será que ela se vai zangar?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
patmartins
Membro Júnior
Registado: segunda set 01, 2008 4:46 pm

quarta set 03, 2008 3:21 pm

Olá a todos/as. Eu sou novata nestas coisas dos foruns e ainda mais novata como mamã de uma gatinha fofinha. Não queria chatear-vos a contar as peripécias da minha wicca mas queria perguntar-vos algumas coisas, pois tenho lido muitos tópicos aqui do forum e às vezes tenho receio de não fazer as coisas bem para que a wicca cresça feliz e principalemente, uma gatinha dócil. Nunca tive um animal de estimação, mas felizmente agora que já tenho a minha casinha e condições financeiras para o poder suportar adoptei uma gatinha de uma ninhada de uma vizinha da minha sogra que não queria mais gatinhus. Ela é um amor, adora mimos e brincadeiras, e muita atenção. Está conosco há cerca de três semanas e está quase a fazer dois meses. Já foi desparasitada internamente, começa as vacinas no próximo sábado, tem muitos brinquedos, dou-lhe ração da royal canin para bebés, tem uma areinha xpto, ou seja tenho-a tratado com todos os carinhos e com todos os concelhos que tenho lido em foruns como este. Desde já por isso, começo por agradecer o que tenho aprendido com todos/as vocês! :D Acontece que eu fui buscá-la na minha segunda semana de férias e fiquei duas semanas em casa. O tempo que estava longe dela não era muito. Agora voltei ao trabalho e claro, as coisas são diferentes, saio de casa às sete da manhã e maioria dos dias chego às oito da noite se não mais tarde. Nesta semana e nas próximas o choque não vai ser tão grande porque o meu marido está da parte da tarde em casa a escrever uma tese mas quando ele recomeçar a tempo inteiro ela vai ficar sozinha das 8 e meia às seis (sensivelmente as horas a que ele sai e volta do trabalho). O que eu tenho algum receio é que ela que até agora me tem procurado mais a mim porque tenho mais paciencia para passar todo o tempo que estou em casa a brincar com ela, comece a não gostar tanto de mim porque o tempo que lhe dou é muito menos e sei que o meu fofinho apesar de a tratar muito bem não tem tanta disponibilidade para passar horas de volta dela com os brinquedos...
Acham que ela vai afastar-se de mim gradualmente, enquanto for crescendo? e vai ficar assim arisca em vez de ser uma gatinha fofinha e brincalhona como tantas das vossas? É que também já tenho lido por aqui histórias de que os gatinhus se podem zangar conosco e não nos ligar nenhuma... E eu gosto tanto tanto dos miminhus dela...
Desculpam o testamento, fica também como forma de me apresentar a vocês. Espero que as vossas respostas me acalmem... Esta semana levantei-me todos os dias uma hora mais cedo para lhe poder dar alguma atenção antes de sair de casa... Mas é mesmo muito cedo, não sei se consigo sempre...

Obrigada
Beijinhus **
simaosinho
Membro
Registado: segunda jul 28, 2008 9:03 pm

quarta set 03, 2008 3:51 pm

e claro k a sua gatinha nao vai ficar zangda.pode sentir-se um opouco sozinha mas depois acaba p habituar-se.a minha mafalda fica soxnh das oito da manha as sete da noite e quando xego a casa ela vem logo enroscar-se a mim.eles sao muito intiligentes.c o tempoela ha-de adaptar-se.beijinhos.
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quarta set 03, 2008 3:53 pm

Olá!!

A minha gata também passa algum tempo sozinha em casa, quando eu tenho aulas, mas não é isso que define a personalidade dela...
Uma gata mansa não vai deixar de ser meiguinha porque passa mais tempo sozinha, aliás, se ela tem uma forte relação consigo o mais provavel é, quando chegar a casa após um dia em que ela ficou sozinha, ela enche-la de mimos e não a largar por um minuto...
Além disso, os gatos dormem imenso... O que pode acontecer de pior é ela passar o dia inteiro a dormir e depois não a deixar dormir, à noite, porque quer brincar...

O meu conselho é, se tiver possibilidades, arranjar-lhe uma companhia felina... É bom para ela e bom para vocês e ela não ía deixar de gostar dos donos porque tinha um novo amigo... Não passava tanto tempo sozinha e não dormia tanto durante o dia...
Se eu pudesse adoptava um outro gato mas, infelizmente, estou dependente dos meus pais!!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
patmartins
Membro Júnior

quarta set 03, 2008 4:24 pm

Obrigada. Quanto a ter outra, para já não é possível, talvez daqui a um tempo dê... Sim, ela recebe-me muito bem, tanto de manhã quando me levanto (porque não a deixo dormir no nosso quarto) como quando tenho chegado a casa.
Mas não sei se é por já ser menos bebezinha e já se entreter melhor sozinha com os brinquedos e o resto que há pela casa, mas acho que já não me procura tanto. Não anda sempre atras de mim a miar e a ver tudo o que faço como durante o tempo em que estive em casa com ela...
E agora as brincadeiras dela também são assim mais violentas! Hehe eu acho-lhe um piadão, mas espero que sejam mesmo só brincadeiras porque quando for maior se ficar grandinha vai ter mais força e as brincadeiras podem aleijar, né...
Hoje vou comprar-lhe uma escova para lhe escovar o pelinhu, espero que ela goste senão além de ser uma luta ou de achar que a escova é mais um brinquedo ainda vai ficar furiosa comigo... :? Estou mesmo com medo que ela fique tão independente que depois não aprecie a minha companhia! Medos provavelmente, de quem não percebe nada disto... O meu fofinho diz que eu pareço uma totó, como nunca tive nenhum animal de estimação trato-a com muitos cuidadinhus, demasiados na opinião dele... :oops:
Vou continuar a aprender coisas por aqui * Obrigada pela vossa atenção!
mOreirinha01
Membro Veterano

quarta set 03, 2008 4:38 pm

Os gatos são animais independentes, não andam constantemente atrás dos donos...
Dou o exemplo da minha...
A minha Luz veio cá para casa em altura de aulas... Eu ía para a escola, os meus pais íam trabalhar e ela ficava sozinha em casa...
Enfim...
Quando me apanhava em casa andava sempre a correr atrás de mim...
Depois foi crescendo e tornou-se mais independente... Volta e meia lá anda ela atrás de nós a ver o que andamos a fazer, mas já não é com a frequência que era anteriormente...

Quanto a essas brincadeiras mais violentas, corte-lhas já... Não deixe que ela se exceda...
Porque quando for maior pode acalmar, mas também pode ir ganhando confiança a mais e depois as brincadeiras tornam-se bem mais dolorosas!!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta set 03, 2008 6:34 pm

Quando se ausentar por mais horas, deixe-lhe uma peca de roupa sua, com o seu odor... :wink: para que a gatinha se sinta "acompanhada"
O problema maior que eventualmente podera vir a constatar e os horarios trocados...como, dormir de dia por estar muito so e acordada durante a noite porque dormiu demasiado. E, depois da dona regressar a casa, a gatinha tera toda a apetencia do Mundo para a brincadeira :P

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
luferro
Membro Júnior
Registado: segunda dez 31, 2007 7:42 pm

quinta set 04, 2008 10:24 am

:lol: As gatinhas sao espertas, elas acostumam-se com a rotina, alias os gatos adoram rotinas, qndo mudam q elas nao gostam, o q pode vir acontecer é ela nao comer qse..a minha só come qndo chega alguem em casa, repare e fique atenta a isso...faço a minha comer sempre q saio..ponho comidinha nova no pratinho, e qndo chego faço a mesma coisa, pq sei q esta faminta...bjim e boa sorte a nova pequena!! veja as fotos da minha nina, ela fez esterilizaçao 3ª feira, ta ainda de repouso. bjinhux
patmartins
Membro Júnior

quinta set 04, 2008 11:00 am

Obrigada, pelas vossas respostas. De facto, quando chego a casa ela dá-me logo muitos miminhos e de manha entre acordar e sair de casa também anda mimosa. O pior é mesmo à noitinha, já depois de jantar que quer é brincadeira, fica doidinha!!!

Luferro, também já combinei com o veterinário e a wicca vai fazer a ovarectomia depois dos seis meses. Mas ainda não lhe perguntei bem como é a operação... Abrem-nas muito? ou é só uns golpezinhus suficientes para fazer a extração? Vou começar a ler sobre isso. Mas diga-me a sua gatinha ressentiu-se muito? Acha que se sente mal depois da operação? Ficou em casa algum tempo depois da operação a ver se ela estava bem?? Custa-me tanto pensar que pode correr mal, afinal é uma cirurgia, né? Mas pelo melhor, já está combinado com o veterinário para não ter a tentação de não o fazer... Obrigada.

Beijinhos
mOreirinha01
Membro Veterano

quinta set 04, 2008 11:47 am

patmartins,
a esterilização não é nada de mais, acho que com o tempo tem-se tornado já uma coisa normal afinal, hoje em dia, fazem-se muitas esterilizações e o risco é reduzido... :wink:

a minha gata foi esterilizada, com 6 meses, em tempo de aulas e, por isso, eu pedi para que a esterilização fosse marcada para uma sexta-feira, para poder ficar o fim-de-semana com a Luz...
então tive de retirar a água e a comida no dia anterior, à noite...
de manhã, no dia da operação, eu e o meu pai fomos levá-la à clínica (tinhamos a opção de a ter deixado lá passar a noite, mas preferimos assim) e depois, quando saí da escola, já ao fim da tarde, eu e o mai pai fomos buscá-la...
quando a vi fiquei com vontade de chorar, ela nem reagia à minha voz, os olhos ainda estavam vidrados, enfim, nem parecia a minha Luz...
a veterinária aconselhou-me a não a deixar sair da transportadora nessa noite (acho que não é um processo normal, mas a vet aconselhou devido à personalidade da Luz), eu coloquei a transportadora ao pé da minha cama e, durante a noite, ela acordava e começava a miar muito baixinho, eu abria a transportadora e ela tentava saltar cá para fora, eu não deixava mas ficava a falar com ela um bocadinho e ela lá acalmava...
no dia seguinte, logo de manhãzinha, eu e a minha mãe fechamo-nos no corredor (o único local da casa em que não há locais onde ela possa subir), eu abri a transportadora, um bocado a medo, ela olhou cá para fora, saltou da transportadora e começou a correr para um lado e para o outro, a cheirar tudo...
como vimos que ela estava bem, resolvemos deixá-la andar pelo resto da casa e foi aí que apanhei o susto da minha vida... quando fui ver onde é que ela andava, já ela tinha saltado para a janela para poder ver o que se passava através do vidro... :o
a verdade é que ela saltava, corria, brincava, como se nada tivesse acontecido, evitava apenas que lhe tocassemos na barriga e eu evitava pegar nela... bem, eu também tantava evitar ao máximo que ela subisse para as janelas e para os moveis, já que eles não se devem esforçar, mas era uma tarefa impossível :roll:
começar a comer é que demorou um bocadinho... e nos dias seguintes à esterilização andava mais mimalha, mais carente e assustada, mas depois, ao fim duns dias já era, outra vez a mesma... :D

agora...
há gatos que demoram mais tempo a recuperar totalmente e outros que demoram menos, mas os gatos recuperam muito bem destas coisas... :D
e a cicatriz é uma coisa mínima... a da minha gata só se vê se lhe afastarmos o pêlo, no centro da barriga, pois tem um risquinho, branquinho, onde não nascem pêlos...
Responder

Voltar para “Gatos”