JohnnyBravo1:
Em primeiro lugar, se acha que o seu gatinho poderá estar mais gordo ou até obeso, deverá levá-lo ao veterinário que o acompanha para este fazer uma avaliação.
No caso do veterinário chegar à conclusão que o seu gatinho está efectivamente com excesso de peso, deverá fazer o despiste de eventuais patologias que são potenciadas em animais obesos, como a diabetes, e neste caso deverá fazer um teste à glicémia.
Em seguida será estudado um plano de perda de peso com uma ração adequada e de preferência de prescrição veterinária.
Após esta primeira fase, o plano de perda de peso determinado pelo veterinário deverá ser seguido com rigor.
Deverá ser respeitada a dose diária recomendada que, e ao contrário do que diz, não é de acordo com a idade do animal mas sim de acordo com o peso e, em alguns casos, também a sua constituição.
No meu caso, e visto que tenho 3 gatinhas e 2 delas são obesas, estabeleci horários fixos ao longo do dia para dar as refeiçoes e estas não são mais do que a dose diária recomendada dividida pelo número de refeições que determinei.
Aliado ao plano de perda de peso com uma ração específica para gatos obesos, é conveniente estimular o seu gatinho para o exercício fisíco se este não for muito activo.
Desta forma consegue um aliado para que ele perca o peso em excesso.
Não é possível determinar quanto tempo poderá durar o plano de perda de peso já que dependente disso está a facilidade/dificuldade com que o animal perde peso e o quanto o animal tem de perder para atingir mais ou menos o seu peso ideal.
Pode também consultar dois tópicos muito recentes aqui no Arca que abordam esta questão da obesidade nos gatos:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=57035
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=57448
Boa sorte e vá dando notícias

!