Quimioterapia em gatos - ajuda.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Moka
Membro
Mensagens: 81
Registado: sexta mai 09, 2003 3:56 pm
Localização: Tico, Teco, Noor e Romeu (gatos)

terça mai 13, 2003 10:07 am

Olá. Bom dia.

É a primeira vez que estou no forum.
Tenho 2 gatos irmãos gémeos (da mesma ninhada) com 10 anos. Infelizmente o Teco tem um tumor maligno (sacorma) por baixo da patinha direita. Este ano já foi operado 2 vezes, tendo sido a última vez no dia 23 de Abril. A sua recuperação não foi tão rápida como da 1ª. vez, mesmo assim as coisas não correram mal. Por isso, a conselho do seu médico veterinário, decidi que a melhor forma de o ajudar seria submete-lo a sessões mensais de quimioterapia. Na sexta-feira o Teco passou o dia no hospital para a 1ª. sessão de quimio e quando o fui buscar ao final do dia ele estava óptimo. Comeu imenso, brincou e ronronou. Mas desde sábado à tarde que ele tem vindo a piorar. Não quer comer (isso nunca tinha acontecido até porque ele é um comilão que pesa 11,550 kg), não bebe água e não faz ronrom. Passa o dia deitado na minha cama. Esteve ontem internado no Hospital, mas não sabem exactamente qual a origem do seu comportamento.
Só queria fazer o melhor por ele e nunca foi minha intenção deixá-lo ainda pior. Estou muito triste e preocupada. Será que vou voltar a ter o meu Teco feliz novamente?
Sei que não existem muitos gatos a fazer quimioterapia e por isso gostava de saber se alguém já passou por esta situação e o que posso fazer para ajudar o meu grande companheiro de 4 patas.
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça mai 13, 2003 10:23 am

Olá

Não conheço nenhuma situação semelhante. Mas se compararmos com os humanos, a quimioterapia normalmente deixa as pessoas um pouco cansadas e fatigadas não será isso que se está a passar com ele? Muitas vezes os sintomas só começam a aparecer passado alguns dias.
No hospital não sabem o que é?
Espero que o seu menino melhore rapidamente.

Beijokas
kathleen
Moka
Membro
Mensagens: 81
Registado: sexta mai 09, 2003 3:56 pm
Localização: Tico, Teco, Noor e Romeu (gatos)

terça mai 13, 2003 10:42 am

Muito obrigada pela mensagem Katheen.

No hospital disseram que tanto pode ser da quimioterapia como também o Teco pode estar a desenvolver uma anorexia. Parece que é vulgar nos gatos obesos. Ficam sem comer mas não sentem fome, porque o organismo socorre-se da gordura armazenada, e isso tem consequências muito graves, podendo mesmo levá-los à morte. Por isso estou tão assustada. O Tico e o Teco vieram viver conosco quando ainda tinham 15 dias. Mal sabiam andar ou miar. Agora, passados 10 anos são eles os donos da casa e do nosso coração.

Mais uma vez obrigada pelas palavras de conforto.
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça mai 13, 2003 11:32 am

Olá

Eu entendo bem a sua situação. Já tive uma cadela que também ficou doente ao longo dos anos e cada vez que acontecia alguma coisa eu ficava destroçada e era muito miúda na altura.
E não é possível alimentar os gatos a soro? E se lhe der uma comida daquelas que eles gostam mais. Por exemplo a minha gata é louca pelas saquetas da wiskas. Não é muito bom, mas pelo menos começa a comer. Qualquer coisa que lhe apele ao paladar...

Espero que ele melhore.

beijokas
Kathleen
jazevedo
Membro
Mensagens: 74
Registado: quarta dez 18, 2002 6:41 pm
Localização: 2 Gatos: Mix&Woody

terça mai 13, 2003 2:36 pm

É o meu grande medo! que os meus gatos (agora principalmente a Mix que é a minha grande companheira) adoeçam... imagino como te deves estar a sentir. Os médicos dizem o quê? que ele vai conseguir ultrapassar a doença? Espero sinceramente que sim. Deve ser natural que o gatinho se sinta mal, se as pessoas se sentem, imagina um animal que sofre muito mais em silêncio. Não percebo muito de veterinária mas se calhar ajuda um bocadinho uns mimos redobrados e tenta brincar com ele, para tentar que ele fique mais vivaço. Espero que resulte e que não esteja a dizer disparates.

As melhoras sinceras para o teu gato, tens que ser forte por ele, os animais sentem tudo o que se passa com os donos, eu acho!

JA
Moka
Membro
Mensagens: 81
Registado: sexta mai 09, 2003 3:56 pm
Localização: Tico, Teco, Noor e Romeu (gatos)

terça mai 13, 2003 2:48 pm

Miminhos não faltam ao Tico e ao Teco. Para poder acompanhar o Teco na sua recuperação tirei 10 dias de férias, que infelizmente já acabaram. Por isso faço questão de ir a casa todos os dias durante a minha hora de almoço, deixei de sair e o hospital veterinário passou a ser a minha 2ª. casa. Mas parece que nada resulta. Ainda hoje fui a casa, mas o Teco simplesmente recusa-se a comer. Estou desesperada. :(
jazevedo
Membro
Mensagens: 74
Registado: quarta dez 18, 2002 6:41 pm
Localização: 2 Gatos: Mix&Woody

terça mai 13, 2003 2:57 pm

vai ser passageiro, vais ver! Durante quanto tempo é que vai durar a quimioterapia? Pode ser que depois ele comece a comer lentamente. :? :cry:
Petruska
Membro Veterano
Mensagens: 498
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

terça mai 13, 2003 3:01 pm

Moka,

Ao ler as seus comentários deixou-me com o coração apertado , realmente o seu Teco com 10 anos preenche uma grande parte do seu coração. :(

Insista com o VET. diga-lhe que ele não come, arranje maneira de lhe pôr alguma coisa na boca! Afinal costuma-se dizer que "saco vazio não fica em pé"...

Muita força,
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça mai 13, 2003 3:02 pm

Olá

Espero que ele melhore rapidamente. Vai ver que agora ele sentindo-se melhor começa a comer...

beijokas
kathleen
Moka
Membro
Mensagens: 81
Registado: sexta mai 09, 2003 3:56 pm
Localização: Tico, Teco, Noor e Romeu (gatos)

terça mai 13, 2003 3:17 pm

Mais uma vez, obrigado a todos pelo apoio e carinho.
Em relação à pergunta da jazevedo, a quimioterapia é mensal e foi a 1ª. vez que ele fez. Como correu tão mal, não vamos repetir.
De certa forma, sinto-me culpada. Fui eu que tomei a decisão de avançar com este tratamento e estou tão arrependida! Só serviu para piorar o estado de saúde do meu Teco. Apenas queria agarrar todas as hipóteses de o ter novamente feliz e saudável.
Mas não fiquem tristes. O Teco tem uma dona muito teimosa que o adora e por isso não vou desistir facilmente.

ronrons do meu Teco a todos.
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça mai 13, 2003 3:40 pm

Não se julgues mal por tomares essa decisão. Só o fez por acher que era a melhor solução para ele. Podia ter corrido melhor, não ia adivinhar.

Vai ver que ele melhora.

Beijokas
kathleen
anabapt
Membro Veterano
Mensagens: 369
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm
Localização: Tico, Teco e Blacky

terça mai 13, 2003 6:48 pm

Olá Moka,
Primeiro que tudo deixe dizer que fiquei muito sensibilizada com a doença do seu Teco. Sei perfeitamente o que é termos os nossos "meninos" doentes e não conseguirmos ajudá-los, ainda para mais quando compartilham a nossa vida há já muito tempo.
Não se deve recriminar de modo algum por ter optado avançar com a quimio, porque quem está aflito recorre a tudo o que tem à sua disposição, pois se é verdade que correu mal, poderia ter corrido super-bem e mesmo assim pode ser que seja transitório, porque, tal como a Kathleen disse, mesmo nos humanos, a quimioterapia faz com que o corpo se recinta.
Não perca a esperança, nem a força.
As melhoras do Teco.


P.S. - O meu Teco manda uma ronronadela para o seu.
AutumnCat
Membro Veterano
Mensagens: 413
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm
Localização: 2 gatos

terça mai 13, 2003 10:13 pm

Penso que a primeira (ou primeiras) sessão de quimoterapia são as mais avassaladoras, o doente ressente muito o tratamento, mas não quer dizer que com a continuação ele não se vá sentindo melhor, começe a comer e beber normalmente. OU seja, o bichano com a continuação do tratamento pode arranjar forças para continar e melhorar. Talvez a ideia do soro não seja má. E também existem aquelas latas de comida especiais( a/d da Hill's) no veterinario. se ele mesmo assim não comer não fique á espera...Peça uma seringa no veterinário e dê-lhe a comida á boca de forma a ele não a poder rejeitar.
Já tive de fazer isso com as latinhas a/d: tirar da latinha misturar com agua e enfiar na seringa e depois meter a seringa por trás dos caninos e deitar a comida. Nós ficamos destroçadas por os estar a obrigar, mas pense que ele tem de ir buscar energia a algum lado.
As melhoras para o seu bichano. Tb existem pastas complementares de vitaminas no veterinário. Fale com ele e pergunte-lhe das latinhas, como lhe pode dar e pergunte tb pela pasta cheia de vitaminas.
agapina
Membro Veterano
Mensagens: 496
Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João

terça mai 13, 2003 11:38 pm

Olá Moka


Tantas palavras amigas já que já aqui foram ditas. Que mais eu posso dizer se não juntar-me a elas para desejar as rápidas melhoras a esse herói chamado teco. Só posso dizer para ter muita persistência, paciência e além de tudo muita fé. Tudo vai correr pelo melhor e as melhoras vão ser rápidas vai ver.

Um grande beijão para si e muuuuuuuuitas festinhas para o Teco (o nosso Heroi)

Franc
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

quarta mai 14, 2003 12:50 am

De certa forma, sinto-me culpada. Fui eu que tomei a decisão de avançar com este tratamento e estou tão arrependida! Só serviu para piorar o estado de saúde do meu Teco.
não se culpabilize porque a joana nunca fez quimioterapia e chegou a uma altura em que deixou de comer e beber. foi andando alguns meses a balões, ou seja, a vitaminas e um estimulante para o apetite. ela tinha quase 16 anos. depois, :cry: :cry: :cry:
Responder

Voltar para “Gatos”