Ração p/Gatas Esterilizadas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Carla829
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: segunda fev 19, 2007 4:15 pm

quinta ago 28, 2008 12:59 pm

Boa Tarde

Eu sei que este assunto já deve estar mto "falado" mas agradecia se me pudessem ajudar numa dúvida.

Eu tenho uma gata que está esterilizada e come ração para gatos esterilizados, mas tenho uma amiga que tb tem uma gata esterilizada e só nos primeiros tempos deu-lhe este tipo de ração.

Agora dá-lhe ração normal e como notou que a gata está "igual" em termos físicos (n engordou), vai continuar a dar ração normal.

Ora a minha pergunta é se não constitui problema para a saude da gatinha ela continuar a dar ração normal quando a gata já está esterilizada.

Peço desculpa pelo testamento.

Obrigada
Carla :)
mOreirinha01
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quinta ago 28, 2008 1:21 pm

Olá...

Quando uma gata é esterilizada tem tendência a engordar, podendo até ficar obesa se não existirem cuidados com a alimentação...
E os cuidados devem existir durante toda a vida da gata, ou seja, ela deve comer sempre ração para gatos esterilizados...

No meu caso...
Esterilizei a minha gata e continuei a dar-lhe comida para gatos juniors até aos 12 meses, desconhecia que devia mudar a ração logo após a operação...
Quando mudei a ração comecei a dar ração normal...
O certo é que ela começou a ficar cheínha e eu decidi mudar a ração para a de gatos esterilizados...
Ela emagreceu muito, mas começou a ficar com os dentes amarelos porque os biscoitos eram muito pequenos e ela engolia-os, não o mastigava e, por isso, ficava mais susceptiva à acomulação de tártaro...
Conclusão...
A vet disse para lhe dar ração normal e é a que eu lhe dou...
Acho que ficou mais pesadinha, mas nada de anormal... E os dentes já não estão amarelos... Mas também controlo ao máximo a ração que ela come e obrigo-a a correr e a saltar, um bocadinho, todos os dias!

É questão de falar com o veterinário da sua gata e ver o que ele aconselha... Mas, normalmente, gatos esterilizados devem comer ração para gatos esterilizados!!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
marymartins
Membro
Mensagens: 193
Registado: quarta nov 21, 2007 1:11 am
Localização: Muffin, Doggy e Mi (RIP)

quinta ago 28, 2008 1:23 pm

Boa tarde!
Sim, há problema! As rações para gatos esterilizados não previnem só a obesidade desses animais, também são apropriadas para cuidar do trato urinário, uma vez que gatos esterilizados têm mais tendência para desenvolver problemas a esse nível.
Continue a dar a ração ao seu bicho e tente convencer a sua amiga a fazer o mesmo! Ela pode pensar que está a poupar, mas depois acaba por gastar mais em veterinários e faz o gatinho sofrer sem necessidade! :wink:
Mariana
Carla829
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: segunda fev 19, 2007 4:15 pm

quinta ago 28, 2008 1:32 pm

Obrigada pelos conselhos.

Carla
Magnolya
Membro Veterano
Mensagens: 298
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

quinta ago 28, 2008 3:08 pm

A minha foi esterilizada aos 6 meses, e logo a partir daí comecei a dar-lhe exclusivamente ração hills para gatos esterilizados e não penso mudar!
Antes da esterilização era alimentada com rc para gatinhos.
Se a sua amiga alterou a ração, procedeu erradamente.
Até porque os gatos têm um estomago muito sensível e não se deve mudar constantemente o tipo de alimentação.
A introdução de um novo alimento deve ser feito progressivamente ao longo de 8 a 10 dias.
MariaPaz
Membro
Mensagens: 176
Registado: sexta jul 27, 2007 7:58 am

quinta ago 28, 2008 4:00 pm

O meu casal de gatos, ambos esterilizados, comem ambos ração para gatos esterilizados da RC, não são gordos, e respiram saúde!
lotus_ghost
Membro
Mensagens: 199
Registado: quinta nov 09, 2006 2:40 pm

sexta ago 29, 2008 12:47 pm

Os gatos (machos e fêmeas) só deverão comer rações especias (indoor, p/ esterilizados, diet, etc) se forem aconselhados pelo vet, no entanto, uma alimentação normal de qualidade é suficiente para qualquer animal saudável (isto dito por veterinários e alguns criadores).

As pessoas n comem "comida especial" como prevenção a futuras doenças a n ser q sejam mandadas pelo médico, certo?

As minhas estão esterilizadas e comem ração de qualidade NORMAL. Nunca tiveram qq problema mas se alguma delas tiver um problema de saúde poderá então ter q mudar p uma dieta especial.

Resumindo: Se o animal tem uma vida activa e pouca disposição p engordar n vejo pq lhe deve dar ração especial só para "manter o peso".
marymartins
Membro
Mensagens: 193
Registado: quarta nov 21, 2007 1:11 am
Localização: Muffin, Doggy e Mi (RIP)

sexta ago 29, 2008 12:55 pm

lotus_ghost Escreveu:
Resumindo: Se o animal tem uma vida activa e pouca disposição p engordar n vejo pq lhe deve dar ração especial só para "manter o peso".
Lá está, não é só para manter o peso. That's the point... :wink:
Mariana
lotus_ghost
Membro
Mensagens: 199
Registado: quinta nov 09, 2006 2:40 pm

sexta ago 29, 2008 12:59 pm

Sim, ok, a ração n previne só o aumento de peso...
Uma BOA ração/alimentação (para animais e humanos) são o q há de melhor prevenção a longo prazo.

O q posso acrescentar é: se confia no seu vet, siga o q ele lhe diz. :roll:
Fsetter
Membro Veterano
Mensagens: 261
Registado: sábado mai 15, 2004 11:42 am

sexta ago 29, 2008 8:14 pm

lotus_ghost Escreveu:uma alimentação normal de qualidade é suficiente para qualquer animal saudável (isto dito por veterinários e alguns criadores).
lotus_ghost Escreveu:As minhas estão esterilizadas e comem ração de qualidade NORMAL. Nunca tiveram qq problema mas se alguma delas tiver um problema de saúde poderá então ter q mudar p uma dieta especial.
Nem mais! As rações para gatos esterilizados são mais marketing do que outra coisa qualquer. E isto foi-me confirmado por um veterinário de um conceituado hospital veterinário!

Todos os meus gatos estão esterilizados e todos comem ração "dita normal" de qualidade. Nenhum deles tem peso a mais (e têm sempre comida à disposição!) e nenhum deles tem tido problemas de saúde.
Ritaleitao
Membro
Mensagens: 145
Registado: segunda jan 14, 2008 3:11 pm

sexta ago 29, 2008 8:28 pm

Não precisa de lhe dar comida para gatos esterilizados se, em vez disso, lhe der uma comida para gatos adultos de boa qualidade, como a da marca hills, royal canine, eukanuba, purina...

Cada vez mais se sabe que a comida para gatos esterilizados é uma estratégia de marketing :!:
Última edição por Ritaleitao em sexta ago 29, 2008 8:39 pm, editado 1 vez no total.
<strong>Ritaleitao</strong>
Paty_LP
Membro Veterano
Mensagens: 740
Registado: quarta ago 31, 2005 2:46 pm
Localização: 3 Gatos;
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

sexta ago 29, 2008 8:29 pm

Fsetter Escreveu: Todos os meus gatos estão esterilizados e todos comem ração "dita normal" de qualidade. Nenhum deles tem peso a mais (e têm sempre comida à disposição!) e nenhum deles tem tido problemas de saúde.
E há quanto tempo estão esterilizados? Que idade têm?
www.kiran_esta_perdido.blogs.sapo.pt
www.cidadedosanimais.com/forum
Ritaleitao
Membro
Mensagens: 145
Registado: segunda jan 14, 2008 3:11 pm

sexta ago 29, 2008 8:39 pm

Fsetter Escreveu:
lotus_ghost Escreveu:uma alimentação normal de qualidade é suficiente para qualquer animal saudável (isto dito por veterinários e alguns criadores).
lotus_ghost Escreveu:As minhas estão esterilizadas e comem ração de qualidade NORMAL. Nunca tiveram qq problema mas se alguma delas tiver um problema de saúde poderá então ter q mudar p uma dieta especial.
Nem mais! As rações para gatos esterilizados são mais marketing do que outra coisa qualquer. E isto foi-me confirmado por um veterinário de um conceituado hospital veterinário!

Todos os meus gatos estão esterilizados e todos comem ração "dita normal" de qualidade. Nenhum deles tem peso a mais (e têm sempre comida à disposição!) e nenhum deles tem tido problemas de saúde.

Não precisa de lhe dar comida para gatos esterilizados se, em vez disso, lhe der uma comida para gatos adultos de boa qualidade, como a da marca hills, royal canine, eukanuba, purina...

Cada vez mais se sabe que a comida para gatos esterilizados é uma estratégia de marketing :!:
<strong>Ritaleitao</strong>
mOreirinha01
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta ago 29, 2008 9:02 pm

Ritaleitao Escreveu:Cada vez mais se sabe que a comida para gatos esterilizados é uma estratégia de marketing :!:
Custa-me a acreditar nisso...
Porque eu vi as diferenças, na minha gata, quando lhe mudei a ração... Dava exactamente as mesmas quantidades e ela emagreceu imenso, quando voltei a mudar a ração ela voltou a engordar uns quilinhos...

Toda a gente sabe que, em alguns casos, uma ração expecifica para a condição do animal, faz toda a diferença :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

sexta ago 29, 2008 9:21 pm

Ritaleitao Escreveu: (...)
Cada vez mais se sabe que a comida para gatos esterilizados é uma estratégia de marketing :!:
Ok, como ate estou bem disposta e gosto de dar o beneficio da duvida, entao prove-nos, com tabelas comparativas de uma e outra gama, o que afirma :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”