Mordiscar
Moderador: mcerqueira
Olá a todos. A minha gatinha vai fazer 6 mesinhos e na brincadeira dela leva tudo a boca, mesmo os brinquedos dela. A veterinária disse ser normal pois está numa fase de troca de dentição.
O problema é que as vezes ela mesmo nas nossas maos faz isso por exemplo quando lhe vamos fazer uma festa... Ela neste momento não magoa pois nao aperta, mas o meu medo é que nao perca este vicio e sendo adulta continue a morder as nossas maos... e com mais força.
Eu ralho quando ela faz isso sem ser nos brinquedos, para que se aperceba de onde deve e nao deve morder, mas mesmo assim parece nao resultar.
Gostaria de saber se tem alguns conselhos para que possa fazer algo que a incentive a nao morder mais sem ser nos brinquedos dela.
Obrigada.
O problema é que as vezes ela mesmo nas nossas maos faz isso por exemplo quando lhe vamos fazer uma festa... Ela neste momento não magoa pois nao aperta, mas o meu medo é que nao perca este vicio e sendo adulta continue a morder as nossas maos... e com mais força.
Eu ralho quando ela faz isso sem ser nos brinquedos, para que se aperceba de onde deve e nao deve morder, mas mesmo assim parece nao resultar.
Gostaria de saber se tem alguns conselhos para que possa fazer algo que a incentive a nao morder mais sem ser nos brinquedos dela.
Obrigada.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm
Pois...Isis27 Escreveu:Ela neste momento não magoa pois nao aperta, mas o meu medo é que nao perca este vicio e sendo adulta continue a morder as nossas maos... e com mais força.
A minha, quando era pequenina, mordia e toda a gente achava imensa piada, aliás, eu, logo nos primeiros dias dela cá em casa, ralhava com ela e a minha mãe dizia para deixar porque ela era pequenina e não magoava e que quando fosse grande ela parava e não espetava os dentes...
Eu, muito ingénuamente, já que nunca tinha tido gatos, e os meus pais já tinham tido vários, lá deixei, pensando que estava a agir muito bem...
Pois... Já fui muito tarde...
Hoje está pior que nunca...
Adora morder, ela não faz mais nada senão morder, por vezes tenho de fugir dela pois morde imenso e mesmo para magoar... Ela morde com uma vontade

Quando ela me morde começo a fazer que choro, para ela perceber que magoou e ela lá párae dá logo beijinhos...
Quando lhe berro ou dou uma sapatadita ela fica chateada e ainda ferra mais... O mesmo acontece quando ela quer fazer alguma coisa e nós não deixamos, como ir para a varanda...

Mas sabe o mais engraçado??
Ela só faz isto connosco, ou quando ganha muita confiança com alguma pessoa (o que é muito dificil), quando temos visitas ela afasta-se e ninguém a vê, se vão ter com ela e lhe tentarem tocar à força (o que eu evito aop máximo) ela dá uma sapatada à pessoa, pode ameaçar uma mordida, bufar, mas enconde-se e não faz mais nada... O que é a minha sorte...
Onde ela se portava pior era na veterinária, mas desde o dia da esterilização, que segundo a vet ela foi uma autêntica fera, ganhou medo e agora porta-se lindamente

Por isso, enquanto ela é pequenina...
Sempre que ela morder...
Dê-lhe os berros que precisar de dar... Feche-a noutra divisão, como castigo, por uns minutos... Ignora-se, afaste-a de si... Forrife-a com água... Dê-lhe uma palmadita (só para assustar) se necessário... Assute-a com barulhos fortes, como o aspirador ou o secador de cabelo...
Mas não a deixe fazer isso, senão ela habitua-se e nunca mais

Boa sorte

<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 27, 2008 7:59 pm
- Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)
Os gatos são muito teimosos e dificeis de educar (tem muita personalidade lá está).
Mas cada vez que a sua gatinha fizer isso diga-lhe um não forte e aponte o dedo indicador ao seu focinho tocando no nariz dela (que eles não gostam, embora o meu ñ se importe mas pronto xD), se necessário dê-lhe uma palmada! E não lhe ligue durante uns tempos.
O meu gato custou a educar, mas não tanto como outros que conheço, pois ele é muito mansinho. Mas quando era pequeno trincava e com bastante força !
Agora ainda tem ás vezes a mania de morder quando quer brincar (pois acho que nunca perdem esse vicio, pode é controlar-se
), mas é muito mais cuidadoso, não costuma aleijar.
Mas quando as vezes se distrai e exagera na força digo logo o nome dele em voz alta ou um "não" forte e ele para logo.
Só lhe bati quando era pequeno (e só uma palmadita quando necessário mesmo), agora já não é preciso, pois o tom da minha voz diz-lhe tudo !
Um gato que não é educado desde pequeno nunca vai ser educado em adulto ! Os gatos só costumam obedecer mesmo a 1 pessoa e é bom que seja a si
. O meu gato gosta muito dos meus pais e do meu namorado mas so me obedece a mim, e também é de mim que ele gosta mais e que pede os miminhos (não foi por lhe mandar uma palmada que ele deixou de gostar de mim
)
Mas cada vez que a sua gatinha fizer isso diga-lhe um não forte e aponte o dedo indicador ao seu focinho tocando no nariz dela (que eles não gostam, embora o meu ñ se importe mas pronto xD), se necessário dê-lhe uma palmada! E não lhe ligue durante uns tempos.
O meu gato custou a educar, mas não tanto como outros que conheço, pois ele é muito mansinho. Mas quando era pequeno trincava e com bastante força !
Agora ainda tem ás vezes a mania de morder quando quer brincar (pois acho que nunca perdem esse vicio, pode é controlar-se

Mas quando as vezes se distrai e exagera na força digo logo o nome dele em voz alta ou um "não" forte e ele para logo.
Só lhe bati quando era pequeno (e só uma palmadita quando necessário mesmo), agora já não é preciso, pois o tom da minha voz diz-lhe tudo !

Um gato que não é educado desde pequeno nunca vai ser educado em adulto ! Os gatos só costumam obedecer mesmo a 1 pessoa e é bom que seja a si

<strong>Kátia</strong>
Pois... eu dou palmadas quando ela insiste em faze-lo, ralho-lhe dizendo tambem um "nao" ou "quieta" com voz forte e chamo-a de má quando me faz isso. Viro costas e deixo-a sozinha para ela ver que estou chateada com ela. Ela foje para debaixo de um movel e deixa-se lá estar.
Hoje foi a veterinaria levar a vacina e portou-se mal novamente mostrou-se arisca queria sair dali e eramos 4 a agarra-la quando foi para cortar as unhas. Valeu a paciencia da vet
Vou continuar a ralhar e a dar uma palmada quando for preciso. O problema é que ela nao veio para mim de pequenina mesmo. Já tinha 5 meses e era vadia por isso nao sei se estas atitudes estarão de alguma forma associadas à vivência que teve na rua.
Estou a ter toda a paciencia do mundo para ela porque ela merece eu adoro-a, e mal possa vou estereliza-la. Pode ser que de alguma forma a acalme.
Não quero que ela deixe de ser uma gata activa mas queria evitar a todo o custo que não fosse tão arisca.
Tem muita personalidade mas gostava de a poder acalmar um pouco mais
Obrigada a todos pelas respostas
Hoje foi a veterinaria levar a vacina e portou-se mal novamente mostrou-se arisca queria sair dali e eramos 4 a agarra-la quando foi para cortar as unhas. Valeu a paciencia da vet

Vou continuar a ralhar e a dar uma palmada quando for preciso. O problema é que ela nao veio para mim de pequenina mesmo. Já tinha 5 meses e era vadia por isso nao sei se estas atitudes estarão de alguma forma associadas à vivência que teve na rua.
Estou a ter toda a paciencia do mundo para ela porque ela merece eu adoro-a, e mal possa vou estereliza-la. Pode ser que de alguma forma a acalme.
Não quero que ela deixe de ser uma gata activa mas queria evitar a todo o custo que não fosse tão arisca.

-
- Membro Júnior
- Registado: domingo jul 09, 2006 9:29 pm
- Localização: tenho uma gata,tive um cão (akita inu), pássaros (periquitos, caturras)
A minha é exatamente a mesma coisa, quando era pequena mordia mas nao aleijava, agora sempre que ralho com ela mia e se lhe viro as costas morde me !A minha, quando era pequenina, mordia e toda a gente achava imensa piada, aliás, eu, logo nos primeiros dias dela cá em casa, ralhava com ela e a minha mãe dizia para deixar porque ela era pequenina e não magoava e que quando fosse grande ela parava e não espetava os dentes...
Eu, muito ingénuamente, já que nunca tinha tido gatos, e os meus pais já tinham tido vários, lá deixei, pensando que estava a agir muito bem...
Adora morder, ela não faz mais nada senão morder, por vezes tenho de fugir dela pois morde imenso e mesmo para magoar... Ela morde com uma vontade
Quando ela me morde começo a fazer que choro, para ela perceber que magoou e ela lá párae dá logo beijinhos...
Quando lhe berro ou dou uma sapatadita ela fica chateada e ainda ferra mais... O mesmo acontece quando ela quer fazer alguma coisa e nós não deixamos, como ir para a varanda...

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Pessoal...a tecnica do chinelo... nao falha
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... lo&start=0
Leo

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... lo&start=0
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)
Experimente cortar-lhe as unhas você (mas antes pergunte ao veterinário como fazerIsis27 Escreveu:Pois... eu dou palmadas quando ela insiste em faze-lo, ralho-lhe dizendo tambem um "nao" ou "quieta" com voz forte e chamo-a de má quando me faz isso. Viro costas e deixo-a sozinha para ela ver que estou chateada com ela. Ela foje para debaixo de um movel e deixa-se lá estar.

Sou eu que corto as unhas ao meu e ele fica bem calminho (mas la esta ele nunca foi arisco).
Quanto a ela ser uma gatinha de rua realmente vai ter um trabalho muito mais dificil, mas não desista

Quando ela se estiver a portar bem dê-lhe muitos miminhos, mostre que gosta dela, que ela nunca vai ficar "chateada" consigo

<strong>Kátia</strong>
-
- Membro Veterano
Lá está não teve a educação necessáriapunker Escreveu:A minha é exatamente a mesma coisa, quando era pequena mordia mas nao aleijava, agora sempre que ralho com ela mia e se lhe viro as costas morde me !A minha, quando era pequenina, mordia e toda a gente achava imensa piada, aliás, eu, logo nos primeiros dias dela cá em casa, ralhava com ela e a minha mãe dizia para deixar porque ela era pequenina e não magoava e que quando fosse grande ela parava e não espetava os dentes...

<strong>Kátia</strong>
-
- Membro Veterano
Infelizmente, às vezes nem com o chinelo lá vou... A verdade é que não tenho coragem para lhe bater com força e se lhe mostro o chinelo ela atira-se ainda mais furiosaleonildecarvalho Escreveu:Pessoal...a tecnica do chinelo... nao falha![]()
![]()

Ainda hoje de manhã...
Já nem sei porquê, mas chateamo-nos, deve ter sido por causa da varanda, para não variar... Ela começou a perseguir-me para me morder, mas eu lá consegui que ela parasse... Ou, pelo menos, pensei que ela tinha parado... Assim que me apanhou a jeito, voltou à carga... Eu sentei-me no chão para lhe fazer festinhas, para ficar tudo bem, mas ela lançou-se a mim toda furiosa... Eu só tive tempo de sacar dos chinelos e dar-lhe no rabo, mas assim que me apanhava a jeito atirava-se com ainda mais força... O que me safou foi o meu pai que entrou de repente e ela assustou-se com a porta a abrir...

Depois disso, ao passar por ela, ainda me deu uma valente mordida na perna.... E depois não me deixava aproximar e punha-se logo à defesa... Andou amuada comigo grande parte do dia, só ao bocado é que me aproximei dela e ela lá me começou a dar beijinhos...
Mas esta gata é fera, mesmo... Tem uma personalidade terrível, tem de ter sempre "a última palavra"...
Às vezes é horrível, já que ela magoa mesmo e eu ando sempre com uns arranhões jeitosos e os meus pais não gostam nada, até porque não sou a única que sofre cá em casa, ela não se inibe de dar uma valente mordida, embora eu seja "o cristo"... Mas, muito sinceramente, prefiro uma gata assim àquelas pachorrentas que só querem mimos...

-
- Membro Veterano
O problema de muitos donos é esse mesmo, ou não gostam de bater nos animais ou têm medo deles (que é o mais grave).mOreirinha01 Escreveu:Infelizmente, às vezes nem com o chinelo lá vou... A verdade é que não tenho coragem para lhe bater com força e se lhe mostro o chinelo ela atira-se ainda mais furiosaleonildecarvalho Escreveu:Pessoal...a tecnica do chinelo... nao falha![]()
![]()
![]()
Ainda hoje de manhã...
Já nem sei porquê, mas chateamo-nos, deve ter sido por causa da varanda, para não variar... Ela começou a perseguir-me para me morder, mas eu lá consegui que ela parasse... Ou, pelo menos, pensei que ela tinha parado... Assim que me apanhou a jeito, voltou à carga... Eu sentei-me no chão para lhe fazer festinhas, para ficar tudo bem, mas ela lançou-se a mim toda furiosa... Eu só tive tempo de sacar dos chinelos e dar-lhe no rabo, mas assim que me apanhava a jeito atirava-se com ainda mais força... O que me safou foi o meu pai que entrou de repente e ela assustou-se com a porta a abrir...![]()
Depois disso, ao passar por ela, ainda me deu uma valente mordida na perna.... E depois não me deixava aproximar e punha-se logo à defesa... Andou amuada comigo grande parte do dia, só ao bocado é que me aproximei dela e ela lá me começou a dar beijinhos...
Mas esta gata é fera, mesmo... Tem uma personalidade terrível, tem de ter sempre "a última palavra"...
Às vezes é horrível, já que ela magoa mesmo e eu ando sempre com uns arranhões jeitosos e os meus pais não gostam nada, até porque não sou a única que sofre cá em casa, ela não se inibe de dar uma valente mordida, embora eu seja "o cristo"... Mas, muito sinceramente, prefiro uma gata assim àquelas pachorrentas que só querem mimos...
Mas não pode ser, temos de mostrar quem manda, senão nunca vamos ter mão neles. Eu também não gosto de lhe bater, quando lhe bato dá-me vontade de ir logo fazer festinhas e pedir "desculpa", mas não pode ser.
Graças às palmadas e à maneira como falava com o meu gato quando ele fazia asneira ele agora obedece-me muito bem. Aliás mal eu levanto a voz encolhe-se ou pisga-se logo xD...
Ele nunca se virou contra mim e ai dele que se vire !
<strong>Kátia</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Entao apos a gata ter atacado, vai fazer-lhe festinhas?mOreirinha01 Escreveu:
(...)Eu sentei-me no chão para lhe fazer festinhas, para ficar tudo bem, mas ela lançou-se a mim toda furiosa...

NUNCA se deve fazer festas a um animal apos este ter atacado!!! Quando muito apos algum tempo, falar-lhe em tom de poucos amigos para que perceba que fez asneira...mas NUNCA acaricia-lo para "fazer as pazes"...

Claro que a gata assim continuara a atacar, quanto mais nao seja para obter atencao... ou continuara confusa...
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Sim, eu sei...leonildecarvalho Escreveu:Entao apos a gata ter atacado, vai fazer-lhe festinhas?mOreirinha01 Escreveu:
(...)Eu sentei-me no chão para lhe fazer festinhas, para ficar tudo bem, mas ela lançou-se a mim toda furiosa...![]()
NUNCA se deve fazer festas a um animal apos este ter atacado!!! Quando muito apos algum tempo, falar-lhe em tom de poucos amigos para que perceba que fez asneira...mas NUNCA acaricia-lo para "fazer as pazes"...![]()
Claro que a gata assim continuara a atacar, quanto mais nao seja para obter atencao... ou continuara confusa...
Leo
Mas eu pensava que ela já estava mais calma... e esse foi o meu erro... Ela estava só à espera de uma opurtunidade...

Depois disso deixei-a andar, evitando contactos... Só fui ter com ela mais ao final do dia...
Mas eu já tenho tido mais cuidado com estas atitudes da parte dela... Já vou conseguindo que ela pare apenas com um NÃO... Mas às vezes parece impossível controla-la...
Mas acreditem... Ela já foi bem pior...

Eu sei bem o que isso é!! Mas quando dizemos atacar não é no sentido de elas querem brigar à seria connosco, é mais na brincadeira, só que elas não sabem o que doi aqueles dentinhos aguçados!! A brincadeira que a minha mais gosta é mesmo andar a correr atrás de mim para me morder. à noite então é quando ela quer mais brincadeira, deve ser porque nesta altura é quando está mais fresco. Também costumo andar com os braços numa lástima mas quem corre por gosto não cansa, e às vezes parecemos 2 crianças a brincar "Luta Livre" ou "Vale Tudo". É claro que quando ela começa a abusar dou-lhe um berro e ela amua durante umas horitas, depois a sede aperta (ela só bebe àgua do lavatório") e lá dá o "braço" a torcer e vem pedir-me àgua 

A minha nunca experimentou a tecnica do chinelo, ja experimentou o croque na cabeça, a palmada no rabo e os berros da dona, mas essa do chinelo nunca 
Nada como experimentar também
Tenho a certeza que vai ser dificil mas nao vai ser impossivel.
O que se calhar dificulta mais é que quando estou no trabalho e o meu pai esta em casa ele deixa que ela lhe morda na brincadeira. Eu ja lhe disse mais que uma vez para nao a deixar fazer isso, mas ele insiste. Depois eu chego tento impor disciplina e, claro está, torna-se mais complicado...

Nada como experimentar também

Tenho a certeza que vai ser dificil mas nao vai ser impossivel.
O que se calhar dificulta mais é que quando estou no trabalho e o meu pai esta em casa ele deixa que ela lhe morda na brincadeira. Eu ja lhe disse mais que uma vez para nao a deixar fazer isso, mas ele insiste. Depois eu chego tento impor disciplina e, claro está, torna-se mais complicado...