Esterilização

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Icemoma
Membro
Registado: sexta abr 18, 2008 11:33 pm

domingo out 05, 2008 5:21 pm

Olá, Amigos
A minha amiga Fatma vai ser esterilizada na próxima sexta-feira e eu ando já com um frio no estômago. Para quem tem mais experiência que eu, que cuidados devo ter antes desse dia? Li em alguns tópicos que as gatas deverão ir em jejum, mas a vet não falou em nada disso. Se calhar é melhor confirmar uns dias antes, não? E quando ela voltar para casa, como é que eu sei se está a recuperar bem ou mal? Quais são os comportamentos normais e os sinais para alarme? Conhecem algum site onde possa obter esta informação? Apreciaria bastante a vossa ajuda neste campo, porque senão já sei que vou chatear a mulher de 10 em 10 minutos, para além de adivinhar umas noites em branco e um fim de semana sem descanso...
Muitíssimo obrigada pela vossa atenção. Beijinhos a todos.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

domingo out 05, 2008 5:36 pm

Pois claro que tem de ficar sem comer e beber pelo menos 12 horas antes.
Estranho a vet não lhe ter dito nada.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
Icemoma
Membro

domingo out 05, 2008 5:43 pm

Realmente é estranho. Se calhar esqueceu-se. Eu estava a massacra-la com perguntas acerca do estado do meu outro gato, provavelmente estava mortinha por se ver livre de mim :-)
luferro
Membro Júnior
Registado: segunda dez 31, 2007 7:42 pm

domingo out 05, 2008 7:33 pm

:? SIM ..DEVE ESTAR EM JEJUM POR 12 HORAS E DEPOIS VEM PRA CASA E PRECISA DE DESCANSO E MTO MIMOS... :lol: vejam as fotos da minha nina...ela ja fez a 1 mes.. e tudo correu lindamente..nem usou colar, nem teve pontos, nem nada..so ficou sem comer por 3 dias e so atiradinha...mas tudo dentro da normalidade! bjao e sucesso pra sua gatinha...xauu
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo out 05, 2008 7:46 pm

Icemoma,

Sobre o jejum, já lhe responderam :wink: e sobre o pós operatório, espero que a Vet não se esqueça, mais uma vez, de lhe explicar que tipo de pontos aplicou na sutura, se pontos que depois têm que ser retirados ou pontos absorvíveis pelo organismo (os tais que a Luferro disse a gata dela não ter pontos) :|

Deveria falar com a Vet para ela a esclarecer pormenorizadamente sobre tudo... até mesmo sobre o anestésico e o pós... se deve ou não usar colar Isabelino ou se vem com corpete, se estão incluídos no preço total da esterilização possíveis pensos a efectuar, remoção dos pontos caso seja o caso, quantas horas após a cirurgia lhe pode dar algum alimento e ou água, etc... :wink:

Muito importante e que muita gente se esquece, pedir um número de contacto em caso de urgência :wink: não porque uma esterilização seja algo do outro Mundo (já é um procedimento cirúrgico banal) mas porque imprevistos podem acontecer em alguns pós...

Boa sorte,

Leo

:wink:
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

domingo out 05, 2008 8:28 pm

Icemoma Escreveu:Apreciaria bastante a vossa ajuda neste campo, porque senão já sei que vou chatear a mulher de 10 em 10 minutos, para além de adivinhar umas noites em branco e um fim de semana sem descanso...
Pode e deve fazer todas as perguntas que lhe passar pela cabeça à veterinária... aliás, ela está lá para isso mesmo :!:
Quando foi da esterilização da minha Luz falaram-me, aqui na arca, em fazer uma lista de perguntas e eu fiz e depois levei para não me esquecer de perguntar nada à veterinária... :lol:

Mas acho que não vão haver muitas noites em branco...
Quando a Luz veio da esterilização a veterinária aconselhou-me a deixá-la dentro da transportadora e só a "libertar" no dia seguinte, de manhã (pelo que me disseram aqui, não é algo normal de se fazer, mas como a vet aconselhou, eu resolvi seguir o conselho dela)... E eu assim fiz... Pus a transportadora ao lado da minha cama e fui dormir, ela teve uma noite calma, às vezes acordava, começava a tentar libertar-se da transportadora e a miar baixinho, eu ía abria a transportadora, falava com ela, fazia-lhe umas festinhas e ela acalmava (até porque ainda estava sob o efeito da anestesia), mas não foi nada de mais...
No dia seguinte, de manhã, abri a transportadora e ela saltou cá para fora como se nunca se tivesse passado nada :o
Há gatos que recuperam muito bem e há os que demoram mais... Mas os gatos são animais muito fortes que recuperam bem destas operações :wink:

Acho que tudo o resto já foi dito... Mas, quanto ao jejum, eu retirei a comida e a água à minha gata 12horas antes da operação e só lhe dei quando abri a transportadora, na manhã seguinte à operação!!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Icemoma
Membro

domingo out 05, 2008 9:25 pm

Muitíssimo obrigada pela vossa ajuda. Já me tinha ocorrido fazer, de facto, uma lista com perguntas mas ao menos agora já sei o que lhe perguntar... Resta agora perguntar o que fazer com donos em crises de ansiedade :wink: Mas não vos vou maçar com isso. Tenho a certeza que vai correr tudo bem. Curiosamente, estava mais nervosa com esta cirurgia do que com as duas que ela vai ter que fazer para o ano (a Fatma tem deslocamento das rótulas e vai ter que ser operada).
Mais uma vez, obrigada pela ajuda e pela paciência!!!
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda out 06, 2008 6:15 am

Ansiedade??
Eu tive de ir para a escola a saber que a minha gata ía ser operada...
Escusado será dizer que passei a manhã a olhar para o tecto, cheguei a casa, à hora do almoço e desatei a chorar, passei a tarde a contar as horas para a aula acabar para a ir buscar, quando cheguei ao pé dela olhei para ela e voltaram-ma as lágriamas aos olhos, já em casa andava sempre com um nó no peito...
E, na manhã seguinte, eu toda preocupada, cheia de cuidados e ela salta transportadora fora e começa a correr e a saltar como se nunca se tivesse passado nada...

Vai correr tudo bem, vai ver :wink:
A esterilização é um processo simples e os gatos recuperam muito bem das operações, são animais fortes...
Boa sorte para a menina!! :wink:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Icemoma
Membro

sexta out 10, 2008 10:59 pm

Para encerrar este tópico, o desfecho:
A Fatma está optima... passou so duas horas na caixa quando a trouxemos para casa, saiu, comeu , foi a casa de banho, já tentou brincar e tudo. Ao inicio dava poucos passinhos de cada vez e sentava-se, meia zonza da anestesia mas até agora (é meia noite, está em casa desde as 4) não vomitou nada e à medida que as horas passam me parece cada vez melhor. Pelo sim, pelo não, e para poder descansar melhor (o amigo Tito não a larga) passa a noite no nosso quarto, onde pusemos comida, agua e uma caixa com areia.
Na operação levou meia duzia de pontos (juro que a costura não tem mais de 2 cm) absorbíveis e nem corpete nem colar trazia. Temos que lhe dar um analgesico nos proximos 4 dias e fazer um check-up para a semana, só para ter mesmo a certeza que está tudo bem. Surpresa das surpresas, num país onde tudo custa os olhos da cara, pagámos o equivalente a 95 euros, com tudo incluído (incluindo a próxima consulta). Resumindo, estou muito orgulhosa da minha amiga e contentíssima por ter corrido tudo bem. Obrigada a todos, mais uma vez, pelos conselhos e esclarecimentos.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado out 11, 2008 12:52 pm

Muito bem, ainda bem que tudo correu sobre rodas. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda out 13, 2008 9:08 pm

Ainda bem, Icemoma, que a gatinha está a recuperar bem :wink:

Falou em analgésico? :? É que normalmente os Vets recomendam anti inflamatório e não propriamente analgésico :o
Não se costuma dar analgésico já para que sintam algum desconforto para que não exercitem em demasia. É que exercício em demasia por ausência de "dor", pode comprometer a cirurgia.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Icemoma
Membro

segunda out 13, 2008 11:31 pm

leonildecarvalho Escreveu:Ainda bem, Icemoma, que a gatinha está a recuperar bem :wink:

Falou em analgésico? :? É que normalmente os Vets recomendam anti inflamatório e não propriamente analgésico :o

Leo
Pois... é anti-inflamatório, mesmo. (o rótulo esta em islandês, pronto...)
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça out 14, 2008 2:04 pm

Logo vi... :wink: Ok, percebido... :wink:

Continuação de boa recuperação da gatinha,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”