Alterações de comportamento/Personalidade

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Catarina27
Registado: terça jul 01, 2008 4:20 pm

terça jul 01, 2008 4:29 pm

Olá a todos! Gostaria de expôr um problema que tenho vindo a enfrentar com a minha gata. Ela foi mãe recentemente e o comportamento dela mudou da noite para o dia. Era meiga, mimada, carinhosa, dócil. Agora não gosta de colo, já não vem ter connosco a pedir mimo, está exigente, refilona, cheia de manias e mal-humorada. Um mês depois de ela ter sido mãe, já estas alterações todas se tinham manifestado, adoptei um gatinho com 5 semanas. Ela não tem reagido bem. Há dias em que tolera a presença dele, mas há outros em que está absolutamente implicativa: rosna-lhe e agride-o com patadas. Embora ela seja má para ele, não se importa que ele brinque com os filhotes dela. Ou seja, dá a ideia de que o problema dela com o gatinho é pessoal. Já alguém passou por uma situação semelhante? Alguém me pode aconselhar? Obrigada.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jul 01, 2008 7:45 pm

Catarina27 Escreveu:Olá a todos! Gostaria de expôr um problema que tenho vindo a enfrentar com a minha gata. Ela foi mãe recentemente e o comportamento dela mudou da noite para o dia. Era meiga, mimada, carinhosa, dócil. Agora não gosta de colo, já não vem ter connosco a pedir mimo, está exigente, refilona, cheia de manias e mal-humorada. Um mês depois de ela ter sido mãe, já estas alterações todas se tinham manifestado, adoptei um gatinho com 5 semanas. Ela não tem reagido bem. Há dias em que tolera a presença dele, mas há outros em que está absolutamente implicativa: rosna-lhe e agride-o com patadas. Embora ela seja má para ele, não se importa que ele brinque com os filhotes dela. Ou seja, dá a ideia de que o problema dela com o gatinho é pessoal. Já alguém passou por uma situação semelhante? Alguém me pode aconselhar? Obrigada.
Que idade têm agora as crias dela?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Catarina27

terça jul 01, 2008 7:59 pm

Olá! Os filhotes dela fazem hoje 9 semanas e o outro gatinho faz 3 meses daqui a 2 dias e já cá está desde as 5 semanas. Já lhe aconteceu algo semelhante?
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

terça jul 01, 2008 9:44 pm

Catarina27 Escreveu:Olá! Os filhotes dela fazem hoje 9 semanas e o outro gatinho faz 3 meses daqui a 2 dias e já cá está desde as 5 semanas. Já lhe aconteceu algo semelhante?
às vezes não percebo ... :roll:
Vivendo e aprendendo
Rita79
Membro Júnior
Registado: terça mar 11, 2008 2:54 pm

terça jul 01, 2008 9:55 pm

Aconteceu algo de semelhante com a minha Nina. Sempre foi muito meiguinha e dócil connosco até que teve a sua primeira e única ninhada. Era muito novinha ainda, tinha 8 meses mas assumiu e correspondeu perfeitamente ao seu papel de mãe zelosa, carinhosa e protectora das suas crias. Entretanto, fiquei com um desses gatinhos (o Piolhinho) porque achei que seria uma boa companhia para a Nina tendo em conta que passava grande parte do dia sozinha em casa.

Gradualmente começou a modificar a atitude dela para com ele: deixou de partilhar a caminha com ele, não dorme connosco se ele já estiver na nossa cama, se está ao meu colo a receber mimos e ele aparece, fica zangada e assanha-se... Parece que ficou com ciúmes :( Fico triste quando ela procede assim até porque ele também é muito meiguinho e tenta brincar com ela mas não tem hipótese.

A maioria do tempo tolera-o ou ignora-o mas outras vezes, basta ele aproximar-se, principalmente se ela estiver comigo, começa por "fungar" e às vezes assanha-se mesmo! Por vezes, torna-se cómico porque ela faz uma "novela" desgraçada, rosna, bufa, etc, e ele, pachorrento como é, impávido e sereno, a olhar simplesmente para ela... :lol:

Não tem melhorado ao longo do tempo (já lá vão 3 anos). Acho que se ressentiu por ele partilhar o mesmo espaço que ela e dividir as atenções... Mesmo sendo uma cria sua... Não sei se isto faz sentido, talvez um membro mais experiente tenha outra justificação...

Opto por deixá-los andar à vontade e entenderem-se. Só interfiro mesmo quando ela está completamente possuída porque tenho receio que se magoem. De resto, tento estar sozinha com ela e dar mimos quando ele não está por perto... E evito dar-lhe festas depois de dar a ele (porque ela não gosta de sentir o cheiro dele)... Continua a querer ser "a primeira" cá de casa, acho eu ;)

Cumprimentos e boa sorte com o humor da sua gatinha ;)
"That wich will not kill us, will make us stronger"
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça jul 01, 2008 10:02 pm

Catarina27 Escreveu:Olá! Os filhotes dela fazem hoje 9 semanas e o outro gatinho faz 3 meses daqui a 2 dias e já cá está desde as 5 semanas. Já lhe aconteceu algo semelhante?
Felizmente que não até porque as minhas gatas estão castradas.
Vai dar os gatitos da sua gata?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Rita79
Membro Júnior
Registado: terça mar 11, 2008 2:54 pm

terça jul 01, 2008 10:13 pm

leonildecarvalho Escreveu:

Leo
Leonilde, boa noite. A sua frase, em cima, é porque relaciona a atitude da gatinha com o facto de não estar castrada?

É que a minha foi castrada logo após deixar de amamentar e quando a vet considerou que já era adequado. Teria 12 meses, mais ou menos. Assumo que a gravidez foi de facto um erro meu, até porque nunca quis que ela tivesse crias e tencionava esterilizá-la. Até já tinha a cirurgia marcada. Mas, de facto, a minha experiência com fêmeas era nula e fui ingénua. Enfim...
"That wich will not kill us, will make us stronger"
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jul 01, 2008 10:59 pm

psychon Escreveu:
às vezes não percebo ... :roll:
Estou como a Psychon...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Catarina27

quarta jul 02, 2008 1:31 am

Rita, obrigada por partilhar a sua experiência. De facto o comportamento da sua gata assemelha-se muito ao da minha. Tenho de confessar que fico com pena se a situação persistir, mas vou tentando moderar a situação o melhor possível. Não peço que se deêm bem, apenas que se tolerem, o que já não era nada mau! :?
Catarina27

quarta jul 02, 2008 1:33 am

Leonilde, dos 5 gatinhos que a minha gata teve, dei 3 e fiquei com 2. Por mim tiha ficado com todos, mas era impossível! :D Dava direito a divórcio!!
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jul 02, 2008 6:25 pm

Rita79 Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu:

Leo
Leonilde, boa noite. A sua frase, em cima, é porque relaciona a atitude da gatinha com o facto de não estar castrada?
Não :wink: A minha resposta era para a Catarina, em sequência à pergunta dela:
Catarina27 Escreveu: Já lhe aconteceu algo semelhante?
Catarina27,

O seu tópico inicial deixa qualquer um confuso. Isto porque tendo uma gata com crias e sabendo que não podia ficar com todos, como afirma, foi adoptar um outro gatinho? :o

A questão do comportamento da gata... é normal para qualquer felina que sinta que tem que proteger as suas crias! Há gatas que deixam qualquer um fazer trinta por uma linha às crias mas, outras há que se alteram quando estas ainda estão sob o seu controle.
Depois ainda, veio um "intruso" (a nova aquisição). Logo a desconfiança no seu meio habitacional, incluindo donos que não a protegeram de "intrusos à casa, aumentou!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Catarina27

quarta jul 02, 2008 6:55 pm

Leonilde, parece de facto uma contradição. Não podia, efectivamente ficar com os gatinhos todos. Mas também, a gravidez da minha gata foi planeada e antes de ela engravidar eu já tinha uma lista de pessoas interessadas em ficar com os gatinhos, e foi o que sucedeu. Adoptei um outro gatinho, porque ele precisava de ser adoptado e tive muito gosto em fazê-lo. Fá-lo-ia novamente. Quando isso aconteceu, já os gatinhos estavam todos prometidos. Não se tratou de optar entre uns e outros.
A minha gata já tinha sofrido as alterações de comportamento antes da adopção do outro gatinho. O problema são essas alterações (que já tinham acontecido) + a dificuldade em aceitar o gatinho adoptado. Para além disso, ela não demonstra mau feitio apenas com ele. É com ele sobretudo, mas também com as próprias crias e até connosco.
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta jul 03, 2008 9:32 am

Catarina27 Escreveu:(...) Mas também, a gravidez da minha gata foi planeada (...).
Mas, a gata é de raça? E a Catarina, por acaso, é criadora?
É que se a gata não é de raça com designação de gata para Procriação, gatitos "rafeiros" há imensos pelas ruas, de gatas abandonadas para que as pessoas (seus amigos e conhecidos) pudessem adoptar, tal como a Catarina fez com o tal gatito! :wink: Não vejo porque razão ainda há pessoas que insistem em colocar as suas gatas em risco desnecessário e pôr ao Mundo mais animais quando os já existentes morrem "às colherzinhas..." por falta de quem os adopte porque JÁ HÁ ANIMAIS A MAIS, sem donos!!!!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

quinta jul 03, 2008 12:00 pm

Deixem ver se percebi:
- gravidez planeada
- já tinha donos para todos os que nascessem
- adoptou um outro porque precisava de um dono

Quanto a esta parte a única coisa que lamento é que as pessoas continuam com uma enorme falta de responsabilidade e egoísmo.

Para quê mais ninhadas e de gatas com donos que se poderiam evitar tanto para o bem das gatas como das ninhadas??

Para quê tirar aos bebés que nascem na rua a possibilidade de encontrarem um lar?

Para quê destruir o trabalho dos verdadeiros amigos dos animais???

É muito triste ver que as pessoas continuam a não querer ver a realidade da vida e só prejudicam.

Quanto ao comportamento da gata, a esterilização pode ajudar a acalmar e a evitar muita coisa.
Eu tenho uma gata que começou a ser agressiva tanto para nós como para os restantes gatos, foi esterilizada e hoje é um doce de gata.
Acalmou logo na primeira semana.
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
Catarina27

quinta jul 03, 2008 7:48 pm

Leonilde e Peleve:

Se a minha gata é de raça ou não, não interessa. Se eu sou criadora, muito menos interessa. Eu limitei-me a colocar em discussão um assunto muito simples. Agradeço as respostas directamente relacionadas com esse tópico e dispenso todas as outras, sobretudo aquelas que julgam e criticam o que eu faço ou deixo de fazer. Isto não é um tribunal. É um fórum onde se debatem as questões colocadas na mesa.
Não que vocês tenham alguma coisa a ver com isso, mas aproveito para vos dizer, que os gatos que tenho em casa são todos adoptados, e que para além deles, muitos outros já passaram por aqui enquanto aguardavam por uma família. Nunca deixei um gato na rua. E decidi que a minha gata havia de ter uma ninhada e fá-lo-ia novamente. Ninguém tem nada a ver com isso. É uma decisão minha. E não foi por causa disso que ficaram mais gatinhos na rua. Porque eu não vou deixar de acolher gatinhos e de lhes arranjar famílias. A minha contribuição continuará a ser a mesma, e sempre que possível melhor ainda.
Não admito que me acusem de ser egoísta nem irrresponsável. Se o fosse, não teria tido o cuidado de arranjar donos para os gatinhos, antes sequer de a minha gata engravidar. Muito menos admito que insinuem que destruo o trabalho dos "verdadeiros amigos dos animais". Sempre contribui de todas as formas que me são possíveis para ajudar animais. Mas também não vou alongar-me, pois não tenho necessidade nenhuma de me defender perante vocês, porque não vos devo explicação alguma da minha vida. Vocês querem é que vos deêm conversa, pois não devem ter mais nada que fazer.
Quando participo num fórum, não ataco as pessoas e não as acuso. Limito-me a conversar e opinar sobre os temas propostos. E se dou opiniões faço-o respeitando as pessoas a quem as dou.
Repito: Agradeço as participações directamente relacionadas com o tópico. Todas as outras, dispenso.
Portanto: mais alguém tem alguma coisa a acrescentar que me possa ajudar a compreender porque é que o comportamento da minha gata mudou depois de ser mãe? Sim? Obrigada. Não? Paciência. Quem não tem nada de interessante para dizer mais vale ficar calado.
Para terminar, concordo, que há animais a mais sem dono. Mas também há demasiadas pessoas fundamentalistas. Podemos ajudar os animais sem cair no radicalismo.
Responder

Voltar para “Gatos”