Banho dos Gatinhos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

rcsd
Membro Veterano
Registado: quarta set 20, 2006 9:56 pm

sábado mai 17, 2008 12:50 am

Banho dos gatinhos. De quanto em quanto tempo?
<p><strong>Rui</strong></p>
<p align="center"><strong>&ldquo;Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida."</strong></p>
Diii
Registado: sábado abr 26, 2008 11:35 pm

sábado mai 17, 2008 11:56 am

Olá.. Também tenho algumas duvidas sobre isso uma vez que ja ouvi várias opiniões.. O veterinário do meu gatinho disse me q eles n necessitam assim de tantos banhos uma vez que são animais muito asseados e aconselhou me a dar banho ao gato duas a três vezes ao ano.. porém não sei se será suficiente... :?
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

sábado mai 17, 2008 12:27 pm

O nº de banhos a dar irá depender da raça do animal e se este foi ou não habituado desde pequeno, uma vez que para um gato não habituado a tomar banho, este que parece um simples acto, poderá tornar-se numa tortura para o animal (e também para o dono) e numa fonte de stress :|

No caso de um SRD ou raças de pêlo curto, de facto não há grande necessidade de banhos com frequência uma vez que os felinos têm uma higiene exímia :wink:

No caso de gatos de pêlo médio e comprido, os banhos já deverão ser dados com mais frequência, pois por mais higiene que tenham é muito complicado "dar conta" de tanto pêlo... :roll:
Além disso, especialmente nos gatos de pêlo comprido, para o vermos lindo, "pomposo", brilhante e bem tratado, só mesmo com banhos frequentes :wink:

O ideal, neste caso específico seria o banho semanal ou quinzenal, mas pelo menos uma vez por mês tem de ser...

No caso dos de pêlo curto, se o animal não se opuser ao banho, este deverá ser dado com a frequência que o dono considere adequada tendo em conta as actividades do animal (se está ou não exposto à rua, quanto mais não seja andar pelo quintal, jardim, etc...).

Eu sou a favor do banho, seja a gatos de pêlo curto ou comprido, mas há que ter em consideração que nem todos os gatos são fáceis neste sentido, logo, se for um gato de pêlo curto, não haverá necessidade de expor o animal ao stress tendo em conta que a sua higiene será suficiente :wink:

Nos gatos de pêlo comprido, têm de ser habituados a ser manejados desde bebés, por forma a que ganhem hábito ao banho (e à escovagem), porque para estes é mesmo necessário :wink:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
Deckard
Membro
Registado: domingo mar 16, 2008 9:06 pm

sábado mai 17, 2008 12:41 pm

Olá!

Os meus gatinhos de pêlo curto, como passam a maior parte das suas vidas dentro de casa e mesmo com as voltinhas que dou com eles de trela no jardim, eles chegam a tomar 1 ou 2 banhos por ano, e só no verão. Acho que não é preciso dar muitas x uma banhocas neles. Só se por algum acaso eles se sujarem muito... 8)
rcsd
Membro Veterano

sábado mai 17, 2008 6:55 pm

Obrigado pelas opiniões, e obrigado Kyaraa, a ajuda foi boa. O meu é persa logo terei de lhe dar umas boas banhocas... Já o vou abituando desde pequeno :D
<p align="center"><strong>&ldquo;Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida."</strong></p>
Tchuza
Membro Veterano
Registado: terça set 26, 2006 11:29 am

domingo mai 18, 2008 10:57 am

Bom dia, não é necessário dar muitos banhos aos gatos, as minhas são de pêlo semi longo e eu só dou banho uma vez por ano, claro que não cheiram a rosas nem a brisa marinha, mas também não cheiram mal.

Ao escovar estamos a eliminar sujidade, e se forem gatos de interior não se vão sujar, que é o caso das minhas.

E não sei se é muito bom para os gatos, tomarem muitas vezes banho, elas proprias fazem a sua higiene diária, e não é necessário banhos quinzenais para o pêlo ficar lustroso e macio, uma boa alimentação também ajuda, para que a saúde e aparência do gato seja boa.

:wink:
Kyaraa
Membro Veterano

domingo mai 18, 2008 11:50 am

Tchuza Escreveu:Bom dia, não é necessário dar muitos banhos aos gatos, as minhas são de pêlo semi longo e eu só dou banho uma vez por ano, claro que não cheiram a rosas nem a brisa marinha, mas também não cheiram mal.

Ao escovar estamos a eliminar sujidade, e se forem gatos de interior não se vão sujar, que é o caso das minhas.

E não sei se é muito bom para os gatos, tomarem muitas vezes banho, elas proprias fazem a sua higiene diária, e não é necessário banhos quinzenais para o pêlo ficar lustroso e macio, uma boa alimentação também ajuda, para que a saúde e aparência do gato seja boa.

:wink:
Tchuza, não podemos esquecer que há raças e raças...

O persas, gatos de pêlo comprido, têm mesmo de tomar banho, já que apesar da sua higiene ser excelente, não é suficiente para tanto pêlo :roll:

E nem se trata só da insuficiência na higiene, mas principalmente no tratamento do pêlo em si, já que o banho evita a frequência da escovagem, esta sim, apesar de importante, ajuda em muito a tornar o pêlo quebradiço :|

Se um persa tomar banho pelo menos quinzenalmente, a escovagem diminuirá, o pêlo manter-se-á mais bonito, pomposo e brilhante sem necessidade de recorrer diariamente à escova, que na realidade é uma mais valia, pois todos nós sabemos o efeito que as escovas têm no pêlo :roll:
Estas são importantes sim e ajudam a remover os pêlos mortos, no entanto, usadas com frequência partem o pêlo, para além de que a tendência para a criação de bolas de pêlo mantém-se :|

Quando um persa toma banho, além de não necessitar praticamente de escovagem, o pêlo não têm tendência à formação de bolas de pêlo, já que se mantém bem solto e pomposo :wink:

Tal como disse anteriormente, os banhos são sempre uma mais valia, especialmente para gatos de pêlo comprido, quanto aos de pêlo curto, aí sim já será uma questão de opção por parte do dono :wink:

No entanto, e para que possam obter mais esclarecimentos sobre o grooming de um persa e as suas necessidades quanto ao pêlo, mais uma vez indico o link de um post muito bem feito por uma forista aqui do arca, criadora de persas e expositora desta raça:

:arrow: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=30134
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
Tchuza
Membro Veterano
Registado: terça set 26, 2006 11:29 am

domingo mai 18, 2008 11:58 am

Kyaraa obrigada pelo tópico está mesmo muito bom :wink:
Kyaraa
Membro Veterano

domingo mai 18, 2008 12:10 pm

Tchuza Escreveu:Kyaraa obrigada pelo tópico está mesmo muito bom :wink:
Oh, de nada! :wink:

Está disponível nos tópicos inamovíveis dada a sua importância :wink:

Boa leitura e boa aprendizagem :D
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

domingo mai 18, 2008 7:52 pm

Já se fôr um Bosques da Noruega, o banho pode ser apenas umas 2 vezes por ano.

Mas é preciso escovar todas as semanas sem falta.
rcsd
Membro Veterano

domingo mai 18, 2008 8:45 pm

Estou a pensar em adquirir um Esfinge para fazer companhia ao Persa...
Mihoshi
Membro
Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm

domingo mai 18, 2008 9:49 pm

Não sei que tipo de banho refere...

Se for aquele banho de água, só em casos mais extremos... naqueles em que está sujo de tal modo que eles não se consigam limpar a eles mesmos, ou então tenham-se sujado em algo que se forem lamber podem ficar doentes.
Geralmente este tipo de banhos não são muito aconselhados pois o gatito pode constipar... e a constipação em gatos não é uma coisa a ser levada de animo leve.

Agora, existem uns sprays que é para limpar o pêlo que geralmente são aconselhados a gatos de pêlo comprido... nesse tipo de banhos acho que a frequência depende do produto a ser usado.

De resto, em gatos de pêlo curto, eles próprios "tomam banho" várias vezes ao dia. Li que a sua saliva é óptima para evitar certos problemas de pele, por isso eles tratam bem do assunto sozinhos. O que poderá fazer nestes casos é escova-lo. ;)
rcsd
Membro Veterano

segunda mai 19, 2008 6:54 am

Mihoshi Escreveu:
Geralmente este tipo de banhos não são muito aconselhados pois o gatito pode constipar... e a constipação em gatos não é uma coisa a ser levada de animo leve.
Eu quando dou banho, enrolo o gatinho numa toalha e depois vou limpa-lo com cuidado antes de o deixar andar de qualquer maneira a apanhar frio. Penso que assim ele não se constipa. Tenho muito cuidado que às vezes até ligo o aquecedor. Para ele estar ali pertinho e quentinho... Da ultima vez o maluko até adormeceu em cima do sofá depois da banhoca e com o quentinho do aquecedor. :)
Mihoshi
Membro
Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm

segunda mai 19, 2008 10:40 am

Eu de vez em quando lá tenho que dar banho à minha gata mais velha, que tem um pêlo bastante comprido (a Mihoshi).
Mas só dou no verão, tento enxuga-la ao máximo e colocar num sítio agradável fora das correntes de ar...

O meu medo da constipação é justificado.. uma altura, de Inverno, choveu imenso e a Mihoshi, que gosta de brincar no jardim, veio toda encharcada para dentro de casa... apanhou uma constipação e esteve bem doentinha. :(
tnnuy
Membro
Registado: quinta mar 06, 2008 9:45 pm

segunda mai 19, 2008 2:51 pm

minha gata e de pelo meio longo , e toma banho caise todas as semanas ou entao de 2 em 2 semanas :P ainda por cima ela e branca , o pelo por nada fika logo preto , :)
Responder

Voltar para “Gatos”