Siames..ou não... nas mãos de um dono sem experiencia

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

KikoFev2008
Membro
Registado: sexta jun 27, 2008 10:29 pm

sexta jun 27, 2008 11:01 pm

Boa noite a todos.
Estreia no forum. Muito util para muitas duvidas que me atormentam com medo de não ser um dono cuidado.

Tive de tomar conta de um gato a quase 30 dias. Kiko, maxo com 4 meses actualmente.
É um gato muito giro, teperamental, activo quando lhe dá na gana e muitas sonecas quando não é activo.
Acontece que eu nunca tive um animal de estimaçao e tenho medo de estar a cometer algum erros em relação ao Kiko.

O Kiko está proibido de frequentar o interior da casa, onde tem um espaço exterior (onde passo 90% do meu tempo quando estou em casa) com plantas, esplanada, etc + uma arquedação com livre acesso para a sua vida do dia a dia.

O Kiko dorme num ninho quentinho, come na divisão a seguir ao ninho e o WC dele fica noutra parte mais distante para evitar cheiros.
Até aqui penso que está tudo bem. O Kiko vai ao WC sem problemas, tem a areia sempre controlada e limpa todas as semanas.

A minhas questões actuais são as seguintes:

1 - Beber. O Kiko não bebe agua nem leite. Já testei leite proprio para gatos e nem assim ele bebe. Existe algum problema? ~
1.1 - Existe forma de o educar a beber?

2 - rom rom .. pela noite quando está no meu colo, coloca a cabecinha no meu braço e começa a fazer romrom e a "mamar" a minha camisola e em simultanio com as patas abrir e a fechar como se estivesse a espremer uma teta.... A camisola fica toda molhada e o Kiko todo satisfeito. Isto é normal?

3 - Comida . Deverei racionar a comida (3..4 vezes ao dia ) ou deixar sempre disponivel?

4 - O que come o Kiko. Só aceita latinhas de carne, aves, peixe, etc... Tentei dar biscoitos para bebes e não os come. Existe outras comidas "caseiras" que o Kiko possa gostar? Deverei dar algum suplemento de calcio visto ele nao beber leite?

5 - Brincadeira que menos gosto.. O Kiko dá lhe para morder os meus braços , primeiro de mancinho depois com mais intensidade e deixa marcas. Como poderei eu evitar que isto aconteça?

6 - Kiko Vs Bebe recem nascido. o Meu afilhado, bebe ainda costuma frequentar a minha casa. como poderei eu lidar com esta situação? representa perigo para o bebe?

7 - Higiene. Dia sim dia não faço uma inspecção nas orelhas e efectuo uma limpeza da sujidade visivel com cotonetes e depois passo toalhetes para bebes de forma a remover sujidades no pelo. Deverei eu dar banho ao Kiko? Já lhe dei um mas ele nao gosta nada.

Peço desculpa pelas perguntas, algumas repetidas, mas se me poderem ajudar, amanha poderei eu ajudar o meu Kiko.

Bem hajam!
catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

sábado jun 28, 2008 12:59 am

olá!!
Vou tentar ajudar pela minha experiencia!
Quanto ao facto d ñ beber leite acho q é natural...com 4 meses na minha opinião deve se dar praticamente só ração e claro ás vezes uns miminos d comida molhada, quanto ao facto d ñ beber água...ele se calhar bebe, mas ñ consegue ver, pq os gatos bebem mto pouca água, se beberem mta é q é mau sinal...

Isso de amassar na roupa e "mamar" é normal...o meu tem um ano e meio e ainda faz...os gatos tem este habito!
Os gatos adoram morder e arranhar, é na brincadeira claro, mas tem d ser educados...levante a voz e diga "não" "hããã" e pare a brincadeira...tb pode dar com o dedo na ponta do nariz...e dizer "ñ"!!!! Nisto eles tem d ser educados pq depois apanham este hábito d morder e quando forem mais velhos doi mto mais... :)

Quanto à higiene acho q ñ a devia fazer,os gatos são mto asseados e fazem na praticamente sozinhos.

Apresente o seu afilhado ao gato...os animais adoram crianças e vice versa!! vão ser os melhores amigos
Espero ter ajudado, apesar d neste forum haver pessoas bem mais experientes que eu!! Boa sorte!! :D
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

sábado jun 28, 2008 11:52 am

KikoFev2008 Escreveu:Boa noite a todos.
Estreia no forum. Muito util para muitas duvidas que me atormentam com medo de não ser um dono cuidado.

Tive de tomar conta de um gato a quase 30 dias. Kiko, maxo com 4 meses actualmente.
É um gato muito giro, teperamental, activo quando lhe dá na gana e muitas sonecas quando não é activo.
Acontece que eu nunca tive um animal de estimaçao e tenho medo de estar a cometer algum erros em relação ao Kiko.

O Kiko está proibido de frequentar o interior da casa, onde tem um espaço exterior (onde passo 90% do meu tempo quando estou em casa) com plantas, esplanada, etc + uma arquedação com livre acesso para a sua vida do dia a dia.

Atenção a algumas plantas que podem ser venenosas para os gatos. Pesquise aqui no forum dos gatos que existem excelentes tópicos sobre o assunto.

O Kiko dorme num ninho quentinho, come na divisão a seguir ao ninho e o WC dele fica noutra parte mais distante para evitar cheiros.
Até aqui penso que está tudo bem. O Kiko vai ao WC sem problemas, tem a areia sempre controlada e limpa todas as semanas.

O areão deve ser limpo diariamante. Retirar as fezes e os xixis para evitar a acumulação de bactérias. Eu retiro as fezes com a pá normal de areão de gatos e a urina retiro com akelas pás do chão. basta que seja pequena. Uma vez por semana deve retirar todo o areão e lavar muito bem a caixa do wc.

A minhas questões actuais são as seguintes:

1 - Beber. O Kiko não bebe agua nem leite. Já testei leite proprio para gatos e nem assim ele bebe. Existe algum problema? ~
1.1 - Existe forma de o educar a beber?

A taça de àgua deve ser mudada diariamente e sempre com água fresca. O seu gato não está a beber muito porque lhe dá ração húmida, o que lhe satisfaz a maioria da necessidade de liquidos.
Evite o leite que aos 4 meses já não precisa dele.

2 - rom rom .. pela noite quando está no meu colo, coloca a cabecinha no meu braço e começa a fazer romrom e a "mamar" a minha camisola e em simultanio com as patas abrir e a fechar como se estivesse a espremer uma teta.... A camisola fica toda molhada e o Kiko todo satisfeito. Isto é normal?

Normalissimo e ajuda a estreitar os laços com o dono. A minha gata com 9 anos continua a fazer. Deixe-o fazer, mas atenção ao tipo de camisola.

3 - Comida . Deverei racionar a comida (3..4 vezes ao dia ) ou deixar sempre disponivel?

Se for ração seca, e tendo em atenção que é um bebé, eu não racionava. deixava à vontade. Se for ração húmida deverá ser retirada assim que o animal estiver saciado, para evitar putrefação.

4 - O que come o Kiko. Só aceita latinhas de carne, aves, peixe, etc... Tentei dar biscoitos para bebes e não os come. Existe outras comidas "caseiras" que o Kiko possa gostar? Deverei dar algum suplemento de calcio visto ele nao beber leite?

Ele já não precisa do Leite como alimento. Deve optar por uma boa ração seca (Hills, Nutro; Purina, RC) e as latas serem um mimo que dá por vezes ou apenas 1/2 lata por dia. Evite suplementos a não ser que sejam por indicação médica ou pessoal especializado.

5 - Brincadeira que menos gosto.. O Kiko dá lhe para morder os meus braços , primeiro de mancinho depois com mais intensidade e deixa marcas. Como poderei eu evitar que isto aconteça?

Dizer-lhe um não forte, seguido de uma pequena palmada. Compre-lhe brinquedos e use-os para brincar com ele.

6 - Kiko Vs Bebe recem nascido. o Meu afilhado, bebe ainda costuma frequentar a minha casa. como poderei eu lidar com esta situação? representa perigo para o bebe?

Todos os animais podem estar junto com crianças desde que sob supervisão de alguem responsavel. As crianças podem ter as brincadeiras mais parvas muito inocentemente... o animal defende-se e a culpa é sempre dele.

7 - Higiene. Dia sim dia não faço uma inspecção nas orelhas e efectuo uma limpeza da sujidade visivel com cotonetes e depois passo toalhetes para bebes de forma a remover sujidades no pelo. Deverei eu dar banho ao Kiko? Já lhe dei um mas ele nao gosta nada.

Pode dar banho se souber fazer e com shampoo proprio para gatos. De resto atenção às cotonetes que isso é para quem sabe. Substitua por algodão bem enrolado e um liquido próprio para limpeza. Continue a usar os toalhetes e compre uma boa escova para efectuar sessões de escovagem frequentes.

Peço desculpa pelas perguntas, algumas repetidas, mas se me poderem ajudar, amanha poderei eu ajudar o meu Kiko.

Bem hajam!
Mais alguma informação disponha :)
Catybr
Membro Júnior
Registado: segunda fev 11, 2008 5:40 pm

sábado jun 28, 2008 10:17 pm

A utilização errada dos cotonetes pode provovar acumulação de sujidade nas orelhas do seu gatinho... Por isso, concordo com o post anterior - não os utilize... Encontra nas farmácias soluções adequadas para a limpeza dos ouvidos e que são fáceis de administrar - pode requerer aldogão, mas para retirar algum excesso de produto que fica na orelha - o produto depois seca - a acumulação de água nos ouvidos do gatinho tb não é aconselhável!

Da minha experiência os gatos têm a sua especificidade tb no que toca à caixa de areia - a minha Becas tinha uma só caixa, eu retirava as necessidades todos os dias e bastava-me mudar a areia toda 1 vez por semana. Já o meu Mickey precisa de duas caixas e tenho de mudar a areia das 2 todos os dias, isso se não quero surpresas desagradáveis fora da caixa... Por isso, sugiro que retire as fezes e o xixi todos os dias, observando como se comporta o seu gatinho, se tem ou não necessidade de uma limpeza mais frequente da areia.

Ah... e bem vindo ao feliz mundo dos companheiros dos gatos :D
KikoFev2008
Membro

domingo jun 29, 2008 4:56 pm

Obrigado a todos os forences pelas respostas. Ja tirei algumas duvidas e já estou a tentar dar ração (seca) e esperar que o Kiko deixe de ser goloso daqueles petiscos que até agora comeu. Claro que vou o supriender todos os dias com uma dose moderada. Relativamente ao WC eu expliquei mal. Eu digo que ele tem o wc controlado (diariamente) removo os cocos e o xixi e semanalmente coloco areia nova juntamente com uma lavagem todal do wc. Relativamente as plantas, vou pesquisar o que faz mal ao gatinho. As que tenho em casa são: Vinha, cerejeira, macieira, pessegueiro, eras e yucas. Penso que nenhuma delas possa constituir perigo a Kiko, até pelo contrario, este ano não tenho maças porque o sacaninha já as arrancou todas para brincar. hehe

Obrigado pelas respostas e bem hajam.

Cpmts
Tony e Kiko. hehe
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

domingo jun 29, 2008 5:16 pm

KikoFev2008 Escreveu: Relativamente as plantas, vou pesquisar o que faz mal ao gatinho. As que tenho em casa são: Vinha, cerejeira, macieira, pessegueiro, eras e yucas. Penso que nenhuma delas possa constituir perigo a Kiko, até pelo contrario, este ano não tenho maças porque o sacaninha já as arrancou todas para brincar. hehe
KikoFev2008, pode consultar estes dois tópicos:

:arrow: Sobre plantas não tóxicas:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 93&start=0

:arrow: Sobre plantas tóxicas:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... +t%F3xicas

Tem ainda este artigo que fala sobre os gatos jardineiros:

http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=346

Boa sorte :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
KikoFev2008
Membro

quarta jul 02, 2008 12:13 am

Help!!! heheh

Bem, Estava eu tentando retirar a comida molhada do Kiko e dar ração seca junior e... no 2º dia (hoje de manha) Kiko vomita... No vomito dá para ver que alguma ração ele nao mastigou.. simplesmente engoliu. Que fazer minha boa gente? É cedo para dar ração seca? Ele nasceu a 20 de Março...

Na minha pesquisa diaria, notei que os dentes de baixo ainda mal se vê e nos de cima já lhe falta 1 daqueles pequeninos.. o 2º apartir do canino. Desculpem nao saber o nome dos dentes... Querem ver que ele anda nos dentistas sem eu saber? Que pode ter acontecido? Deu um tombo (dá muitos porque adora escalar uma estrutura com 2 metros e quando desce as vezes salta cedo demais) e ficou pelo caminho?

Alegrias... o Kiko parece um cão.. Fiz-lhe uma bola com papel vegetal e ele busca, dá a cambalhota, apanha com a boca e devolve para repetir a brincadeira.
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quarta jul 02, 2008 8:47 am

Eles, apartir das 6 semanas, podem comer secos...
A minha gata veio cá para casa com cerca de um mesinho e sempre comeu secos...
Isso do ter vomitado pode ser da mudança de ração, não sei como fez a mudança mas devia ter sido feita gradualmente...
Quanto ao não mastigar... A minha tem o mesmo problema, a maior parte da comida engole-a inteira :?

Eles começam a mudar os dentinhos por volta dos 3 meses e aos 7 meses já devem ter a dentição toda mudada... Por isso, é nomal que o veja desdentado :wink:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
susinha
Membro
Registado: quarta jan 03, 2007 5:58 pm

quarta jul 02, 2008 11:56 am

Vive numa vivenda?
Porque é que proibe o kiko de frequantar o interior da casa??
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

quinta jul 03, 2008 4:08 pm

Finalmente alguém tocou no ponto importante.
O gato está fora da casa. Porquê?
Porque não lhe dá acesso á casa como ele merece??
Não sei se sabe que daqui por mais um tempinho pouco ele vai querer investigar o que se passa para lá do ambiente dele.
Nessa altura pode ver o seu gato desaparecer por andar na rua.
Como nunca teve animais tenha atenção a isso, ele pode fugir e ir atrás das gatas, pode cruzar-se com um cão e não voltar ou voltar ferido com gravidade, pode ser envenenado por vizinhos maus, pode ser atropelado, pode ser roubado...quer passar por isso?
Se não quer, o melhor ambiente para ele é estar em casa e se o quiser ver de vez em quando no quintal tem uma boa opção vedando-o e atenção que eles trepam as redes nada como fechar mesmo.
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
KikoFev2008
Membro

sexta jul 04, 2008 12:08 am

Peleve.... "finalmente alguém tocou num ponto importante?" Estava a espera desse ponto porque não comentou antes?

O Kiko está proibido de frequentar o interior da casa por razões de higiene para os utilizadores da casa.
É um apartamento, 20º Andar, com terraço, piscina, Jardim e os anexos com 2 quartos é o espaço interior que o Kiko está autorizado a frequentar.

Existe uma vedação fisica (altura do apartamento) suficiente para o Kiko não não querer investigar o que se passa no exterior ou fugir de casa, mas deixa-me pensar.. se ele algum dia fugir... será que não se parte todinho com a queda?
Pergunta: Quem tem os gatinhos fechados em apartamento, não abre uma janela?
Relativamente as investigações dentro de casa, ele vai fazendo mas de uma maneira diferente... sem o dono saber (pensa ele), muito silenciosamente, e sem grandes asneiras. Todas as noites aparece-me no quarto (pensando ele que não o estou a ver), no ninho que ja preparei para ele e passa a noite comigo, mas repito, sem aventuras, asneiras ou brincadeiras.

Se o fosse o inverso, O kiko privado de ir para o "exterior", cuitadinho passaria 90% do tempo sozinho, logo penso que ele está feliz e contente com os exteriores e interiores que lhe são reservados.

Relativamente ao estado do Kiko, as coisas não estão melhores, hoje de manha voltou a vomitar com a pouca raçao seca que lhe misturei ontem. Vou abortar esta ideia de dar ração seca ao Kiko (pelo menos esta que estou a tentar dar) e ver como ele se comporta nos proximos dias.

Peleve Escreveu:Finalmente alguém tocou no ponto importante.
O gato está fora da casa. Porquê?
Porque não lhe dá acesso á casa como ele merece??
Não sei se sabe que daqui por mais um tempinho pouco ele vai querer investigar o que se passa para lá do ambiente dele.
Nessa altura pode ver o seu gato desaparecer por andar na rua.
Como nunca teve animais tenha atenção a isso, ele pode fugir e ir atrás das gatas, pode cruzar-se com um cão e não voltar ou voltar ferido com gravidade, pode ser envenenado por vizinhos maus, pode ser atropelado, pode ser roubado...quer passar por isso?
Se não quer, o melhor ambiente para ele é estar em casa e se o quiser ver de vez em quando no quintal tem uma boa opção vedando-o e atenção que eles trepam as redes nada como fechar mesmo.
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

sexta jul 04, 2008 12:50 am

Não comentei mais cedo porque o fiz no momento em que li o tópico todo e á medida que ia lendo percebi que para além de nunca ter tido um animal de estimação, não estava muito bem informado ainda e ia lendo que ninguém tocava nesse ponto que lhe podia parecer seguro quando não o é daí reparar que só no último post alguém tinha falado no exterior.
Em relação á higiene, acredite que um gato em casa não faz mal nenhum, pelo contrário até lhe pode dar bons momentos de brincadeira, de grandes cestas no sofá, de dormir pertinho de si...já pensou no Inverno???
Em relação ao 20º andar, de certeza que aqui ninguém adivinharia que era aí que morava e se existe curiosidade em passar da vedação???
Se for rede, mesmo da altura do apartamento, ele não terá a menor dificuldade em trepar nem que vá atrás de algum pássaro ou algo mais pequeno.
Quanto ao problema dele estar a vomitar a ração seca, qual é a ração que lhe está a dar?
Ele está desparasitado internamente? Se sim, não se esqueça de repetir ao fim de 1 mês. Pode haver bicheza dentro dele a incomoda-lo.
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
susinha
Membro
Registado: quarta jan 03, 2007 5:58 pm

sexta jul 04, 2008 10:22 am

Não percebi muito bem... Então de noite vai para o seu quarto, quais são as áreas que afinal lhe estão proibidas?
Pergunto isto porque conheço várias pessoas com gatos, e as que proibem os gatos de ir para alguma zona da casa, normalmente é sempre o quarto.

Eu moro num 10ºandar (bem sei que é metade), e não deixo a minha gata andar no exterior sem supervisão, os gatos são muito curiosos... Basta um passáro ou uma mosca para eles se abstrairem de todo o resto e só se concentrarem naquilo. Não faço ideia da altura do muro que tem no exterior, mas a minha gata salta várias vezes para cima de um roupeiro que eu tenho com 1,80 e tal metros de altura. E se tieverm alguma base de apoio mais alta, ainda saltam mais alto.

Deixe-o ir explorando a casa aos poucos, e vai ver que vai ser o melhor que poderia ter feito, ainda por cima se é gato único (e sendo pequeno) ele sente-se mais feliz junto das pessoas, e procura a vossa companhia.

Quanto ao exterior, poderia deixá-lo ir para lá quando estivesse em casa, com a sua supervisão.

A minha gata desde que veio cá para casa teve acesso a todas as divisões, saímos de casa e ela fica com todas as divisões disponiveis.
A gata de uma amiga minha, cade vez que eles saiem de casa fica numa marquise com as janelas fechadas (quando era pequena ficava lá sempre). Agora já a deixa circular pela casa quando eles lá estão, sempre que sai da marquise vai arranhar as cadeiras e os sofás... A minha gata nunca fez isto... Não sei se terá alguma coisa a ver, mas é curioso...

Se ele continua a vomitar, ligue para o vet dele, e pergunte-lhe o que ele acha melhor. É que se lhe continua a dar só cimida húmida, depois pode tornar-se mais dificil adaptá-lo á ração, e a comida húmida não é muito saudável.
<strong>Susana</strong>
mOreirinha01
Membro Veterano

sexta jul 04, 2008 10:28 am

susinha Escreveu:A minha gata desde que veio cá para casa teve acesso a todas as divisões, saímos de casa e ela fica com todas as divisões disponiveis.
A gata de uma amiga minha, cade vez que eles saiem de casa fica numa marquise com as janelas fechadas (quando era pequena ficava lá sempre). Agora já a deixa circular pela casa quando eles lá estão, sempre que sai da marquise vai arranhar as cadeiras e os sofás... A minha gata nunca fez isto... Não sei se terá alguma coisa a ver, mas é curioso...
Não acho que tenha muito haver... Acho que depende do gato em questão...
A minha, quando veio cá para casa, ficava limitada à lavandaria quando não estavamos e durante a noite... Depois deixamos que ficasse com acesso à cozinha... Depois começamos a deixar-lhe a casa livre, com a excepção da sala... Depois abrimos a porta da sala... E ela ficou com acesso livre à casa e nunca fez dessas asneirinhas, quer dizer, às vezes apanhámo-la a afiar as unhas no sofá, mas penso que isso é normal, é uma necessidade que eles têm :!:
mOreirinha01
Membro Veterano

sexta jul 04, 2008 10:33 am

KikoFev2008 Escreveu:O Kiko está proibido de frequentar o interior da casa por razões de higiene para os utilizadores da casa.
Questões de higiene??
Os gatos são os animais mais limpos que há... e são bem mais limpos do que certas pessoas!!
Eu tenho a minha dentro de casa e o único problema é o pelo que ela larga... Mas eu tenho alergia a pós e a acaros e a pêlos e não tem qualquer alergia a ela!!

KikoFev2008 Escreveu:Se o fosse o inverso, O kiko privado de ir para o "exterior", cuitadinho passaria 90% do tempo sozinho, logo penso que ele está feliz e contente com os exteriores e interiores que lhe são reservados.
Acho que a minha gata é feliz dentro de casa...
É lógico que lhe podia aumentar a felicidade, se os meus pais me dessem outro gato, mas considero que a minha gata está bem como está... Além disso, aqui em casa ela está potegida dos inúmeros perigos do exterior :!:
Responder

Voltar para “Gatos”