gatos e férias

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Siissii
Membro Veterano
Registado: sexta jan 11, 2008 7:10 pm

quinta jun 26, 2008 2:30 pm

Boa tarde,

Sei que já se falou muito nisto mas continuo com algumas duvidas.

Soube ontem a noite que vou eu e os meus pais para férias do proximo sabado a quarta. Mas não para longe, num aldeamente algures aqui no Algarve. Eu por mim levava a gata mas nao pode ser pois são pequenas casas que costumam estar sempre de portas abertas para um grande relvado e o minimo descuido e a gata pode desaparecer. Ainda por cima ha sempre la imensos gatos a rondar as casas em busca de comida.

E assim restaram-me 3 opçoes: ou a deixava em casa e alguem a vinha alimentar todos os dias, ou ia para a casa de alguem ou para um hotel para animais.
Quanto ao hotel deixei logo de parte porque ja ouvi historias menos boas sobre esses sitios e nao estou disposta a deixar a minha gatinha numa jaula 5 dias.

Quanto a deixar em casa, sempre ouvi dizer que os persa sao muito apegados aos donos e mimados, alias eu vejo isso na minha e acho que nao era suficiente alguem passar 1 hora do dia com ela. E como ela nunca passou uma noite sosinha nao sei se ia ficar bem pois anda sempre atras de nós.

Sem mais opçoes decidi-me por deixar a gatinha na casa dos pais de uma grande amiga minha, em quem tenho total confiança. Eles moram no predio em frente ao meu. A Sissi é uma gata boazinha, nao estranha niguem, so quer mimos, mas tabem nao sei se fiz a melhor escolha em deixa-la numa casa estranha, nao sei se ela se vai habituar...

Fiz uma boa escolha? Ou acham que deixa-la em casa no espaço dela embora sosinha é melhor?
<strong>Ana</strong>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quinta jun 26, 2008 2:42 pm

Não sei se o que vou dizer será o mais acertado, mas...
Os gatos afeiçoam-se às pessoas, mas afeiçoam-se ainda mais aos locais :!:
É capaz de ser um choque para a gatinha, pois além de não ter os donos, vai estar num sítio desconhecido para ela... :|
Acho que era bem melhor a opção dela ficar em casa e que lá fosse alguém alimentá-la e brincar com ela... Mas se a decisão já está tomada, se calhar era boa ideia levar lá a gatinha uma ou duas horinhas por dia (hoje e amanhã), antes de lá ficar "definitivamente", assim o choque não seria tão grande, digo eu :wink:

Eu falo por mim, era-me impossível deixar a minha gata em casa de alguém porque além de mim e dos meus dos meus pais, ela não gosta muito de pessoas, ía passar uns dias horríveis encostada a um canto :|
Mas essa questão nem se põe... Nós já pusemos de parte ir de férias para longe por causa dela, preferimos mesmo ficar por cá, mas se fôssemos, o mais provável era pedir a alguém que cá viesse dar-lhe comida e água duas vezes ao dia :!: [/url]
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quinta jun 26, 2008 3:07 pm

Se são pessoas que não estão habituadas a gatos lembre-os de todos os perigos.
Janelas, portas e tal.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
doomino
Registado: terça jun 17, 2008 10:07 pm

quinta jun 26, 2008 3:23 pm

olha eu quando fui de férias, pensei em levar também o meu gato comigo mas depois pensei melhor e que não podia ser tão egoista ao ponto de leva-lo para uma viagem grande dentro de uma transportadora para depois passar as férias numa casa que também ele iria estranhar. Depois o facto de ter que levar tudo dele...era uma trabalheira.

então decidi deixa-lo em casa no mundo dele com a minha mãe a alimenta-lo e a fazer companhia todos os dias.

ele ficou muito bem e não estva abatido.
Siissii
Membro Veterano

quinta jun 26, 2008 3:34 pm

Infelizmente não vamos ter a possibilidade de levar a Sissi lá hoje nem amanha, o que vou fazer é quando a formos levar lá no dia, ficamos lá um bom bocado para ver como correm as coisas. Vamos tambem explicar todos os perigos á senhora, alias já trasmiti alguns pela filha.
Eu gostava de a deixar em casa mas tomei a decisao com base na personalidade da Sissi. Ela quando veio ca para casa demorou uma hora a familiarizar-se e apartir dai ja se sentia em casa, ela é docil e gosta de todas as pessoas, e já conheçe a senhora. Foi por isso que achei que talvez nao fosse tao complicado, acho que era iria sentir-se pior ficando sosinha 5 dias, so tendo companhia uma horita :?
Mas de qualquer maneira ainda nao me sinto completamente segura, porque afinal é a primeira vez que me separo dela e nao ai ser facil...
<strong>Ana</strong>
catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

quinta jun 26, 2008 3:41 pm

Também considero que a melhor opcção seria deixar a gatinha na sua casa e ir alguém dar-lhe comida e mimos, mas claro q nem sempre é possivel...
Eu sempre q posso deixo o meu gato em casa e a minha irmã que vive no mesmo prédio vai lá alimentá-lo todos os dias e brincar com ele.

Mas quando ela não pode também o deixo em casa da minha mãe...como já conhece a casa e as pessoas...sinceramente acho que não fica mal...eu fico pior :D sempre a pensar q a minha mãe pode abrir uma janela...
susinha
Membro
Registado: quarta jan 03, 2007 5:58 pm

quinta jun 26, 2008 4:33 pm

Se tiver confiança na Senhora deixe-lhe a chave de sua casa...

Porque eu o ano passado também tive o mesmo dilema e acabei por deixar a Kiara em casa de uma pessoa de confiança, mas ela deixou literalmente de comer, durante 3 dias não comeu nada e estava sempre num canto.

Essa pessoa optou por trazer a Kiara de volta para minha casa, e disse-me que mal lhe colocou a comida no local habitual ela foi logo comer. :wink:
Siissii
Membro Veterano

quinta jun 26, 2008 4:55 pm

Agora fiquei assustada :? mas tambem á casoso e casos... No ano passado fiquei 15 dias com um persa ca em casa, ainda nao tinha a Sissi, e ele deu-se lindamente e não estranhou... vamos ver como corre com a Sissi
<strong>Ana</strong>
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

quinta jun 26, 2008 5:24 pm

O meu gato só foi de férias comigo uma vez. Optámos não repetir pois foi uma viagem cansativa e stressante para ele. Agora fica em minha casa (nem podia ser de outra maneira, pois o meu gato só está feliz na casa onde sempre viveu) e vem sempre cá alguém da minha confiança tratar dele.Este Verão não vai ser muito diferente, e ainda vou ficar mais descansado, pois como tenho uma nova residente, o meu gato não vai ficar sozinho tempo nenhum, vai ter com quem brincar :D De qualquer forma, a melhor decisão faz-se consoante a personalidade do gato, há gatos que estranham muito a mudança de casa, outros estar sozinhos demasiado tempo. Boa sorte na sua decisão :wink:
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jun 26, 2008 5:53 pm

Para qualquer gato é preferível ficar no seu ambiente e ter alguém que passe algum tempo com ele, diáriamente.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Caisi
Membro Veterano
Registado: segunda set 17, 2007 10:18 am

quinta jun 26, 2008 5:57 pm

Eu tenho a minha Nini desde Setembro/2007, é pouco tempo mas é claro que ela se apegou muito a nós. Quando fui passar o Natal fora deixei-a em casa e uma vizinha foi lá tratar dela, quando cheguei notei ela muito meiguinha mas não notei que tivesse sofrido. Na Páscoa fui de férias uma semana e novamente deixei-a em casa e a vizinha foi lá tratar, telefonava todos os dias e a senhora dizia que ela comia muito e assim que se abria a porta ela vinha rapidamente a miar e só a dar miminhos. Quando cheguei a casa ela estava a largar muito pêlo e andou de volta de mim para aí uns 3/4 dias sem me largar... Saudades, pois claro!
Isto tudo para te dizer que das opções que colocas eu por experiência própria acho, que apesar da minha gatita ter sofrido um pouco, é preferível para ela assim, como assim, ficar em casa (pelo menos no seu território), pois nem quero imaginar o que teria acontecido se a tivesse mudado de casa.
É preferível eles sofrerem um pouco... do que serem abandonados!
"Aqui repousam os restos de uma criatura que foi bela sem vaidade, forte sem insol&ecirc;ncia, corajosa sem ferocidade e teve todas as virtudes do homem mas nenhum dos seus defeitos" (desconhecido) in Dicion&aacute;rio de cita&ccedil;&otilde;es
pokker
Membro Júnior
Registado: sexta jun 20, 2008 8:04 pm

quinta jun 26, 2008 9:15 pm

Sempre que vou para fora, e se não for mais do que 3-4 dias, deixo a minha gata sozinha em casa, é claro que tenho gente que a vai ver e dar de comida todos os dias e ficar com ela um bocado, a minha sogra mora na porta ao lado, os meus tios também estão na porta ao lado, por isso há sempre gente.

Quando fico mais tempo fora, aí levo a gata.

A 1ª vez que a levei não sabia como ela iria reagir, afinal era uma viagem de 6h (Porto-Tavira) os primeiros 2-3 km foi miando... depois viu que não dava em nada e foi dormindo a viagem inteira.

A partir daí é uma maravilha, sempre que fico mais tempo fora, levo-a sempre comigo, mia os primeiros kms mas depois é o resto da viagem a dormir, por isso até é boa companheira, não chateia :)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jun 26, 2008 11:01 pm

Nenhuma das minhas gatas gosta de andar de carro mas agora tenho cá uma hóspede felina que adora :P :lol: . Assim que ponho o carro a trabalhar cala-se e vai sossegadinha o que é óptimo para quem a queira adoptar :P :wink: . Irá ter uma boa companheira de viagem :wink: (lá estu eu a fazer publicidade... :P :lol: )

Mas, sério...são poucos os gatos que gostam de viagens...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
svanilla
Membro
Registado: quinta mai 22, 2008 1:39 pm

quinta jun 26, 2008 11:44 pm

Eu vou fazer a experiencia este fim de semana. Vou para casa dos meus pais no Minho e apesar de ser só um fim de semana não conseguimos ficar descansados com o Papirus cá sozinho.
Podia pedir a amigos que viessem tratar dela mas mesmo assim... Já decidimos que quando formos a deixamos na casa da minha sogra que o adora... Trata-o como um bébé pequenino!!! :-) Mas desta vez ela também vai por isso nada feito.
Os meus pais tem 3 gatos mas optamos por o afastar deles. Tentamos pensar em tudo mas...
Vamos testar e logo vemos como é que ele é nas viagens. Quando o fui buscar ele veio no meu colo muito quietinho e espreitar para tudo o que o rodeava...
marymartins
Membro
Registado: quarta nov 21, 2007 1:11 am

sexta jun 27, 2008 12:47 am

O gatinho que eu tinha antes era um martírio dentro do carro. Miava todo o caminho como se alguém o estivesse a matar. Este é uma maravilha. Pousa-se a transportadora no banco e é vê-lo a ajeitar-se para dormir o caminho todo! :lol:

Mas quanto a férias com ou sem eles, acho que cada caso é um caso. Depende da personalidade deles. E não há como fazer experiências. Mas talvez fosse melhor fazê-las antes das férias propriamente ditas, para não ser tanto tempo, só para ver como ou se o gato se adapta. Digo eu... 8)
Mariana
Responder

Voltar para “Gatos”