"Pêlo de Gato"-Prejudicial??

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

imas
Membro
Registado: sexta mai 23, 2008 10:42 pm

sexta set 05, 2008 2:56 pm

"Cuidado com os pelos dos gatos!!!"

Caros foristas mais experientes.Gostaria de saber qual a vossa opinião e o do que é sabido relativamente aos pêlos dos gatos. Ouvi dizer que a ingestão ou aspiração é sempre prejudicial á saúde dos Humanos. No início de ter o meu gato não me apercebi de ele deixar cair mto pêlo.Mas agora com o passar do tempo... Meu Deus,aspiro um dia,no dia seguinte..Pelos e mais pelos. Apesar de verificar que ele não está a deitar em demasia...No entanto até os meus lencois têm pelinhos dele. É prejudicial os pelos dos gatos como Muita Gente o diz?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta set 05, 2008 3:02 pm

Se assim fosse, eu não me encontraria aqui, vivinha da silva, a escrever-lhe, depois de "ingerir" pêlos de dezenas de animais que me passaram pelas mãos" :P :lol: . Coitados dos tosquiadores, já estariam extintos! :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta set 05, 2008 3:37 pm

Os pêlos dos gatos, os dos cães, as penas das aves, os nossos cabelos, as bacterias e virus que andam no ar, o que podemos apanhar quando circulamos na rua, tudo nos pode fazer mal.

Convem tambem não andar de boca aberta porque entrar mosca e engolir tambem é perigoso.

Agora ninguem vive dentro de uma redoma de vidro.

Tal como a Leonilde eu tambem partilhei a minha vida com gatos, incluindo o berço e ainda estou viva.

O seu gatinho é ainda pequeno por isso e para não ter tanto pêlo espalhado pela casa, aconselho-o a habitua-lo a ser escovado de 2 em 2 semanas.

Compra uma daquelas escovas para animal que tem pêlo macio de um lado e dentes de metal do outro, mas atenção tem que ter umas bolinhas de plastico na ponta desses dentes, porque há as que não teem e são para gatos de pêlo longo.
Passa 1º com a escova do lado metalico no sentido contrario ao correr do pêlo, depois no sentido do pêlo e para acabar com a parte macia.

O gato vai ficar brilhante e largar menos pêlo,

Nas epocas da muda, Primavera e Outono faz isso todas as semanas.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
imas
Membro

sexta set 05, 2008 3:40 pm

leonildecarvalho Escreveu:Se assim fosse, eu não me encontraria aqui, vivinha da silva, a escrever-lhe, depois de "ingerir" pêlos de dezenas de animais que me passaram pelas mãos" :P :lol: . Coitados dos tosquiadores, já estariam extintos! :lol:

Leo
Brigado... È que não é a peimeira pessoa que diz,por exemplo que apanhou um problema respiratóiro nos pulmões devido á inalação de pêlos de gatos.

Mas eu também acho que isso pode acontecer,tal como a inspiração de qualquer particula contaminada... Ou ser mais provável por animais doentes por exemplo... :?

Obrigado. :)
lagutrop
Membro Veterano

sexta set 05, 2008 4:07 pm

imas Escreveu: Brigado... È que não é a peimeira pessoa que diz,por exemplo que apanhou um problema respiratóiro nos pulmões devido á inalação de pêlos de gatos.

:)
~

Como é que essas pessoas sabem que foram pêlos de gato?
Foram operadas e retiraram o pêlo?

Mesmo que fosse esse o caso, não precisamos de ter um animal em casa para isso acontecer.
Basta-nos estar vivos.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
luferro
Membro Júnior
Registado: segunda dez 31, 2007 7:42 pm

sexta set 05, 2008 4:19 pm

Pois concordo com voces, a vida todo convivi com felinos e caes, nada me aconteceu, tinha um gato q dormia no berço da minha filha, nunca ela sofreu de algum mal respiratorio, ja tem 19 anos e adora os felinos como eu! tem eh q manter a higiene, como tudo. eu nao consigo escovar minha nina, ela nao me deixa, nao pode ver a escova q some...e se passo nela, eh uma só..depois ela foje..entao uso a famosa fita crepe, esta de por na parede qndo se pinta...grudo grudo grudo, ate ter cola, depois deito fora no lixo e pego outra, assim vou ate nao ter mais pelos...hiihih bjim
imas
Membro

sexta set 05, 2008 4:21 pm

lagutrop Escreveu:Os pêlos dos gatos, os dos cães, as penas das aves, os nossos cabelos, as bacterias e virus que andam no ar, o que podemos apanhar quando circulamos na rua, tudo nos pode fazer mal.

Convem tambem não andar de boca aberta porque entrar mosca e engolir tambem é perigoso.

Agora ninguem vive dentro de uma redoma de vidro.

Tal como a Leonilde eu tambem partilhei a minha vida com gatos, incluindo o berço e ainda estou viva.

O seu gatinho é ainda pequeno por isso e para não ter tanto pêlo espalhado pela casa, aconselho-o a habitua-lo a ser escovado de 2 em 2 semanas.

Compra uma daquelas escovas para animal que tem pêlo macio de um lado e dentes de metal do outro, mas atenção tem que ter umas bolinhas de plastico na ponta desses dentes, porque há as que não teem e são para gatos de pêlo longo.
Passa 1º com a escova do lado metalico no sentido contrario ao correr do pêlo, depois no sentido do pêlo e para acabar com a parte macia.

O gato vai ficar brilhante e largar menos pêlo,

Nas epocas da muda, Primavera e Outono faz isso todas as semanas.

Muito Obrigado.tenho uma escova "reles" apenas de plastico e já desconfiava que não era eficiente. Obrigado,comprarei outra.
lagutrop
Membro Veterano

sexta set 05, 2008 4:25 pm

Não precisa ser marca XPTO.

Tenha é atenção a que tenha as tais bolinhas no final do metal.
Talvez até encontre nas lojas dos chineses.

<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta set 05, 2008 4:57 pm

Tenho rinite alérgica, tenho alergia a tudo o que possa imaginar... pêlos, pós, ácaros...
No entanto, ando com a minha gata ao colo, encosto a minha cara a ela sem problemas, dou-lhe beijinhos, há noites em que ela dorme comigo... enfim... ela anda por todo o lado, deixa pêlos por todo o lado e, embora se tenha muita limpeza, os pêlos não acabam...
E eu ainda não tive nenhuma crise :roll:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
shivasmummy
Registado: sábado ago 09, 2008 5:22 pm

sexta set 05, 2008 5:54 pm

Bom, quando a minha gata era pequena eu até estranhava o facto de andar tudo muito limpinho, sem ponta de pelinho... ma sé claro era pequenina, o pelo não caía em tanta quantidade, mal começou a crescer e ganhar 'carnes' começou a perder muito pelinho. Normalmente eu temo muito pela saúde dela (não sou paranóica por gatos, mas estimo qualquer animal, e gosto de tratar deles o melhor que posso, não me cansa isso), normalmente todos os dias aspiro a casa e meto o cobertor dela a apanhar ar.
Acho que algo que diminui por algum tempo a queda de pelo, ainda que não pare, é um banhito, depois do banho parece que está a perder muito pelo mas depois de sequinha e durante uns tempos os pelos pela casa diminuem. O problema são os gatos que não gostam muito de água.. não tenho esse azar, já que a minha adora saltar para a banheira, bidé, beber água das torneiras...
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo set 07, 2008 10:21 am

imas Escreveu:" É prejudicial os pelos dos gatos como Muita Gente o diz?
Olá se é.. a quantidade de donos de gato que tomam pasta de malte e vomitam bolas de pêlo é avassaladora.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
pifo
Membro Veterano
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm

domingo set 07, 2008 10:23 am

TheGreatDane Escreveu:
imas Escreveu:" É prejudicial os pelos dos gatos como Muita Gente o diz?
Olá se é.. a quantidade de donos de gato que tomam pasta de malte e vomitam bolas de pêlo é avassaladora.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Cumps ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo set 07, 2008 4:23 pm

Se fossem só bolas de pêlo o que alguns vomitam, o Mundo nem andava tão mal. :twisted: :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo set 07, 2008 10:22 pm

leonildecarvalho Escreveu:Se fossem só bolas de pêlo o que alguns vomitam, o Mundo nem andava tão mal. :twisted: :lol:

Leo
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Cleo18
Membro Júnior
Registado: sexta jun 15, 2007 1:54 pm

segunda set 08, 2008 2:53 pm

imas Escreveu:"Cuidado com os pelos dos gatos!!!"

Caros foristas mais experientes.Gostaria de saber qual a vossa opinião e o do que é sabido relativamente aos pêlos dos gatos. Ouvi dizer que a ingestão ou aspiração é sempre prejudicial á saúde dos Humanos. No início de ter o meu gato não me apercebi de ele deixar cair mto pêlo.Mas agora com o passar do tempo... Meu Deus,aspiro um dia,no dia seguinte..Pelos e mais pelos. Apesar de verificar que ele não está a deitar em demasia...No entanto até os meus lencois têm pelinhos dele. É prejudicial os pelos dos gatos como Muita Gente o diz?
Caro Imas,

Na minha opinião e pela experiência que tenho, a ingestão de pêlo de gato ou de outro animal qualquer não constitui um problema grave para a saúde humana, uma vez que o tracto gástrico e intestinal são lubrificados pelos "sucos gastrico-intestinais" que embora não consigam destruir o pêlo permitam que este seja expelido nas fezes, pelo que não há risco deste se alojar nos orgãos digestivos.
No entanto, e embora estes casos sejam muito raros, a inalação de pêlo para os pulmões pode constituir um problema sério, uma vez que se pode alojar nos alvéolos pulmonares e levar a uma embolia pulmonar.
Portanto o principal é ter cuidado com pêlos nas proximidades das narinas, e para prevenir possíveis problemas o essencial é manter a limpeza do animal e do ambiente.
Na minha opinião uma boa higiene do animal e da casa previne a maior parte de qualquer problema de saúde relacionado com a presença de animais domésticos.
É muito importante que os animais sejam escovados regularmente e que tomem banho nas alturas mais críticas da queda de pêlo, eu por exemplo escovo o meu gato todos os dias durante a época da muda do pêlo, e cerca de 1 a 2 vezes por semana nos restantes períodos.
É também muito importante a correcta limpeza da casa ao nível do arejamento e aspiração para evitar a acumulação não só de pêlo, mas também a acumulação de pó, ácaros e bactérias potenciada pela existência de um animal de estimação.
Para além disto é também a ter em conta que todos os objectos dos nossos amigos de 4 patas, desde taça da comida e da água, caixa da areia, etc ... devem ser lavados separadamente dos nossos e com esfregões diferentes.
Alguns cuidados de higiene associados a um animal limpo e saudável são quanto basta para evitar problemas de maior, quer por ingestão de pêlo quer por transmissão de potenciais doenças, e assim podemos desfrutar dos nossos amiguinhos o melhor possível, pois os animais são acima de tudo uma fonte de alegria !

Beijinhos da Rita e do Kiko!
Responder

Voltar para “Gatos”