta conclusão quando ele for maior (porque o pêlo irá crescer bastante) :wink:

Agora uma listagem onde poderá obter muita informação. Tente ler tudo, recolha o maior número de informação possível, intrua-se, aprenda, pois terão ambos a ganhar com isso, não só porque é um persa, mas porque é um animal, que irá necessitar de todos os cuidados :wink:

:arrow: http://www.catish.com.pt/inicio.htm
Aqui poderá obter muita informação sobre gatos na generalidade (saúde/doenças, tratamento, alimentação, crescmento, etc), mas também sobre persas em particular

:arrow: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 34&start=0
"Como dar banho, tratar e preparar um gato Persa". É um tópico aqui do Arca, muito bem conseguido, onde explica tudo o que pretende saber sobre o banho e o grooming de um persa.
Pondere bem adquirir as escovas indicadas no tópico. São de extrema importância...

:arrow: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ming+persa
Outro tópico onde os foristas falam um pouco sobre os conhecimentos que têm sobre persas. Poderá tirar bastantes informações relevantes

:arrow: http://www.cpfelinicultura.pt/
Página oficial do Clube Português de Felinicultura, onde poderá obter mais informações sobre o estalão da raça, exposições e os seus resultados, lista de criadores de raças, etc...

Muita informação faltará com toda a certeza, mas nestes links já conseguirá uma "iniciação" :wink:
Espero ter podido ajudar um pouco a esclarecer algumas das suas dúvidas.
Estarei disponível para dar resposta (dentro do possível, pois também eu estou em aprendizagem) a mais questões que possa ter :)

Vá dando novidades e se possível dê-nos a conhecer o seu persinha :wink:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
nikitaverita
Membro Veterano

terça mar 25, 2008 11:24 am

Designer Escreveu:Claro que não! Só se não puder sair. Existe algum tipo de perigo para ele?
Quanto dinheiro se gasta no veterinário, vacinas, banhos, etc??? :?:
se o gato ter contacto com outros animais e estiver la fora terá de levar o ''dobro'' das vacinas (isto é o que diz a minha vet.)

a minha nika nao sai de casa! tar la fora para ela é tar na varanda 8)
nikitaverita
Membro Veterano

terça mar 25, 2008 11:26 am

dianasousa Escreveu:sim existem umas proprias mas penso q sao peitorais
yap! eu quando tenho a minah nika na varanda prendo-a a uma trela de peitoral -( pescoço e peitoral)... sao mais seguras!
Kyaraa
Membro Veterano

terça mar 25, 2008 11:34 am

nikitaverita Escreveu:se o gato ter contacto com outros animais e estiver la fora terá de levar o ''dobro'' das vacinas (isto é o que diz a minha vet.)
nikitaverita, se o gato tiver acesso ao exterior (o que se aconselha a nunca fazer), deverá ter PRECISAMENTE as mesmas vacinas que qualquer outro gato, com a excepção da vacina da Leucose Felina, que é opcional, tendo em conta o factor "acesso ao exterior".

Como aqui já foi mencionado diversas vezes, é uma vacina que ainda gera alguma polémica. Não está provada a ligação entre o aparecimento de carcinomas no local da picada, mas é algo muito falado e mais que tudo, é algo que se verifica com muita frequência.
Pelo que leio e oiço, os médico veterinários criam alguma resistência à aceitação de que existe uma ligação entre os problemas que advém dessa "picada".
Assim, só se aconselha a sua toma, a gatos que tenham acesso ao exterior e desta forma estarem em contacto com outros animais que possam estar contaminados...
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

terça mar 25, 2008 11:38 am

todos os animais devem ser vacinados, mas se vai estar na rua vai correr mts mais riscos cm ja lhe foi dito mais acima
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
nikitaverita
Membro Veterano

terça mar 25, 2008 11:38 am

o que eu quis dizer com aquela expressao foi que os gatos de exterior poderao levar mais vacinas graças a todos os virus correntes neste mudno! ou seja se o animal for de exterior ele poderá ganhar mais ''dopenças'', o que leva a mais visitas ao vet. :lol:
Kyaraa
Membro Veterano

terça mar 25, 2008 11:42 am

nikitaverita Escreveu:o que eu quis dizer com aquela expressao foi que os gatos de exterior poderao levar mais vacinas graças a todos os virus correntes neste mudno! ou seja se o animal for de exterior ele poderá ganhar mais ''dopenças'', o que leva a mais visitas ao vet. :lol:
Os gatos têm exactamente as mesmas "necessidades" no que concerne à vacinação! A única vacina que poderá ser dada a mais, é a da Leucose Felina e precisamente por estarem em contacto com o exterior, necessidade que os gatos de interior não têm!
Nada tem a ver com "todos os vírus correntes neste mundo"! :?

Agora se dissermos que os gatos de exterior estão mais expostos às possíveis doenças, sim, é verdade. Mas não necessitam do "dobro" da vacinação!!! Têm as mesmas necessidades, com adição da vacina da Leucose Felina :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”