O Banho

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça abr 29, 2003 11:58 am

Olá,

Hoje dei banho à Amélia. Segui os vossos conselhos. Casa de banho aquecida, toalhas à mão, shampô diluido numa taça, lavatório cheio de água... E resolvi pôr uma bacia com água limpinha na banheira.
Foi uma vaentura, ele miou tanto, depois de estar toda molhada acalmou por uns segundos, mas passado um bocado passou-se arranhava, miava, queria fugir, ensaboei-a o melhor que pude (e não foi lá muito bem), depois passei-a para a bacia da baheira, agarrou-se ás bordas dela cheia de medo.
Tadinha estava tão assustada, acabei de lhe tirar o shampô com o chuveiro e lá deixou.
Sequei-a com as toalhas e depois com o secador. Esta parte já foi mais fácil.
Mas ela detestou... Mas ela ontem cuspiu os oleos para o pêlo e ficou com um cheiro horrivel, como hoje não estava mau tempo e eu estou de férias, resolvi dar-lhe banho. mas ela miou tanto...
Acho que está meio amuada comigo...

beijokas
Kathleen
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

terça abr 29, 2003 12:49 pm

Pobrezinha....
Uma festinha para ela!
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça abr 29, 2003 12:56 pm

Por acaso também fiquei com pena, mas tinha mesmo de ser.
Será que alguém me fala da experiência com shampôs secos e quais aconselham?

beijokas
kathleen
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

terça abr 29, 2003 2:04 pm

Não sei qual o champô da Amélia, mas o primeiro que a Anaïs usou foi um líquido - mas para lavagem a seco - chamado BIO-GROOM (comprei na loja "Quatro Patas" do Cascaishopping). É um frasco tranparente com pulverizador e o líquido é azul. Basta aplicar sobre o pêlo e esfregar com as mãos. Sem passar por água, seca-se com a toalha e depois com o secador de cabelo. Fica a cheirar bem :D .
Claro que ela não gostou nada da experiência, pois miou o tempo todo e fartou-se de arranhar. A partir daí passei a iniciar o ritual com um bom corte de unhas :lol: .
Só quando a Anaïs fez 6 mêses é que lhe dei o primeiro banho com água. O champô passou a ser o "Pedigree Professional".
:idea: Como a tua Amélia é Persa e tem pêlo longo, se calhar podias aplicar um amaciador especial para ajudar a pentear e evitar a formação de nós. ;)
agapina
Membro Veterano
Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João

terça abr 29, 2003 2:49 pm

Ola boa tarde a todos

Estou com o mesmo problema, depois de ontem ter dado as vitaminas ao Bethoven, ele ficou todo sujo e a única solução vai ser o banho. Vou dedicar um tempinho para resolver a situação, espero que da melhor maneira. Amélia amiga o Bethoven está contigo.

Um beijão

Franc
Kathleen
Membro Veterano

terça abr 29, 2003 5:38 pm

Olá

Pois eu acho que nesta questão dos benhos eles unem-se todos. O shampô que eu usei chama-se San Bernado e é indicado para cães e gatos e utilizei juntamente um óleo para o pêlo, comprei na loja de animais e eles disseram-me que os clientes que têm persas gostam muito.
Mas eu acho que ela não ficou bem lavada, já não se conseguia mais segurá-la :o
O pêlo debaixo do queixo continua oleoso. A minha empregada nestas coisas de a limpar é muito boa mas eu feita parva pedi ao meu pai para me ajudar em vez de lhe pedir a ela. Acham que posso tentar dar-lhe banho em condições amanhã de novo ou não devo? Será que um shampô seco resolve?
Eu acho que ela ficou meio zangada comigo. Agora está ao pé de mim a dormir, mas..
Eu tenho pena dela, custa-me mas o pêlo está gorduroso...

Beijokas
kathleen
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

terça abr 29, 2003 8:57 pm

Nunca usei óleos para o pelo, mas também não tenho gatos persas.
Quando a minha gata teve Tinha dava-lhe banho de 4 em 4 dias mas com um champô próprio que comprei numa clinica veterinária, que ainda hoje uso quando lhe dou banho. É da Democanis.
Para tirar a gordura eu era capaz de tentar usar pó de talco e ver o resultado, pois sei que criadores persas usam habitualmente pó de talco na cauda deles.
Usei 2 vezes champôs secos, mas que na verdade eram champôs de espuma e que deixavam a gata com o pelo bem molhado! Se o fizer, convém limpá-la com muitas toalhas e aquecer de igual modo a casa-de-banho, pois uma das vezes que usei um champô desses a minha gata constipou-se.
Talvez a opção mais aconselhável seja um bom pó de talco...
Boa sorte

Caneco
Kathleen
Membro Veterano

terça abr 29, 2003 10:53 pm

Olá

Eu uso pó de talco de vez em quando e ajuda a disfarçar, mas isso quando é gordura das orelhitas ou dela comer, mas neste caso foi o óleo que ela toma, daqueles ácidos essenciais e aquilo é super gorduroso o pó de talco não resulta muito.
Para além disso tem um cheiro horrivel...

Beijokas
Kathleen
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quarta abr 30, 2003 9:11 am

Olá,

O Alex tambem tem o pêlo longo, mas não é persa, e dar-lhe banho é uma aventura!

O pêlo dele estava com uma decamação e o pêlo oleosa e ontem fomos ao VET. Começou por tomar vitaminas, ácidos gordos, zinco, etc, e para o banho o veterinário aconselhou um champô anti-septico, à venda nas clinicas veterinárias.

Vou seguir tambem os conselhos dados noutro tópico e utilizados pela Kathleen. A ver se tenho mais sorte! Ai banho, banho...

Miau
Kathleen
Membro Veterano

quarta abr 30, 2003 10:01 am

Olá

Pois esses ácidos é que me levaram a dar o banho à Amélia ela odeia aquilo (e eu até a entendo aquilo não cheira lá muito bem).
Espero que tenha mais sorte do que eu com o banho.
Mas da marca de shampô que eu usei ontem aconselharam-me um seco como sendo muito bom vou ver se há e se o compro.

Beijokas
Kathleen
Cleopatre
Membro Veterano
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quarta abr 30, 2003 1:30 pm

De facto não será aconselhável, em condições normais, dar banho duas vezes seguidas a um animal, dado que ele precisa de 1 semana inteira para repôr a película protectora da pele e do pêlo. Retirá-la com frequência iria desestabilizar o ph da pele e provocar queda de pêlo. Só em casos de dermatites é que se deverá lavar mais regularmente e com champô indicado para o problema, tal como aconteceu à gatinha do Caneco.

No entanto também já aconteceu a Anaïs ter-se sujado com esses ácidos gordos (aqueles da marca "Dermocanis" para a queda do pêlo de que já falei noutro forum). O que fiz foi limpá-la com toalhitas especiais para cão e gato que se vendem nas lojas de animais (comprei na loja "Quatro Patas" do Cascaishopping). São em tudo semelhantes às toalhitas para bébés, mas não são tóxicas (quando o seu líquido de limpeza é ingerido com as lambidelas). É uma boa alternativa ao segundo banho seguido e igualmente eficaz, deixando também um cheirinho agradável. ;)
Kathleen
Membro Veterano

quarta abr 30, 2003 2:17 pm

Olá

Pois eu nem queria dar-lhe banho de novo, só usar um shampô seco, acho que ela sofreu tanto com o que lhe dei.
Eu uso as toalhitas dodot, mas não acho que limpem grande coisa.
Que toalhetes são esses? Nunca ouvi falar, será que me poderias dizer a marca. É que eu vivo em Coimbra...

Obrigado
Kathleen
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta abr 30, 2003 8:54 pm

porque não experimenta limpá-la com toalhitas dodots?
o max quando veio, estava tão fraco que o vet me proibiu de lhe dar banho. só toalhitas. uma vez ao mudar de casa, a cinderela que tem o pelo comprido, não sei como nem onde, encheu-se de cola para os ratos. quantos mais banhos, mais aquilo alastrava. além de ter que a tosquiar, as toalhitas deram um resultadão. ajudaram a dissolver a cola.
Kathleen
Membro Veterano

quarta abr 30, 2003 9:43 pm

É que as toalhitas dodot neste caso não resultam muito porque o pêlo ficou muito gorduroso. Mas hoje com as lambidelas dela todas e com talco já está mais disfarçado.

Beijokas
Kathleen
Cleopatre
Membro Veterano

sexta mai 02, 2003 10:27 am

As tais toalhitas para gatos e cães chamam-se "TOPP". :D
Responder

Voltar para “Gatos”