Gata - Grave incidente com cães - ajuda
Moderador: mcerqueira
Olá
Moro numa urbanização e tenho um quintal onde por vezes dou comida a diversos gatos que não são meus (alguns são "vadios" outros de vizinhas que não os cuidam, enfim), embora tenha um mesmo meu que é a minha perdição.
O que é certo é que neste sábado o meu pai tem cães de caça e olhou no quintal para ver se havia algum gato pela redondeza e não reparou numa gata que estava no canteiro (que já andava grávida há alguns dias mas que já tinha tido os gatitos supostamente na noite anterior e não soubemos o que foi feito deles pois não os conseguimos encontrar). Entretanto ao soltar os cães, estes descobriram-na e apanharam-na mas ainda fomos a tempo e conseguimos telefonar rapidamente ao vet que se disponibilizou de imediato para a tratar. Foi operada (duas costelas partidas com bolsas de ar entre a pele mas sem perfuração de órgãos internos) e ainda uma série de hematomas no corpo. Por incrível que pareça a gatinha apanhou o maior susto da vida ainda por cima é esquiva e com isto tudo para a apanhar e levar ao vet foi uma carga de trabalhos tal era o estado de pânico dela embora quase não se conseguisse mexer do chão.
Entretanto só hoje (segunda-feira, 21 Abril) é que começou a comer algum peixe cozido e comida de lata (tipo mousse) mas ainda pouco. Há duas noites que ando a dormir mal e só hoje quando cheguei à hora de almoço e me disseram que já começou a comer qualquer coisa é que fiquei mais aliviado.
Entretanto continuo preocupado porque acho que não bebe nada nem água nem leite mesmo colocando debaixo da boca. Tenho receio que fique desidratada. Já falei hoje com o vet e disse-me que vai aos poucos mas acho que embora os gatos não bebam muito, com o estado débil que ela está possa não recuperar e piore a situação.
O que acham ? Dêem-me lá alguma opinião. Há algum modo de lhe dar liquidos de outra forma ? Já lhe molhei o fochinho e boca com um algodão ensopado em água mas não passa daí. Ela está desperta mas acabrunhada debaixo da roupa de malha e não sai de lá. Não sei se de noite bebe alguma água ou leite mas se o faz não se nota nada.
De facto unca vi um animal resistir assim tanto (gravidez, incidente com os cães, anestesia, operação e sem beber água...).
(Peço desculpa pela extensão do texto)
Agradeço colaboração e vossa opinião.
Moro numa urbanização e tenho um quintal onde por vezes dou comida a diversos gatos que não são meus (alguns são "vadios" outros de vizinhas que não os cuidam, enfim), embora tenha um mesmo meu que é a minha perdição.
O que é certo é que neste sábado o meu pai tem cães de caça e olhou no quintal para ver se havia algum gato pela redondeza e não reparou numa gata que estava no canteiro (que já andava grávida há alguns dias mas que já tinha tido os gatitos supostamente na noite anterior e não soubemos o que foi feito deles pois não os conseguimos encontrar). Entretanto ao soltar os cães, estes descobriram-na e apanharam-na mas ainda fomos a tempo e conseguimos telefonar rapidamente ao vet que se disponibilizou de imediato para a tratar. Foi operada (duas costelas partidas com bolsas de ar entre a pele mas sem perfuração de órgãos internos) e ainda uma série de hematomas no corpo. Por incrível que pareça a gatinha apanhou o maior susto da vida ainda por cima é esquiva e com isto tudo para a apanhar e levar ao vet foi uma carga de trabalhos tal era o estado de pânico dela embora quase não se conseguisse mexer do chão.
Entretanto só hoje (segunda-feira, 21 Abril) é que começou a comer algum peixe cozido e comida de lata (tipo mousse) mas ainda pouco. Há duas noites que ando a dormir mal e só hoje quando cheguei à hora de almoço e me disseram que já começou a comer qualquer coisa é que fiquei mais aliviado.
Entretanto continuo preocupado porque acho que não bebe nada nem água nem leite mesmo colocando debaixo da boca. Tenho receio que fique desidratada. Já falei hoje com o vet e disse-me que vai aos poucos mas acho que embora os gatos não bebam muito, com o estado débil que ela está possa não recuperar e piore a situação.
O que acham ? Dêem-me lá alguma opinião. Há algum modo de lhe dar liquidos de outra forma ? Já lhe molhei o fochinho e boca com um algodão ensopado em água mas não passa daí. Ela está desperta mas acabrunhada debaixo da roupa de malha e não sai de lá. Não sei se de noite bebe alguma água ou leite mas se o faz não se nota nada.
De facto unca vi um animal resistir assim tanto (gravidez, incidente com os cães, anestesia, operação e sem beber água...).
(Peço desculpa pela extensão do texto)
Agradeço colaboração e vossa opinião.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm
Tendo em vista a situação que refere o melhor que pode fazer será falar com o médico que a operou.
Votos de melhoras.
Votos de melhoras.
<p> </p>
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org/portal ... spx</a></p>
<p><a href="http://www.naturlink.pt/">http://www.naturlink.pt/</a> </p>
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org/portal ... spx</a></p>
<p><a href="http://www.naturlink.pt/">http://www.naturlink.pt/</a> </p>
-
- Membro
- Registado: segunda jan 14, 2008 3:11 pm
Ela há-de acabar por beber vá-lhe pondo sempre àgua fresca ou leite, se ela n beber a àgua. Se a situação se agravar fale com o vet que a operou.
<strong>Ritaleitao</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
E não encontraram os gatinhos dela?
Se lhe estão a dar enlatados, essa alimentação tem mais humidade que a ração seca. Não abusem no peixe... este tem muito teor de fósforo e não sei até que ponto os rins da gatinha não possam estar debilitados por traumatismos... e também porque se ela está a beber pouco...o melhor é não abusarem no peixe. Nunca aconselho a dar uma alimentação á base de enlatados mas neste caso, uma vez que não tem a certeza dela hidratar...o melhor é darem-lhe mesmo só dos ditos enlatados.
Experimente dar-lhe água na boca com uma colher das que se usam para açucarar a bica (café). São bem pequeninas; introduza a colher na boca da gatinha, por um dos lados da boca e nunca de frente e verta a água, pouco a pouco ou ainda melhor; era ter um conta gotas e a cada 15 minutos ir dando-lhe água, gota a gota, introduzindo-o também de lado e nunca de frente.
Boa sorte com essa gatinha e um bem haja para si...
Leo

Se lhe estão a dar enlatados, essa alimentação tem mais humidade que a ração seca. Não abusem no peixe... este tem muito teor de fósforo e não sei até que ponto os rins da gatinha não possam estar debilitados por traumatismos... e também porque se ela está a beber pouco...o melhor é não abusarem no peixe. Nunca aconselho a dar uma alimentação á base de enlatados mas neste caso, uma vez que não tem a certeza dela hidratar...o melhor é darem-lhe mesmo só dos ditos enlatados.
Experimente dar-lhe água na boca com uma colher das que se usam para açucarar a bica (café). São bem pequeninas; introduza a colher na boca da gatinha, por um dos lados da boca e nunca de frente e verta a água, pouco a pouco ou ainda melhor; era ter um conta gotas e a cada 15 minutos ir dando-lhe água, gota a gota, introduzindo-o também de lado e nunca de frente.
Boa sorte com essa gatinha e um bem haja para si...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Olá, o que poderá fazer também é dar-lhe água com uma daquelas seringas que se usam para lhes dar os medicamentos
Reparou se ela tem feito as suas necessidades? Isso é muito importante e se notar que ela não as faz ligue para o vet.
As melhoras e vá dando noticias dela e dos gatinhos se os encontrar

Reparou se ela tem feito as suas necessidades? Isso é muito importante e se notar que ela não as faz ligue para o vet.
As melhoras e vá dando noticias dela e dos gatinhos se os encontrar

Obrigado pelas opiniões e sugestões.
Os gatinhos nem sinal. Se os teve noutro quintal já eram.
Ninguém revelou nada. Já procurámos tudo.
O vet disse que para o bem dela ainda bem que já tinha tido os gatinhos quando isto aconteceu., embora os tenha perdido... conseguiu-se salvá-la.
Amanhã vou comprar um conta gotas ou seringa para tentar dar-lhe água. Entretanto esta noite já lhe coloquei um recipiente com água limpa junto à alcofa.
Quanto às necessidades, esqueci-me de dizer que hoje de manhã estava tudo urinado e ontem de manhã também fez um pouco de fezes. Mas muito pouco pois não tinha comido nada. Ao que me apercebo tem feito sempre durante a noite. Mas se não tinha bebido praticamente água nenhuma como é que urinou tanto ?
Uma amiga disse-me que foi da anestesia. Será ?
O vet disse que para o bem dela ainda bem que já tinha tido os gatinhos quando isto aconteceu., embora os tenha perdido... conseguiu-se salvá-la.
Amanhã vou comprar um conta gotas ou seringa para tentar dar-lhe água. Entretanto esta noite já lhe coloquei um recipiente com água limpa junto à alcofa.
Quanto às necessidades, esqueci-me de dizer que hoje de manhã estava tudo urinado e ontem de manhã também fez um pouco de fezes. Mas muito pouco pois não tinha comido nada. Ao que me apercebo tem feito sempre durante a noite. Mas se não tinha bebido praticamente água nenhuma como é que urinou tanto ?
-
- Membro Veterano
Se urinou é porque bebeurmdp Escreveu:Obrigado pelas opiniões e sugestões.

Cuidado com a situação de usar seringa...!

É preferível dar-lhe com uma colher ou conta gotas, da forma que referi!!!!!!!!!!!!!!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Tem razao Leo, para dar com a seringa é preciso realmente muito cuidado. Será mesmo melhor com conta gotas.
Mas parti do presuposto de que o forista não tinha com ele nenhum conta gotas e que como a Gata foi operada deverá estar a fazer antibiotico (com seringa, pois com a minha foi assim
)
Provavelmente ela tem bebido àgua, mesmo que pouco, se fez chichi!
O facto de ter feito na caminha, penso que será normal pois ainda está dorida e com medo para se levantar.
A Cherri também chegou a fazer chichi na caminha no dia em que veio para casa. Ela passou perto de uma semana (ou mais) em que eu punha-a no caixo-te de 6 em 6 horas para que ela fizesse o chichi dela no coixpte e não na caminha. A vet disse que era ainda do chok e dores que ela ainda tinha.

Provavelmente ela tem bebido àgua, mesmo que pouco, se fez chichi!
O facto de ter feito na caminha, penso que será normal pois ainda está dorida e com medo para se levantar.
A Cherri também chegou a fazer chichi na caminha no dia em que veio para casa. Ela passou perto de uma semana (ou mais) em que eu punha-a no caixo-te de 6 em 6 horas para que ela fizesse o chichi dela no coixpte e não na caminha. A vet disse que era ainda do chok e dores que ela ainda tinha.
Ela fez um antibiótico de actuação 15 dias segundo disse o vet, uma vez que como ela é esquiva e com o que sofreu não seria nada fácil levá-la várias vezes à clínica para diferentes doses de antibiótico.
Entretanto, quanto à água, vou é mesmo tentar com o conta gotas em vez da seringa. Obrigado.
Entretanto, quanto à água, vou é mesmo tentar com o conta gotas em vez da seringa. Obrigado.
-
- Membro Veterano
A.B. suspensão oral, liquido? Ou refere-se a, talvez a A.I.?Suzana1 Escreveu:Tem razao Leo, para dar com a seringa é preciso realmente muito cuidado. Será mesmo melhor com conta gotas.Mas parti do presuposto de que o forista não tinha com ele nenhum conta gotas e que como a Gata foi operada deverá estar a fazer antibiotico (com seringa, pois com a minha foi assim
)
De qualquer forma, o Vet pode ter-lhe dado via injectável, não?

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Pelos vistos...estavamos a responder em simultâneo... já que pensei logo nesse AB... e nem sabia que já tinha respondido; isto porque comecei e tive que interromper antes de enviarrmdp Escreveu:Ela fez um antibiótico de actuação 15 dias segundo disse o vet, uma vez que como ela é esquiva e com o que sofreu não seria nada fácil levá-la várias vezes à clínica para diferentes doses de antibiótico.

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
E aposto que sei qual foi mas... para mim, (salvo sejaSuzana1 Escreveu:Eu também estava a referir-me ao A.B.. Alias a Cherri fez A.B e A.I por seringa. Ambos de 12 em 12 horas

Duma única vez que tive que administrar, suspensão oral, a um gato, julguei que ia perder o bichano....babava-se, espumava-se todo, corria a ir de encontra tudo, caía, levantava-se, volta a correr e a espumar... e, se não me deu um treco nessa altura...nunca mais vai dar porque desse AB...que o que penso ser, começa por a letra “B”

"Milagroso" novo AB injectável que veio para o mercado. Acabaram-se os meus problemas!

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Ok foi isso mesmo A.B. injectável.
A minha maior preocupação agora será a alimentação e essencialmente a água. Vou esperar para ver amanhã de manhã como ela está, e comprar o conta gotas.
Vamos lá ver a evolução nos próximos dias.
Obrigado.
A minha maior preocupação agora será a alimentação e essencialmente a água. Vou esperar para ver amanhã de manhã como ela está, e comprar o conta gotas.
Vamos lá ver a evolução nos próximos dias.
Obrigado.