Gatos e Literatura
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Eu gosto muito de ler e acredito que alguns dos foristas também gostem. E sei que muitas vezes quem adquire um animal gosta de comprar um livro para se informar mais sobre o animal. O que eu propunha era que neste tópico fossem colocadas sujestões de leitura de livros técnicos, romances, de ajuda sobre gatos. Ou seja qualquer livro que faça alusão aos nossos amigos de quatro patas. O que acham?
A minha primeira sugestão vai para um livro que me foi oferecido por uma amiga minha quando a Amélia veio para minha casa chama-se
"Lingua de Gato" do José Jorge Letria.
É um livro pequenino, de leitura muito acessível e que nos fala um pouco da linguagem dos gatos, da história deles etc.
Beijokas
kathleen
A minha primeira sugestão vai para um livro que me foi oferecido por uma amiga minha quando a Amélia veio para minha casa chama-se
"Lingua de Gato" do José Jorge Letria.
É um livro pequenino, de leitura muito acessível e que nos fala um pouco da linguagem dos gatos, da história deles etc.
Beijokas
kathleen
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Localização: Cães Catarina e Jack; Gatos Loki, Ema e Lara; Peixes
Muito boa ideia, Kathleen!
Livros técnicos sobre gatos nunca tive, mas há muitos e bons. O que aconselho a quem gosta de ler são dois livros "de bolso" da colecção Fnac (passo a publicidade...) que reunem vários contos em que os personagens principais são os amigos felinos. Os contos compilados são da autoria de grandes nomes da literatura mundial e têm a vantagem de ser mais ou menos pequenos, ideiais para quem não tem muito tempo para grandes romances... também há um livro semelhante de histórias de cães!
Livros técnicos sobre gatos nunca tive, mas há muitos e bons. O que aconselho a quem gosta de ler são dois livros "de bolso" da colecção Fnac (passo a publicidade...) que reunem vários contos em que os personagens principais são os amigos felinos. Os contos compilados são da autoria de grandes nomes da literatura mundial e têm a vantagem de ser mais ou menos pequenos, ideiais para quem não tem muito tempo para grandes romances... também há um livro semelhante de histórias de cães!
<p>Elsa Oliveira
Gatos Loki, Ema e Lara
Cães Catarina e Jack
Saudades do Ticker, do Kami e da Leya...</p>
Gatos Loki, Ema e Lara
Cães Catarina e Jack
Saudades do Ticker, do Kami e da Leya...</p>
-
- Membro Veterano
- Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)
Olá Kathleen,
Acho a ideia magnifica... Eu gosto muito de ler e procuro sempre livros sobre cães e gatos. O ultimo que adquiri é muito útil e ensina a reconhecer doenças felinas pelos sintomas. É um espectáculo porque pelos sintomas detectamos a doença e o livro diz-nos como devemos de agir (se devemos ir ao veterinário imediatamente, amanha ou nos próximos 2 dias). Mas... nao tenho o autor, por isso amanha volto aqui para dizer o nome do livro e do autor.
Beijinhos
Miau
Acho a ideia magnifica... Eu gosto muito de ler e procuro sempre livros sobre cães e gatos. O ultimo que adquiri é muito útil e ensina a reconhecer doenças felinas pelos sintomas. É um espectáculo porque pelos sintomas detectamos a doença e o livro diz-nos como devemos de agir (se devemos ir ao veterinário imediatamente, amanha ou nos próximos 2 dias). Mas... nao tenho o autor, por isso amanha volto aqui para dizer o nome do livro e do autor.
Beijinhos
Miau
-
- Membro Veterano
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Parece ser um bom livro. Eu agradecia que colocassem sempre livros que conheçam e dêm a opinião. Pois assim podemo-nos ajudar uns aos outros, pois como é obvio há imensos livros que não são grande coisa.
Quando puderes diz-nos então o nome e o autor.
beijokas
kathleen
Quando puderes diz-nos então o nome e o autor.
beijokas
kathleen
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm
Doenças do gato e seu tratamento" da Habitat
"Gatos-companheiros de patas de veludo" é uma livro grande e cheio de fotos sobre gatos.
Para quem gosta de bd com humor encontrei á pouco tempo um livrinho chamado "MUTTS" e tb não resisti e comprei o MUTTS2 "cães e gatos"
A BD é muito engraçada e levezinha.
"Gatos-companheiros de patas de veludo" é uma livro grande e cheio de fotos sobre gatos.
Para quem gosta de bd com humor encontrei á pouco tempo um livrinho chamado "MUTTS" e tb não resisti e comprei o MUTTS2 "cães e gatos"
A BD é muito engraçada e levezinha.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 11, 2002 12:54 am
- Localização: Maria Papoila, Eva e Ginja (cadelas), Smecky (gato)
- Contacto:
“História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar”, de Luís Sepúlveda.
Adorei! Vale MESMO a pena.
“O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, de Jorge Amado.
Lamentavelmente, ainda não li, mas tendo ouvido que é lindo.
Aqui fica um resumo que encontrei: Esta é a história de um gato que se apaixona por uma andorinha causando estranheza em todos os outros animais que habitavam um parque. A Andorinha está prometida ao Rouxinol mas, ao mesmo tempo, incentiva o amor do Gato. Acontecem juras, o Gato escreve poemas, eles passeiam juntos enquanto as outras personagens condenam o amor impossível.
Beijocas,
Carla
Adorei! Vale MESMO a pena.
“O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, de Jorge Amado.
Lamentavelmente, ainda não li, mas tendo ouvido que é lindo.
Aqui fica um resumo que encontrei: Esta é a história de um gato que se apaixona por uma andorinha causando estranheza em todos os outros animais que habitavam um parque. A Andorinha está prometida ao Rouxinol mas, ao mesmo tempo, incentiva o amor do Gato. Acontecem juras, o Gato escreve poemas, eles passeiam juntos enquanto as outras personagens condenam o amor impossível.
Beijocas,
Carla
-
- Membro Veterano
Esse livro é muito bonito mesmo. Eu vivo em Coimbra e uma das Companhias de Teatro de cá a "Bonifrates", fez uma peça baseada nesse livro do Jorge Amado, estava muito giro. É possível que eles façam digressão pelo país com a peça estejam atentos porque vale mesmo a pena.
Beijikas
kathleen
Beijikas
kathleen
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Olá Kathleen,
Que idéia tão boa.
Há dois livros sobre gatos que os meus filhos, simplesmente adoram. Já lhes li e reli dezenas de vezes: "Histórias de gatinhos em cinco minutos" que conta as aventuras e desventuras de uma família de gatos. É óptimo para quem tem crianças porque como tem histórias muito variadas, podemos sempre escolher aquela que mais se adequa a determinado acontecimento ocorrido nesse dia. O outro é delicioso, mesmo para adultos e chama-se "Nero Corleone" de Elke Heidenreich (ed. ASA). Conta a história de um gato italiano que possui um casal de humanos de estimação.
Que idéia tão boa.
Há dois livros sobre gatos que os meus filhos, simplesmente adoram. Já lhes li e reli dezenas de vezes: "Histórias de gatinhos em cinco minutos" que conta as aventuras e desventuras de uma família de gatos. É óptimo para quem tem crianças porque como tem histórias muito variadas, podemos sempre escolher aquela que mais se adequa a determinado acontecimento ocorrido nesse dia. O outro é delicioso, mesmo para adultos e chama-se "Nero Corleone" de Elke Heidenreich (ed. ASA). Conta a história de um gato italiano que possui um casal de humanos de estimação.
Maria João
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
- Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João
Óla cá estamos novamennte
Pensei que a maior parte de vós tivessem partido de férias, mas pelos vistos ainda há cá alguns sobreviventes. Aproveito para desejar uma Boa e Feliz Páscoa para todos, que bem precisamos em tempos de Guerra.
Vou tentar encontrar os livros aqui recomendados. Obrigado
Beikokas
Franc
Pensei que a maior parte de vós tivessem partido de férias, mas pelos vistos ainda há cá alguns sobreviventes. Aproveito para desejar uma Boa e Feliz Páscoa para todos, que bem precisamos em tempos de Guerra.
Vou tentar encontrar os livros aqui recomendados. Obrigado
Beikokas
Franc
Última edição por agapina em segunda abr 21, 2003 9:12 am, editado 3 vezes no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm
Olá
Sobre gatos há uma imensidão de livros, desde os técnicos, até aos que se podem considerar na categoria de romances. Destes últimos destaco as duas colectâneas internacionais que conheço que são "As melhores histórias de gatos" e "Novas história de gatos", temos uma similar portuguesa que é "Gatos, gatinhos..." que inclui várias histórias de autores portugueses, entre eles o José Jorge Letria (um apaixonado de gatos) e a Maria Alberta Menéres. Do José Jorge Letria conheço para além do "Língua de gato" o "Aqui há gato". Da literatura internacional, existe o "O gato malhado e a andorinha sinhá" do Jorge Amado (mais um apaixonado de gatos
) e " O gato que ensinou a gaivota a voar" (...não tenho aqui o livro, mas parece-me ser este o título
) do Luís Sepulveda. Entre os técnicos e de entertenimento existem vários do Robert de Laroche, dos quais tenho apenas o "Palavra de gato". Conheço também uma colectânea da Helen Hexley, com frases de famosos apaixonados de gatos, com ilustrações lindíssimas, que se chama "Maravilhosos gatos".
Dentro dos técnicos, a lista é infindável e não vou pôr aqui todos os que tenho ou li, desde traduzidos a versão original inglesa, mas destaco pela facilidade de acesso o "Guia essencial do comportamento do gato" do Desmond Morris ou "As 101 perguntas que o seu gato faria se soubesse falar" do Bruce Fogle.
Beijinhos e boas leituras
Elsa Pereira
Sobre gatos há uma imensidão de livros, desde os técnicos, até aos que se podem considerar na categoria de romances. Destes últimos destaco as duas colectâneas internacionais que conheço que são "As melhores histórias de gatos" e "Novas história de gatos", temos uma similar portuguesa que é "Gatos, gatinhos..." que inclui várias histórias de autores portugueses, entre eles o José Jorge Letria (um apaixonado de gatos) e a Maria Alberta Menéres. Do José Jorge Letria conheço para além do "Língua de gato" o "Aqui há gato". Da literatura internacional, existe o "O gato malhado e a andorinha sinhá" do Jorge Amado (mais um apaixonado de gatos

Dentro dos técnicos, a lista é infindável e não vou pôr aqui todos os que tenho ou li, desde traduzidos a versão original inglesa, mas destaco pela facilidade de acesso o "Guia essencial do comportamento do gato" do Desmond Morris ou "As 101 perguntas que o seu gato faria se soubesse falar" do Bruce Fogle.
Beijinhos e boas leituras
Elsa Pereira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm
Olá a todos
A propósito deste tema, encontrei uma página mesmo adequada. Contém mais uma série de sugestões que são de aproveitar. Então boas leituras
http://www.paubrasil.com.br/gatos/
A propósito deste tema, encontrei uma página mesmo adequada. Contém mais uma série de sugestões que são de aproveitar. Então boas leituras

http://www.paubrasil.com.br/gatos/
-
- Membro Veterano
- Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)
E aqui estou eu: o livro chama-se "O meu gato" Edição Saude Animal - Dr. Bruce Fogle.Miau Escreveu: Olá Kathleen,
Beijinhos
Miau
O livro é barato e muito útil. Aconselho!
Beijinhos
Miau
-
- Membro Veterano
Oi,
Vou ver se encontro esse livro.
Fui à loja de animais na sexta feira e o Senhor deu-me um livro que a Royal Canin agora está a distribuir com a compra da ração. Eles estão a elaborar uma eciclopédia de gatos igual á dos cães. E agora lançaram um livro pequeno. É engraçado, fala dos gatos, dos cuidados básicos e de algumas raças. Não é nada do outro mundo, mas se tiverem de comprar ração já sabem. Chama-se "Gatos de Raça".
beijokas
Kathleen
Vou ver se encontro esse livro.
Fui à loja de animais na sexta feira e o Senhor deu-me um livro que a Royal Canin agora está a distribuir com a compra da ração. Eles estão a elaborar uma eciclopédia de gatos igual á dos cães. E agora lançaram um livro pequeno. É engraçado, fala dos gatos, dos cuidados básicos e de algumas raças. Não é nada do outro mundo, mas se tiverem de comprar ração já sabem. Chama-se "Gatos de Raça".
beijokas
Kathleen
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm
Encontrei recentemente um novo livro " O que é que o meu gato está a pensar? - um guia essencial para compreender os animais de companhia" é da Editorial Presença está muito bem ilustrado c\ montes de fotos de gatos nas suas diversas actividades e o que provavelmente pensam nessas situações. Achei o livro interessante, estamos sempre a aprender.