Um Gatinho e um Husky

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Suiiissa
Membro
Registado: segunda jan 28, 2008 12:40 pm
Localização: Um Husky Siberiano chamado Miró e um gato Rafeiro chamado Picasso

domingo jun 08, 2008 1:53 pm

Boa tarde, sei que este tópico já deve estar repetido, mas não consigo encontrar nenhum parecido à minha situação.
é o seguinte tenho um novo membro cá em casa (á duas semanas), um gatinho com sensivelmente um mes e 3 semanas, e tenho um problema, não o consigo juntar ao meu cão, (um husky) que se encontra lá fora no quintal, começei por, mostrar os cheiros um do outro a ambos, e nenhum se manifestou mas quando o Picasso (gato), vê o Miró através do vidro começa a bufar, a eriçar-se todo e a ficar com medo.

esqueci-me de mencionar, que o meu cão é muito dócil apesar de não parar um minuto quieto e quando o gato começa a bufar ele ficar a olhar para ele como quem diz, para que é que estás a fazer isso eu só queria brincar :D

por favor deêm-me dicas para que o meu gato deixe de ter medo.
Cordialmente
<p><strong>Serei um c&atilde;o, um macaco ou um urso, / Tudo menos aquele animal vaidoso / Que se vangloria tanto de ser racional "A Satire Against Mankind"</strong></p>
<p><strong>_______________</strong></p>
<p><strong>"Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornar&aacute; t&atilde;o preciosa quanto a sua e voc&ecirc; se tornar&aacute; t&atilde;o vulner&aacute;vel quanto ele. Agora sorria, se voc&ecirc; acredita que todos os animais merecem o nosso respeito e a nossa protec&ccedil;&atilde;o, pois em determinado ponto eles s&atilde;o "n&oacute;s" e n&oacute;s somos eles." (Philip Ochoa). </strong></p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

domingo jun 08, 2008 2:11 pm

Isso foi alguma má experiência que ele teve com cães.

Se o grande não lhe faz mal, deixe o outro perceber que é amigo.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

domingo jun 08, 2008 2:25 pm

a minha gata também fica assim quando vê outros gatos ou cães... começa a bufar, fica toda agressiva... :|
e nunca teve más experiências, o problema dela é que desde o 1º mesinho dela, nunca teve grandes contactos com outros animais e é normal que tenha algum medo :!:
mas enfim...
o gatinho pode nunca ter tido contacto com cães... ou então, como disse lagutrop, pode ter tido uma má experiência com cães (e aí penso que a aproximação será mais complicada)... :|
seja como for...
deixe-os irem-se aproximando, aos poucos... não force nada... e vai ver que eles acabam por se entender... :)
mas tenha sempre as unhas do gato aparadas pois há o risco dele ferir sériamente o cão :?

boa sorte :wink:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Suiiissa
Membro

domingo jun 08, 2008 3:36 pm

lagutrop o gatinho foi abandonado, e um senhor ficou com ele, que posteriormente mo deu a mim, que eu saiba ele nunca teve contacto com outro tipo de animal senão gatinhos como ele, e se calhar é por causa disso mesmo! :|

não sei, queria tanto que eles se dessem bem :?

mOreirinha01 vou cortar com muito cuidado as unhas dele e vou tentar uma nova aproximação, o que eu duvido que corra bem, o gato é muito "mariquinhas" :)

cump a todos
<p><strong>Serei um c&atilde;o, um macaco ou um urso, / Tudo menos aquele animal vaidoso / Que se vangloria tanto de ser racional "A Satire Against Mankind"</strong></p>
<p><strong>"Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornar&aacute; t&atilde;o preciosa quanto a sua e voc&ecirc; se tornar&aacute; t&atilde;o vulner&aacute;vel quanto ele. Agora sorria, se voc&ecirc; acredita que todos os animais merecem o nosso respeito e a nossa protec&ccedil;&atilde;o, pois em determinado ponto eles s&atilde;o "n&oacute;s" e n&oacute;s somos eles." (Philip Ochoa). </strong></p>
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

domingo jun 08, 2008 3:39 pm

Se ele tem ainda 1 mês e três semanas é ainda muito pequenino, por isso dê tempo ao tempo e deixe que seja ele a ter curiosidade de ir conhecer o novo amigo canino. Penso que nessa idade vai ser relativamente fácil fazer com que el aceite o cão, por isso a unica coisa que tem de ter é paciência :wink:
Suiiissa
Membro

domingo jun 08, 2008 3:41 pm

eu sou paciente, e neste caso até tenho mais medo que seja o meu cão a ficar magoado do que o meu bichano :P

cump a todos
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

domingo jun 08, 2008 4:04 pm

Sabe que só corta a ponta da unhita não sabe?

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo jun 08, 2008 4:32 pm

pelo sim pelo não, leve o cão à trela sempre que fôr visitar o gato. vá-os aproximando com pequenas visitas, mas sempre à distância. no início. tenho feito isso com os meus e resulta. até os cães perderem a curiosidade e acharem normal ter um gato
anjjazul
Suiiissa
Membro

domingo jun 08, 2008 4:46 pm

lagutrop sei que só se pode cortar a ponta por causa do sabugo até já lhas tive a cortar à bocado. e ele deixou, sem se manifestar :)

anjjazul quem não acha normal é o gato. que mesmo com as unhas cortadas arranhou-me o braço quando esteve lá em baixo com o Miró. já não sei o que fazer gostava que pelo menos ele não tivesse medo do cão... :?

cump. a todos
Abato
Membro Júnior
Registado: domingo nov 30, 2003 10:33 pm

domingo jun 08, 2008 4:51 pm

Desde que o cão não se aproxime muito, dado a diferença de tamanhos, não deve ser provável que se venha a magoar, já que o pior é uma unhada na vista. O gato pode levar algum tempo a habituar-se, só devendo acontecer a interacção quando - embora possa permanecer sempre vigilante - perceber que o cão não constitue ameaça. Estou a viver com dois gatos e um cão, em que um dos gatos já tenta pôr o cão na ordem, enquanto que o outro permanece expectante.
Suiiissa
Membro

domingo jun 08, 2008 5:04 pm

abato o meu cão não constitui qualquer ameaça, a "ameaça" aqui no sentido figurativo é o Gatinho :) mas também não é bem ameaça pois o unico perigo são mesmo os olhos do canito, coitadinho ele tem tanta paciencia mas o gato não dá hipotese, fica fora de si ao pé dele

cump. a todos
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

domingo jun 08, 2008 7:14 pm

Suiiissa Escreveu:o meu cão não constitui qualquer ameaça
pois...
mas o gatinho não sabe disso... :wink:

não pegue no gato para o obrigar a ir ver o cão... deixe-os andar... se ele se quiser aproximar do cão, ele aproxima-se... se ele não quiser, dê-lhe tempo, não o obrigue nada... senão é pior... deixe tudo acontecer naturalmente, deixe-os andar, deixe que se entendam :wink:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Suiiissa
Membro

domingo jun 08, 2008 7:55 pm

mOreirinha01 tem toda a razão é o que vou fazer! vamos lá ver se resulta! :|

cump. a todos
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

domingo jun 08, 2008 11:28 pm

Eu já passei por isso. Introduzi um gatinho junto aos meus cães, mas o problema era o medo que eu tinha que os cães o magoassem.
Como é normal no inicio o gatinho eriçava-se todo qd via os cães e estes nao gostavam de gatos. Foi complicado, mas deixei ir correndo o tempo sem forçar e com supervisão apertada nas aventuras do gatito e hoje ele já tem 5 anos. Passa pelos cães. Eles não lhe fazem mal, toleram-no. Não brincam.

Por isso recomendo que tenha paciência e supervisione que se é só pelo gato, não tarda são amigos
Vivendo e aprendendo
ZABOU
Membro Veterano
Registado: quarta ago 29, 2007 3:12 pm

segunda jun 09, 2008 10:12 am

Concordo plenamente com moreirinha01.

Nunca deves obrigar o gatinho a chegar-se ao cão.

Alias acho muito importante deixar o gatinho habituar-se à casa primeiro e depois ao cão. Os gatos são muito medricas nessas coisas, uma casa nova é causa de muito stress num gato, até um adulto super meigo pode ficar fora dele em caso de mudança de casa, imagina um bebé recentemente separado da mãe e dos irmão. Acresenta-lhe um bicho grande, estranho e barulhento e tens um gatinho cheio de medo.

Primeiro deixa o gatinho andar pela casa para ele conhecer os cantos,. deixar o cheiro dele, ver o cão pelas janelas e etc... Volta e meio fecha o gato numa peça e deixa o cão andar pelo resto da casa para deixar o cheiro dele, assim o gato vai perceber que não vivo só ele por ali. Se não deixas o cão entrar em casa poe uma manta dele ao um brinquedo. Mais tarde prende o cão no quintal e abre a porta. Deixa que seja o gatinho a decidir quando é que vai sair, e até onde quer ir. Quando ele já não estranhar a presença do cão por perto, os saltos e o ladrar, aí solta o cão e deixa-os aprenderem sozinhos a conviverem, fica por perto a vigiar claro. Não deves ralhar o gato por bufar ou dar patadas ao cão, nem ralhar o cão por saltar, tenta acalmar mas não te metas muito. Eles devem aprender a conhecer os respectivos feitios, devem establecer as suas próprias regras.

Com tempo eles lá chegam
Responder

Voltar para “Gatos”