Comida Seca ou Comida Humida...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
SoniaAlmeida
Membro
Registado: quinta abr 10, 2008 12:55 pm

quinta abr 17, 2008 3:33 pm

Boas amantes,

A minha Kikas ADORA purina one (flocos secos), e é a única coisa praticamente que come...de vez em quando compro Wiskas Saquetas...e ela delicia-se (até imitamos o anúncio :) ).....mas ela por vezes não come....se calhar não gosta...ou só quer por gulodice momentânea...

Ora o que eu gostaria de saber era a opinião de membros acerca das comidas...isto porque, já me disseram que a comida humida faz bem ao pelo...enquanto se só comerem comida seca...a queda aumenta!?

Devo de "insistir" nas wiskas saquetas ou outras comidinhas molhadas!?

O que acham?!
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quinta abr 17, 2008 4:12 pm

Olá...

Bem... Eu não dou comida húmida à minha gata a conselho da vet, além disso, ela nunca foi muito apreciadora de comida húmida... :wink:
Tal como a Sónia, eu dou purina one à minha Luz e ela gosta bastante, quando ainda era mais pequena, duas a três vezes por semana, eu costumava dar-lhe whiskas saquetas... Uma vez falei com a vet e ela disse não ser necessário dar-lhe comida húmida, uma vez que a ração seca contem todos os nutrientes que os gatos precisam e que a comida húmida é considerada um mimo :wink: Comida de lata dei uma ou duas vezes, mas além dela não gostar nada, se comia um bocadinho que fosse, ficava cheia de gazes :oops:

Enfim...
Além de ser um mimo, ao comerem comida húmida eles ficam mais propensos a tártaro, uma vez que não limpam a boca como deve ser, enquanto que com a comida seca eles são obrigados a limpar todos os restinhos com que ficam na boca... :wink:
Ao comerem comida seca, os gatos são também obrigados a beberem mais água, o que também lhes faz muito bem :!:

Queda de pêlo... Independentemente do que o gato coma, vai cair-lhe sempre pêlo, até porque eles passam pela muda do pêlo... E acho que a purina one é das melhores rações no que toca a deixar o pelo bonito :!:

Eu não dou comida húmida... Prefiro, de longe a longe, dar-lhe uma postinha de pescada cozida e ela adora :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Ritaleitao
Membro
Registado: segunda jan 14, 2008 3:11 pm

quinta abr 17, 2008 5:35 pm

A moreirinha01 explicou muito bem! Deve dar comida seca e muito de vez em quando uns miminhos! :D
<strong>Ritaleitao</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta abr 17, 2008 6:46 pm

A mOreirinha01, tem sido das foristas mais jovens que por cá apareceram e aparecem mas que, caladinha, caladinha, foi "estudando" post atrás de post, dos quais ainda se consegue aprender alguma coisa e, conseguiu adquirir um conhecimento fabuloso em tão pouco tempo, sobre felinos. Foi das jovens na Arca, que me mais me surpreendeu, pela positiva :D "Sinto-me quase como uma professora quando reconhece que não andou a perder tempo". Afinal as minhas mil e tal participações nestes foruns conseguem fazer-me ver que ainda há quem tenha interesse em aprender, tal como eu o fiz ao longo de só oito Anos de ser "felino_dependente".

Fico feliz por notar que a minha partilha não ficou só pelo bate boca de alguns.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quinta abr 17, 2008 8:08 pm

É verdade a moreirinha01 explicou tudo e muito bem...
mmmfilipa
Membro Júnior
Registado: quinta abr 17, 2008 6:57 pm

quinta abr 17, 2008 8:12 pm

Comida "molhadinha era a unica coisa que dava ao meu benjy!Mas já a minha day,tinha gostos mais requintados :roll:
mOreirinha01
Membro Veterano

quinta abr 17, 2008 8:50 pm

leonildecarvalho Escreveu:A mOreirinha01, tem sido das foristas mais jovens que por cá apareceram e aparecem mas que, caladinha, caladinha, foi "estudando" post atrás de post, dos quais ainda se consegue aprender alguma coisa e, conseguiu adquirir um conhecimento fabuloso em tão pouco tempo, sobre felinos. Foi das jovens na Arca, que me mais me surpreendeu, pela positiva :D "Sinto-me quase como uma professora quando reconhece que não andou a perder tempo". Afinal as minhas mil e tal participações nestes foruns conseguem fazer-me ver que ainda há quem tenha interesse em aprender, tal como eu o fiz ao longo de só oito Anos de ser "felino_dependente".

Fico feliz por notar que a minha partilha não ficou só pelo bate boca de alguns.

Leo
Oh :D

Eu gosto mesmo muito de animais, e de gatos em particular, foi uma paixão que apareceu de repente mas que veio para ficar :!:
Interesso-me realmente por a grande maioria dos assuntos sobre estes felinos e vou tentando assimilar o máximo aqui na arca para fazer o melhor pela minha Luz :!:

Aprendi e continuo a aprender muita coisa cá na arca :!: Com a Leonilde e com outras foristas... Mas confesso que o meu exemplo, aqui na arca e no que diz respeito a gatos, é a Leonilde :!:

Obrigada pelas palavras :D
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quinta abr 17, 2008 8:54 pm

Como o meu gato esta em recuperaçao dos seus problemas urinarios come só raçao seca da Royal Canin.

Esta segunda feira comprei-lhe uma lata de Friskies. Deveria ser para dividir em duas ou tres doses (uma lata por semana ja é de mais para ele). mas ainda nem a abri.

Hoje peguei nele e reparei que ja tem uma barriguita ao pendurao... ou seja, agora é que nao leva Friskies nenhum! E a partir da proxima semana passa a ter 3 refeiçoes por dia, em vez de ter a comida sempre disponivel.

Eu antes enchia-lhe a tigela de biscoitos e duravam dois dias... Agora dura um. Anda a comer muito. :o
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
SoniaAlmeida
Membro

quinta abr 17, 2008 9:06 pm

Obrigada A todos!! :) á moreirinha em especial por se explicar tão bem! E SIM a purina deixa o PELO lindissimo...aconselho sem duvida...o problema q temos po ca c a purina...é que a kikas adora....e devora (ás vezes) tudo de uma sóvez..(ainda bem que ponho pouquito de cd vez)....e depois vomita a comida...os floquinhos inteiros....é uma descontrolada...enfim...tb ando atenta a isso! Obrigada mais uma vez!!

Continuarei a dar a goluseima muito de vez em qd....AH e miminhos...SEMPRE!!!

Sou uma amante de gatos desde pequena (um grande quintal e uma data de ninhadas durante 16 anos na casa da avó, este é o culpado...o quintal!)...mas há coisas que ainda n sei ou que não tenho meso a certeza...e quero aprender, mais e mais e mais!

Obrigada Moreirinhaa! :)
mOreirinha01
Membro Veterano

quinta abr 17, 2008 9:40 pm

Oh, de nada :!:

E se em vez de lhe colocar a comida assim de uma só vez, se lhe colocasse poucas quantidades mas várias vezes ao dia :?:
É que comer e vomitar não lhe faz muito bem :| Será isso tudo, apenas gula :?: Isso não é muito bom, nem muito normal :? Se calhar era boa ideia levar a gatinha à vet para ser observada e ver qual a opinião da médica :wink:
SoniaAlmeida
Membro

quinta abr 17, 2008 9:46 pm

...moreirinha...eu ponho pouco de cada vez...mas o pouco q ponho...n sei o que lhe dá....q como td á devoradora Robocop! nem da pa desviar...

...é pura gula! O vet sabe disso...porque ela qd era pikena fazia o mesmo....e o vet disse que ela tb tinha direito á gula e q não haveria problema...desde que não fosse duradouro nem que acontecesse mts vezes...mas ela dps parou...devido á resposta do vet...fiquei tranquila. Agora voltou outra vez....de klkr forma...tentarei contactar o vET!

Beijoo

para uma amante de animais
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta abr 17, 2008 9:50 pm

Muitos gatos, pela sofreguidão com que comem, vomitam a ração inteira logo após a sua ingestão :wink: . Tenho um exemplo desses cá em casa :wink: ; a minha Nina. Se estiver sózinha a comer, tudo bem! Se alguma das outras estiver por perto, come com tanta sofreguidão que vomita tudo inteirinho :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SoniaAlmeida
Membro

quinta abr 17, 2008 9:57 pm

Outra razao possivel, não respirar qd se ta a comer....tb é possivel!

Obrigada Leonilde, beijinho
mOreirinha01
Membro Veterano

quinta abr 17, 2008 9:59 pm

Nunca pensei :o

O caso mais recente que presenciei foi o gato da minha prima... Ele comia e vomitava tudo direitinho :| Veio a descobrir-se que ele encontrou desinfectante da casa de banho e, sempre que tinha a oportunidade, bebía-o :|

Nunca pensei que isso fosse uma situação "comum" :?

A minha gata é muito calma a comer :!: Come em pequenas quantidades e várias vezes :!:
SoniaAlmeida
Membro

quinta abr 17, 2008 10:10 pm

A tua gatinha...é uma fofinha controlada....eheh a minha tem alterações de humor.....parece ter multipla personalidade...vá-se la perceber....talvez por ser siamesa...mas a ver se deixo q ela me morda, de maneira a afasta-la um pouco da comida por causa de respirar...ela é uma desenfreada....

....essa historia de detergentes tenho cuidados maximos...e c plantas tb....visto q á inumeras plantas venenosas para os gatos. eu por acaso n gosto mt de plantas....mas se a mae compra...ponho onde a kikas n chegue...ou então controlo-a bem!!

a Kikas agradece a ajuda....ta só para aqui a miar.... :)
Responder

Voltar para “Gatos”