Contactar as autoridades?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

SukiKitten
Membro
Registado: terça abr 08, 2008 11:05 am

quinta abr 17, 2008 3:43 pm

Um viva a todos!

Após uma infeliz experiência com o meu cão, gostaria de saber se alguém poderá dar umas dicas.
Quando o meu cão foi envenenado, houveram pessoas que me disseram que eu deveria ter alertado as autoridades, para que eles pudessem ter tomado conta da ocorrência. Na altura eu não o fiz, só dei baixa do meu canito na Junta de Freguesia.
A minha dúvida, é se mesmo não havendo provas concretas, em relação aos palermas que fazem isso, deverá-se contactar as autoridades?
Na altura e devido ao meu estado de espirito, não me apetecia muito correr o risco de ouvir uma resposta "graciosa" por parte da policia. Gostava de saber se realmente é practica comum contactar as autoridades nestes casos.
Acho o envenenamento de animais, dos actos mais cobardes possíveis e infelizmente de grande ocorrência. A mim, pessoalmente, foi com o meu cão, mas a todos é diáriamente com os animais de rua :( .
<p>Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas n&atilde;o o contr&aacute;rio: o que seria dos animais sem o homem?</p>
<p>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; Hebbel, Christian</p>
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

quinta abr 17, 2008 4:28 pm

Sim, é verdade, deveria ter denunciado o envenenamento...
É um dever cívico...

"O uso ilegal de venenos com o objectivo de matar animais é uma prática ainda muito frequente em Portugal e bem conhecida de todas as entidades relacionadas com a actividade cinegética, estando a ser acompanhada desde 2004 pelo Programa Antídoto – Portugal (PAP), uma plataforma de várias entidades públicas e privadas portuguesas para a monitorização e combate ao uso ilegal de venenos.

A denúncia é essencial – uma questão de cidadania

Todos os casos de suspeita de envenenamento devem ser denunciados e nenhum animal nesta situação deve ser eliminado sem autorização das autoridades. É fundamental que todos os proprietários de animais que tenham sido envenenados apresentem uma queixa junto do posto da GNR mais próximo, cedendo todas as informações de que dispõem, incluindo eventuais suspeitas sobre o(s) autor(es) do crime."

Aqui estão os contactos para mais informações sobre o uso ilegal de venenos e sobre o Programa Antídoto – Portugal:

:arrow: http://www.antidoto-portugal.orgportugal.org

:arrow: Telefone: 919457984 / 962946425

:arrow: Fax: 238 494183

:arrow: Correio electrónico: [email protected]

Fonte: http://www.confagri.pt/Caca/Antidoto/antidoto5.htm
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
SukiKitten
Membro

quinta abr 17, 2008 4:46 pm

Kyaraa:

Muito obrigado pelo esclarecimento! Mas vou ser franca, sinto-me uma verdadeira tótó! Bem vou ver se ainda dá para fazer alguma coisa, pois o meu caso sucedeu em Fevereiro. Como ainda tenho o relatório da autopsia, pode ser que dê ... Só não percebo porque é que no sitio onde foi realizado e após o resultado não disseram nada. Só me informaram tratar-se de estricnina, apesar da sua comercialização em Portugal ser proibida.
Última edição por SukiKitten em quinta abr 17, 2008 6:00 pm, editado 1 vez no total.
<p>Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas n&atilde;o o contr&aacute;rio: o que seria dos animais sem o homem?</p>
<p>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; Hebbel, Christian</p>
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

quinta abr 17, 2008 4:50 pm

A estricnina não é totalmente proibida em Portugal, a não ser na sua formula pura. è ainda usada nalguma agricultura, como constituinte de alguns herbicidas.

Pode dar-se o caso de ter sido acidental
Vivendo e aprendendo
SukiKitten
Membro

quinta abr 17, 2008 4:56 pm

Infelizmente não foi, pois mais uma vez tive a prova de como o ser humano é cruel. A autopsia revelou que a estricnina encontrava- se num pedaço de carne de porco crua. Carne crua não fazia parte da dieta do meu cão. A dose de estricnina foi tão elevada, que os sintomas de envenenamento nem se demonstraram, como por exemplo a espuma expelida pela boca. Além do mais, aconteceu dentro do nosso quintal.
Última edição por SukiKitten em quinta abr 17, 2008 6:01 pm, editado 1 vez no total.
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

quinta abr 17, 2008 5:04 pm

Deveria sim ter relatado às autoridades, pois nesse caso foi lesada com o agravante de ter sido na sua propriedade. Nesses casos eles levam a coisa mais a sério.

Infelizmente, estes casos têm vindo a aumentar

Julgo que com a declaração do vet ainda vai a tempo.
Vivendo e aprendendo
SukiKitten
Membro

quinta abr 17, 2008 5:33 pm

Uma pequena correcção, o endereço do site, para esclarecimento deste assunto é www.antidoto-portugal.org

Kyaraa mais uma vez obrigado!!!
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta abr 17, 2008 5:36 pm

tem 6 meses para apresentar queixa. ainda está no prazo.
quando atiraram pedras ao max, apresentei queixa. ainda para mais havia testemunhas. da parte deles, mas a polícia apertou bem o velho e ele falou. contactaram com os anormais. claro que a versão deles é outra. mas devem ser bem conhecidos pela polícia. para já, interessava-me que fossem morrer longe :roll:
anjjazul
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

quinta abr 17, 2008 6:27 pm

SukiKitten Escreveu:Kyaraa:

Muito obrigado pelo esclarecimento! Mas vou ser franca, sinto-me uma verdadeira tótó! Bem vou ver se ainda dá para fazer alguma coisa, pois o meu caso sucedeu em Fevereiro. Como ainda tenho o relatório da autopsia, pode ser que dê ... Só não percebo porque é que no sitio onde foi realizado e após o resultado não disseram nada. Só me informaram tratar-se de estricnina, apesar da sua comercialização em Portugal ser proibida.
Pelo que li, e pode confirmar através da fonte que citei, o referido veneno (estricnina) é muito vulgar quando se fala de envenenamento...
E o facto de não ser permitida a sua comercialização em Portugal, não significa nada!

Apesar de já terem passado cerca de 2 meses, poderá ainda denunciar, quanto mais não seja, porque deve fazê-lo...
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta abr 17, 2008 6:31 pm

Boas.

Infelizmente a nossa própria espécie é a de mais perigosidade neste nosso Planeta. Receio mais os ditos "humanos" que os animais ditos irracionais :|

Quem lhe fez a necropsia do animal não alertou, porque em princípio, quem manda executar uma necropsia tem, por pressuposto, a intenção de ser para algo relacionado com a sua morte. Logo, não se iriam intrometer na vida do cliente fazendo alertas ou colocando questões :wink:

Tendo em mão o relatório da necropsia, que é o essencial, penso que possa apresentar a queixa desde que ainda esteja dentro do prazo dos 6 meses...

Veja é se não haveriam venenos para ratos espalhados pela propriedade :? Ou então em propriedades contíguas às do Proprietário :?
É que há casos em que as pessoas ainda usam venenos que têm armazenados há anos (após a proibição de venda destes) e continuam a fazer uso deles.

Boa sorte com a sua participação,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SukiKitten
Membro

quinta abr 17, 2008 7:08 pm

Sim, ainda dá para denunciar o acontecido. Apenas tenho que recolher o maior número possível de informações disponíveis. O ideal era se ainda houvesse amostras recolhidas da necropsia, infelizmente não há.
Quando coloquei a questão de não me terem informado sobre a possível denuncia às autoridades, deveu-se ao facto de terem presenciado a nossa reacção à noticia sobre o envenenamento e ao facto de se tratar do local onde o nosso cão era visto há anos. Aliás, quando o sucedido aconteceu a primeira reacção que tivemos foi telefonar imediatamente ao veterinário para saber o que fazer para tentar salvar o nosso bichinho, ainda eu estava a falar com ele quando se deu o desfecho fatal.
Mas sem dúvida que o não ter denunciado logo foi culpa minha.
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quinta abr 17, 2008 8:02 pm

Poder apresentar queixa até pode...a polícia vai tomar conta da ocorrência, mas duvido que algo positivo venha a ser feito posteriormente a não ser que tenha testemunhas que possam confirmar quem fez o envenenamento.
No caso de uma prima a quem foram envenenados alguns animais, o último há poucos meses, e colocado pesticida em algunas árvores, a situação foi comunicada às autoridades, mas foi-lhe dito que sem testemunhas confirmando a pessoa em causa, nada poderiam fazer, que até poderia ir para tribunal, mas o resultado seria o mesmo. Neste caso a policia até sabe que o fulano costuma agir assim de má fé e vingar-se inclusivamente nos animais, mas é preciso que o mesmo seja apanhado em flagrante ou que haja testemunhas...
Mas não perde por tentar...o mais importante já perdeu, que foi o seu cão...
mmmfilipa
Membro Júnior
Registado: quinta abr 17, 2008 6:57 pm

quinta abr 17, 2008 8:07 pm

SukiKitten Escreveu:Um viva a todos!

Após uma infeliz experiência com o meu cão, gostaria de saber se alguém poderá dar umas dicas.
Quando o meu cão foi envenenado, houveram pessoas que me disseram que eu deveria ter alertado as autoridades, para que eles pudessem ter tomado conta da ocorrência. Na altura eu não o fiz, só dei baixa do meu canito na Junta de Freguesia.
A minha dúvida, é se mesmo não havendo provas concretas, em relação aos palermas que fazem isso, deverá-se contactar as autoridades?
Na altura e devido ao meu estado de espirito, não me apetecia muito correr o risco de ouvir uma resposta "graciosa" por parte da policia. Gostava de saber se realmente é practica comum contactar as autoridades nestes casos.
Acho o envenenamento de animais, dos actos mais cobardes possíveis e infelizmente de grande ocorrência. A mim, pessoalmente, foi com o meu cão, mas a todos é diáriamente com os animais de rua :( .
Penso que este tópico deveria de ter a finalidade de estar no forum dos cães...Mas se estou enganada avisem! :wink:
Devia alertar as autoridades(embora devez enquanto deva pensar"Para quê?",porque ás vezes as auturidades nada fazem).
marymartins
Membro
Registado: quarta nov 21, 2007 1:11 am

quinta abr 17, 2008 8:57 pm

Eu aviso. Estás enganada, mmmmmmmmmmmmmmmmmmm(...)filipa. Se leres com olhos de ler, vês que nada tem a ver com o facto de ser cão, gato ou periquito. E além disso a forista é "residente habitual" deste fórum.

Por acaso não sabia que a polícia actuaria em casos destes. E eu que também já tive um cão envenenado e não fiz nada. Agora sinto-me mal. :oops: :roll: Já foi há uns anos... E corria na vizinhança que foi por ele ter morto uma galinha não sei de quem... Tem mesmo razão, Leo, não sei porque intitulam a espécie humana de racional...
Mariana
eusinha
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 11:33 am
Júnior, o canário

quinta abr 17, 2008 10:00 pm

marymartins Escreveu:Eu aviso. Estás enganada, mmmmmmmmmmmmmmmmmmm(...)filipa.
Ena Marymartins, tantos mmmmmmmm :lol: , está a fazer a miúda maior do que é :lol: , cada vez que volta, vem mais um M atrás :D , aquilo são mmmmm que nunca mais acabam! :lol:

Bem, agora falando sério. Qualquer assunto desta natureza deve ser dado a conhecer ás autoridades, ainda que não surta efeito. Pode até dar-se o caso de com as autoridades alertadas, ser mais dificil a situação repetir-se e nesse caso estaria a ajudar outras pessoas a proteger os seus animais.
<p><strong>"O menor dos felinos &eacute; uma obra prima!"</strong>&nbsp; </p>
Responder

Voltar para “Gatos”