Gatos e Caçadas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quarta abr 16, 2003 11:33 am

Olá!

Não tenho grande ideia se, alguma vez esta questão aqui foi colocada mas, lá vai.

Eu tenho um gato europeu, que é um caçador exímio. Não lhe escapa nada. Ele é ratos, toupeiras, lagartixas, caracóis, toda a espécie de bicharocos, um dos meus hamsters e até já apanhou uma cobra, que tinha à vontade mais de 1 metro, a sua cabeça era maior que o meu polegar.

Agora é assim, será normal toda esta actividade, visto ele ser alimentado o suficiente para não ter que caçar ou, caça apenas por instinto?

Depois, tudo o que caça, vem deixar à porta de casa, a miar, como que a dizer "... vem ver o meu presente que trago para ti". Estraga-me com mimos!

Também é certo que, no Inverno, as caçadas dele são em menor frequência, mas no Verão, ui, ui...

Há dois dias atrás, apanhou um pássaro e vinha com ele ainda vivo na boca! Não me deixou tirá-lo pois fugiu, mas do lado de fora do muro, viu-o a brincar com ele.

Fiquei cheia de pena da pobre ave. :(

Os vossos também são assim?
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta abr 16, 2003 11:49 am

:lol:

A Amélia não sai de casa, por isso a ínica coisa que caça são as moscas e os ratinhos de brincar.
Mas acho que é perfeitamente normal, é o instinto felino deles. E os gatos fazem isso mesmo, trazem as presas aos donos para eles verem o que eles caçaram. A minha empregada tem uma gata em casa que anda solta e ela diz que ela tráz pássaros, lagartixas, ratos, só que em vez de lhos trazer a ela, leva-os ao cão :lol:
Mas a actividade é natural nos gatos.

beijokas
kathleen
miguelanjos
Membro
Registado: segunda nov 25, 2002 5:35 pm

quarta abr 16, 2003 12:16 pm

Lidia,
não se aflija p/seu 'kiten' ser assim, como bom europeu que o é, mesmo que não queira está-lhe no sangue.
A minha Thais sempre que vamos para a outra casa também não pára, e tudo o que se mexa no jardim é certo que não escapa.
A acção de colocar as vitimas no tapete da entrada deve ser intrepertada como uma demonstração de puro afecto dele para si!! ;) A unica e mais pura demonstração de carinho!!
Não se aflija nem pense que tem um gato estranho, nada disso, ele ama-a e demonstra assim todo o afecto que por si tem.

Um Abraço
Miguel

:D
miguelanjos
Membro
Registado: segunda nov 25, 2002 5:35 pm

quarta abr 16, 2003 12:17 pm

Lidia,
não se aflija p/seu 'kiten' ser assim, como bom europeu que o é, mesmo que não queira está-lhe no sangue.
A minha Thais sempre que vamos para a outra casa também não pára, e tudo o que se mexa no jardim é certo que não escapa.
A acção de colocar as vitimas no tapete da entrada deve ser intrepertada como uma demonstração de puro afecto dele para si!! ;) A unica e mais pura demonstração de carinho!!
Não se aflija nem pense que tem um gato estranho, nada disso, ele ama-a e demonstra assim todo o afecto que por si tem.

Um Abraço
Miguel

:D
lindinha_24
Membro Veterano
Registado: segunda dez 17, 2001 7:22 pm

quarta abr 16, 2003 1:56 pm

Olá a todos...este assunto vem mm a calhar....pk até tinha pensadoem vos colocar a mm questão.....

Hoje dei c o meu gato a caçar uma mosca...enorme diga-se de passagem.....daquelas sabem? mas o pior, e o q eu achei mais esquisito....foi ele assim q a apanhou....comeu-a....!!!!! ai...fiquei tão enojada....:-)....q acho q já n lhe dou mais beijinhos.......-)....

Os vossos bichinhos também comem as moscas q apanham????

beijos e abraços a todos

Susana
lindinha_24
Membro Veterano

quarta abr 16, 2003 1:56 pm

Olá a todos...este assunto vem mm a calhar....pk até tinha pensado em vos colocar a mm questão.....

Hoje dei c o meu gato a caçar uma mosca...enorme diga-se de passagem.....daquelas sabem? mas o pior, e o q eu achei mais esquisito....foi ele assim q a apanhou....comeu-a....!!!!! ai...fiquei tão enojada....:-)....q acho q já n lhe dou mais beijinhos.......-)....

Os vossos bichinhos também comem as moscas q apanham????

beijos e abraços a todos

Susana
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta abr 16, 2003 2:13 pm

A minha gata come, as moscas, os mosquitos etc... :p só tenho medo que um destes dias encontre uma abelha vai ser bonito vai :roll:
Acho que eles só costumam levar aos donos presas de maior porte...

Beijokas
kathleen
lindinha_24
Membro Veterano

quarta abr 16, 2003 6:14 pm

Ufff...q alivio....assim já tou mais descansada....é q vocês em imaginam a gana c q ele comeu aquele moscardo.....pois, se um dia lhe aparecer uma abelha....vai ser bonito, vai.....

obrigada...beijocas....
AutumnCat
Membro Veterano
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm

quarta abr 16, 2003 6:26 pm

Pois, os meus gatos, mais o Luto que é mais activo apanha tudo, moscas, mosquitos, melgas, sei lá...e sim tb é logo----patada e tumbas já tas no estomago. ;)
Omtem mais precisamente quando jantavamos na sala o Luto deu um salto enorme muito derrepente e aterrou(imagine-se) em cima de um ratinho que mais parecia um hamster que tinha fugido....agora como aquilo entrou cá para casa é um misterio...quer dizer imagino que tenha vindo do quintal do vizinho que é enorme e cheio de bicharada.
O certo e q o pobre rato não se safou, levou tanta patada do luto de cada vez que saia de baixo do movel que ficou logo k.o. :(
Eu ainda o queria por porta fora pelas prprias patas, mas já não deu.
Só mostra, este gato nunca tinha visto um ratto a serio e mal ele entrou aterrou-lhe logo em cima e tratou dele...esta no sangue.
Escusado será dizer que o Manchinha nem se apercebeu de nada.. :o
lindinha_24
Membro Veterano

quarta abr 16, 2003 6:38 pm

eu perguntou-me tambem se algum dia o meu bichano vir um rato o q ele lhe irá fazer.....???

agora lembrei-me de uma coisa....num outro topico, q falava sobre as melhores rações a dar aos nossos gatos, alguém disse,e a questão foi colocada por mim, que a ração avulsa n será a mais indicada, isto pk está ao ar livre em contacto c pó, e todo o tipo de bichos....

e o q me dizem depois de eles serem doidos por comerem moscas???

juro q fiquei mm enojada qdo o vi a comer aquilo.....será q n lhe faz também???afinal é um insecto....e dos mais nojentos q existe, qto a mim....

abraços...
anabapt
Membro Veterano
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm

quarta abr 16, 2003 7:03 pm

Olá,

Os gatinhos são terríveis, não são?
Os meus também adoram "caçar" moscas, mas cada um deles tem uma reacção diferente, enquanto que o Teco as apanha e come logo (e também não espera para que as mesmas estejam mortas), o Tico máta-as e espera que eu as apanhe.
Não sei qual das duas situações prefiro.
Quanto a Blaky ainda não consegui analisar como é que ela se porta com moscas porque os outros são mais rápidos.
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quinta abr 17, 2003 8:56 am

Olá

Pois é, eu que pensava que era só mania do meu! :lol: :lol:

Mas aquilo que acho mais incrível, é que o meu bichano, parace que vive para a caçada. Não digo que seja todos os dias, mas duas vezes por semana, no mínimo, ele deixa-me o "presente".

Realmente, nos felinos, é extraordinário o como eles mantém "vivas" a suas capacidades, especialmente esta, a da caça.

Só uma vez, é que parece-me que ele comeu uma lagartixa, porque encontrei só metade dela. E, por outra vez, deu com bocados de carne que pareciam tripoas, no sitiu onde lhe coloco a comida. Desta vez, meteu-me um bocado nojo.

Falei nisto ao vet, o que ele acha normal e até aconselhou a que eu deixasse o animal andar na rua, para ele fazer execício e estar "afinado" nas suas actividades. Desde que ele se sinta bem, para mim tudo bem!
scooby
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 3:02 pm

quinta abr 17, 2003 9:31 am

Sabem...li em qualquer lado que este fenómeno dos gatos nos oferecerem as presas que matam é uma forma que eles têm de contribuir para o sustento da casa....ou seja, na cabecinha deles estão a contribuir com alguma coisa para a alimentação da familia :)

A ser verdade isto, os meus são uns ingratos e não contribuem com nada...comem tudo o que apanham!

Bom fim de semana,
Kathleen
Membro Veterano

quinta abr 17, 2003 10:16 am

Pois claro eles só querem contribuir para o nosso bem estar. Não sei se estão a ver bem, por isso trazem ratos para comermos, pássaros, lagartixas etc ;) :lol: :lol: :lol:
Mas eu acho incrível como é que gatinhos de apartamento têm o instinto tão apurado como se tivessem "caçado" toda a vida...

Beijokas
kathleen
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta abr 17, 2003 11:11 am

Então e as caçadas imaginárias que eles fazem?
A Picolé, (persa mais nova), esconde-se atrás das portas ou nas esquinas dos móveis, em posição de ataque e, de repente, zás. Um grande salto para o ar onde finge que apanhou alguma coisa e corre que nem uma louca pelos corredores, por cima dos sofás, ... E ai que algum dos outros (geralmente o Faruk) vá ver o produto da caçada. Bufa, arreganha-se toda e esconde-se. Não vá ele conseguir-lhe tirar o nada que ela apanhou, pois então.
Maria João
Responder

Voltar para “Gatos”