adoptar gatinho ou gatinha?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

doomino
Registado: terça jun 17, 2008 10:07 pm

terça jun 17, 2008 10:34 pm

olá a todos,

tenho um gato com um ano, que é super meigo e muito envergonhado e medricas com os humanos.

Uma amiga tem dois gatinhos para adopção(macho e femea) e eu queria adoptar um,aliás, eu tinha dito que queria uma femea e ficou combinado que aasim seria mas afinal a dita femea era um macho....agora a minha duvida é deverei optar pelo macho ou é melhor femea?

eu pensei numa femea e castrava o gato. é que eu tenho medo que com dois machos em casa a marcação de território seja muito forte, mesmo com o gato castrado... que acham?
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça jun 17, 2008 10:39 pm

um macho adulto poderá aceitar mais fácilmente uma gata, digo eu... :? mas penso que a diferença não deverá ser muita :!:

se o gato for castrado, provavelmente não marca território... o meu conselho é castrar esse e castrar o que vier a seguir, independentemente de ser gata ou gato... a esterilização tem bastantes beneficios para o animal e para o dono :wink:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jun 17, 2008 10:54 pm

Mesmo que castre o gato já residente, ninguém lhe garante que ao adoptar uma fêmea, ele não simule a "demarcação" urinando pela casa! :wink:
Seja uma fêmea ou macho que adopte, deve sempre castrar o gato residente e o novo elemento quando atingir a maturidade ou peso para ser igualmente castrado!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
doomino

terça jun 17, 2008 11:00 pm

e se for um macho demarca mais território não é?

o gato tem tendencia a ser mais agressivo com uma femea ou um macho novo em casa?

estou cá com umas duvidas que nem sei....

mas obrigado a todos os que tem tentado ajudar
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça jun 17, 2008 11:07 pm

Depende muito do temperamento do anima. E, não se iluda já que há gatas que "demarcam" também. :wink:

Como expliquei, castre os gatos (machos e fêmeas) que tenha ou venha a ter em casa, por variadas razões que não só a "demarcação" e nem só possíveis lutas.

Normalmente um gatinho bebé é bem aceite e se fizer uma socialização de forma progressiva e adequada, não terá problemas de aceitação... :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

terça jun 17, 2008 11:22 pm

Vou dar o meu exemplo. O meu gato Nico viveu 4 anos sem companhia felina. Há cerca de duas semanas, eu adoptei uma menina que estava na rua, a Nala. Naturalmente que todos cá em casa ficámos muito receosos com a reacção do meu gato, que é extremamente mimado e calculámos nós que não fosse gostar da nova companheira. Os primeiros dias fechei-a no meu quarto, e, como me ensinaram aqui na arca, fui trocando toalhas com os cheiros. Como o meu gato nunca ligou grande importância aos cheiros, optei pelo primeiro contacto. Surpresa das surpresas, o meu gato, ao contrário do que todos esperávamos, limitou-se a cheirá-la uns bons 5 minutos, e a virar-lhe costas passado um pouco. A partir daí, fomos deixando-os juntos (sempre com supervisão) durante alguns períodos de tempo. Agora já brincam juntos, o meu gato nunca demonstrou qualquer agressividade para com ela, e só se chateia porque ela é extremamente brincalhona, e ele, como gato adulto que é, já não tem paciência para estar sempre a brincar como ela quer (e aí ele dá-lhe uma patada sem unhas, em forma de aviso). Fiquei muito satisfeito com a reacção do meu gato. Eu sei que cada caso é um caso, e cada gato tem a sua personalidade, mas fiquei realmente surpreso com a facilidade de adaptação do meu gato. Claro que a forma como os apresentei e o cuidado de evitar ciumeiras desnecessárias (o meu Nico recebe sempre o primeiro beijo quando alguém chega a casa :lol: ) também creio que terão ajudado à situação.

Acho que me alarguei um bocado e por isso peço desculpa. :P
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
lele3
Membro Júnior
Registado: segunda abr 23, 2007 10:53 pm
1 Gata - Ritinha
1 Gato - PomPom

quarta jun 18, 2008 10:04 am

Já agora também quero colocar aqui um pouco da minha experiência.

Tenho o Pompom há quinze anos e à cerca de cinco o meu filho trouxe a Ritinha (que quase atropelou na auto estrada) cá para casa.
O Pompom que é mais do que mimado e dorme ao meu lado todas as moites, mama nas minhas camisolas e defende-me de tudo e todos ficou um pouco aborrecido ao princípio mas agora até brinca com a Ritinha ficando muito chateado porque ela está sempre a provocá-lo para mais brincadeiras.
Ambos estão castrados.
lele3
Membro Júnior
Registado: segunda abr 23, 2007 10:53 pm
1 Gata - Ritinha
1 Gato - PomPom

quarta jun 18, 2008 10:06 am

Já agora, o meu Vicente que é um cachorro de 9 meses Labrador dá-se lindamente com os dois ... às vezes pensa que o Pompom é uma cadela, mas... é que ele tem 14 kilos e é mesmo muito grande.
zukaine
Membro Júnior
Registado: quarta jun 04, 2008 9:39 am

quarta jun 18, 2008 1:26 pm

Ola! Pois é crasyboy, tiveste uma sorte, que inveja...

Eu por ca tenho duas meninas, que ainda nao se dao muito bem, a pequenina ja ca esta a 2 semanas e a mais velha ainda bufa. A mais valia é que tolera a presença dela, so nao gosta é de muitas intimidades. Penso que o tempo vai resolver isso, mas tambem como sao as 2 pequenas nunca pensei que tivesse corrido, assim.
:?

Mas olha cada um com a sua historia. So digo, ve-las as 2 juntas a brincar inda que separadas é um gozo, sinto a casa cheia, tenho uma pequena familia e isso é bom, por isso nao deixem que as dificuldades impeçam as coisas boas de acontecerem, é tudo uma questao de tempo.

beijokitas e felicidades para o novo bebe!
PussyMiau
Membro Júnior
Registado: quarta abr 16, 2008 2:58 pm

quarta jun 18, 2008 3:20 pm

Eu tenho dois gatos

A Mia tem pouco mais de 1 ano, e é siamesa (não pura, mas com todos os traços possíveis dessa raça). A Mia foi adoptada num gatil, onde estava trancada numa jaula com outros gatinhos da idade dela. Foi castrada no primeiro cio, adaptou-se a nós, e comporta-se como um cão de guarda, sempre a seguir-nos por todo o lado.

Há cerca de um mês, vinhamos na N125 quando vimos uma gata atropelada à beira da estrada, e um gatinho ao pé. A gata já tinha ido para o céu, mas ficamos com o bebé e ele veio connosco para casa.
A Mia reagiu muito mal ao Gandalf. Uivou, bufou, cantou, rosnou, fez de tudo. O Gandalf, entretanto, como estava carente, tentava sempre ter contacto com ela. Levaram cerca de 1 semana e meia nessa desconfiança - o Gandalf dormia num quarto separado, e a Mia ficava com o resto da casa, mas durante o dia fomos progressivamente juntando-os.

A verdade é que agora já não passam um sem o outro, andam sempre às patadas, aos pulos e traquinices, e a Mia já está a ensinar ao pobre bichinho como subir pelos cortinados e coisas semelhantes...

Custou um pouco, mas agora são os melhores amigos do mundo! :D
doomino

quarta jun 18, 2008 8:36 pm

obrigado a todos pelas vossas respostas. Acho que ainda vai ser esta semana que a vou buscar... vamos lá ver como é que corre.depois conto-vos

beijocas
doomino

terça jun 24, 2008 10:15 pm

olá!

A gatinha já está ca em casa! veio hoje! é tão pequenina, tão fofinha!

Agora o gato é que não reagiu bem... bufa-lhe e quando olha para ela no meu colo a pupilas dilatam-se e os bigodes abrem-se até eu fico um bocado receosa.Ele nunca foi de ser agressivo...

Acham que eles se vão dar??? tenho medo que ele não a suporte...

Ela agora está na caminha dela muito quieta a dormir, estara bem?

o medo faz a respiração muito rapida não é? é que até as narinas se mexiam..

obrigado
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

terça jun 24, 2008 11:19 pm

doomino Escreveu:olá!

A gatinha já está ca em casa! veio hoje! é tão pequenina, tão fofinha!

Agora o gato é que não reagiu bem... bufa-lhe e quando olha para ela no meu colo a pupilas dilatam-se e os bigodes abrem-se até eu fico um bocado receosa.Ele nunca foi de ser agressivo...

Acham que eles se vão dar??? tenho medo que ele não a suporte...

Ela agora está na caminha dela muito quieta a dormir, estara bem?

o medo faz a respiração muito rapida não é? é que até as narinas se mexiam..

obrigado
Não a devia ter já mostrado! Primeiro apresentam-se por cheiros e só passado alguns dias (dependendo da reacção deles aos cheiros) é que se pode experimentar um primeiro contacto. Outro erro é pegar nela à frente do gato logo no primeiro dia, é normal que ele fique ciumento e a sua raiva para com a gatita aumenta. Devia ter-se informado melhor de como apresentar dois gatos.

Tenha mais atenção a priveligiar o gato mais velho nestes primeiros tempos, para ele sentir que o intruso não vai afectar a sua rotina.

Boa sorte :wink:
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jun 25, 2008 9:50 am

doomino Escreveu: Agora o gato é que não reagiu bem...

Ainda está a tempo de fazer a sicialização progressivamente, tal como eu já tinha referido :wink:

leonildecarvalho Escreveu:
Normalmente um gatinho bebé é bem aceite e se fizer uma socialização de forma progressiva e adequada, não terá problemas de aceitação... :wink:

Leo
JUNTAR DOIS GATOS

Inicialmente, quando o novo elemento chega ao lar, o que normalmente acontece é um desenrolar de curiosidade por parte de ambos e essa nunca deve ser entreposta por parte dos donos, mas sim encorajada, embora que com supervisionamento, a fim de não haverem percalços…!
Ter a certeza de que o gatinho tem as unhas cortadas para que não fira o o outro, bem como ter as unhas do já residente, igualmente cortadas (aparadas) com a finalidade de não haverem ferimentos aquando uma aproximação mais "feroz" e ter a certeza de que nunca deixa os dois a sós enquanto não houverem certezas concretas de que são “fieis” amigos. Sempre que se tiver de ausentar da casa, deve mantê-los separados até ao próximo reencontro.

Nunca insistir com o felino residente para estar junto do novo elemento. Ele entenderá, a seu tempo, quando a melhor altura duma aproximação… como diz o ditado “a curiosidade matou o gato” e o que quero dizer é que será ele, por iniciativa própria, que irá fazer uma abordagem ao novo amiguinho a fim de “matar” a sua curiosidade felina.

Caso não resulte a primeira apresentação... então terá mesmo de separar o novo elemento numa outra divisão da casa. Deixar que se cheirem pelas frestas da porta que os divide, por uns dias e ir insistindo diariamente com uma ténue apresentação super vigiada por si.
Ir trocando as mantinhas de um e outro para que os cheiros de cada um sejam assimilados pelo outro até se identificarem... :wink:

Nunca deve fazer festinhas ao novo hóspede em primeiro lugar. Acariciar sempre, em primeiro lugar, o residente e, só depois ao novo "hóspede" para que não espolete ciúmes.

O dia chegará em que se vai aperceber quando deve deixá-los interagir :wink:

Não esquecer de levar o novo “hóspede” a um check-up veterinário, desparazitação interna e externa, etc, antes de o levar para casa e juntá-lo com o já residente.

Boa sorte,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
doomino

quarta jun 25, 2008 3:28 pm

olá outra vez... desculpem lá ser chata e agradeço todas as respostas de ajuda :lol:

realmente fiz asneira em mostrar a gatinha :oops: inexperiencia....

Confesso que fiiquei um pouco desiludida esta noite, pois estava habituada a um gato diferente, ou seja, o meu gato quando o adoptei vinha com seis meses é claro que vinha assustado mas nunca me bufou. Mal entrou em casa escondeu-se mas quando lhe dei a cheirar uma colher com comida perdeu logo a timidez, andava atrás de mim sempre e era brincalhão.

A gatinha esta noite dormiu no meu quarto na caminha dela, fez um xixi e um cóco na areia, não come nada, só lambe a comida(ração seca). A partir da meia noite é que foi miava muito muito não queria colo nem mimos, foge sempre... foi muito cansativo...

será que ela não gosta de mim??? queria tanto que ela deixasse de andar a esconder-se atrás do frigorifico :? , televisão moveis....

ajudem-me a conquista-la....

obrigada!!!
Responder

Voltar para “Gatos”