Birmanês não é o mesmo que Sagrado da Birmânia

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lala
Registado: terça abr 15, 2003 9:16 pm

quarta abr 16, 2003 12:02 am

Birmanês não é o mesmo que Sagrado da Birmânia. Porque é que na secção GATOS não foi feita uma distinção entre estas duas raças completamente diferentes. Ainda por cima, consultando a galeria de fotos da raça birmanesa deparamo-nos com uma foto de um gato Sagrado da Birmânia. Lamento esta abordagem mas este tipo de confusões intristecem-me. :(
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta abr 16, 2003 11:20 am

Eu compreendo que uma pessoa conhecedora destas duas raças fique um pouco aborrecida com a confusão. Mas provavelmente quem elaborou a secção consultou manuais onde as espécies apareciam como sendo a mesma. Acho que deveria enviar uma mensagem à arca a expor a situação com as explicações adequadas.
Já agora podia-nos dizer quais são as diferenças? Fiquei com curiosidade de conhecer melhor as raças.

Obrigado e bem vinda.

Kathleen
Lala
Registado: terça abr 15, 2003 9:16 pm

quinta abr 17, 2003 3:48 am

Antes demais, obrigada pela sua compreensão. Entendo que este tipo de erro seja cometido muito frequentemente, infelizmente. É com alegria que satisfaço a sua curiosidade em relação a estas raças.

O Sagrado da Birmânia (também conhecido como Birman em Inglês) ou, o Gato Sagrado de Burma como os antigos costumam chamá-lo tem uma cabeça grande e perfeitamente redonda. O nariz é curto, mas não achatado, e os olhos são quase redondos e azuis. São considerados gatos de pêlo longo, têm o pêlo ligeiramente frisado no ventre e as patas sempre "enluvadas" de branco. Acerca da origem desta raça ronda uma lenda, reza esta lenda que um gato branco, que vivia num templo na Birmânia (Myanmar), chamado Sinh acercou-se do sumo sacerdote, Mun-Ha, seu dono, que jazia moribundo. O gato como em sinal de defesa de seu dono colocou-se em cima deste dando-se assim a sua metamorfose, as patas do gato permaneceram brancas onde tinham tocado o sacerdote, seus olhos amarelos converteram-se em olhos azuis. Sua cabeça, cauda e pernas ganharam uma tonalidade marrom, cor de terra, e o pêlo ao longo do dorso tornou-se dourado. A aparência dos outros gatos do templo foi então transformada para marrom-dourado, para que todos se parecessem com Sinh, o ancestral da raça Sagrado-da-Birmânia. O primeiro Sagrado da Birmânia foi introduzido em Portugal em Julho de 1989.

O Birmanês (ou Burmese em Inglês) tem o pêlo tão fino e macio que frequentemente é chamado de gato-zibelina. Na realidade, ele não é originário da Birmânia, mas sim dos Estados Unidos. Seu ancestral é um gato meio siamês, meio malaio, que um médico californiano, apaixonado por genética, trouxe da Birmânia. Depois de algumas tentativas, esse médico obteve a raça atual, fixada definitivamente por volta do ano de 1930. Posteriormente, ele foi introduzido na Europa.
O gato birmanês tem um tamanho médio, mas é comprido e elegante. Seu pescoço é longo e magro e, como os siameses, seus pés são ovais. A cabeça geralmente é triangular. As orelhas são rectas e abertas na base. A cauda afilada termina às vezes num leve nó. Os olhos amendoados têm nuances que vão do dourado ao amarelo-pálido. O pêlo lustroso é marrom-escuro no dorso e vai clareando em direcção ao ventre e ao peito. São conheciada várias sub-espécies do Birmanês: Birmanês Atartarugado; Birmanês Azul; Birmanês Azul-creme; Birmanês Chocolate; Birmanês Creme; Birmanês Lilás (ou platina); Birmanês Lilás-atartarugado (ou lilás-creme); Birmanês Marrom; Birmanês Point Azul; Birmanês Point Chocolate; Birmanês Point Lilás; Birmanês Seal Point; Birmanês Vermelho.

Lamento a extensão deste meu texto, mas garanto que tentei ser o mais resumida possível.

Cordialmente:

Lala :)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta abr 17, 2003 10:08 am

Olá,

Não tem de lamentar nada. O texto não foi de forma alguma extenso, foi até muito esclarecedor. E acho que estas duas espécies devem ser assombrosas, fiquei curiosa. Agora nestes dias que vou ter, vou pesquisar aqui na net para ver se vejo fotos.

Beijokas
kathleen
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta abr 17, 2003 12:07 pm

Olá Lala,

Não é errado chamar Birmanês ao que chama "Sagrado da Birmânia" se não se confundirem as duas raças e porque é usual chamar Burmês ao que chama "Birmanês". Já agora deixo outra raça com um nome parecido. Burmilla. É uma raça que surgiu no princípio da década de oitenta, na Grâ-Bretanha e tem origem num cruzamento acidental de um Chinchila Silver com um Burmês Lilás. É um gato de pêlo curto, denso e macio e focinho ligeiramente arredondado. A pelagem apresenta tipping. As marcas tabby só são permitidas na cabeça, cauda e patas.
Maria João
Responder

Voltar para “Gatos”