patmartins,
a esterilização não é nada de mais, acho que com o tempo tem-se tornado já uma coisa normal afinal, hoje em dia, fazem-se muitas esterilizações e o risco é reduzido...
a minha gata foi esterilizada, com 6 meses, em tempo de aulas e, por isso, eu pedi para que a esterilização fosse marcada para uma sexta-feira, para poder ficar o fim-de-semana com a Luz...
então tive de retirar a água e a comida no dia anterior, à noite...
de manhã, no dia da operação, eu e o meu pai fomos levá-la à clínica (tinhamos a opção de a ter deixado lá passar a noite, mas preferimos assim) e depois, quando saí da escola, já ao fim da tarde, eu e o mai pai fomos buscá-la...
quando a vi fiquei com vontade de chorar, ela nem reagia à minha voz, os olhos ainda estavam vidrados, enfim, nem parecia a minha Luz...
a veterinária aconselhou-me a não a deixar sair da transportadora nessa noite (acho que não é um processo normal, mas a vet aconselhou devido à personalidade da Luz), eu coloquei a transportadora ao pé da minha cama e, durante a noite, ela acordava e começava a miar muito baixinho, eu abria a transportadora e ela tentava saltar cá para fora, eu não deixava mas ficava a falar com ela um bocadinho e ela lá acalmava...
no dia seguinte, logo de manhãzinha, eu e a minha mãe fechamo-nos no corredor (o único local da casa em que não há locais onde ela possa subir), eu abri a transportadora, um bocado a medo, ela olhou cá para fora, saltou da transportadora e começou a correr para um lado e para o outro, a cheirar tudo...
como vimos que ela estava bem, resolvemos deixá-la andar pelo resto da casa e foi aí que apanhei o susto da minha vida... quando fui ver onde é que ela andava, já ela tinha saltado para a janela para poder ver o que se passava através do vidro...
a verdade é que ela saltava, corria, brincava, como se nada tivesse acontecido, evitava apenas que lhe tocassemos na barriga e eu evitava pegar nela... bem, eu também tantava evitar ao máximo que ela subisse para as janelas e para os moveis, já que eles não se devem esforçar, mas era uma tarefa impossível
começar a comer é que demorou um bocadinho... e nos dias seguintes à esterilização andava mais mimalha, mais carente e assustada, mas depois, ao fim duns dias já era, outra vez a mesma...
agora...
há gatos que demoram mais tempo a recuperar totalmente e outros que demoram menos, mas os gatos recuperam muito bem destas coisas...
e a cicatriz é uma coisa mínima... a da minha gata só se vê se lhe afastarmos o pêlo, no centro da barriga, pois tem um risquinho, branquinho, onde não nascem pêlos...