Deixar o gato sair à RUA

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Suiiissa
Membro
Registado: segunda jan 28, 2008 12:40 pm
Localização: Um Husky Siberiano chamado Miró e um gato Rafeiro chamado Picasso

segunda jun 16, 2008 8:24 pm

Boa noite!
à hora do jantar eu e a minha mãe tivemos uma discussao "acesa", e porquê? porque ela começou a dizer que mal o meu gato cresça (neste momento tem 2 meses) vai deixá-lo andar na rua (vivo numa vivenda, num condominio), daí a facilidade de sair de casa que a minha mãe tanto quer. diz que os gatos sabem voltar. eu disse logo que nem pensar que ele pode ser atropelado e nunca mais voltar, por exemplo! e ela ah aqui nesta zona achas? (a minha mãe deve pensar que isto é uma zona especial onde os Srs condutores nao atropelam gatos), enfim ela disse que os gatos nao podem estar fechados, têm de ser felizes, eu disse que os gatos para serem felizes não precisam de ir à rua, mas ela não entende, tem uma mentalidade muito antiquada, eu já nem sabia o que dizer, ainda para mais ela acha que nao há mal nenhum em ele ir às gatas! apesar de eu andar a juntar dinheiro para o castrar daqui a alguns meses, :wink: e eu disse no dia em que ela deixar o gato andar ao deus dará eu vou ter de o por para a adopçao pois a última coisa que quero é que o meu pretinho corra risco de vida! disse isto mais numa de ver a reacção dela, mas a minha mãe não quer saber! :?
também lhe disse que ela devia ler uns tópicos aqui da arca mas ela disse que a net não ensina nada, e que nem tudo é verdade, ou seja a minha querida mãe tem sempre um contra-argumento

mas vocês sabem foristas, são adultos, e estes têm sempre a faca e o queijo na mão, e contra isto, eu, uma simples adolescente tenho de ouvir e calar, e isso é revoltante!

ideias para eu lhe mostrar que está errada??? :|

cump. e desculpem-me o testamento
<p><strong>Serei um c&atilde;o, um macaco ou um urso, / Tudo menos aquele animal vaidoso / Que se vangloria tanto de ser racional "A Satire Against Mankind"</strong></p>
<p><strong>_______________</strong></p>
<p><strong>"Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornar&aacute; t&atilde;o preciosa quanto a sua e voc&ecirc; se tornar&aacute; t&atilde;o vulner&aacute;vel quanto ele. Agora sorria, se voc&ecirc; acredita que todos os animais merecem o nosso respeito e a nossa protec&ccedil;&atilde;o, pois em determinado ponto eles s&atilde;o "n&oacute;s" e n&oacute;s somos eles." (Philip Ochoa). </strong></p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

segunda jun 16, 2008 8:32 pm

Vai ser uma luta mas não desista.

Explique-lhe que o gato ir ás gatas vai fazer nascer imensos bebés que ninguem quer e vão sofrer até morrer.

Que ele pode apanhar imensas doenças mortais por lutar com outros gatos pelas gatas, pode apanhar doenças sexualmente transmissiveis.

Tambem pode fugir, ser apanhado por outro condomino que não goste dele, ser envenenado.

Há tanta coisa que lhe pode acontecer.

Pode tambem dizer-lhe que o que nós aqui dizemos é baseado nas nossas experiências pessoais.
Somos pessoas adultas responsaveis que sabemos do que falamos.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jun 16, 2008 8:32 pm

E que tal explicar-lhe que um gato na rua pode contrair "sida" dos gatos (FIV e FELV) e que depois vai andar a ver o gato a morrer "às colherzinhas", quiçá gastando balurdios nos Veterinários, pelo tempo que ele viva?!

Que tal explicar-lhe que na rua está sujeito a contaminar-se com problemas de pele e alguns deles são transmissíveis aos humanos?!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Suiiissa
Membro

segunda jun 16, 2008 8:38 pm

lagutrop e leonildecarvalho ainda não lhe apresentei esse argumentos, espero que ajude em alguma coisa, às vezes apetecia-me ter uma mãe com as mentalidades de muitas pessoas cá da arca, como vocês por exemplo :twisted:

obrigada :| :D
<p><strong>Serei um c&atilde;o, um macaco ou um urso, / Tudo menos aquele animal vaidoso / Que se vangloria tanto de ser racional "A Satire Against Mankind"</strong></p>
<p><strong>"Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornar&aacute; t&atilde;o preciosa quanto a sua e voc&ecirc; se tornar&aacute; t&atilde;o vulner&aacute;vel quanto ele. Agora sorria, se voc&ecirc; acredita que todos os animais merecem o nosso respeito e a nossa protec&ccedil;&atilde;o, pois em determinado ponto eles s&atilde;o "n&oacute;s" e n&oacute;s somos eles." (Philip Ochoa). </strong></p>
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

segunda jun 16, 2008 8:42 pm

Os pais com mente antiquada são de facto muito complicados. Os meus pais, quanto à questão castração/esterilização, são claramente a favor (menos mal) mas em relação a outras questões são irritantemente antiquados e pior ainda, teimosos. Dou o exemplo dos restos de comida. Por mais discussões que tenha com os meus pais, eles continuam a dar um "bocadinho do nosso comer", só porque os coitadinhos tão a miar. Eles têm como alimentação base ração, como guloseima de vez em quando cozo pescada ou frango, ou dou uma latita boazinha. Mas os meus pais acham que o facto dos gatos estarem a pedir comer é um horrível sofrimento, e por isso dão-lhes um bocadinho de bife, um bocadinho de não sei quê. Eles já me disseram coisas do género "Coitadinho, tu é que havias de tar sempre a comer a mesma coisa" ou "depois queres que o gato goste de ti". :roll: É de facto difícil lutar contra a teimosia dos nossos pais, apesar de eu achar que tenho colhido alguns frutos na minha "missão", eles continuam a fazer "orelhas moucas" às minhas reclamações. :?

EDITADO para correcção de enganos.
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

segunda jun 16, 2008 8:44 pm

Explique-lhe que os nossos alimentos teem muito sal e mais tarde ou mais cedo ele ficará doente e os vets são muito caros.
Pode ser que nunca tenham pensado nisso ou nem saibam porque é que não lhe devem dar comida á mesa.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
nikitaverita
Membro Veterano
Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm

segunda jun 16, 2008 8:46 pm

crazyboy Escreveu:Os pais com mente antiquada são de facto muito complicados. Os meus pais, quanto à questão castração/esterilização, são claramente a favor (menos mal) mas em relação a outras questões são irritantemente antiquados e pior ainda, teimosos. Dou o exemplo dos restos de comida. Por mais discussões que tenha com os meus pais, eles continuam a dar um "bocadinho do nosso comer", só porque o coitadinho tá a miar. Ele tem como alimentação base ração, como guloseima de vez em quando cozo pescada ou frango, ou dou uma latita boazinha. Mas os meus pais acham que o facto dos gatos estarem a pedir comer é um horrível sofrimento, e por isso dão-lhes um bocadinho de bife, um bocadinho de não sei quê. Eles já me disseram coisas do género "Coitadinho, tu é que havias de tar sempre a comer a mesma" ou "depois queres que o gato goste de ti". :roll: É de facto difícil lutar contra a teimosia dos nossos pais, apesar de eu achar que tenho colhido alguns frutos na minha "missão", eles continuam a fazer "orelhas moucas" às minhas reclamações.
é quase como eu! :!:
a minha mae ta na banca a cortar carne fresca..CRUa! e a minha nika começa a miar e a coçar-se nas pernas dela..
e a minha mae dá! dá!
e eu claro: '' MAE! nao se deve dar carne crua aos gatos'' :evil:

ela diz-me que é so de vez em quando mas só esta semana já lhe deu umas 3 vezes! :(

um dos outros exemplos é tambem que os meus pais sao a favor da regra dos caes perigosos (desculpem tar a entrar no tema: caes)..

:roll:

bem, tente falar com a sua mae sobre todos os problemas lá fora, como sida, atropelamentos (insista), envenamento, desaparecimento, ferimento, bla, bla, e todas essas coisa PERIGOSÌSSIMAS neste mundo lá fora! :arrow:

:wink: boa sorte!
susinha
Membro
Registado: quarta jan 03, 2007 5:58 pm

segunda jun 16, 2008 8:58 pm

Eu também tive uma "discussão" do género com os meus pais a principio...
Para os meus pais a minha gata podia andar á vontade na varanda (de um 10º andar), claro que não lhe fazia mal nenhum, segundo eles os gatos não sao estupidos e sabem bem a que altura estão, não são "malucos" de se atirarem. :twisted:

Expliquei-lhes várias vezes que basta ver um pássaro ou qualquer coisa e é o suficiente para se distrair. Mas por várias vezes estava a chegar a casa e via a porta da varanda aberta, sem ninguém na varanda... :x Também diziam que não tinha lógica nenhuma as histórias de gatos que caiam de uma varanda ou janela

Até que um amigo do meu pai lhe disse que o gato dele caiu do 4º andar e partiu uma costela e uma pata... A partir daí só há varanda para a Kiara quando está lá alguém com ela (porque é lá que ela come as ervinhas dela) :wink:
nikitaverita
Membro Veterano

segunda jun 16, 2008 9:03 pm

susinha Escreveu:Eu também tive uma "discussão" do género com os meus pais a principio...
Para os meus pais a minha gata podia andar á vontade na varanda (de um 10º andar), claro que não lhe fazia mal nenhum, segundo eles os gatos não sao estupidos e sabem bem a que altura estão, não são "malucos" de se atirarem. :twisted:

Expliquei-lhes várias vezes que basta ver um pássaro ou qualquer coisa e é o suficiente para se distrair. Mas por várias vezes estava a chegar a casa e via a porta da varanda aberta, sem ninguém na varanda... :x Também diziam que não tinha lógica nenhuma as histórias de gatos que caiam de uma varanda ou janela

Até que um amigo do meu pai lhe disse que o gato dele caiu do 4º andar e partiu uma costela e uma pata... A partir daí só há varanda para a Kiara quando está lá alguém com ela (porque é lá que ela come as ervinhas dela) :wink:
fez os teus pais 'verem' as coisas... :lol:

só fiquei triste pela historia do gato desse ammigo do teu pai! .. :|
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda jun 16, 2008 9:04 pm

Ui... Antes de ter a minha gata, os meus pais diziam isto:
:arrow: Dar vacinas a um gato :?: Levá-lo ao médico :?: Quando estou doente não vou, vou agora gastar dinheri com um gato... :roll:
Foi só começar a falar da importância da vacinação e eles acabaram por ceder...
:arrow: Esterilizar :?: Operar o gato assim sem mais nem menos :?: Coitado do bicho, isso nem é natural :!: Não tens pena :?:
Foi só ver o estado em que a Luz ficava quando estava com o cio e eles acabaram por concordar com a minha decisão...
:arrow: Gastar tanto dinheiro numa ração depois de poder comprar um saco de 3Kg a 1€ :?: Se insistes muito damos-lhe restos, fica mais barato e os da rua também comem o que lhes aparece à frente e andam aí :!:
Restos foi coisa que nunca lhe demos... Às vezes damos peixe ou frango, mas é cozido especialmente para ela... E a ração, foi só a vet falar da importância de uma boa alimentação... :wink:

Hoje é vê-los a dar conselhos sobre gatos :D

No entanto, há coisas que ainda não consegui mudar... Principalmente no que diz respeito à minha mãe... :|
Ela teima em dar-lhe frango cru... E a Luz aproveita enquanto eu não apareço e come, mas basta eu aparecer na cozinha que ela pára logo de comer... Já a minha mãe desculpa-se dizendo que ela não a larga... Eu já tentei explicar as consequências que isso pode trazer, ela diz que sim, mas acaba por fazer o mesmo quando eu não estou com atenção :|
E a varanda... Teima em deixar a Luz sozinha na varanda... Diz que ela não é tolinha e que não se atira e que precisa de apanhar ar, não percebe que os acidentes acontecem... Mas a Luz também sabe que eu não gosto que ela vá para a varanda e assim que me ouve entra para o quarto :!:

Enfim...
Toda a informação que vou captando vou passando para os meus pais... E acho que eles já aprenderam algumas coisinhas, como o risco de um gato andar na rua, eu acho que eles não se íam sentir descansados se a Luz tivesse acesso à rua, mesmo no apartamento dou com eles a espreitar debaixo da cama porque já não a vêm à muito tempo :lol:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
nikitaverita
Membro Veterano

segunda jun 16, 2008 9:05 pm

nikitaverita Escreveu:
crazyboy Escreveu:Os pais com mente antiquada são de facto muito complicados. Os meus pais, quanto à questão castração/esterilização, são claramente a favor (menos mal) mas em relação a outras questões são irritantemente antiquados e pior ainda, teimosos. Dou o exemplo dos restos de comida. Por mais discussões que tenha com os meus pais, eles continuam a dar um "bocadinho do nosso comer", só porque o coitadinho tá a miar. Ele tem como alimentação base ração, como guloseima de vez em quando cozo pescada ou frango, ou dou uma latita boazinha. Mas os meus pais acham que o facto dos gatos estarem a pedir comer é um horrível sofrimento, e por isso dão-lhes um bocadinho de bife, um bocadinho de não sei quê. Eles já me disseram coisas do género "Coitadinho, tu é que havias de tar sempre a comer a mesma" ou "depois queres que o gato goste de ti". :roll: É de facto difícil lutar contra a teimosia dos nossos pais, apesar de eu achar que tenho colhido alguns frutos na minha "missão", eles continuam a fazer "orelhas moucas" às minhas reclamações.
é quase como eu! :!:
a minha mae ta na banca a cortar carne fresca..CRUa! e a minha nika começa a miar e a coçar-se nas pernas dela..
e a minha mae dá! dá!
e eu claro: '' MAE! nao se deve dar carne crua aos gatos'' :evil:

ela diz-me que é so de vez em quando mas só esta semana já lhe deu umas 3 vezes! :(

um dos outros exemplos é tambem que os meus pais sao a favor da regra dos caes perigosos (desculpem tar a entrar no tema: caes)..

:roll:

bem, tente falar com a sua mae sobre todos os problemas lá fora, como sida, atropelamentos (insista), envenamento, desaparecimento, ferimento, bla, bla, e todas essas coisa PERIGOSÌSSIMAS neste mundo lá fora! :arrow:

:wink: boa sorte!
tive para aqui a falar mas infelizemnte a minha mimi passa os dias lá fora, nao por vontade minha!
Siissii
Membro Veterano
Registado: sexta jan 11, 2008 7:10 pm

segunda jun 16, 2008 9:05 pm

Com todos os argumentos que ja lhe disse e ela nao a ouve tem de tentar o do dinheiro, é triste dizer mas o dinheiro já é capaz de abrir os olhos da sua mae , quando a fizer ver o dinheirão que vai ter de pagar quando ele apanhar alguma doença bem granve, quando for atropelado ou quando lhe nascer uma ninhada no quintal.... Tente encontrar alguma coisa na net de fonte viavel imprima e diga-lhe "mae, vais perder 5 minutos a ler isto e podes salvar o nosso gato" faça-a ver que lá porque é adulta nao quer dizer que a razao esteja do seu lado. Como ultimo recurso na proxima consulta do vet. insira a conversa na frente no vet. concerteza ele estara do seu lado e vai alertar a sua mae

Boa sorte e nao desista! :wink:
<strong>Ana</strong>
Siissii
Membro Veterano

segunda jun 16, 2008 9:18 pm

Descobri isto, espero que ajude a fazer ver a razao á sua mae:

http://www.caocidadao.com.br/artigos_gatos.php?id=27
<strong>Ana</strong>
Suiiissa
Membro

segunda jun 16, 2008 9:18 pm

óptimas ideias Siissii! o argumento do dinheiro vai resultar, porque o meu husky tem leshmaniose e a minha mãe teve de gastar à volta de 500 euros com o meu bichinho, logo é só falar FIV e FELV que é a sida neste caso dos gatos, que ela vai logo mudar de ideias!

muito obrigada :)
Siissii
Membro Veterano

segunda jun 16, 2008 9:22 pm

:wink:

Nao se esqueça de passar por aqui para depois nos dizer como correram as coisas
<strong>Ana</strong>
Responder

Voltar para “Gatos”