ensinar gatitos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Siissii
Membro Veterano
Registado: sexta jan 11, 2008 7:10 pm

terça jun 03, 2008 9:08 pm

A minha gatinha não faz uma coisa que a maioria dos gatos fazem: abrir portas. Eu gostava que ela as conseguisse abrir isto porque por mais que tenhamos cuidados redobrados ela acaba sempre por ficar presa em algum sitio. Ela nao percebe que a porta esta encostada e que a consegue empurar e até mesmo quando a porta está entre aberta e nao é suficiente para ela passar ela limita-se a ficar sentadinha a olhar para a porta nem mia nem nada. Tenho um irmao mais novinho muito despistado e ás vezes lá calha a gatinha ficar no quarto dele fechada porque ele empurra a porta com força de mais e a porta fica entre aberta. Sabem alguma maneira de a fazer ver que é simples abrir uma porta encostada? Acho que ia descomplicar um pouco as coisas cá em casa porque é rara a semana em que não dou com ela e, algum sitio presa. Tambem sei que muitos dos donos dos animais que abrem portas dariam tudo para que nao as abrisem mas para mim acho que seria realmente o melhor. :lol: :lol: Esta pergunta pode parecer um pouco parva, eu sei mas gostava mesmo que ela fosse mais "desenrascada" :oops:
<strong>Ana</strong>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça jun 03, 2008 9:46 pm

Ponha-se de gatas como ela e ensine-a.
Faça com a sua mão e depois com a patinha dela de modo que perceba que pressionando a porta ela abre.
Claro que talvez sejam precisos alguns dias e várias tentivas mas acredito que ela aprenda.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça jun 03, 2008 9:47 pm

Ponha-se de gatas como ela e ensine-a.
Faça com a sua mão e depois com a patinha dela de modo que perceba que pressionando a porta ela abre.
Claro que talvez sejam precisos alguns dias e várias tentivas mas acredito que ela aprenda.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
imisty
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:15 pm

terça jun 03, 2008 9:54 pm

A minha Nina aprendeu a abrir portas por ver... Mas tente com a patinha dela abrir a porta, com cuidado claro, ou com o focinho... Não sei é se resultará... A minha Nina era muito impaciente para que lhe abrissem a porta então abria ela, já a sua gata parece ter toda a paciência do mundo... :lol:
Isa.
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça jun 03, 2008 10:57 pm

Bem...
A minha gata, desde bem pequenina, abre as portas sem problemas... Acho que percebeu que se metesse lá as unhas, ou que se as empurrasse, as conseguia abrir e abria-as todas, com a excepção da porta da cozinha :?
A porta é exactamente igual às outras, mas até à bem pouco tempo ela não a abria, nem sequer tentava... :lol: Quando ela era pequena, nos primeiros tempos que passou cá em casa, durante o dia, quando não estava ninguém em casa, e à noite, quando era para dormir, nós fechavamo-la na cozinha e ela não conseguia abrir a porta, uma vez que esta ficava trancada com o trinco... Então eu acho que ela se habituou a ter a porta fechada e não sabia que dava para ela abrir :lol: Mas noutro dia descobriu e agora não há porta que lhe resista :lol:

Acho que ela as aprendeu a abrir devido a uma brincadeira que eu tinha com ela... Tipo... Eu encostava a porta, e ficava de um dos lados e deixava-a do outro... Depois, colocava uma palhinha pela frinchinha que as portas têm em baixo e começava a mexê-la de um lado para o outro e a puxa-la para mim, ela, com o sentido da brincadeira e de agarrar a palhinha, acabava por arranjar maneira de chegar até mim :!:

Tente isso... Tente fazer quilo que outros foristas já aconselharam...
Acho que uma coisa que podia ajudar eram aquelas "cordas" que se colocam ligadas de um puxador ao outro para não deixar que a porta feche... Aquilo é mais utilizado para as crianças não ficarem com o deditos trilhados ou para não deixar que a porta bata quando a queremos ter aberta... Acho que nessa situação pode ajudar, assim, aos poucos, ela vai começando a meter a patita e vai perceber que consegue mover as portas :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Deckard
Membro
Registado: domingo mar 16, 2008 9:06 pm

terça jun 03, 2008 11:04 pm

Olá!

Tente brincar com ela, com um fio, ou chama-la com comida com a porta um cadito aberta a ver se ela com a patita tenta abrir mais a porta para conseguir passar... talvez resulte e ela perceba como se faz! :wink:

Boa sorte! :D
Siissii
Membro Veterano

terça jun 03, 2008 11:16 pm

Obrigado pelas dicas :D Eu realmente ja tinha tentado aquilo de me por de joelhos e lhe mostrar como abrir a porta mas fiz poucas vezes porque ela pareceu nao me ligar nenhuma, vou tentar mais algumas vezes e essas brincadeiras tb vou tentar... :wink:

Aproveito para contar algo giro que aconteçeu ontem, os roupeiros da casa são todos daqueles de correr e algumas portas por vezes acabam meio abertas, ela enfiou-se num roupeiro do meu quarto sem eu dar por ela ficou la uma boa hora sem um miado mas sabem como fui dar com ela? Como estava uma frestas aberta so vejo uma patinha castanha a acenar para mim como quem diz tira me daquiii!S.O.S :lol: :lol: :lol: Fui logo resgata-la e de tao pachorrenta que é saiu de la nas maiores calmarias e foi a vida dela como se nao tivesse acontecido nada :lol:
<strong>Ana</strong>
imisty
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:15 pm

quarta jun 04, 2008 1:11 am

Siissii Escreveu:Aproveito para contar algo giro que aconteçeu ontem, os roupeiros da casa são todos daqueles de correr e algumas portas por vezes acabam meio abertas, ela enfiou-se num roupeiro do meu quarto sem eu dar por ela ficou la uma boa hora sem um miado mas sabem como fui dar com ela? Como estava uma frestas aberta so vejo uma patinha castanha a acenar para mim como quem diz tira me daquiii!S.O.S :lol: :lol: :lol: Fui logo resgata-la e de tao pachorrenta que é saiu de la nas maiores calmarias e foi a vida dela como se nao tivesse acontecido nada :lol:
Essa gata é um poço de paciência... :) :lol:
Isa.
JuSi
Membro
Registado: sexta set 14, 2007 9:31 am

quarta jun 04, 2008 10:07 am

A minha gata também não abre as portas... para evitar que ela fique presa nos quartos eu coloco nas portas uma protecção, à venda nos hipermercados, para os bébés não etalarem os dedos nas portas... (é uma especie de donut aberto que se prende no bordo da porta e a impede de fechar totalmente) assim fica uma fresta aberta e é mais fácil para eles empurrarem ou meterem a patinha e abrirem... :D
Siissii
Membro Veterano

quarta jun 04, 2008 1:03 pm

Pois isso para a Sissi nao dá :D A fresta de porta tem de dar para ela passar se não fica a olhar :P
<strong>Ana</strong>
danimira
Membro
Registado: quarta abr 04, 2007 9:59 pm

quarta jun 04, 2008 4:50 pm

Bem... eu gostava era que uma das minhas gatas não soubesse abrir portas.... Mas é que a porta está mesmo fechada, e ela pendura-se no puxador!!! grrrrr Se quero portas fechadas, tem de ser com chave...!!! :lol:
Imagem
Responder

Voltar para “Gatos”