Que hei-de fazer?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
phyllis2001
Membro Júnior
Registado: segunda set 23, 2002 7:46 pm

sábado abr 19, 2003 12:18 am

O meu gato Tarik tem ano e meio e não está castrado. Tenho também uma gata que está grávida dele pela terceira vez.

O Tarik sempre se portou bem até há algumas semanas atrás quando começou a urinar fora do tabuleiro do litter.
De início, pensei que fosse por ciúmes dos filhotes que ainda estavam connosco ou que andasse a marcar território.
Levei-o ao veterinário para ver se estava tudo bem com ele e o veterinário acha que está de plena saúde e que o comportamento dele não é de marcação de território porque faz grandes xixis e não pinguinhos.

Os filhotes já sairam todos de casa há mais de duas semanas, não mudei de marca de litter nem houve alterações nos hábitos da casa e o Tarik continua a urinar pela casa, em cima de roupa, das camas, do fogão da cozinha, normalmente de manhã cedo ou ao fim da noite.

Já não sei o que hei-de fazer. Parece-me uma alteração do comportamento normal dele que não sei a que atribuir. Alguém me poderá ajudar a resolver este problema?

phyllis2001
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sábado abr 19, 2003 8:07 am

Olá Phillis,

Ao indicar que o seu gato só manifesta esse comportamento de manhã cedo e à noite, recorda-me um gato siamês que eu tive que era super exigente na limpeza do tabuleiro. Lembro-me que me obrigou a ter dois tabuleiros extras e a fazer limpezas umas três vezes ao dia. Será isso que acontece? Ele urina de manhã antes da limpeza do tabuleiro? E à noite quando ele volta a urinar em sítio não permitido o tabuleiro não estará já sujo do dia?
Maria João
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado abr 19, 2003 9:26 am

Pode tratar-se de um comportamento resultante de uma alteração no seu meio-ambiente, comida, de alguém que de mudou e que o levou a ter essa atitude.

Porque não marca com a Prof. ILda Rosa da Faculdade de Lisboa uma consulta ? Ela é a responsável pela cadeira de Comportamento Animal
Responder

Voltar para “Gatos”