Esterilização da minha gata..

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

nadea
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2008 6:16 pm

segunda jun 09, 2008 3:16 pm

Boa tarde, a minha gata tem 9 mesinhos, e ja andava a bastante tempo a querer esteriliza-la. Agora que se aproxima a data da cirurgia, estou um tanto ao quanto receosa. Apesar de ter conhecimento de todas as vantagens, e dos beneficios daqui para a frente na saude dela, tenho receio que algo corra mal. Talvez seja eu que estou a ser muito lamechas, e o receio de "mãe" para filha fale mais alto.. Li a grande maioria dos tópicos relativamente a esterilização e o o seu pós operatório, falei com a vet etc, mas continuo com aquele nervoso miudinho.. Não tenho conhecimento de esterilizações, em gatos, que tenham corrido mal, mas de qualquer modo não sei.. Não vou voltar atrás porque sei que é o melhor para a minha menina, mas até à sua saída do hospital, até ao fim do pós operatório não me vou sentir descansada.. Desculpem o desabafo, mas precisava de o fazer e ouvir a opinião de outros foristas relativamente às esterilizações de gatinhas..
Catih
Membro Veterano
Registado: terça mai 13, 2008 8:30 pm
Localização: Duas caturras, um bico-de-lacre e um coelhinho anão! :)

segunda jun 09, 2008 3:22 pm

Olá, Bom dia!!

Não se preocupe, vai correr tudo bem!

Eu não sou muito experiente, mas sei que palavrinhas de conforto ajudam :D
Vai ser melhor para ela e para todos.

Beijinhos e Boa sorte, menina linda!
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
Pensamento positivo :)
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Boa Sorte! :D
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda jun 09, 2008 4:05 pm

Antes de ter a minha gata já tinha a certeza que a iria esterilizar, aliás, já tinha o dinheiro e tudo :!:

No entanto... No dia da operação chorei que me fartei... Passei o dia na escola distante, as pessoas falavam para mim e eu não ouvia nada... :| Quando a fui buscar fiquei chocada com o estado dela, estava toda remeladinha, ainda nem estava bem acordada, eu falava para ela e ela nem me reconheceu... À noite, dada a personalidade dela, a vet aconselhou-me a mantê-la na transportadora, e ela volta e meia miava e tentava sair da transportadora, nessa noite eu mal dormi devido à culpa que eu sentia por ela estar assim... :( Mas o mais dificil foi deixá-la sozinha na veterinária e chegar a casa, à hora do almoço, e não a encontrar em casa :!:

Mas a verdade é que na manhã seguinte à operação, eu abri a transportadora (com muito medo) e ela saltou cá para fora como se não se tivesse passado nada (para muito espanto meu)... Corria, saltava, brincava, comia, evitava apenas os contactos directos com a barriga e estava mais mansinha e assustada... Uns 2/3 dias depois já tinha voltado a ser a minha ferinha de sempre :D

Hoje tenho plena consciência que fiz o melhor que podia ter feito por ela... E não me arrenpendo em nada... Aliás, se um dia vier a ter mais gatos, vão todos ser devidamente esterilizados :!:

Os gatos recuperam muito bem destas operação :!:
Vai ver que tudo vai correr pelo melhor :!:
Tomou a decisão mais acertada :wink:

Boa sorte :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

segunda jun 09, 2008 4:22 pm

Não posso deixar de dar os parabens á moleirinha.
Pela maneira sensata como escreve e por ter querido aprender tudo que lhe quisemos transmitir :D

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jun 09, 2008 4:31 pm

Não se preocupe nem sofra por antecipação, tudo vai correr bem!
A minha gata tem quase 10 anos e já se recuperou e uma esterilização de urgência feita há 15 dias por causa duma piómetra!
Hoje em dia as anestesias são seguras, se tem confiança no seu vet e sendo a gatita jovem e sem problemas de saúde não há razão para se preocupar, o pós operatório pode ser um bocadinho chato para o animal mas rapidamente ficará como nova.
Pense no meu caso, se eu tivesse esterilizado a Mia com a idade da sua gatita ela não teria feito a infecção no útero que teve, que obrigou a que fosse operada de urgência já sendo uma gata sénior e envolvendo muito mais risco pelo facto do útero estar infectado e cheio de pus. Esta infecção é muito comum, a mim já é a segunda vez que acontece, a primeira ocorreu numa gatita com 7 meses pelo primeiro cio!
:wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

nadea
Membro Veterano

segunda jun 09, 2008 4:48 pm

obrigado pelas palavras.. e eu sinto isso mesmo que tou a sofrer por antecipaçao.. os meus pais até dizem que ando doidinha :D só que olho para ela agora e penso, como será daqui a uma semana quandoa esta hora já estiveres no recobro?? eu espero desejo e tenho fé que correrá tudo bem. Ela apesar de tudo está bem aparentemente de saúde, e a vet vai obervá-la antes da cirurgia de novo para ver se está tudo bem.. só ai se avançará. Hoje em dia, a esterilização só acarreta beneficios, e o benificio em comparaçao com o risco (que é minimo eu sei) vale a pena.. valerá a pena com a minha Matias também :wink: daqui a uma semana mais hora menos hora já saberei dizer como correu.. obrigado mais uma vez pelas palavras graciosas, que pelo menos para mim, mesmo faltanto uma semanita, me deixam um pouco mais calma e confortada..
nadea
Membro Veterano

segunda jun 16, 2008 9:17 pm

Lá deixei a minha princesa esta tarde, e fui buscá-la à pouco.. correu tudo bem segundo a vet, mas a minha linda anda está muito sonolenta.. custou-me tanto quando a entreguei.. mas agora que já a tenho perto de mim sinto-me mais segura :) ainda me encontro um pouco apreensiva.. queria tanto que ela já estivesse bem depertinha.. :? mas tudo a seu tempo.. há-de tudo correr pelo melhor, afinal de contas foi tudo para o bem da minha menina :wink: obrigado pelo apoio dado inicialmente. Tudo de bom.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jun 16, 2008 11:30 pm

:wink:

Mantenha a "pikena" num local calmo e a média luz ou pouca luz até a anestesia passar completamente... :wink:

Desejos de boa recuperação da bichana,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

terça jun 17, 2008 12:07 pm

Então já está :D
Espero que seja uma rápida e boa recuperação :!:
nadea
Membro Veterano

terça jun 17, 2008 5:50 pm

Não foi uma noite nada fácil.. mas eu já estava a espera.. a vet tinha me informado, e já tinha lido os tópicos que pude de outros foristas. Se por um lado enquanto durou o efeito da anestesia estava calminha e só queria miminhos e dormir.. quando esta passou foi terrível :( partia-me o coração ver a minha menina a rosnar de dores.. tirou a faixa que protegia a costura, facto que fez com se magoasse ainda mais.. dava cambalhotas a fugir de mim quando tudo o que eu queria era aliviar a sua dor e retirar o resto. Depois foi passar o tempo todo a tentar que ela não lambesse a costura, acto humanamente impossivel visto ela esta tao excitada e nervosa. Depois foi a tentativa de lhe colocar outra compressa, mas o adesivo não colava na pele tosquiadita, nem mesmo no pêlo.. depois de muitas guerras de algum choro a mistura lá adormecemos as 7h45.. quando já estava alguem acordado para me ajudar a cuidar dela... dormi 3h e lá fui eu comprar o colar, o analgésico, e um ou outro miminho para ver se a animava. Agora já está mais calminha, mas n consegui da-lhe o analgésico todo porque ela ao beber as gotas com açucar salivava e metade vinha para fora sob a forma de espuma.. enfim mas logo a noite tenho de a fazer tomar tudito tudito.. agora está ali na caminha dela quietinha a dormir enrroscadita, nem parace a mesma da madrugada. O pós operatório está a ser dificil, mas ela há-de melhorar.. afinal fazemos isto para o bem dos meninos!! :) obrigado mais uma vez por tudo.
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça jun 17, 2008 6:07 pm

Ganda saga... :o

Nunca devem sair da Clínica sem o colar Isabelino colocado já para evitar que retirem o penso...! Podia ter dado muito mau resultado, acredite!

Controle a gatinha em questão de pulos para locais altos.

Não sei se o que referiu como gotas seria um AI? Contudo assegure-se que no caso dum antibiótico, este é para ser tomado em dose certa, a horas certas e pelos dias que a Vet recomendou.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Mara10na
Membro Júnior
Registado: terça jun 17, 2008 10:10 pm

quarta jun 18, 2008 1:07 pm

leonildecarvalho Escreveu:Ganda saga... :o

Nunca devem sair da Clínica sem o colar Isabelino colocado já para evitar que retirem o penso...! Podia ter dado muito mau resultado, acredite!

Não sei se o que referiu como gotas seria um AI? Contudo assegure-se que no caso dum antibiótico, este é para ser tomado em dose certa, a horas certas e pelos dias que a Vet recomendou.

Boa sorte,

Leo
Em muitas clinicas não usam o colar isabelino nem é necessário.
podem ser efectuados pensos protegidos por mangas que são muito mais cómodos para os animais.
Desculpe a opinião mas acho que nestas situações o colar isabelino é já uma coisa largamente ultrapassada devido ao transtorno que causa aos animais.
nadea
Membro Veterano

quarta jun 18, 2008 1:31 pm

Foi exactamente isso que aconteceu.. ela saiu de lá com uma faixa toda em rede onde so tinha as patinhas, a cabeça e a cauda descobertos. Mas devido ao facto de ela estar stressada após ter passado o efeito da anestesia, conseguiu retirar parte da faixa, o que fez com que magoa se a costura, por isso acabei por recorrer ao colar. Finalmente a minha menina já está mais calma, e adaptou-se perfeitamente ao colar, não o rejeitando, apenas tem alguma dificuldade em comer com ele, logo nesses momentos eu ajudo-a o retiro o colar enquanto ela come. Vai recuperando devagar, aos pouquinhos, mas já tem outra cara como diz a minha mãe :) está é a ficar mais mimada do que já era :P mas pronto.. ela merece! A noite já foi bem mais calminha, só acordei uma vez para a ajudar a ir ao wc, uma vez que com o colar se atrapalha um bocadinho, aproveitou papou tudo e bebeu agua, para depois voltar a descansar.. tal e qual um bébé.. são lindos os nossos meninos :D
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jun 18, 2008 4:29 pm

Mara10na Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu:Ganda saga... :o

Boa sorte,

Leo
Em muitas clinicas não usam o colar isabelino nem é necessário.
podem ser efectuados pensos protegidos por mangas que são muito mais cómodos para os animais.
Desculpe a opinião mas acho que nestas situações o colar isabelino é já uma coisa largamente ultrapassada devido ao transtorno que causa aos animais.
Não, não é largamente ultrapassada é sim utilizada já para que os animais não façam asneira....como foi o caso :wink:
Acredite que mesmo com a dita "manga" há as que a retiram.
Tive um caso que teve manga e colar e conseguiu rebolar-se ao ponto de ficar com o colar encravado entre os dentes e após lho ser retirado, retirou a manga.
Agora se me disser que há gatas extremamente calmas em que só a manga resulta, tudo bem. É uma verdade, bem como é verdade que há gatas que após retirarem o seu próprio penso se acalmam...
A minha experiência com gatas castradas, no pós operatório, é de largos números... :wink:

Boa sorte com a recuperação.

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

quarta jun 18, 2008 4:42 pm

A minha gata, quando veio da esterilização, vinha sem nadinha a proteger a sotura, nem penso, nem rede, nem colar, mas tinha pontos internos, tendo apenas um nozinho de fora... Felizmente nunca lhe deu para o puxar, nunca tive problema nenhum no pós-operatório :!:
Responder

Voltar para “Gatos”