Domesticar um gato
Moderador: mcerqueira
Boa tarde. A gata da minha avó teve tres lindos gatinhos, um é preto e eu queria ficar com ele. Mas acontece que ele é escaldado, isto é, muito bravo. Foge sempre, nunca se deixa apanhar. Algulem me pode sugerir uma forma de o domesticar? Ele ja tem cerca de 3 meses. já a mae e os irmão são a mesma coisa. a mae deixa-s apanhar mas ta sempre desconfiada.lol.
-
- Membro Júnior
- Registado: terça set 23, 2008 1:39 pm
bem isso é dificil...falho-lhe por experiencia propria...a Kikas era abandonada e era tão arisca que só aos 6meses é que consegui apanha-la e aos 5 é k me deixou fazer uma festa (comprei um transportador grd e fiz um carreiro de comer...a tigela metia no transportador, ela com fome lá foi, calmamente) levei-a para casa...nas primeiras 24h fugia de mim...no outro dia a seguir foi dormir cmg na cama...apartir dai...somos inseparaveis...
...sinceramente não sei bem como foi...tudo o que fiz ao longo do tempo foi ter muita paciencia e esperança...comprei-lhe um ratinho e tentava desafia-la a chegar ao pé de mim...fui sempre eu que lhe dei de comer e fazia todos os movimentos muito devagarinho porque senão ela corria a sete pés...acho que eles chegam a um ponto que percebem que não somos uma ameaça apenas queremos tratar deles!
Desejo muita sorte
...sinceramente não sei bem como foi...tudo o que fiz ao longo do tempo foi ter muita paciencia e esperança...comprei-lhe um ratinho e tentava desafia-la a chegar ao pé de mim...fui sempre eu que lhe dei de comer e fazia todos os movimentos muito devagarinho porque senão ela corria a sete pés...acho que eles chegam a um ponto que percebem que não somos uma ameaça apenas queremos tratar deles!
Desejo muita sorte
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
O que tem que fazer e sem esperar mais tempo, é agarrá-lo e levá-lo para casa antes que vá ganhando mais idade porque quanto mais velho, pior.TiAnPiCa Escreveu:Boa tarde. A gata da minha avó teve tres lindos gatinhos, um é preto e eu queria ficar com ele. Mas acontece que ele é escaldado, isto é, muito bravo. Foge sempre, nunca se deixa apanhar. Algulem me pode sugerir uma forma de o domesticar? Ele ja tem cerca de 3 meses. já a mae e os irmão são a mesma coisa. a mae deixa-s apanhar mas ta sempre desconfiada.lol.
Agarre-o nem que ao engano com um pouco de paté e quando ele estiver a comer agarre-o pela pele do cachaço e meta-o logo dentro da transportadora que deve ter préviamente aberta junto a si na tarefa...!
Depois, é soltá-lo em casa num local seguro (quarto ou casa de banho) para que não fuja. Tenha a certeza que tem ração própria para a idade do animal e água fresca bem como uma caixinha de cartão, cesto ou cama de gato e ou até mesmo a transportadora com uma mantinha quentinha para ele dormir.
Numa ninhada há sempre um que é mais receoso...mas sendo que não é um gatinho bravo, tem remédio...
Não sei qual a sua disponibilidade a nível de tempo livre para esse gatinho, contudo tem de o incentivar à brincadeira, aos poucos, até que ele confie em si.
Não force, por enquanto, o acto de pegar-lhe ao colo ou agarrá-lo...!
Um gatinho assim, precisa de ser confinado num espaço só dele, um quarto da casa, p.e. e passar muitas horas com ele... arranje um fio, não de nylon nem poliester, pode ser algodão grosso, tipo fio de embrulho, coloque uma bolinha de papel na ponta e vá desafiando o gatinho puxando o fio o mais devagar possível para o incentivar a caçar a bolinha da outra ponta.
NUNCA deixe fios perto do gatinho quando você não estiver presente!!! São óptimos para brincarem mas SÓ sob vigilância...! Fora isso, acabam por ser muito perigosos...!
Entretanto quando ele já começar a brincar com a bolinha, retire-a e brinque só puxando o fio, por debaixo duma ponta dum tapete até a outra ponta livre começar a desaparecer debaixo do dito tapete... faça isso por algum tempo repetidamente e vai ver que lhe vai despertar o sentido da caça ao fio e da brincadeira...! Não resistem...

Entretanto quando ele estiver mais confiante, comece a atirar com a bolinha de papel para longe de si e deixe-o ir apanhar...!
Tem que entrar no espaço onde o tenha confinado inúmeras vezes ao dia até ele ver que entra e sai sem o querer agarrar e sem lhe fazer mal...
Ele tem que ganhar confiança no que o rodeia, incluindo humanos!
Leo
PS- SE possível. no mesmo dia que o meter na transportadora, leve-o logo ao Vet para ser examinado. Caso não lhe seja possível aproveitar o facto dele estar confinado... então leve-o logo que consiga alguma domesticação

<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
Tendo ainda só 3 meses, não tem problema algum. Ainda vai muito a tempo de o domesticar! Claro que quanto mais novinhos, melhor mas, já domestiquei alguns dessa idade e até mais. Não é tarefa fácil, por vezes mas, consegue-se quase sempre. Uns mais difíceis que outros e até pode acontecer haver algum que seja mesmo "bravito" e que nada se consiga mas, são raros esses casos! Para mais se os adultos da colónia são domesticados apesar de desconfiados...LuMaria Escreveu:Pelo que parece o animal é meio assilvestrado. Vai metê-lo dentro de um apartamento?

O problema reside no facto de deixarem as crias soltas pelo exterior e por demasiado tempo. Claro que ficam assilvestrados mas como já referi, consegue-se...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Boas!
Ontem fui buscar o meu bebe...só q ele é de se esconder...!! tento as vezes, para disfarçar nao lhe ligar mas ele tá bem tá bem...esconde se sempre atras do frigorifico!! tenho um brinquedo para ele, daqueles de entrar e sair c varios buracos e aí ainda brinquei c ele, pois dava para eu meter a mao e ele dava me patadinhas e trincava me ...lolmas tirando isso...é muito desconfiado!!
Ontem fui buscar o meu bebe...só q ele é de se esconder...!! tento as vezes, para disfarçar nao lhe ligar mas ele tá bem tá bem...esconde se sempre atras do frigorifico!! tenho um brinquedo para ele, daqueles de entrar e sair c varios buracos e aí ainda brinquei c ele, pois dava para eu meter a mao e ele dava me patadinhas e trincava me ...lolmas tirando isso...é muito desconfiado!!
Em resposta a LuMAria, não, eu não vivo em apartamnto. Játenho uma boa noticia, o meu irmao de 10 anos já o consegue apanhar e faz com ele o k kizer, faz trinta por uma linha e o gato deixa, mas ás outras pessoas nem chegar perto, foge logo..
Melhor assimTiAnPiCa Escreveu:Em resposta a LuMAria, não, eu não vivo em apartamnto.

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
- Membro Veterano
TiAnPiCa Escreveu:Em resposta a LuMAria, não, eu não vivo em apartamnto. Játenho uma boa noticia, o meu irmao de 10 anos já o consegue apanhar e faz com ele o k kizer, faz trinta por uma linha e o gato deixa, mas ás outras pessoas nem chegar perto, foge logo..

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: domingo jun 22, 2008 8:48 pm
Ha uns anos atras metemos em casa 2 gatos pequenos que tinham ficado sem a mãe. Tambem eram muito bravos e estão sempre a "rosnar". Só lá se aguentaram 10 minutos, pois eram tão selvagens que sairam pela chaminé!!
Subiram 2 andares pela chaminé e sairam pelo telhado.
Um deles consegiu descer por uma árvore. O outro viveu no telhado alguns meses. Tinhamos de lhe meter la a comida...
Ali esteve até crescer um pouco e acabar por conseguir descer pela arvore..
Mais tarde foram ficando mais mansos, com a idade.
Mas isto ja foi ha uns anos largos...
Subiram 2 andares pela chaminé e sairam pelo telhado.
Um deles consegiu descer por uma árvore. O outro viveu no telhado alguns meses. Tinhamos de lhe meter la a comida...
Ali esteve até crescer um pouco e acabar por conseguir descer pela arvore..
Mais tarde foram ficando mais mansos, com a idade.
Mas isto ja foi ha uns anos largos...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm
E já agora que se fala de gatos “selvagens” precisava também eu de umas dicas.
Recolhi 2 gatos da rua, irmãos, em Dezembro do ano passado, pouco antes do Natal.
Tinham mais coisa menos coisa, à volta de 6 meses. Vi-os quase nascer e acompanhei o seu crescimento até os conseguir apanhar. Não os apanhei mais cedo porque a gata mãe escondia-os muito bem escondidinhos! Eram 5 gatinhos ao início mas às tantas já só apareciam estes dois para roubar a comida dos meus cães quando os punha dentro de casa. Vai daí decidi montar-lhes uma armadilha e após uma grande luta e muitas tentativas falhadas… cá estão os dois em casa!
Já tinha 2 gatos e os 2 cães e estes 2 seriam para dar, mas dada a “selvagaria” deles optei por ficar com eles!
Bastava olhar para eles que baixavam as orelhas e sopravam no mesmo instante! Até eu que toda a vida tive gatos, por vezes tinha receio deles…
Na altura vim aqui ao fórum, li muitas das dicas sobre este assunto e … o Fred tornou-se no mais carinhoso de todos lá em casa, já a Mónica, pouco ou nada mudou!
Deixa-nos fazer apenas e só 1 única festa, depois … foge! Já consegue estar na mesma sala do que nós, mas com distancia de segurança. Qualquer movimento e … foge! Pura e simplesmente não consegue interagir connosco! Mando bolas de papel, ando com fios e tudo o mais e… tenho 3 gatos loucos a correr atrás e a Mónica a espreitar mas assim que olho para ela… foge! Não quer mesmo nada connosco!
Não é coisa que me incomode, o facto de ela ser assim, mas acho que seria muito mais feliz se confiasse em nós! Quando nos deitamos, os outros 3 gatos vêm logo deitar-se também na cama, já ela… só quando tudo está em silêncio absoluto, sem luz é que ela se aproxima e se deita ao fundinho da cama…
Em Abril passado apanhei-a para ser esterilizada e foi uma guerra… E para lhe dar os comprimidos, foi ainda pior! Tive que arranjar uma “jaula” de veterinário para gatos “selvagens” para lhe conseguir dar os medicamentos!
Eu ainda acho que com a idade e com o continuar das nossas tentativas de aproximação ela se vai tornar “Humanódependente”, mas não sei muito mais que faça para além da insistência!
O Fred é o Branco e a Mónica a cinza.

Recolhi 2 gatos da rua, irmãos, em Dezembro do ano passado, pouco antes do Natal.
Tinham mais coisa menos coisa, à volta de 6 meses. Vi-os quase nascer e acompanhei o seu crescimento até os conseguir apanhar. Não os apanhei mais cedo porque a gata mãe escondia-os muito bem escondidinhos! Eram 5 gatinhos ao início mas às tantas já só apareciam estes dois para roubar a comida dos meus cães quando os punha dentro de casa. Vai daí decidi montar-lhes uma armadilha e após uma grande luta e muitas tentativas falhadas… cá estão os dois em casa!
Já tinha 2 gatos e os 2 cães e estes 2 seriam para dar, mas dada a “selvagaria” deles optei por ficar com eles!
Bastava olhar para eles que baixavam as orelhas e sopravam no mesmo instante! Até eu que toda a vida tive gatos, por vezes tinha receio deles…
Na altura vim aqui ao fórum, li muitas das dicas sobre este assunto e … o Fred tornou-se no mais carinhoso de todos lá em casa, já a Mónica, pouco ou nada mudou!
Deixa-nos fazer apenas e só 1 única festa, depois … foge! Já consegue estar na mesma sala do que nós, mas com distancia de segurança. Qualquer movimento e … foge! Pura e simplesmente não consegue interagir connosco! Mando bolas de papel, ando com fios e tudo o mais e… tenho 3 gatos loucos a correr atrás e a Mónica a espreitar mas assim que olho para ela… foge! Não quer mesmo nada connosco!
Não é coisa que me incomode, o facto de ela ser assim, mas acho que seria muito mais feliz se confiasse em nós! Quando nos deitamos, os outros 3 gatos vêm logo deitar-se também na cama, já ela… só quando tudo está em silêncio absoluto, sem luz é que ela se aproxima e se deita ao fundinho da cama…
Em Abril passado apanhei-a para ser esterilizada e foi uma guerra… E para lhe dar os comprimidos, foi ainda pior! Tive que arranjar uma “jaula” de veterinário para gatos “selvagens” para lhe conseguir dar os medicamentos!
Eu ainda acho que com a idade e com o continuar das nossas tentativas de aproximação ela se vai tornar “Humanódependente”, mas não sei muito mais que faça para além da insistência!

-
- Membro Veterano
Olá SiameseMaria.
A única "solução" sobre a sua gatinha é deixar que seja ela a fazer a aproximação, quando ela entender, nem que demore Anos
o que chega a acontecer. Sei de vários casos desses em que demorou Anos e hoje são melgas...
Leo
A única "solução" sobre a sua gatinha é deixar que seja ela a fazer a aproximação, quando ela entender, nem que demore Anos

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Tenho novidades. No sábado levei o gato pra casa, deilhe comer na mao, fiz festas, e embora desconfiado, parecia que tava calmo. Pulo ao pé do Eros (o meu bebe labrador) e por incrivel que pareça deram-se muito bem. Deixei-os ficar a brincar um com o outro. Da parte da tarde cheguei ao jardim e não via o gato, procurei, procurei e nada, até que o Eros o foi buscar á sua cama. Pensei pra mim, ja ta manso.
. Embora não se deixa-se pegar, brincava co eros. Bem, no domingo nem sinal do gato. Imaginem! Voltou pra casa da minha avó.
. Kek eu faço agr?? Alguem tem alguma ideia? eu penso que se o for buscar ele volta pra lá pois agr já sabe o caminho.
.

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 02, 2002 12:33 pm
como faz para lhe cortar as unhas? o meu gipsy também não se aproxima de nós também está connosco à um mês....mas já tem umas unhiicas granditasSiameseMaria Escreveu:E já agora que se fala de gatos “selvagens” precisava também eu de umas dicas.
<strong>Lu....</strong>