Esterelizar duas gatas na mesma altura

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
biaclaro
Membro Veterano
Registado: terça ago 09, 2005 11:21 pm
Localização: 3 gatos, 2 aquários comunitários, porquinha-da-índia, 1 caturra, 1 canário e 2 periquitos

terça mai 13, 2008 10:59 am

Vou abrir um tópico porque assim não fica dispersado...duas meninas minha vão ser esterelizadas mês que vem a Yasmim e a Nicole , . A Yasmim vai ser esterelizada no canil de Sintra porque ela veio de lá e eles tem como política esterelizar os animais que de lá saem , quando ela veio cá pra casa tinha 1 mês e meio, então informaram-me que quando ela tivesse por volta dos 5 meses e meio para telefonar e marcar. Já a Nicole será esterelizada no Vet.
Agora pergunto, se puderam dar opiniões agradeço, será melhor esterelizar as duas na mesma altura?Pois assim nenhuma iria "implicar" nem mexer na outra?Ou é melhor dar um tempo para que uma se recupere e depois levar a outra?
biaclaro
Membro Veterano
Localização: 3 gatos, 2 aquários comunitários, porquinha-da-índia, 1 caturra, 1 canário e 2 periquitos

terça mai 13, 2008 11:21 am

Já agora, só para não abrir outro tópico, A Nicole começou a 1 semana atrás depois de comer vira-se de costas e começa a "tapar" a tigela onde está a comida.A Yasmim de 2 dias pra cá começou a fazer a mesma graça...Será que querem me dizer com isso que não gostam da comida?

PS:no início não aceitavam a Royal Canin , nem Proplan só queriam Whiskas ou Friskies se deliciavam com estas e não ligavam a outra, mas como eu não queria dar estas por achar a RC d emelhor qualidade fui fazendo a transição aos poucos até conseguir com que comessem a RC.Se colocar das outras duas rações de supermercado elas não tapam...
Rickdf
Membro
Registado: domingo nov 11, 2007 12:17 pm
Um gatinho branco chamado Flocos
Um aquário comunitário com divers

terça mai 13, 2008 11:39 am

Eu só tenho a Kitty, e vez por outra ela faz isso.
Até hoje não sei a causa, sempre pensei que seria o instinto falando mais alto (enterrar a comida para não deixar cheiro!?!?!).
Sei que ela chega a derramar a água tentando "tapar" a comida.
Vamos ver se alguém nos esclarece sobre isso.
Ricardo da Silva Ferreira
biaclaro
Membro Veterano

terça mai 13, 2008 11:47 am

O que me deixa curiosa é que elas só afzem isso com uma ração e não com a outra

Ps:desculpem os erros de digitação, é que tenho 3 gats em cima demim a disputar quem dá mais turras e massagens :lol:
Mihoshi
Membro
Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm

terça mai 13, 2008 12:37 pm

Eu vou passar pela mesma situação, mas em vez de ser 2 gatas são 2 gatos.
A veterinária marcou a operação para o mesmo dia visto porque ambos têm a mesma idade (são irmãos), não existe qualquer problema em ser na mesma altura (na altura perguntei o mesmo à vet) e também porque assim só implica uma deslocação à veterinária.

Para mim é mais simples e também para eles é acaba por ser o melhor, porque sempre que tenho que me deslocar com um à veterinária, tenho que levar o outro... Se não estiverem os dois juntos, eles ficam ansiosos e bastante estranhos (principalmente o mais pequeno), e depois demora bastante tempo para regressarem à normalidade. E eu não gosto de lhes causar stress desnecessário.

No seu caso acho que também existem vantagens... se só fizer uma de cada vez, a outra ao querer brincar pode magoar a que ainda está a recuperar... Assim, se fizer a castração ao mesmo tempo, ambas estarão a recuperar não incomodando uma a outra. :wink:
Mihoshi
Membro
Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm

terça mai 13, 2008 12:40 pm

Quanto à comida,
o meu gatito maior também faz o mesmo, mas só com a comida humida.
Eu acho que tem a haver com o facto de esta comida ter um cheiro mais intenso e terem a necessidade de a tapar para não atrairem possível concorrência. :lol:
Isso também é um dos motivos pelo qual eles se limpam depois de comerem comida húmida.
marymartins
Membro
Registado: quarta nov 21, 2007 1:11 am

terça mai 13, 2008 12:46 pm

Boa tarde.
Quanto à esterilização, não lhe posso responder, não sei o que será melhor.
Mas isso do "tapar" a comida a minha peste por cá faz o mesmo! E, claro está, verte a água toda... E faz isso com qualquer comida, por isso penso que não seja por não gostar. Até porque ele é bem comilão... Deve ser mania, ou então qualquer tipo de instinto, também não sei bem... :wink:
Mariana
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mai 13, 2008 2:01 pm

Boas.

Há 2 semanas atrás mandei castrar 2 gatas no mesmo dia e tudo correu bem, mesmo estando elas na mesma divisão da casa. O que muitas das vezes pode acontecer, quando são mais que uma, é uma ir lamber o penso da outra até retirá-lo :wink: . Estas duas estiveram com colar Isabelino e tudo correu bem à excepção de já no último dia, uma a quem retirei o colar para comer e depois me esqueci de lho colocar, retirou o seu próprio penso mas por sorte que não fez estragos... :wink:

Castrar duas, é uma poupança de preocupações e tempo e se ambas se derem bem, resulta certo :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
biaclaro
Membro Veterano

terça mai 13, 2008 2:35 pm

Obrigada pelas respostas :)Fico bem mais tranquila e acho mesmo ser a melhor solução.
Quanto a "taparem" a comida já fico ais tranquila em oa saber que é um comportamento normal.
E que quando eu mudei da Whiskas para a Royal Canin , mesmo sendo feito tansitóriamente lá iam a comer , quando passei a dar só a RC chegaram ao cúmulo (não sei delas qual foi) de acreditem se quiser fazer cocó dentro da comida :oops: :? ...por isso pensava que era algum "protesto" a tigela foi bem lavada para retirar o dor
Cocó na tigela de comida não fazem mais só tapam depois de comer. Agora se der Whiskas até brigam para comer , roubando uam a tigela da outra...mas enfim manias que enquanto continuem a comer ração de boa qualidade e não me voltem a a fazer a gracinha de cocó dentro da tigela, se as fazem feliz que continuem então a tapar
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

quarta mai 14, 2008 5:00 pm

As minhas gatas mais novas foram esterilizadas fez dois anos, ambas no mesmo dia. Simples, para nunca ficarem sozinhas bastou-me meia duzia de dias de férias e outros tantos à minha mãe e pronto matamos dois coelhos com a mesma cajadada :lol:

A opção deverá ser sua, e de acordo com a disponibilidade do vet.
Mas como ja lhe disseram é efectivamente uma poupaça de tempo, trabalho e de certa forma de preocupações também.
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
danimira
Membro
Registado: quarta abr 04, 2007 9:59 pm

quarta mai 14, 2008 5:23 pm

Tenho uma gata que também tapa a comida... mas ela vai buscar qualquer coisa que encontre para tapar! Um pano qualquer, ou meias, ou t-shirts...
Dantes também tapava a água, ou virava-a... mas depois eu mudei o recipiente para um de vidro (usava plástico), e deixou de fazer isso tantas vezes. Se calhar não gostam do sítio onde comem... sei lá! Esquisitinhos... :D
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

quarta mai 14, 2008 5:44 pm

eu tenho duas gatas e foram esterilizadas as duas ao mesmo tempo, nao queria ter uma doentinha e outra aos pinotes e passado uns tempos a mesma coisa.
em relaçao á comida uma das minhas gatas as vezes tb lhe dá na telha de querer tapar a comida, costumo-lhe dizer " OH pistotira pensas q andei a trabalhar para que? AI AI tas-te a passar, pssssstttt nao queres comer tb nao estragues" obtenho sempre a mesma resposta da parte dela, rinhau rinhau e vai-se embora a barafustar cmg :lol:
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
Responder

Voltar para “Gatos”